sexta-feira, 11 de maio de 2012

Revista Suplementação - #1 - Circulação

Bom dia pessoal!

Estava olhando os meus arquivos aqui e achei uma revista que não tinha colocado aqui para vocês.





A revista me perguntou sobre alimentos funcionais para algumas necessidades especiais. Vou colocar em partes a entrevista, tá??

A primeira pergunta foi sobre circulação. O que podemos comer para melhorar toda a nossa circulação? O que podemos suplementar e que vai nos ajudar?? Isso é válido para quem teve um AVC ou quem tem pressão alta! Já tive pacientes que diminuíram a pressão, só usando omega 3! Então vale a pena tentar, né?

Olha só:


Circulação sanguínea
Alimentos como peixes de água fria (salmão), óleos vegetais, semente de linhaça e nozes possuem ácidos graxos poliinsaturados, principalmente ômega 3 e 6. Esses ácidos se relacionam com a prevenção de doenças cardiovasculares - através da redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol sanguíneo – e agem no aumento da fluidez sanguínea e na redução da pressão arterial. Isso acontece porque esses ácidos aumentam o HDL, cuja função está ligada a propriedades anti-aterogênicas e favorecimento da regressão da placa de ateroma.

Outros alimentos também ajudam na manutenção da circulação sanguínea:

  • Fitoesteróis: agem na redução dos níveis de colesterol total e LDL. Presentes em óleos vegetais, sementes e nozes.

  • Catequinas: possuem atividade antioxidante, agindo na redução do risco de doença cardiovascular. Presentes na uva, vinho tinto, chás verde e preto e cacau.

  • Ácidos graxos ômega 3 e 6: atuam na redução de risco de câncer e doenças cardiovasculares, além da redução da pressão arterial. Encontrados em peixes de água fria e óleo de canola.


Os ácidos graxos Ômega-3 e 6 pertencem a uma classe de gorduras importantes para preservar a saúde do coração, pois agem na prevenção da formação de coágulos nas veias que levam o sangue ao coração. O Ômega-3 é representado principalmente pelos ácidos EPA e DHA, cuja fonte natural são peixes, como salmão, atum e arenque. Há também a opção dos alimentos fortificados, que possuem quantidades extras de Ômega-3. Dentre eles, pode-se citar alguns leites, iogurtes e pães, mas não possuem a excelência do alimento fonte.




Depois coloco a outra parte!!
Dúvidas?
beijossss

33 comentários:

  1. Que bacana! Bom saber... adoro chá preto!

    Por favor, gostaria de saber se posso consumir quinua, mesmo se quiser emagrecer? E onde compro cápsulas de fosfatidilserina pra baixar o cortisol?

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim! só que a quinua deve ser substituída por arroz ou pão para não aumentar muito o valor calórico da sua dieta!
      As cápsulas vc precisa de receita para fazer (na farmácia de manipulação) de nutricionista ou médico.
      beijosssss

      Excluir
  2. Oi! Vc tá sabendo do Congresso de anti aging que vai ter em SP semana que vem? Vc vai?
    Tem infos no site www.barm.com.br
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi dra!
    Ja vi a senhora falando varias vezes sobre a importancia na relaçao omega3 pra omega6. Mas como saber se a proporção que eu consumo está correta, rsrs? (dificil ne...)

    Com relação a minha pergunta anterior sobre a creatina, esqueci de um detalhe... NO dia em que eu treinar, devo tomar mesmo assim a creatina OU não?

    Mais uma vez, obrigada!
    Bjinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vina, tem alguns sintomas: cabelos ressecados, pele ressacada (não do rosto, mas do corpo), dificuldade em perder peso e outros. Mas de regra básica, todos nós somos um pouco carentes nessa proporção, porque nossa alimentação é super rica em omega 6 e pobre em omega 3.
      Então quando vc toma algum suplemento que tem omega 6, piora ainda mais!
      Sobre a creatina, tem que tomar todos os dias!
      beijosss

      Excluir
  4. OLA DRA, EU GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM TIPO DE E ADOÇANTE LIQUIDO QUE PODE SER USADO EM PREPAROS QUE VAO AO FOGO E AO FORNO?

