terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Dicas para uma Boa Digestão

Semana passada fui gravar o programa Viver É Melhor da TV Boa Vontade sobre Ceia sem culpa. Vai ao ar no dia 31, no canal 23 da SKY, a partir das 14:00h. Dei algumas dicas para a ceia de ano-novo e sobre digestão.



Se você quer saber mais sobre a ceia, compre a Revista W Run. Dei dicas específica para atletas e já está nas bancas.

Colaborei também com o blog Lotfy Style e com o Portal iG sobre Raio X da Ceia e está descrito lá também! Mas para resumir o que vc precisa saber é o seguinte:

1. Antes da festa, coma oleaginosas - elas contém proteínas e gordura de boa qualidade que vão te dar saciedade e menos compulsão por doce!
2. Coma frutas na entrada junto com as oleaginosas! Você vai para a mesa com menos fome!
3. Não saia de casa com tanta - você pode relembrar sobre isso na minha coluna no blog Lofty Style, clicando aqui

Sobre a digestão é o seguinte:

Se você sente dor de cabeça e sua urina fica com o cheiro do que vc comeu (feio falar isso, né? hahaha), quer dizer que o seu fígado está precisando de ajuda. Nesse caso, vc precisa de uma desintoxicação séria, mas você pode começar tomando chá de dente de leão ou suco de clorofila. Faça um
Suco Verde e tome em jejum durante 2 semanas. E o chá de dente de leão tome a anoite antes de dormir.

Agora se você sente dor no estômago e se sente mal, vc precisa ler e entender o que acontece com você! Aqui dou dicas gerais, mas te aconselho a procurar um nutricionista, ok?

Qual é a importância de uma boa digestão?


A digestão e a absorção dos alimentos não ocorrem em uma única etapa, estes são processos contínuos com várias reações químicas e mecânicas ocorrendo simultaneamente, portanto qualquer falha em alguma das fases dificulta as demais. É muito importante termos uma boa digestão para que consigamos absorver melhor os alimentos, ou seja, absorver com excelência as vitaminas e minerais, assim como os antioxidantes presentes naturalmente em alguns alimentos. Se a digestão for ruim e consquentemente a absorção também, pode-se desencadear uma série de sinais e sintomas que se apresentarão como desequilíbrios de diversos sistemas fisiológicos, variando de acordo com a individualidade bioquímica de cada um, como por exemplo sintomas simples como queda de cabelo, unhas fracas, acne, constipação intestinal, até sinais mais sérios como osteoporose, anemia, gripes, refriados repetitivos, sono, aumento de gosrdura corporal, e assim por diante. Devemos pensar que inúmeras trocas e processos químicos devem ocorrer, coordenados por diversos órgãos, secreções e enzimas, para que os alimentos sejam transformados em nutrientes capazes de atravessar a mucosa intestinal, cair na corrente sanguínea e atingir nossas células. Por isso devemos cuidar bem do nosso estômago e intestino para que eles funcionem adequadamente e consigam atingir o objetivo final.

Como podemos melhorá-la?

Para melhorar a digestão é necessário seguir algumas dicas:
• Não beba durante as refeições, porém não corte o líquido
O líquido dilui o ácido clorídrico, fundamental para o processo digestivo. O ideal é não beber nada meia hora antes e meia hora depois de comer. Porém, durante o dia é preciso ingerir muito líquido, em especial, água pura.

• Coma devagar!
O dia-a-dia corrido, leva as pessoas a trazer a correria para a mesa. Sem mastigar direito, o estômago e o intestino são sobrecarregados e têm dificuldade para absorver os nutrientes e a produzir minerais essenciais, como o zinco. Resultado: pessoas que não mastigam direito podem ter problemas de gases, abdome estendido e dificuldade para evacuar.

• Preste atenção em alimentos que não lhe caem bem e evite-os.
Cada um sabe como seu organismo funciona. Por isso fique atento aos sinais que seu organismo dá e não os ignore.

• Não ficar mais que 4 horas sem se alimentar
As refeições devem ser fracionadas durante o dia.Comer uma fruta ou oleaginosa, a cada duas ou três horas, faz com que o metabolismo não pare. Podem ser feitas até seis refeições (duas pequenas) por dia.

• Na hora de temperar saladas, prefira azeite de oliva e óleos de linhaça.
Algumas vitaminas são absorvidas em meio oleoso e por isso esses óloes vegetais são tão importantes. Além disso, o omega 3, 6, e 9, ajudam o intestino funcionar melhor, favorecendo o processo digestivo

• Coma alimentos ricos em zinco
Esse mineral participa de mais de vinte e cinco enzimas que atuam na digestão e no metabolismo, principalmente o proteico.

