segunda-feira, 2 de abril de 2012

O que a Romã tem?

Bom dia!!!

O site Nutrição Prática e Saudável da gigante Tetra Pak me pediu para falar sobre a romã, a queridinha da estética. Sei que algumas pessoas tem essa frutinha no quintal de casa e que talvez nunca souberam a importância dessa fruta vermelha. Pois bem! Clique aqui para ler a matéria, pois ficou bem clara!



A minha parte da entrevista você confere aqui no blog!

Dra Fernanda Granja: A romã é uma fruta altamente antioxidante, rica em compostos bioativos com poder anti-inflamatório e anti-carcinogênico. Por esse motivo, pode ser uma aliada na prevenção de vários tipos de cânceres, doenças crônicas como colesterol e diabetes e também no combate ao excesso de radicais livres, prevenindo e retardando o envelhecimento precoce da pele.   

Quais são os principais benefícios?

Dra Fernanda Granja:
Rica em antocianinas, o antioxidante por trás da cor vermelha e roxa
Tem ação similar ao estrogênio e por isso pode ser usada para diminuir sintomas de TPM e menopausa
Rica em ácido elágico, um queridinho no mundo da estética

Qual a função do ácido elágico?
Dra Fernanda Granja: É um ácido que protege a estrutura celular, prevenindo câncer e envelhecimento precoce de pele.

Qual a relação da romã com o câncer de próstata?
Dra Fernanda Granja: Há estudos que comprovam sua ação, assim como outras frutas antioxidantes. A antocianina, principal agente antioxidante na fruta, e muito parecida com o licopeno, é responsável por isso.

Há alguma contra indicação?
Dra Fernanda Granja: Deve ser observado possíveis alergias. Se afirmativo, suspender o uso.



Para tomar já!!!
beijossss

63 comentários:

  1. Olá Dra. Fernanda!
    Gostei muito da postagem, não sabia dos benefícios dessa fruta.
    Abraços.
    Tenha uma excelente semana!
    Convido para que leia e comente “O COMEÇO DO FIM DO MUNDO” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde, a romã ajuda na prevenção de doenças cardiacas e gastrite?

      como consumir a mesma?

      abraços

      Excluir
  2. Dra Fernanda, não desejo perder peso e sim a famosa "barriguinha", você aconcelha tomar o óleo de coco 30 min antes e depois do exercicio; Devo diminuir minha alimentação pré treino para queimar mais gordura? Tomo um shake de 50g maltodextrina e 40g whey logo após o treino, devo parar e tomar só o óleo de coco no pos treino? quanto tempo depois de tomar o óleo pós treino posso comer de novo?
    28anos, 92Kg, 181cm altura, 97cm circunferencia cintura. Me alimento de três em três horas; Três refeições com arroz, feijão, (carnes, saladas e uma fruta variadas) e dois lanches de pão integral, alface, tomate, cenoura, peito de frango e queijo minas(que é tbm meu lanche pré treino). Treino 5x por semana, 10min bicicleta, 40min musculação e 20min esteira 8.5km/h.
    Alex, Americana-SP.Dra Fernanda, não desejo perder peso e sim a famosa "barriguinha", você aconcelha tomar o óleo de coco 30 min antes e depois do exercicio; Devo diminuir minha alimentação pré treino para queimar mais gordura? Tomo um shake de 50g maltodextrina e 40g whey logo após o treino, devo parar e tomar só o óleo de coco no pos treino? quanto tempo depois de tomar o óleo pós treino posso comer de novo?
    28anos, 92Kg, 181cm altura, 97cm circunferencia cintura. Me alimento de três em três horas; Três refeições com arroz, feijão, (carnes, saladas e uma fruta variadas) e dois lanches de pão integral, alface, tomate, cenoura, peito de frango e queijo minas(que é tbm meu lanche pré treino). Treino 5x por semana, 10min bicicleta, 40min musculação e 20min esteira 8.5km/h.
    Alex, Americana-SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex!
      Infelizmente eu posso te falar se sua dieta estã certa ou não, porque eu preciso saber como é seu histórico, tudo o que você come e fazer várias contas! pelo blog não dá pra fazer isso, sugiro que vc procure um nutricionista pra te acompanhar. Sobre o óleo de coco, eu sempre indico usar se fizer exercício. Ele muda as medidas do corpo. Então vc pode acrescentar ele antes do exercício, como eu expliquei no outro post, entendeu?
      beijosss

      Excluir
  3. Dra,estou com colesterol alto e tenho Refluxo. Estou fazendo o suco de berinjela com laranja e coando pela manhã e adiciono uma colher de sopa de farelo de aveia.Gostaria de saber se há restrição por conta do refluxo e se posso coá-lo pois ficam muitas fibras e fico com indigestão.
    Tenha uma ótima semana!

