quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Ceia Saudável - Dicas

A minha coluna no Jornal Vida Integral deste mês de dezembro é sobre Ceia Saudável! São apenas dicas para vc não ficar no prejuízo depois de todas as festas de fim de ano!

 Escrevi também para a W Run que logo logo está nas bancas e para o Portal IG. Quando forem publicadas coloco aqui tb!

Coluna Sabor e Arte - Jornal Vida Integral

Ceia Saudável com muita Alegria, Sabor e Saúde:
Deixe as neuroses mas não abuse: saúde faz parte da alegria. Fuja da rotina com uma receita de arroz bem incrementada

Nada mais gostoso do que as festas de fim de ano, onde você pode se divertir, reunir a família e estar mais próximo dos amigos mais chegados. Nessa época devemos deixar as neuroses de lado, mas não podemos esquecer de tudo e nos esbaldar em todas as festas e confraternizações que formos convidados. É importante que se evite o consumo exagerado de alimentos com alto teor de gordura saturada e trans, bem como alimentos ricos em açúcares como os doces, uma vez que podem vir a causar problemas de saúde como por exemplo a aterosclerose e o diabetes. Mas isso só acontece se o uso for contínuo. Então a dica mais imporante é deixar os exageros, se necessários, para um único dia e não os mês inteiro, já que são muitas comemorações.

Para a realização da ceia é preferível o uso de carnes magras preparadas sem a utilização de muitos molhos e de preferência grelhados. É interessante o uso de alimentos integrais, por exemplo, trocar o arroz comum pelo integral, bem como as massas. Buscar preparar doces à base de frutas e que não contenham tantas calorias e que tenham em sua composição as oleaginosas que sempre fazem parte do natal.

Na sua ceia não pode faltar:

Petiscos e bebidas:


• Mix de oleaginosas: faça um mix com castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas, avelãs, nozes, amendoim, uva-passas, damascos e tâmaras secas e deixe as pessoas se servirem enquanto esperam a ceia. Elas são super saudáveis mas são calóricas, então não exagere!

• Cesta de frutas: deixe as frutas cortadas para servir de petisco também. Incentive os convidados a comerem as frutas e as oleaginosas junto, assim, eles irão para a ceia com mais consiência alimentar.

• Bebidas digestivas: faça uma bebida com suco de fruta, água gaseificada e hortelã ou alecrim: Ex: suco de limão batido com água gaseificada e hortelã. Essa bebida é digestiva e ajudará com os possíveis excessos.

• Suco de uva integral sem açúcar: rico em antioxidantes combina muito com refeição e pode muito bem substutuir o vinho.

Entrada:

• Abuse dos alimentos integrais, pois eles dão mais saciedade e contêm inúmeras vitaminas e minerais que fazem o corpo funcionar melhor. Faça uma salada verde com flocos de amaranto e um tabule de quinua ao invés do trigo.

Prato Principal:


• Ao invés do prato arroz com amêndoas tradicional no Natal, faça um arroz integral, com amêndoas e óleo de côco. O óleo de coco no lugar da manteiga para fitrar é uma ótima troca. Isso porque o óleo de coco ajuda na queima de gordura corporal e aumenta o bom colesterol (HDL) combatendo as doenças cardiovasculares

• Uma outra dica de arroz é fazer o arroz branco e junto prepara o arroz preto e o selvagem. O arroz preto contém fibras e antioxidates, além disso, o prato fica bonito e delicioso. Experimente!

• Escolha uma opção de carne sem molho para servir. Isso economiza em calorias.

• Pratos tradicionais na mesa do natal como o peru e o bacalhau são uma boa pedida para uma opção de ceia mais saudável, já que são excelentes fontes de proteínas e apresentam baixa quantidade de gorduras. O peru tem metade das calorias do tender e também é menos calórico que o chester

Sobremesa:

• Sobremesas a base de frutas: essa opção é bem mais saudável do que os doces tradicionais. Faça uma salada de frutas com cerejas e amoras que o sabor é incrível!

Com essas dicas fica mais fácil não abusar no amigo secreto da empresa, no Natal ou Ano –Novo. Boas festas e juízo!

Receitinha básica!!
Arroz integral com quinua, amêndoas e óleo de côco


Ingredientes:
  • 2 xícaras de chá de arroz integral
  • 1 xícara de chá de quinua em grão
  • 1 cebola grande ralada
  • 3 dentes de alho amassados
  • Azeite
  • Sal à gosto
  • 250g de amêndoas
  • Óleo de côco para fritar
Modo de Preparo:
Lave o arroz e a quinua separadamente e deixe escorrer até secar. Refogue a cebola e o alho no azeite sem deixar dourar. Coloque o arroz, frite um pouco no óleo de côco. Acrescente o sal e 4 xícaras de chá de água. Quando ferver, abaixe o fogo e tampe a panela até ficar macio. Quando estiver acabando de cozinhar, nos últimos 10 minutos, acrescente a quinua lavada e deixe cozinhar junto com o arroz.

Pegue as amêndoas cruas e com casca. Coloque em água quente, deixe ferver por aproximadamente 3 minutos, retire do fogo. Descasque as amêndoas. Pegue uma faca, corte-as ao meio no sentido longitudinal.

Aqueça o óleo de côco, acrescente as amêndoas e vá mexendo até dourar. Retire do fogo, misture as amêndoas metade no arroz já pronto e a outra metade arrume por cima do arroz já na travessa a ser servida.


Ceia saudável e gostosa!
beijossss

Um comentário:

  1. Não vivo sem carboidrato.De um modo geral como pães integrais e desde que percebi que meus triglicérides estavam em 243, me tornei adepta do arroz negro, e integral. O que vc me diz sobre as massas negras? devo substituí-las pelas brancas? Obrigada

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!