A matéria de capa da Revista Viva Saúde de dezembro foi sobre problemas de pele e como deixá-la perfeita com a alimentação. Como tudo começa de dentro pra fora, não adianta comprar o último creme da Lancôme, se sua alimentação for ruim! Sua pele vai sentir, principalmente se você tiver mais que 25 anos.
Para ver a matéria da revista completa, que fala de 14 problemas de pele, clique aqui.
Dei os meus pitacos em 3 assuntos: Olheiras, Celulite e Vasinhos. Vamos lá?
Olheiras
Há influência da alimentação no aparecimento ou agravo das olheiras?
As olheiras são causadas pela pigmentação escura nas pálpebras inferiores associada a uma leve depressão no local. Elas podem surgir devido às dificuldades no sistema circulatório ou pela concentração de melanina sob os olhos. A exposição ao sol, a gravidez, as noites mal dormidas, o período pré-menstrual, o estresse, o álcool, o fumo e o choro, por exemplo,fazem com que o sangue fique mais concentrado na região, por vasodilatarem os vasos, acentuando as olheiras. Assim como esses fatores, uma alimentação desequilibrada também favorece o aparecimento e o agravamento delas, pois está realcionada com o sistema circulatório.
Estudos mostram também que olheiras profundas são um sinal de intestino intoxicado Muitas pessoas com olheiras sofrem de alergias alimentares e não sabe disso. É preciso avaliação individual e realmente descobrir o motivo da alergia.
Que alimentos podem ajudar a prevenir ou tratar? Aqueles que contêm fitoestrógenos, por exemplo, são indicados?
Alguns alimentos podem ajudar a prevenir as olheiras, dentre eles encontramos a semente de linhaça, rica em ômega 3 que protege os capilares sanguíneos evitando a vasodilatação dos vasos, bem como o atum, o salmão e a sardinha.
Alimentos antioxidantes, por exemplo, os ricos em vitamina C como a acerola, a laranja mamão entre outros e os ricos em vitamina E como as oleaginosas também apresentam papel fundamental.
Sendo essencial que seja evitado o excesso de sal, para não piorar a congestão dos vasos na região uma vez que ele causa retenção de líquido. Alimentos que contém fitoestrógenos, como no caso da soja (leguminosas), da quinua e da linhaça (já citada), podem ajudar uma vez que auxiliam no bom funcionamento do sistema circulatório.
Evitar alimentos que prejudiquem o intestino. Isso vai de pessoa para pessoa.
Podemos indicar um alimento-chave para prevenir ou tratar as olheiras? Por que motivo ele merece ser destacado, nesse caso específico?
Podemos dizer que a linhaça por conter ômega 3 e fitoestrógenos é uma grande aliada contra as olheiras. Lembrando que ela precisa fazer parte de uma dieta equilibrada.
Quanto é preciso consumir, para perceber os efeitos citados?
A recomendação para a ingestão de linhaça, é de duas colheres de sopa por dia.
E, finalmente, em quanto tempo consumindo o alimento, pode-se perceber os primeiros efeitos?
Se a pessoa consumi-la juntamente com uma dieta equilibrada e uma adequada ingestão de água, seus benefícios serão mais rapidamente perceptíveis, mas não se pode falar exatamente.
Celulite
Embora os aspectos genéticos e inúmeros hábitos se relacionem com o aparecimento das temidas celulites, qual é o papel da alimentação nesse processo?
A celulite se manifesta quando há aumento no tecido gorduroso do individuo, porém não é só engordar que faz com que elas apareçam, se não homens também seriam igualmente acometidos pela celulite, existe uma combinação do excesso de gordura localizada com a alimentação, hormônio, atividade física, circulação e etc. A alimentação para conter o aparecimento da celulite deve ser regrada, ou seja, deve conter quantidades adequadas de gordura, carboidratos e proteína, pois o excesso de qualquer um desses nutrientes é transformado em gordura e armazenado no corpo. Além disso, deve-se consumir bastante água, para favorecer a circulação sanguínea, que tem como uma das funções recolher metabólitos inativos, que atrapalham a circulação local. E por fim, não abusar da quantidade de sal, pois o sódio retém água no organismo e da um aspecto de “inchaço” ao corpo.
Que alimentos podem ajudar a prevenir ou tratar o problema?
