quarta-feira, 2 de maio de 2012

O que comer na TPM

Boa Tarde!!!

Essse é um post para as leitoras do blog! Os meninos vão ficar de fora! rs
A minha coluna (clique nesse link  "coluna" para saber a safra do mês e outras dicas) no Jornal Vida Integral desse mês foi sobre TPM. Dá uma espiada!


Figurinha nada a ver com a gente, né??? hahahahah

Vamos falar sobre a saúde da Mulher?

Mulhes com TPM – síndrome da tensão pré-menstrual tem que rechear o cardápio com bons alimentos. Olha só:

Para diminuir a irritação, ansiedade e dor nos seios: - Óleo de girassol - pode fazer massagens na pele   
- Nozes
- Gérmen de trigo   
- Castanhas
 *Ricos em vitamina E (um potente antioxidante).

Para combater a retenção de líquidos: - Cereais integrais (principalmente aveia e quinua)
- Oleaginosas (macadâmia, avelã, nozes, castanha do pará e castanha de caju)
- Linhaça 
E tem esse produtinho aqui.


Para aliviar cólicas e mau humor:
- Leites e iogurtes   
- Linhaça (rica em ômega 3)
- Semente de gergelim   
- Couve
- Semente de melão ou suco de melão
- Banana com canela e cacau

Para combater o inchaço e relaxa: - Chás de calêndula, barbatimão, agoniada e chá verde ou chá branco.

Dica Preciosa
Durante a TPM ou em momentos de loucura por doce, fuja dessa compulsão comendo uma banana com aveia e um pouco de mel. A banana tem triptofano que vai produzir a serotonina no organismo, que é o hormônio do prazer e que também é produzido quando comemos chocolate, por exemplo. Assim você fica mais feliz nesse período tão difícil e não estraga sua dieta atacando os doces.

Gostaram meninas?
É simples!! É só colocar esses alimentos 10 dias antes da menstruação descer.
beijosss

41 comentários:

  1. tava muitoo precisando dessas dicas!
    o truque da banana c/ aveia e mel foi ótimo! no caso, o damasco seco ou outras frutas secas não serviriam, para matar essa vontade de chocolate?
    arrasou mais uma vez dra!
    bjos ne

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda, tudo bem. Sobre o post de hoje foi bom ter comentado, pois algum tempo já faço esta dieta. É muito bom mesmo. Eu gostaria de saber se eu posso liquidificar a chia com suco, leite de soja ou um iogurt en fim, posso usar também a linhaça, por ex. num mesmo suco? É que eu só li com a semente inteira, no caso da chia. Bjssss. Eliana de Santo André.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim! Aí vc faz tipo um shake e fica sendo o seu café da manhã ou lanche da tarde. Por causa da caloria, não coma pão ou bolachas junto!
      beijossss

      Excluir
  3. Dra Fernanda, me chamo Julia e minha amiga esta com ca de tireoide, ela fez retirada total da galndula e fará iodo radioativo. Como a nutrição pode ajudá-la? ela tb está bem gordinha...Pode fazer dieta agora?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dieta crua é o que sempre indico em casos como esse!
      Ela pode e deve fazer uma dieta! Vai fazer muito bem a ela e a recuperação da cirurgia será muito rápida se o corpo dela estiver nutrido!
      beijossss

      Excluir
  4. Oi Fernanda..
    Tem algum post sobre até que horario deve consumir carboidrato ??
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nunca fiz um post só sobre isso, mas deve ter alguma coisa aí sim. Sobre isso, eu sempre recomendo para meus pacientes de jantar o mais cedo possível. O fígado precisa trabalhar e emagrecemos quando dormimos. Se vc comer muito carboidrato a noite, vc vai acabar queimando aquilo que vc ingeriu. Então só coma até 19h no máximo!!
      beijosss