    Grata,

    Marluce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Intercale o seco verde com o suco de berinjela. Jã que vc se sente mal, ~e melhor coar. O farelo de aveia e a farinha de linhaça são ótimos para diminuir colesterol, então vc pode usar 1 no café da manhã e outro no almoço e jantar por exemplo.
      beijossss

      Excluir
    2. Bjossss e obrigada!

      Excluir
  4. Olá dr,
    Já ouviu falar do suplemento PROTEXID para refluxo, gastrite...?
    Ele funciona? Tenho gastrite e refluxo e estou sentindo muita azia, estou tomando suco de couve há 1 semana mas ainda não tive resultados, pensei tb em tomar probióticos...por favor me de uma dica!!!
    Abçs
    DaianeAraújo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiane, é melhor procurar um nutricionista funcional pra te ajudar. Pode tomar probiõticos sim, mas o efeito não é tão rápido assim. A dieta tb é essencial no tratamento. Não adianta comer errado ou comer coisas que podem ferir ainda mais o estômago e tomar o suco verde e o probiótico. Procure alguém para refazer o seu cardápio e te ajudar com a suplementação. Vai ser beeeem melhor.
      beijossss

      Excluir
  5. dra boa noite!!
    Os suchás necessariamente tenho que fazer o chá antes e depois bater com a fruta ou posso usar a erva seca batido com a fruta td junto sem fazer o chá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A água quente é necessária para extrair o princípio ativo da planta. Então tem que fazer o chá, deixar esfriar pra depois bater com o suco.
      beijossss

      Excluir
  6. Oi Dr. Fernanda!
    Li alguns posts seus sobre cártamo e óleo de coco. Gostaria de saber a respeito do óleo de coco, se ele pode ser tomado junto com o omega 3. No caso o óleo de coco antes e depois da atividade fisica, e o Ômega 3 antes do almoço? O efeito do óleo de coco melhora? E no caso do óleo de cártamo. POde ser tomado junto com o óleo de coco, ou melhor tomar somente o Omega 3 e o cártamo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo o que vc falou pode ser feito! Depende de cada pessoa, do que ela come e da quantidade de exercício que ela faz.
      beijossss

      Excluir
  7. Oi Drª. tenho hipotireoidismo, quero saber se posso tomar capsulas do oleo de cartamo ou de coco. Obrigado. Bjosssss !

    ResponderExcluir
  8. Oi dra, como vai?
    Estou consumindo há alguns meses as farinhas tenho feito um rodizio delas, sempre fui muito constipada e meu intestino só funcionava com laxantes. Com a inclusão das farinhas 2 x ao dia estou indo regularmente ao banheiro, mas tenho muita flatulência e agora vou começar a trabalhar fora, o q faço?
    E por qto tempo posso tomar essas farinhas?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A flatulência é normal, mas a tendência é diminuir com o tempo. Veja as farinhas que menos causam o problema e use-as com mais frenquencia.
      Fazendo um rodízio pode usar sempre!
      beijosss

      Excluir
  9. Ei Fê!!!Seu blog continua bombando, hein?Parabéns e obrigada por nos ofertar este espaço e nos brindar com preciosas matérias,ok?
    Agora umas dúvidas para serem sanadas,afinal, o óleo de coco prende o intestino e é calórico?próprio ou impróprio para emagrecer?Diante de alguns rumores contraditórios optei por enquanto em não comprar, gostaria de saber o seu ponto de vista. Fico agradecida querida. Beijokas linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! :)
      Sobre o óleo de coco foi o que eu falei no último post sobre isso. Ele só funciona se fizer exercício, se não fizer a pessoa pode acabar tendo gordura no fígado sim. E sobre o colesterol, ele não aumebta o colesterol, mas se a pessoa não estiver com o fígado em condições para detoxificar a gordura, ela pode ter colesterol aumentado por causa do fígado e não pelo óleo de coco. Tem que fazer dieta e exercício! Milagre não existe ainda! pelo menos ninguém descobriu!! rsrsrs
      beijosssss

      Excluir
  10. Dr. Fernanda, tudo bem? O que você acha do fitoway 30 ervas. Peso 56 kilos e tenho 1,63 cm, porém as vezes me sinto meio inchada e como bebe pouco liquido resolvi experimentar. O objetivo das capsulas é diminuir o apetite e na redução de absorção de gordura. Tem algum efeito colateral? Contraindicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente não indico nada que contenha mais de 3 ervas, já fiz um post sobre isso aqui no blog. E se você toma esse tipo de produto, vc precisa tomar mais água do que o costume. Ele é feito para ser diurético e sem água isso não vai acontecer. POde dar diarréia também dependendo da composição do produto.
      beijossss

      Excluir
  11. Bom dia Dra.

