quarta-feira, 22 de junho de 2011

Quentinha e Saudável - Sopas

A minha coluna desse mês no Jornal Vida Integral tá uma delícia!!! Leia na íntegra!

O inverno está chegando e a vontade de comer alimentos calóricos vem junto. Para não prejudicar seu corpo, a dica de ouro é fazer sopas no jantar para não cair com tudo no prato de massa.  Por isso, separei algumas receitas de sopas funcionais para vocês nesse mês.

Saiba a importância de cada uma e desfrute de uma refeição quentinha e saudável.

SOPA DE LEGUMES COM SEMENTE DE LINHAÇA

Ingredientes:
1 batata grande cortada em cubos
300g de abóbora  cortada em cubo
1 cenoura grande cortada em cubos
1 cebola média picada
2 xícaras (chá) de grão de bico cozido
300g de espinafre frescos
3 colheres (sopa) de farinha de linhaça
Azeite de óleo de linhaça
Tempero a gosto

Modo de Preparo:
Descasque e corte em cubos a abóbora, batata, cenoura e a cebola. Cozinhe cada um deles em uma panela com água e sal. Após estarem cozidos, triture a abóbora, a batata, a cenoura e a cebola e junte o azeite de óleo de linhaça. Junte os espinafres e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Apague o fogo e deixe repousar por 10 minutos. Acrescente no final da preparação, a farinha de sementes de linhaça.

A semente de linhaça possui efeito protetor para o coração, reforça o sistema imunológico, atua na redução do colesterol total, auxilia no emagrecimento. O óleo de linhaça é rico em ômega 3 que age como antiinflamatório natural, melhorando e prevenindo a obesidade, colesterol alto, diabetes e pressão alta.
 
CALDO VERDE COM BIOMASSA DE BANANA VERDE
Ingredientes:
1 Kg batata cortada em cubos
0,5 Kg de biomassa de banana verde
2 xícaras de quinua em grão
2 dentes de alho picados
1 maço de couve manteiga fatiada
200g de cebola picada
Azeite de oliva
Sal a gosto
Pimenta o reino branca moida a gosto
3 litros de agua

Modo de Preparo:
Refolgue a cebola e o alho no azeite. Acrescente as batatas e deixe refolgar por alguns instantes. Coloque a água e cozinhe ate que as batatas fiquem amaciadas. Separe o liquido do solido e reserve. Bata o conteúdo solido com a biomassa, acrescentando aos poucos o caldo, até formar um liquido espesso. Cozinhe com a quinua em grão, por cerca de 10 minutos. Desligue o fogo e acrescente a couve. Tempere a gosto.

Receita da Biomassa você encontra aqui.

A banana verde auxilia no bom funcionamento do trânsito intestinal, evitando episódios de diarréia ou constipação, além de evitar o desenvolvimento de câncer de intestino. A banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração e regula a glicemia no sangue.
 
SOPA DE CENOURA E GENGIBRE
Ingredientes:
1 Kg de cenoura cortada em cubos
100g de manteiga sem sal
2 litros de caldo de galinha diluído na agua
80g de gengibre ralado
Curry em pó
200g de cebola picada
3 dentes de alho picados
Sal a gosto
100mL Vinho branco seco
100mL se suco de limão
Pimenta do reino branca a gosto

Modo de Preparo:
Derreta a manteiga em uma panela e refolgue levemente a cebola e o alho. Adicione o caldo de galinha, o vinho e a cenoura. Cozinhe em fervura baixa ate amaciar a cenoura, por aproximadamente 45 minutos. Separe o liquido do solido, e reserve. Com o conteúdo solido, processe ate virar um purê, e adicione o liquido aos poucos, ate atingir textura de mingau. Tempere com o limão, curry e temperos. Esprema o gengibre em um pano fino, e tempere a sopa somente com o caldo do gengibre.

 O gengibre acelerando o metabolismo e atua queimando mais calorias. O vinho é rico em antioxidantes que prenivem doenças do coração e ajuda na saúde da pele.

Só benefícios!!!
beijossssss

4 comentários:

  1. Que maravilha, Dra. Fernanda! Acho que pratos quentes tem tudo haver com inverno, leve e nutritivos. Recetemente necessitei de variar meu cardápio, passei por uma internação hospitalar, assim fiquei com o paladar alterado e procurei caldos industralizados, mas há uma grande quantidade de sódio, certamente incluirei estas receitas ao meu dia a dia. Estou me preparando para começar a usar a banana verde, e creio que fará muita diferença na minha recuperação!

    ResponderExcluir
  2. Olá Dra Feernanda,estou aprendendo muito com voce.sobre a biomasa, comprei bananas pra fazer , mas ela está começando a amadurecer. Tá bem mais verde doque amarelo,Posso usar assim mesmo ?

    ResponderExcluir
  3. Nossa, ja vi q vou usar bastante a biomassa em sopas e caldos quando chegar o inverno aqui aonde moro (EUA)!
    Mal posso esperar!
    Adorei a ideia para o caldo verde!
    Bjs
    Ana

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!