quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Soja Verde - Petisco saudável

Já que as festas de final de ano estão chegando, temos que nos preparar para não enfiar o pé na jaca de uma vez!!
Tenho uma dica de pestisco para vc servir no jantar e todos vão gostar: a soja verde. Já ouviu falar??
A soja verde é super fácil de fazer ( e comer) e é uma delícia mesmo! Acredite em mim!
Veja como consumir na figura abaixo:


A revista Pense Leve me pediu para escrever mais sobre essa novidade! Saiu na edição de novembro!



O grão de soja é composto de:


  • Cálcio – além da saúde dos ossos, o cálcio é super importante na questão do metabolismo de gordura corporal. O falta do cálcio diminui o metabolismo e pode até engordar.
  • Fósforo – atua em processos orgânicos como contração muscular, secreção de hormônios e transmissão de impulsos nervosos do cérebro para o corpo. Sendo assim, o fósforo melhoraria o desempenho físico e combateria a fadiga. Além disso, o fósforo também age no metabolismo ósseo, dos dentes e das funções orgânicas relacionadas ao cálcio.
  • Ferro – importante na formação de serotonina, hormônio responsável pelo bem estar, além de outras funções na disposição e energia. Importante para oxigenação das células do sangue.
  • Sódio - O sódio e o potássio atuam como reguladores de água no organismo: o potássio como diurético e o sódio provocando retenção de líquidos. O sódio, o potássio, o cálcio e o magnésio, são os principais cátions do organismo e a vida só pode ser mantida quando estes eletrólitos estiverem na concentração correta, dentro de cada um dos compartimentos do organismo. Se um desses eletrólitos estiver desequilibrado, os outros também o estarão. Desequilíbrios hidroeletrolíticos e/ou eletrolíticos provocam alterações no nosso organismo, que podem ser imperceptíveis ou um pouco mais graves.
  • Potássio - importante para manter o equilíbrio hidroeletrolítico, prevenindo inchaço e retenção hídrica; tem papel importante na contração muscular, no funcionamento cardíaco e auxilia na transmissão dos impulsos nervosos
  • Magnésio – importante para contração muscular. Sua deficiência causa enxaqueca, cólicas menstruais, além disso, o magnésio é responsável pela fixação do cálcio no ossso.
  • Cobre - age no metabolismo dos carboidratos
  • Vitamina B1 – a tiamina melhora a circulação e ajuda a produção de ácido clorídrico, prevenido gastrite ou úlceras estomacais, ajuda também no metabolismo de carboidratos, melhorando o gasto energético.
  • Vitamina B2 – a riboflavina é responsável pelas células do sangue, sendo necessária para a formação de hemácias, produção de anticorpos, respiração celular e crescimento. Além disso, a riboflavina em quantidades normais no organismo alivia a fadiga ocular, ou seja, vista cansada, e é importante na prevenção e tratamento da catarata. Assim como todas do complexo B, participa do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.
  • Isoflavona - composto da soja que também chamado de fitoestrógeno. Atua na prevenção de doenças crônico-degenerativas como o câncer de mama, de cólon de útero e de próstata. Sua estrutura química é semelhante ao estrógeno (hormônio feminino) e, por isso, é chamada de fitoestrógeno, pois é uma substância capaz de aliviar os efeitos da menopausa e da tensão pré-menstrual, e previne a osteoporose, pois o estrógeno também é responsável pela fixação do cálcio no osso.
  • Aminoácidos - têm função no metabolismo e agem na construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios, anticorpos, no fornecimento de energia e na regulação de processos metabólicos, como produção de energia.

O grão de soja verde apresenta ainda:
  • Vitamina C - conserva os vasos sangüíneos e os tecidos, ajuda na absorção do ferro, aumenta a resistência a infecções, favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos, e ainda participa da produção de colágeno, reduz o efeito de substâncias que causam alergia e previne o resfriado.
  • Vitamina A - responsável pela saúde dos olhos e pela formação de beta caroteno. Essa vitamina é super importante para a saúde da pele e da visão; além disso, por não ser produzida pelo nosso organismo deve ser proveniente da dieta. Sua ingestão insuficiente pode retardar o desenvolvimento e crescimento da criança, afeta também o sistema imunológico e pode levar à cegueira.
  • Vitaminas do complexo B são essenciais para o metabolismo energético, ou seja, elas promovem energia celular e disposição geral do organismo.
Para quem quer comer direitinho.
beijossss

Um comentário:

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!