• Faça uso de pré e próbióticos
Os pré e próbióticos são essencias para uma boa digestão já que eles vão povoar o nosso intestino com bactérias saudáveis. Quanto mais bactérias saudáveis temos em nosso intestino, maior a chance de absorção adequada dos nutrientes. Prébióticos são alguns tipos de fibras alimentares que o nosso organimos não digere, ou seja, carboidratos não digeríveis que alimentam os lactobacilos dentro de nós. Probióticos são microrganismos vivos (lactobacilos), administrados em quantidades adequadas, que conferem benefícios à saúde do hospedeiro, principalmente ao intestino.

• Evite alimentos gordurosos, chocolates, café, chás cafeinados, especialmente antes de dormir.
Descansar pelo menos 20 minutos depois das refeições é prática saudável, mas dormir de barriga cheia é garantir a azia do dia seguinte.

• Álcool e cigarro devem ser evitados

• Use chás digestivos
Chás digestivos ajudam muito o processo digestivo e devem ser tomados antes das refieções e não depois. Uma xícara de chá, 30 min antes das principais refeições, já é suficiente para um bom resultado. Use hortelã, erva-cidreira e funcho.






Para passar bem as festas de fim de ano!
beijossss

5 comentários:

  1. Boa noite Dra. Fernanda,

    Qual sua opinião sobre o elixir de inhame ? (da Goulart, que vende em farmácias).

    Me indicaram para a pele: tenho sempre pequenas manchas e "bolinhas" que surgem do nada... além de foliculite. Já fui a Dermatologistas que receitam cremes e pomadas que melhoram a situação.... depois de um tempo volta tudo de novo.

    O uso regular do elixir pode me ajudar ? Não perguntei isso a nenhum médico, pois a indicação foi recente.

    Grato,
    César (RJ)

    ResponderExcluir
  2. César, eu tb não tenho nenhuma prática com o elixir... então não sei se vai funcionar no seu caso. Mas o que vc pode fazer na alimentação é ver se vc tem alguma alergia tardia... ou seja, vc pode ter alergias escondidas... problemas na pele está miuto associado a leite e derivados ou a glúten (trigo, principalmente)... aí tem que achar a causa pra vc melhorar de vez!
    E só tem como saber disso, tirando a dieta umas 3 semanas e depois introduzindo de novo e vê o que acontece! Exames laboratoriais não mostram isso...
    beijossss

    ResponderExcluir
  3. Dra ,eu aqui de novo^^, vc diz neste post para não tomar líquido durante as refeições,então mas por exemplo.
    No café da manhã eu tom sco de cenoura com maça e depois café com leite e já em seguida(junto)consumo os alimentos,banana,linhaça o pão.Enfim,isso é ruim?o que devo fazer então?fazendo isso eu diminuo a absorção e o efeito do suco por exemplo?
    No almoço também costumo tomar suco de maracujá junto com a comida,Tb vai diminuir os benefícios do suco,eu deveria toma-lo meia hora depois então?
    Porque em muitos artigos e outros médicos dizem para consumir líquido somente 1 h e meia depois,me confundi,é meia ou uima e meia,qual é melhor?
    E sobre os pré e próbioticos por facor me de uma sujestão ou exemplo destes alimentos e a freqüência com q devo consumi-los.
    Obrigada.Beijos

    ResponderExcluir
  4. Isis, tomar líquidos durante a refeição, atrapalha a digestão como um todo... vc acaba perdendo os nutrientes sim. Mas isso se aplica a almoço e jantar, pois são refeiçòes mais pesadas/completas. Tomar suco no café da manhã ou lanche da tarde, na minha opinião, traz mais benefícios do que malefícios, então pode continuar.
    Sobre os prébióticos, vc pode fazer a biomassa de banana verde... tem receita no blog. Sobre os probióticos, vc encontra fácil nas casas de produtos naturais. Infelizmente nào posso dar indicaçòes de dosagens, pois tudo é individual.
    beijossss
    beijossss

    ResponderExcluir
  5. Prezados na diabetes tipo 2 qualquer fonte de açúcar fará mal. Li relatos de consumo de frutos que afetam negativame te a glicemia. Eu tive excelentes resultados com a dieta lowcarb.
    Busquem conhecer bem os macronitrientes, seus indices glicêmico s e como a forma de ingestão afeta nosso corpo. Quais órgãos metabolizam cada tipo. Ex. Frutose é exclusivamente no fígado, logo, o consumo indiscriminado de frutas podem prejudicar este órgão.
    Eu uso apenas côco, abacate e limão.
    As informações acima são fruto da minha experiência pessoal e individual. Não devem ser usadas sem a orientação de um professional de nutrição e saúde.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!