Um segredo para combater a celulite está em “neutralizar” os radicais livres produzidos pelo corpo. Pois esses radicais livres ao se unirem a homocisteína (aminoácido encontrado no feijão e carnes vermelhas) formam uma ligação incorreta entre o colágeno e a elastina, trazendo danos à pele. Para combater esses radicais livres é simples, basta ingerir quantidades ideais de vitaminas e minerais antioxidantes, que são os responsáveis por neutralizar os radicais livres. E quanto a homocisteína, bastante ingerir fontes de vitamina B6, B12 e ácido fólico, que irão se unir a este aminoácido impedindo que ele “estrague” a ligação entre colágeno e elastina.
Podemos indicar um alimento-chave para prevenir ou tratar a celulite? Por que motivo ele merece ser destacado, nesse caso específico?
Não existe um alimento que sozinho vá prevenir ou tratar a celulite. O indicado é o que foi descrito acima, uma dieta equilibrada, com baixa quantidade de gorduras saturadas, rica em antioxidantes, alimentos com ação antiinflamatória como o alho, por exemplo e um alto consumo de líquidos, de preferência água e sucos naturais para melhorar a circulação sanguínea.
Vasinhos
Embora os aspectos genéticos e inúmeros hábitos se relacionem com o aparecimento dos vasinhos na pele, qual é o papel da alimentação nesse processo?
Uma alimentação adequada ajuda na manutenção de um peso equilibrado, o que por sua vez diminui as chances do aparecimento de varizes. Uma alimentação rica em vitaminas e minerais moduladores, também ajuda a manter a integridade dos vasos sanguíneos e somando a adequada hidratação, garante uma adequada circulação sanguínea.
Que alimentos podem ajudar a prevenir ou tratar o problema?
Alimentos que contenham vitamina C e flavonóides juntos (frutas cítricas e silvestres) são eficazes na prevenção dos vasinhos, pois fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos impedindo os radicais livres de comprometer a resistências desses vasos sanguíneos, além disso os flavonóides reduzem a fragilidade e o extravasamento de sangue nos vasos.
Podemos indicar um alimento-chave para prevenir ou tratar o aparecimento dos vasinhos rompidos na pele? Por que motivo ele merece ser destacado, nesse caso específico?
Estudos recentes apontam a quercetina, flavonóide encontrado na cebola roxa e mirtilo, como sendo muito eficiente na prevenção de vasinhos, tendo ação antiinflamatória. A bromelaína, uma enzima naturalmente presente no abacaxi, tem sido usada no tratamento de varizes, pois indivíduos com varizes apresentam “dificuldade” em degradar a fibrina (proteína), sendo então depositada ao redor das varizes. A bromelaína consegue quebrar essa proteína, diminuindo a deposição ao redor dos vasos.
E não se esqueça: Tudo começa de dentro para fora!
beijo grande
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Estética - Olheiras, Celulite e Vasinhos
Marcadores:
circulação,
estética,
saiu na mídia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom!! Estava precisando dessa matéria!!!
ResponderExcluirE aí, Fernanda? Nunca pensou em escrever um livro?
Já me falaram sobre isso! Vamos ver no futuro! rsrs
ResponderExcluirbeijossssss
Parabéns...assisti vc na Olga e logo vim acessar seu blog...beijosss
ResponderExcluirOi Regiane! Seja bem vinda!
ResponderExcluirbeijosssssss
oi fernanda , tenho 16 anos e muitos vazinhos.. o que fasso parto logo para esclerose e seco logo antes que aumentem ? bj
ResponderExcluirOi querida! Não sei o que é melhor... tente a alimentação primeiro!
ResponderExcluirbeijosssss
Dra. as minha unha estão como muitas ondulações
ResponderExcluirsera que é problema com intestino fique preocupada o0 que posso para melhora esse problema?
dra tenho 20 anos como 3 a 4vezes por semana sanduiches pizza ainda n so gordo mais to começand a ficar kkk e as olheiras apareceram a 1 ano tbm por estravagancias d dormir 5h e talz e até hj n durmo direto 8h no max 6h ai acordo ai durmo dnovo e as olheiras tao feias e fico desanimado a senhora acha q tirand esses sandu e pizzas posso melhorar as olheiras?
ResponderExcluirBem o que eu procurava sobre aplicação de vasinhos
ResponderExcluir