sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Estética - Olheiras, Celulite e Vasinhos

A matéria de capa da Revista Viva Saúde de dezembro foi sobre problemas de pele e como deixá-la perfeita com a alimentação. Como tudo começa de dentro pra fora, não adianta comprar o último creme da Lancôme, se sua alimentação for ruim! Sua pele vai sentir, principalmente se você tiver mais que 25 anos.

Para ver a matéria da revista completa, que fala de 14 problemas de pele, clique aqui.


Dei os meus pitacos em 3 assuntos: Olheiras, Celulite e Vasinhos. Vamos lá?


Olheiras


Há influência da alimentação no aparecimento ou agravo das olheiras?

As olheiras são causadas pela pigmentação escura nas pálpebras inferiores associada a uma leve depressão no local. Elas podem surgir devido às dificuldades no sistema circulatório ou pela concentração de melanina sob os olhos. A exposição ao sol, a gravidez, as noites mal dormidas, o período pré-menstrual, o estresse, o álcool, o fumo e o choro, por exemplo,fazem com que o sangue fique mais concentrado na região, por vasodilatarem os vasos, acentuando as olheiras. Assim como esses fatores, uma alimentação desequilibrada também favorece o aparecimento e o agravamento delas, pois está realcionada com o sistema circulatório.

Estudos mostram também que olheiras profundas são um sinal de intestino intoxicado Muitas pessoas com olheiras sofrem de alergias alimentares e não sabe disso. É preciso avaliação individual e realmente descobrir o motivo da alergia.

Que alimentos podem ajudar a prevenir ou tratar? Aqueles que contêm fitoestrógenos, por exemplo, são indicados?

Alguns alimentos podem ajudar a prevenir as olheiras, dentre eles encontramos a semente de linhaça, rica em ômega 3 que protege os capilares sanguíneos evitando a vasodilatação dos vasos, bem como o atum, o salmão e a sardinha.

Alimentos antioxidantes, por exemplo, os ricos em vitamina C como a acerola, a laranja mamão entre outros e os ricos em vitamina E como as oleaginosas também apresentam papel fundamental.

Sendo essencial que seja evitado o excesso de sal, para não piorar a congestão dos vasos na região uma vez que ele causa retenção de líquido. Alimentos que contém fitoestrógenos, como no caso da soja (leguminosas), da quinua e da linhaça (já citada), podem ajudar uma vez que auxiliam no bom funcionamento do sistema circulatório.

Evitar alimentos que prejudiquem o intestino. Isso vai de pessoa para pessoa.

Podemos indicar um alimento-chave para prevenir ou tratar as olheiras? Por que motivo ele merece ser destacado, nesse caso específico?

Podemos dizer que a linhaça por conter ômega 3 e fitoestrógenos é uma grande aliada contra as olheiras. Lembrando que ela precisa fazer parte de uma dieta equilibrada.

Quanto é preciso consumir, para perceber os efeitos citados?


A recomendação para a ingestão de linhaça, é de duas colheres de sopa por dia.

E, finalmente, em quanto tempo consumindo o alimento, pode-se perceber os primeiros efeitos?

Se a pessoa consumi-la juntamente com uma dieta equilibrada e uma adequada ingestão de água, seus benefícios serão mais rapidamente perceptíveis, mas não se pode falar exatamente.

Celulite

Embora os aspectos genéticos e inúmeros hábitos se relacionem com o aparecimento das temidas celulites, qual é o papel da alimentação nesse processo?

A celulite se manifesta quando há aumento no tecido gorduroso do individuo, porém não é só engordar que faz com que elas apareçam, se não homens também seriam igualmente acometidos pela celulite, existe uma combinação do excesso de gordura localizada com a alimentação, hormônio, atividade física, circulação e etc. A alimentação para conter o aparecimento da celulite deve ser regrada, ou seja, deve conter quantidades adequadas de gordura, carboidratos e proteína, pois o excesso de qualquer um desses nutrientes é transformado em gordura e armazenado no corpo. Além disso, deve-se consumir bastante água, para favorecer a circulação sanguínea, que tem como uma das funções recolher metabólitos inativos, que atrapalham a circulação local. E por fim, não abusar da quantidade de sal, pois o sódio retém água no organismo e da um aspecto de “inchaço” ao corpo.