    ResponderExcluir
  5. Dra Fernanda,
    Existe alguma suplementação pra aumentar a imunidade. Minha filha tem por diversas vezes furúnculos e apesar de seus exames dar normal e ela ter uma alimentação saudável fico preocupada.Ela se trata com homeopatia e desa vez teve que tomar antibiótico pois foi no rosto
    e constatou que era celulite(acho que foi muito pior).Vc pode me dar alguma dica.Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para imunidade tem alguns suplementos sim. Dá uma olhada nesse post:

      http://www.drafernandagranja.com/2011/10/imunidade-na-primavera.html

      e nesse:

      http://www.drafernandagranja.com/2010/07/bem-protegido-no-inverno.html

      beijossss

      Excluir
  6. OI DRA FERNANDA, EU TENHO VISTO EM VARIOS SITES MATERIAS FALANDO QUE É BOM TOMAR EM JEJUM PELA MANHA SUCO DE LIMAO SO QUE EU VI INFORMAÇOES DIZENDO P TOMAR O LIMAO COM AGUA GELA E OUTRAS MATERIAS DIZENDO P TOMAR COM AGUA MORNA, AMBAS COM A FINALIDADE DE AJUDAR A DESINTOXICAR O ORGANISMO E AJUDAR A EMAGRECER, MAS QUAL DAS DUAS FORMAS ESTA CORRETO, LIMAO COM AGUA GELADA OU MORNA?
    BJS E OBG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu indico com água natural! rsrsrs Nem morna, nem gelada!
      Funciona bem!
      beijossss

      Excluir
  7. Ola venho acompanhando o seu blog e de fato tem me ajudo muito. Infelizmente devido a rotina de estudo, tenho ido dormir tarde e consequentemente acordo tarde, umas 10 hs, gostaria de saber se nesse horario ainda preciso fazer o cafe da manha reforçado, ou so tomo o lanche e espero o almoço? Outra coisa atualmente tou fazendo uma dieta que é o seguinte: cafe da manha: iorgute com linhaça e farelo de trigo, lanche: 1 fruta, almoço: salada com frango ou peixe grelhado, e também em alguns dias eu tomo shake, lanche: sanduíche natural com atum, na janta um minguau de aveia com leite desnatado, sucos com bolacha de sal...No seu ponto de vista posso reduzir peso e gordura seguindo esse ritmo, ou o que vc acrescentaria nela pra ta ficando mais adequada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tome um café da manhã bem nutritivo, como o que vc está fazendo: nada de pão francês com café com leite! rsrsrs E não precisa fazer o lanche...
      Como eu não te conheço, sua dieta parece estar boa. Ela está bem nutritiva. Mas como cada um é um, não sei te falar se está super adequada. Aí precisa muita conversa... rsrsrs Mas acho que ela está boa sim!
      Só tem que fazer um pouco de exercício, né?
      beijossss

      Excluir
  8. OLÁ DOUTORA,COMPREI UM MIX PRONTO E GOSTARIA DE SABER A SUA OPINIÃO SOBRE ELE.

    MIX COMPLETO TRATO, DA MÃE TERRA,INGREDIENTES;aveia em flocos,uva passa,castanha de caju moída,semente de linhaça moída,maçã seca,farelo de trigo,germen de trigo,semente de girassol,gergelim preto,canela em pó.
    OBRIGADA, ATÉ PRÓXIMO CONTATO

    ResponderExcluir
  9. de PORTUGAL! descobri a Dra. ontem! mas esta dificil acompanhar!!! nunca ouvi falar de muito alimentos que voces tem no Brasil... o oleo de coco por exemplo, vai ser dificl, porque nao temos coco assim tao facil!... enfim.. e exercicio , eu nao gosto nada mesmo!!! so posso conseguir perder alguma gordura atraves da minha alimentação.. mas os sucos tem que ser bem simples porque nao temos tanta fruta e fica muito caro! as farinhas de cereais deve ser um pouco minha ignorancia porque nunca ouvi falar de algumas...Dra Fernanda, imagina que eu sou pobre e muito esquisita pra comer e sem exercicio. consegue fazer algum plano simples pra mim?... eu nao sou gorda. peso 54 kg. mas sou baixa. tenho 1 metro e meio! tenho um filho de 2 anos e a barriga ficou !! enorme!!!OBRIGADA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi querida! Eu não consigo te ajudar pelo blog, pq teria que fazer uma dieta pra vc e isso exige tempo e muita conversa.
      Mas aqui ni blog tem várias dicas! Vai pesquisando que vc vai achar alguma coisa que tem a ver com vc!
      beijossss