      Excluir
  5. Oi, E para quem esta na menopausa, alguma dica para perder as gordurinhas indesejáveis que se acumulam no abdome?
    Sempre fui muito magra e ha 4 anos depois que entrei na menopausa até alface me engorda, o que posso fazer? Faço exercícios diários.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa fase o importante é não engordar mesmo. A perda de peso é sofrida, mas a dieta serve para não aumentar mais!
      Então tem que fazer mais exercícios nessa fase e caprichar na dieta. Já dei várias dicas para perder gordura abdominal. Tem até um vídeo aqui no canto direito do blog!
      beijossss

      Excluir
  6. Olá Fernanda!Ótimas dicas!
    Bem, eu gostaria de saber se minha filha de 13 anos pode usar as capsulas de óleo de prímula, pois eu já dou a ela a maioria dos alimentos que indicou mas ela sofre ainda com a TPM e depois com o excesso menstrual dos 3 primeiros dias da menstruação, o óleo de prímula ajudaria a dar uma regulada na TPM e no fluxo menstrual dela?Beijos querida. DRI.

    ResponderExcluir
  7. OLA DRA, EU GOSTARIA DE SABER SE TODOS OS TIPOS DE LARANJA DE UM MODO GERAL TEM A MESMA CONCENTRAÇAO DE VITAMINA C OU SE EXISTE UM TIPO ESPECIFICO DE LARANJA QUE POSSUA UMA QUANTIDADE MAIOR DESSA VITAMINA?
    OBG

    ResponderExcluir
  8. Dra Fernanda, é verdade que o limao pode ajudar a emagrecer? Se a resposta for sim, qual seria a forma correta de usa-lo com essa finalidade?
    BJSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. existe a dieta do limão que é para desintoxicar! Ela funciona porque você acaba diminuindo a quantidade de comida, porque vc toma vários copos de água em jejum!
      Eu não indico esse tipo de dieta, mas tomar limão com água pela manhã ajuda muito nesse processo de detox do corpo e funcionamento intestinal. Outra dica é a água: devemos tomar 2 copos grandes de água em jejum, 4 pela manhã e 4 a tarde! Isso ajuda muuuito!!!
      beijossss

      Excluir
  9. Olá Dra Fernanada,

    Gostaria de saber se as cápsulas de RESVERATROL podem ser utilizadas para substituir o de suco de uva, se apresentam os mesmo benefícios do suco e se tem alguma contra indicação.

    super bjoooo

    Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, eu adoro o resveratrol!! Ele é maravilhoso! Pode ser usado para substituir sim!
      beijossss

      Excluir
    2. Dra Fernanda, super obrigada, amo seu blog Parabéns

      Excluir
  10. bom dia dra. adoro o seu trabalho, suas dicas ja me ajudaram muito. pena que nao moro no brasil para marcar uma consulta e poder conversar pessoalmente. quem sabe nas ferias.rsrsrs tenho tantas duvidas. por exemplo: tenho fibromialgia e gostaria de usar o mix de cereais gluten free. posso misturar 2 colheres do mix mais 2 cubos do suco detox mais uma fruta ( abacaxi, melao, morango, manga, etc ) mais a linhaca germinada bater tudo e tomar no meu cafe da manha? tem que coar o suco detox ou eu que escolho? pode esquentar o mix de cerais, com arroz por exemplo? muito obrigada pela atencao e um otimo fim de semana. beijos Jane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane, que bom que estou te ajudando! Me chama que eu vou!! rsrsrs

      Vc pode fazer tudo isso junto e fazer tipo um shake, aí vc não come mais nada! Se vc colocar o mix vai ficar mais grosso, aí vc escolhe a quantidade que vc consegue tomar sem coar.
      Pode usar o mix com salada, arroz, feijão, ou com a sopa. Não esquente, apenas coloque no prato com a comida.
      beijosss

      Excluir
  11. Olá Dra. Fernanda.
    Minha filha tem 11 anos, faço o suco verde c/ frutas e sementes todos os dias de manhã, minha filha tem reclamado bastante por estar gelado e que tem saudades do leite quente, que tomava antes de ir pra escola, se eu fizer o suco um dia sim, um dia não, vai ter o mesmo benefício que tomar todos os dias?
    O suco verde como é congelado, o suco fica bem gelado agora no inverno não faz mau? gelado de manhã?
    Obrigada. Renata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, dia sim dia não está ótimo!!!! O corpo vai receber nutrientes e vai conseguir trabalhar!
      Parabéns por melhorar a alimentação da filhota! rs
      beijossss