    Estou emagrecendo e me sentido um pouco flácida, gostaria de saber se posso tomar colágeno hidrolisado.Qual o horário mais adequado e a quantidade permitida por dia???
    Gostaria de saber também se há algum problema em tomar pholianegra.
    Há contra-indicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz um post sobre como funciona o colágeno :

      http://www.drafernandagranja.com/2011/12/balas-de-colageno-na-revista-w-run.html

      A quantidade é de 9 g por dia, então 1 copo de colágeno hidrolisado já tem essa quantidade. O melhor horário é a noite, pois ocorre renovação celular.
      beijosss

      Excluir
  12. Oi dra Fê, sou eu de novo Isabel obrigado por responder minha pergunta, mas ainda estou com duvida v c disse pra eu tomar o suco verde mais eu ja tomo todos os dias em jejum gostaria de saber pelo q devo substituir o nescau com leite. obrigada beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tome leite de arroz ou aveia no lugar do leite. E nescau vc pode subtituir por cacau puro ou alfarroba em pó!
      beijossss

      Excluir
  13. Bom dia Dra.
    Primeiro gostaria de parabeniza-la é a primeira vez que te escrevo,pois achei o máximo suas informações no programa você bonita.
    Vi uma matéria sua no você bonita falando sobre a farinha de maracuja,sou diabética, no entanto minha glicose varia muito hora esta 130 hora 170 e as vezes ate mais baixa e queria saber como posso usar essa farinha, todos os dias ou algumas vezes por semana e a quantidade, pode me orientar por favor. aguardo ansiosamente retorno. Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!
      Sobre a farinha, vc pode usar todos os dias em todas as refeições. Principalmente se tiver muito carboidrato na refeição. Tome no café da manha, no almoço e jantar. Se não gostar de colocar na comida, coloque num copo de água e tome como se fosse um remédio. 1 colh de sobremesa!
      beijossss

      Excluir
  14. Bom dia! Dra
    Gostaria de saber como a romã pode ser usada no tratamento do diabetes e TPM.Achei muito importante os beneficios que a romã tem.Aguardo retorno. Grande Beijo
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só a romã não vai resolver sozinha,mas vc pode tomar 2 copos de suco por dia!
      beijossss

      Excluir
  15. Dra Fernanda, devido a sua viagem,creio eu, ficou tantas perguntinhas sem responder e que seria importantes pra nós. Bjos.

    ResponderExcluir
  16. Dra Fernanda, gostaria de sua opinião sobre a situação de meu marido: Ele teve h pylori e na endoscopia acusou esofagite e gastrite em grau avançado.Além disso tem ácido úrico alto(último exame 9,2) e a glicose 108 .Depois de quase 6 meses de tratamento com alopatia o Gastro pediu outra endoscopia pra acompanhar a situação.Fiquei pasmada quando perguntei a ele se uma nutricionista funcional poderia ajudar o meu marido e a resposta foi que "pouca coisa".Com certeza o Gastro precisa de gente sempre doente.Agora estou em dúvida se ele faz essa endoscopia ou não.O certo é que perdi a confiança no médico.Estou convencendo ele a procurar uma Nutricionista Funcional e gostaria de saber se ele deve fazer essa endoscopia.Mai uma vez parabéns pela sua dedicação!!!!Abços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malve, que médico é esse??? A dieta ajuda muuuuito!!! Dá pra melhorar esses sintomas de gastrite, dá pra melhorar a glicemia e o ácido úrico só com dieta e suplementação nutricional. Procure uma ajuda sim. A endoscopia é bem fazer para ver como realmente está a situaçao.
      beijossss