      Excluir
  10. Dra. Fernanda, qual é a melhor forma de tomar o ômega 3?! Meu pai já teve infarto e minha mãe sofre com pressão alta, qual o horário e quantidade de cápsulas eles devem tomar?! Já me falaram que o ideal seria de 2 a 3 cápsulas antes de dormir, isso tá certo?!
    Beijooos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, é melhor fracionar as cápsulas para eles ficarem "protegidos" o dia todo, por assim dizer.
      Eu sempre indico junto com as refeições, porque omega 3 é um alimento! E algumas vitaminas são absorvidas somente com a gordura, então é essencial omega 3 com a refeição!
      E tb indico de 2 a 6 cápsulas por dia, dependendo do caso!
      beijosssss

      Excluir
    2. esqueci de falar que se forem 3 cápsulas por dia, eles podem tomar 1 no desjejum, 1 no almoço e 1 no jantar!
      :)
      beijossss

      Excluir
  11. Faço uso de whey protein, para aumentar minha massa, mas não pratico atividade fisíca.
    Qual é o melhor horário para o consumo do produto?
    Eu tomo uma medida no desjejum e outra na ceia. Tem algum problema?
    No desjejum posso tomar com café?
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moço, whey não faz milagre... tem que treinar.

      Oo

      Excluir
  12. olá Dra. Estou acompanhando seu blog e videos do youtube de programas, com varias receitas, eu fui mamae de trigemeos recentemente e não estou mais amamentando, preciso secar ai pelo menos mais 22 kilos e é claro que gostaria de chegar ao verão sem eles, mas de forma saudavel e bonita, no momento estou tomando oleo de cartamo em capsulas (antes do almoço e antes da janta)e fasendo uso de cafeína manipulda (110 mg de manha e 110mg a tarde), minha alimentação está mais equilibrada e faço academia segunda, terca, quarta e sexta, com 40 minutos de esteira. Enfim queria umas dicas para turbinar minha queima de forma a diminuir gordura e não musculos.
    abraços e obrigada pelo excelente trabalho
    Graciela

    ResponderExcluir
  13. Esqueci de dizer que também estou fazendo uso de colageno hidrolisado, pq como foram tres bebes com tres placentas fiquei enormeeeeeeeeee
    hehehe

    ResponderExcluir
  14. boa tarde gostaria de saber se posso usar o omega3 capsula.Já tive tive infarto e fiz angioplastia.
    A algum mal em usar.
    Obrigado aguardo informação.

    ResponderExcluir
  15. desculpe meu nome é ademir

    ResponderExcluir
  16. Dra. Posso tomar omega 3 em jejum??Obrigado!

    ResponderExcluir
  17. oi gostaria de saber se posso tomar alguma proteina treino pesado e so estou perdendo massa ,eu estava tomando whey so q parei pois com 20 anos tive um avc isquemico hoje tenho 31 anos e nao continuei a tomar o whey protein estou com medo de tomar queria saber se posso continuar ou se tem algum outro suplemento q posso tomar prar ganhar massa muscular obrig.

    ResponderExcluir
  18. Oi dr tenho problema de circulação posso usar suplemento pós e pré treino ?

    ResponderExcluir
  19. Oi doutora bom dia meu nome é Sidney. Eu gostaria de saber eu tive um AVC há 3 anos atrás tomo remédios como ass e sivastatinA e fenitoina hj faço treinos em academia queria tomar suplementos como a creratina eu posso tomar esse suplemento para ganhar um pouco de massa muscular ou não é arriscado?gostaria de uma resposta desde já grato ..

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!