Que alimentos podem ajudar a prevenir ou tratar o problema?


Um segredo para combater a celulite está em “neutralizar” os radicais livres produzidos pelo corpo. Pois esses radicais livres ao se unirem a homocisteína (aminoácido encontrado no feijão e carnes vermelhas) formam uma ligação incorreta entre o colágeno e a elastina, trazendo danos à pele. Para combater esses radicais livres é simples, basta ingerir quantidades ideais de vitaminas e minerais antioxidantes, que são os responsáveis por neutralizar os radicais livres. E quanto a homocisteína, bastante ingerir fontes de vitamina B6, B12 e ácido fólico, que irão se unir a este aminoácido impedindo que ele “estrague” a ligação entre colágeno e elastina.

Podemos indicar um alimento-chave para prevenir ou tratar a celulite? Por que motivo ele merece ser destacado, nesse caso específico?


Não existe um alimento que sozinho vá prevenir ou tratar a celulite. O indicado é o que foi descrito acima, uma dieta equilibrada, com baixa quantidade de gorduras saturadas, rica em antioxidantes, alimentos com ação antiinflamatória como o alho, por exemplo e um alto consumo de líquidos, de preferência água e sucos naturais para melhorar a circulação sanguínea.

Vasinhos

Embora os aspectos genéticos e inúmeros hábitos se relacionem com o aparecimento dos vasinhos na pele, qual é o papel da alimentação nesse processo?

Uma alimentação adequada ajuda na manutenção de um peso equilibrado, o que por sua vez diminui as chances do aparecimento de varizes. Uma alimentação rica em vitaminas e minerais moduladores, também ajuda a manter a integridade dos vasos sanguíneos e somando a adequada hidratação, garante uma adequada circulação sanguínea.


Que alimentos podem ajudar a prevenir ou tratar o problema?


Alimentos que contenham vitamina C e flavonóides juntos (frutas cítricas e silvestres) são eficazes na prevenção dos vasinhos, pois fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos impedindo os radicais livres de comprometer a resistências desses vasos sanguíneos, além disso os flavonóides reduzem a fragilidade e o extravasamento de sangue nos vasos.

Podemos indicar um alimento-chave para prevenir ou tratar o aparecimento dos vasinhos rompidos na pele? Por que motivo ele merece ser destacado, nesse caso específico?

Estudos recentes apontam a quercetina, flavonóide encontrado na cebola roxa e mirtilo, como sendo muito eficiente na prevenção de vasinhos, tendo ação antiinflamatória. A bromelaína, uma enzima naturalmente presente no abacaxi, tem sido usada no tratamento de varizes, pois indivíduos com varizes apresentam “dificuldade” em degradar a fibrina (proteína), sendo então depositada ao redor das varizes. A bromelaína consegue quebrar essa proteína, diminuindo a deposição ao redor dos vasos.


E não se esqueça: Tudo começa de dentro para fora!
beijo grande

9 comentários:

  1. Muito bom!! Estava precisando dessa matéria!!!
    E aí, Fernanda? Nunca pensou em escrever um livro?

    ResponderExcluir
  2. Já me falaram sobre isso! Vamos ver no futuro! rsrs
    beijossssss

    ResponderExcluir
  3. Parabéns...assisti vc na Olga e logo vim acessar seu blog...beijosss

    ResponderExcluir
  4. oi fernanda , tenho 16 anos e muitos vazinhos.. o que fasso parto logo para esclerose e seco logo antes que aumentem ? bj

    ResponderExcluir
  5. Oi querida! Não sei o que é melhor... tente a alimentação primeiro!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  6. Dra. as minha unha estão como muitas ondulações
    sera que é problema com intestino fique preocupada o0 que posso para melhora esse problema?

    ResponderExcluir
  7. dra tenho 20 anos como 3 a 4vezes por semana sanduiches pizza ainda n so gordo mais to começand a ficar kkk e as olheiras apareceram a 1 ano tbm por estravagancias d dormir 5h e talz e até hj n durmo direto 8h no max 6h ai acordo ai durmo dnovo e as olheiras tao feias e fico desanimado a senhora acha q tirand esses sandu e pizzas posso melhorar as olheiras?

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!