segunda-feira, 14 de maio de 2012

Revista Suplementação - #2

Bom dia!!!

Hoje é o dia da Palestra Saúde da Mulher que vou dar hoje! É gratuita, mas não sei como estão as inscrições! Se quiser participar, corre!!!

Amanhã posto os detalhes do evento pra vocês!

Mas antes, vamos continuar com o assunto da Revista Suplementação sobre alimentos funcionais para algumas necessidades.

Olha só:


Déficit de concentração

O aumento na ingestão de ômega 3 e 6 pode trazer benefícios comportamentais nas crianças com déficit de concentração, já que dão origem a hormônios responsáveis por inúmeras funções no organismo. Alguns alimentos, como  os peixes, óleo de canola, soja, semente de linhaça e óleo de prímula são ricos nesses óleos essenciais.
Um estudo piloto publicado no Jornal de Nutrição sugere que crianças com desordem do déficit de atenção (DDA) podem beneficiar-se de suplementos de ômega 3. A pesquisa mostrou que as crianças que consumiram de 8 a 16 gramas de ômega 3 tiveram melhora significativa no comportamento.

Dor

Alguns nutrientes desempenham um papel bastante importante na diminuição da inflamação e, consequentemente, da dor. Dentre os principais nutrientes que diminuem a dor, estão: ômega 3 - presente na linhaça, canola, semente de abóbora, peixes como atum e sardinha, brócolis e, cassis - e a vitamina E, presente em todos os óleos vegetais e oleaginosas. Além desses nutrientes, outros antioxidantes também podem auxiliar: vitamina C, betacaroteno, zinco, ferro, cobre, manganês e selênio.  Algumas substâncias bioativas, presentes em alimentos como cebola, alho, aipo, tomate, cupuaçu, uvas roxas, soja e pimentão vermelho também atuam no controle da dor.


Compulsão alimentar

Sabe-se que a compulsão alimentar pode ser um fator de queda de serotonia e falta de alguns nutrientes como zinco. As fontes alimentares de zinco são quinua, carne vermelha, amarannto e oleaginosas, como as amêndoas. Podemos listar alguns alimentos que podem provocar o aumento da serotonina:

  • L-theanine – aminoácido presente do chá verde e no chá preto. Estudos mostram que esse aminoácido contém propriedades que reduz o estresse físico e mental por induzir a atividade das ondas alfa no cérebro, além disso, aumenta  a síntese de dopamina e serotonina. 1 xícara de chá é o necessário para esse efeito. O cuidado que deve-se ter é o horário de tomar esse chá. Por conter cafeína, que faz o efeito contrário por ser estimulatório, deve-se tomar o chá verde ou chá preto até às 16:00h.
  • Passiflora incarnata – folhas do maracujá. As folhas contém propriedades que são envolvidas na ativação dos receptores de gaba (ácido gama – aminobutírico), neurotrasmissor da via da serotonina. Esse mesmo mecanismo parece ocorrer com a valeriana e o mulungu – ervas usadas como indutores do sono.
  • Centella asiática – também ativa o gaba
  • Melissa officinalis – inibe a degradaçao do gaba
  • Alimentos ricos em triptofano:

Ovo
Spirulina
Farinha de grão de bico
Banana
Semente de gergelim
Semente de girassol
Quinua
Amaranto
Cacau



beijossss

7 comentários:

  1. seria legal você mosntrar aqui no seu blog alguem com uma historia real que seguiu uma dieta que vc tenha passado e coseguiu emagrecer seria muito legal para nos inssentivar

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Sou muito magro e começeu a fazer uso de whey protein isolate para aumentar minha massa magra, mas eu não pratico atividade física.
    Gostaria de saber quais poderão ser os melhores Horáros para eu consumir o produto e como.
    Muito obrigado e sucesso!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem atividade física é possível que você não veja tanto resultado.
      Mas você pode tomar 2 vezes ao dia, sendo 1 antes de dormir!!
      bjss

      Excluir
  3. Oi dra. Fê gostaria de saber se posso consumir o leite da Ades q é sem lactose com cálcio+soja e como consumi-lo, e também gostaria de saber quais as frutas q posso comer e também fazer sucos para tomar no café da manhã, no lanche da tarde...(obs. tenho gastrite) bjoksssss!!! Isabel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel, não dá pra saber de você pode ou não... rsrsr tenho que te conhecer e conversar muito pra saber! rsrs
      Mas a soja é muito boa quando a pessoa não tem problema com ela, ou seja, não pode ter distensão abdominal e flatulência quando consome e não pode ter problemas na tireóide por exemplo.
      Sobre as frutas para fazer suco, uma dica que sempre dou é misturar duas frutas, sendo 1 doce como laranja, mamão, água de coco para não precisar colocar açúcar.
      Por exemplo: laranja com maracujá! Fica sempre uma delícia!
      beijosss

      Excluir
  4. Gostaria que a dra. escrevesse um artigo esplicando o motivo, pelo qual, muitas vezes após a refeição sentimos um pouco de moleza, e o por que da expressão "quanto mais se come, mais dá vontade de comer"
    Grato

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!