      Excluir
  12. Olá Dra. Fernanda, estou "viciada" no seu blog, tenho algumas dúvidas.
    O suco detox, c/ variações de cereais(chia, quinua etc) mais frutas, tomar todas as mhanãs, inclusive minha filha de 11 anos, pode? Estou fazendo todos os dias como um complemento da alimentação do dia subistituindo a café da manhã, é melhor que seja em dias alternados? Não cortei nenhum outro alimento como soja, farinha, leite etc, só uso mais para aumentar a imunidade, está correto?????? Tem efeitos colaterais??
    Obrigada, Vanessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, está ótimo!!! Se ninguém tem alergia de nada, se ninguém sente desconforto com nada, pode fazer isso que vc está fazendo.
      beijossss

      Excluir
  13. Corrigindo:-tomo todas as manhãs.
    - substituindo.
    Vanessa.

    ResponderExcluir
  14. PARABÉNS, Dra. pela matéria sobre TPM um mal que atinge a maioria das mulheres e eu sou uma delas, tenho realmente muuuuita irritação nesse periodo, com certeza vou seguir suas dicas.Obrigada

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Dr. Fernanda? Meu pai está com o nível de insulina alta, e precisa urgentemente reduzi-la para fazer uma cirurgia. Além da batata "Yacón" qual outro remédio natural que ele pode tomar para obter um resultado mais rapido? Obrigado.

    4 de maio de 2012 20:58

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farinha de maracujá diminui muito!!! mas tem que usar em todas as refeições! E tirar tudo o que for farinha branca, tudo tem que ser integral mesmo!!! de verdade como já falei aqui no blog!
      beijossss

      Excluir
    2. Ah, e esqueci de falar: leite e derivados aumentam a produção de insulina... então nessa fase, tem que tirar do cardápio.
      beijosss

      Excluir
  16. Olá Dr. Fernanda!
    Estou grávida, e já engravidei acima do peso. Semana que vem vou entrar para o 2° trimestre. Me disseram que posso tomar omega 3, durante o 2° trimestre, 1000mg por dia....acha que ajuda a controlar peso? Traz beneficios? E outra dúvida, crianças de 11 anos, gordinhas, é também recomendado o uso do omega 3 em cápsulas? Desde já agradeço sua atenção, e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Omega 3 não vai te ajudar a emagrecer, mais ele é um alimento bom para seu bebê! Ele vai ficar mais inteligente e vai nascer mais saudável. E omega vai melhorar sua circulação como um todo!
      Pra criança pode dar sim!
      beijosss

      Excluir
  17. Dra Fernanda, me chamo Julia e minha amiga esta com ca de tireoide, ela fez retirada total da galndula e fará iodo radioativo. Como a nutrição pode ajudá-la? ela tb está bem gordinha...Pode fazer dieta agora?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  18. gostaria de saber se a Dra faz acompanhamento nutricional para gestantes. obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Eu tomo óleo de prímula (3 cápsulas de 500 mg por dia) e realmente diminui bastante os efeitos da TPM, não todos, mas principalmente as cólicas. Ótimo!

    ResponderExcluir
  20. DOUTORA GOSTARIA DE SABER A FREQUENCIA QUE DEVO TOMAR O ÓLEO DE PRÍMULA, POIS TENHO MUITA TPM E QUANTOS COMPRIMIDOS POR DIA?

    ResponderExcluir
  21. Dra. Fernanda, pesquisando na net sobre os benefícios do ômega3, achei o seu blog que é ótimo. Minhas dúvidas são as seguintes: 1ª - O meu filho de 9 anos pode tomar omega3 em capsulas? e qual a dosagem?

    2ª - Estou tomando ômega3 em capsulas há 1 semana e percebi que o meu apetite diminuiu e a disposição aumentou o que é muito bom, porque preciso perder peso. Isto pode acontecer? ou é fruto da minha ansiedade para perder peso. Obrigada.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!