      Excluir
  17. Dra Fernanda, meu marido tem ácido úrico alto, glicose 114 e está fazendo tratamento devido a esofagite, gastrite e h,pylori á mais ou menos 6 meses.Na última consulta o gastro pediu outra endoscopia e fiquei pasmada quando perguntei a ele se uma nutricionista funcional não poderia ser útil para a situação atual e a resposta foi que se ele é disciplinado ajudaria muito pouco.Acho que ele precisa de gente doente. A minha duvida é se realmente ele deve fazer essa endoscopia ou se a nutrição funcional ajudaria ele.Abços.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Dra, adorei seu blog..gostaria de saber como se deve preparar o suco de roma..bate as sementes no liquidificador tb? água e acucar?? desde já obrigada.abracos..:))))

    ResponderExcluir
  19. Dra Fernanda, estou postando minha dúvida aqui, pq nao conseguir postar em nenhum outro local, e tbem nao vi nenhuma dúvida quanto a que tenho... Tenho esofagite,e tomo omepra... todos os dias, desde que tenho isso emagreçi muito gostaria de saber se posso tomar alguma vitamina algum suplemento algo do tipo , obrigado fica com Deus.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Dr.Fernanda,gostaria de saber se posso tomar as 9g de colageno hidrolisado a noite e o oleo de coco e cartamo em comprimido antes do almoço e antes do jantar.
    Ps:Academia de segunta a sexta das seia as sete da manha,rs
    BJS.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde dra. Fernanda sou atleta de artes marciais,mais descobri que tenho esofagite,posso tomar oleo de coco para emagrecer ou qual o produto vc me indica,mito bom seu blog.parabens

    ResponderExcluir
  22. Dr. Fernanda, estou gravida de 7 semanas e ingeri a polpa das sementes de metadade de um fruto medio de romã. E só depois pesquisei e vi que o romã é abortivo. Vc acha que nessas quantidades eu corro risco de aborto? Estou muito preocupada.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  23. Olá, gostaria de saber se chá de româ pode ser dado para crianças de 1 ano?

    ResponderExcluir
  24. Dra Fernanda bom dia sou bem cuidadosa com a alimentação e faço corrida 03 x na semana e musculação todos os dias. Além de frutas, verduras estou utilizando a semente de chia a 01 mês misturada a vitamina de banana com leite de soja pela manhã, assim que chego da academia. Gostaria d saber se está correto.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, Dra. Fernanda!
    Gostaria de saber oq posso comer, já q estou só com menopausa, ácido úrico alto e colesterol alto? Como posso fazer essa dieta?
    Obrigada! Deus a abençoe!!

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Dra Fernanda,
    Recentemente comprei oleo de roma,porem fiquei em duvida se há dosagem maxima ou posso usar uma colherzinha de cha na salada diariamente.Grata pela atençao,Ana Helena

    ResponderExcluir
  27. SEGUNDO OS MÉDICOS, NÃO DEVEMOS USAR PROTEXID.....VEJA O COMENTÁRIO DO DR CARLOS REY............Protexid não é tramento padronizado, isto é, não é reconhecido por autoridades médicas.
    Não posso recomendar.
    Além disso, trata-se de um suplemento vitamínico (sic) que estaria indicado para tratar úlceras digestivas e várias outros quadros, algo que, por si só já gera descrédito para seu uso.
    Ele não seria indicado para o tratamento do refluxo gastro-esofágico.

    11 de janeiro de 2014 13:17
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
    VEJA O SITE DO DR...:

    https://www.blogger.com/comment.g?blogID=2449789777063640209&postID=6202355816786796145&page=1&token=1389452445707

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde Drª.,
    O QUE VOCÊ ACHA DO AVELOZ? PODE DAR UMA OLHADINHA NAS PESQUISAS E .....: POR FAVOR, RESPONDA,,,,:
    1- http://sentirbem.uol.com.br/?modulo=novidades&id=261&tipo=
    2- http://www.cancerhc.com.br/2010/04/possivel-arma-contra-o-cancer-esta-no.html
    3- http://delas.ig.com.br/saudedamulher/brasileiros-testam-fitoterapico-contra-o-cancer/n1237578710140.html

    ResponderExcluir
  29. boa tarde,
    <> O avelóz funciona para problemas estomacais como: gastrite, esofagite?
    <><> é perigoso tomar 3 gotas por dia?
    <> 3 gotas pode matar?
    <><><> porque pararam as pesquisas no sírio libanês?? Será que os cientistas estavam enganados ou foram precionados pelos laboratórios??? Laboratórios visam ((LUCRO))......Não iriam deixar fazer um remédio barato para curar essa temível doença....Estes (talvez) sejam os motivos dos cientistas (ainda) não terem descoberto um remédio para essas doenças...........INFELIZMENTE, o capital fala mais alto...........ESTOU ERRADO?

    BRAZIL (COM Z)........11/01/2014

    ResponderExcluir
  30. Bom Dia Dr Fernanda!
    Tenho um filho de dois anos, me preocupo se ele esta ou não se alimentando bem. Como posso ter uma média se a comida que ele come é suficiente? Crianças dessa idade já diz que tem fome caso esteja com fome? Desculpa são perguntas "tolas", mas tenho dúvida. Obrigada desde já e parabéns pelo seu trabalho. Lisiani

    ResponderExcluir
  31. Bom Dia Dr. Fernanda!
    Tenho um filho de dois anos e tenho dúvidas a respeito da alimentação dele. Como posso ter uma média se o que ele comeu é o suficiente? Crianças com esta idade já dizem se tem fome? (isso parece tolice né, mas sofro com o fato de pensar que ele não esta bem alimentado) Levo ele sempre para acompanhamento pediátrico, mas principalmente no período de férias acho que ele come pouco. ( Ele adora e come muito tomate, acerola, bergamota) A senhora tem alguma dica? Obrigada e parabéns pelo seu trabalho. Lisiani

    ResponderExcluir
  32. ola doutora fernanda tenho um filho de 2 anos e 5 meses e ele esta com o colesterol alto o ldl e o hdl tambem.a pediatra pediu para fazer tres o meses de dieta .mais falei com ela que ele nao come fritura e raro e unica coisa que ele bebe muito e nescau e danone sera q isso pode ter aumentado o seu colesterol.

    ResponderExcluir
  33. oi doutora fernanda tenho um filho de 2 anos e cinco meses ele ama frutas e legumes sempre dou a ele mais ele esta com o colesterol alto tanto o ldl quanto o hdl e a medica pediu para que ele fizesse uma dieta durante tres e ele nao come frituras e nem margarina a unica coisa que ele bebe muito e danone e nescau sera que foi isso que aumentou seu colesterol?

    ResponderExcluir
  34. Gravida poder toma chá de romã se ou não....

    ResponderExcluir
  35. vendo cytotec, ha seis anos.
    aqui na minha cidade, mas não sabia que a procura , era grande na internet.
    se alguém precisar, entre em contato comigo.
    reginaldoanjos60@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Ola Dra. estou grávida de 3 semanas e minha garganta esta muito inflamada, me ensinaram o cha de romã,quero saber se tem algum risco para o bebe.
    Grata.

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde, Dr. Fernanda:
    Haveria alguma restrição em se tomar romã em cápsulas compradas em Farmácias, em vez de a fruta in natura, já que romã não é lá muito comum ou fácil de encontrar. A preocupação é em relação tanto aos efeitos das cápsulas e, evidentemente, lembrando que moramos num país em que quase tudo é falsificado, quanto à confiabilidade do produto "encapsulado", isto é, se seria romã mesmo ou uma mistura qualquer. NOTA: Lembra-se do "leite" longa-vida que contém SODA CÁUSTICA, FORMOL, URÉIA, URINA etc.?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  38. oi dra,tenho gastrite cronica e sofagite me ensinaram a água com o leite do avelóz,gostaria de saber se funciona.estou fazendo acompanhamento com nutricionista.aguardo resposta,beth

    ResponderExcluir
  39. Dra.Fernanda as cápsulas de 450 mg de Romã fazem o mesmo efeito que o suco da fruta? Caso afirmativo qual a dosagem diária devo tomar? Tenho 1,70 metros e 80 kilos.

    ResponderExcluir
  40. Estou seguindo o programa do site http://emagrecerdepoisdoparto.com e estou gostando muito. O que vc acha?

    ResponderExcluir
  41. Boa Noite, Dra Fernanda Granja, fiz uso do chá de casca da romã. Por gentileza pode me dizer se solta o intestino e também tive duas sessões de espirros.

    Obrigada pela atenção.

    Silmara Campos

    ResponderExcluir
  42. Dra Fernanda, gostaria de saber se pode dar chá de romã, para criança de 1 ano que está com dor na garganta

    ResponderExcluir
  43. Olá Dr Fernanda pessoas com hiv tomando coquetel pode tomar cha romã?

    ResponderExcluir
  44. Olá Dr Fernanda gostaria de saber pessoas com hiv tomando coquetel pode fazer uso do chá de romã?

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!