sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Alimentos que Aceleram o Metabolismo

Pessoal, a minha coluna no Jornal Vida Integral do mês de janeiro dá dicas de alimentos que aceleram o metabolismo. Já falei um pouco disso aqui  e aqui no blog.

Inclusive colaborei com a Revista Corpo a Corpo e saiu uma notinha na sobre a canela. Confira:





Mas a matéria completa está aqui!

Emagrecer? Consuma alimentos que aceleram o metaboslimo

Preocupada com o verão e quer tirar o biquini ou bermuda da gaveta? Fique atenta aos alimentos que aceleram o metabolismo. E comece a consumí-los já!

- Proteínas: esse macronutriente ajuda a acelerar o metabolismo, por ser um nutriente de difícil digestão, exigindo mais energia do organismo para quebrar os aminoácidos. Segundo pesquisadores, a ingestão diária de proteína promove uma queima de 150 a 200 calorias extras no dia.

-Cálcio: existe uma relação inversa entre cálcio e obesidade. O cálcio da dieta, principalmente de origem láctea, é capaz de inibir a formação de gorduras e estimular a lipólise, ou seja, quebra de gordura corporal. De acordo com um estudo realizado na universidade de nutrição do Tennessee, a ingestão de cálcio ajuda a acelerar o metabolismo, pois este nutriente ‘avisa’ o corpo para queimar de maneira mais acelerada a gordura corpórea.

- Canela: por ser um alimento termogênico, ou seja, por aumentar a temperatura corporal, a canela faz com que o metabolismo corporal também seja aumentado, a fim de tentar restabelecer a temperatura padrão.

- Pimenta: a capsaicina, princípio ativo da pimenta parece ter efeito na perda de peso e no combate do acúmulo de gordura corpórea. A capsaicina usa a gordura do organismo para gerar energia. Ela ainda ativa a colecistoquinina, que é um hormônio relacionado à sensação de saciedade. O consumo diário de 3 g pode aumentar em 20% o metabolismo.

- Gengibre: segundo um estudo publicado pelo Jornal Internacional da Obesidade em 1992, ao consumir o gengibre o organismo usa mais energia, acelerando o metabolismo e consequentemente queimando mais calorias. Outro estudo demonstrou que o consumo de gengibre pode aumentar o metabolismo em 20% devido a ação do zingiberine, composto ativo do gengibre.

- Laranja Amarga: o pó da laranja amarga aumenta a taxa metabólica, por possuir diversos compostos que estimulam a queima de calorias corpórea.

- Vinagre de Maçã: pode atuar como aliado do organismo, acelerando o metabolismo.

- Água Gelada: beber água gelada aumenta o metabolismo, pois ele precisa gastar energia para igualar a temperatura da água com a do corpo.

- Chá Verde: é produzido a partir das folhas da Camellia sinensis. Tem a propriedade de acelerar o metabolismo, favorecendo a queima de gordura corporal.

- Chá Branco: assim como o chá verde, o chá branco é extraído da mesma planta, porém de uma forma diferenciada. É extraído antes que as flores desabrochem, e quando os brotos ainda estão protegidos por pelos finos. Por ser retirado da planta mais jovem, ou seja, ainda verde, tem a mesma ação do chá verde de acelerar o metabolismo, porém mais potente. E só pode ser fabricado uma vez ao ano.

- Chá Preto: utiliza as mesmas folhas do chá verde e branco, porém mais oxidadas.

- Cafeína: composto químico que pertence ao grupo das xantinas, encontrada em mais de 60 tipos de plantas, que acelera o metabolismo. Encontrada por exemplo no café, em refrigerantes de cola, chá mate, entre outros.

- Guaraná em pó: contém cafeína em proporções maiores até que no conhecido café, além disso, também contém teobromina com propriedade semelhante à da cafeína, assim o guaraná também acelera o metabolismo.

- Guaçatonga (Casearia sylvestris): ativa a digestão das gorduras e tem efeito diurético.

- Óleo de coco: produtor de energia do organismo tendo o poder de acelerar o metabolismo.

- Couve: rica em vitaminas e minerais, desintoxica o organismo e aumenta o metabolismo celular.

- Abacaxi: rico em fibras, ajuda a acelerar o metabolismo.

Receitas

SUCO ACELERA
• 1/2 maçã com casa e sem semente
• 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
• Suco de 1/2 limão
• 1 colher (chá) de farinha de linhaça dourada
• Adoçar a gosto com mel, açúcar ou adoçante
Bata tudo no liquidificador e tome gelado no café da manhã

SALADA PRÓ VERÃO
Ingredientes
• 6 fatias de presunto de peru light picados em cubos
• 6 folhas de alface lisa
• 6 folhas de alface roxa
• 1 fatia de abacaxi
• 1 Tomate em cubos
• ¼ de pimentão amarelo picado
• 1 c. Sobremesa de azeite de oliva e sal a gosto
• 4 colheres de sopa de salsa picadinho

Molho
• 1 c. Sopa de maionese light
• 1 c. Chá de azeite
• 1 c. Sopa de mostarda
• 1c. sopa de vinagre de maçã
• 1 c. Sobremesa de mel
• sal a gosto


Aproveitando o verão!
beijossss

28 comentários:

  1. Oi Dra.!!!

    Muito bom seu post!!!

    Achei muito interessante a parte que o cálcio tem no metabolismo!!!
    Aliás, sobre o chá verde, devemos ficar atentos à quantidade ingerida, pois seu excesso traz o efeito contrário. Vi a divulgação de um estudo que dizia que os efeitos são muito prejudiciais, como insônia, problemas no fígado, taquicardia etc.

    Sou estudante de Nutrição e sempre acompanho seu blog, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. ótimo seu comentário sobre o chá verde! Tudo deve ser com moderação.
    beijossss

    ResponderExcluir
  3. boa noite
    estou com tireoide de hashimoto
    sinto muito sono, não estou conseguindo trabalhar, tem algum alimento para amenizar este sono????
    obrigado

    ResponderExcluir
  4. Vc precisa tratar isso de uma forma geral... a nutrição funcional iria te ajudar muito! O que vc pode fazer é tentar tomar açaí que é um alimento fonte de antioxidantes e que dá uma boa energizada!
    mas procure ajuda ou venha até o consultório, tá?
    beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orientar a procura por um Endocrinologista nem pensar, né?

      Excluir
    2. Ela orientou a procurar um endrocrinologista.

      Excluir
  5. Olá,meu nome é Meg e gostaria de saber qual receita de RH,para quem está com Pedra nos rins,pois estou com pedra nos dois rins e tomo a ração a 1 semana,mas depois que tive diarréia,depois de 1 semana usando a ração,parei de tomar.Toma a ração completa e com quinoa e amaranto.Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Olá doutora,sofro com hipotireoidismo e já são quase 3 anos que estou em tratamento.Meu maior problema é a ansiedade para emagrecer que me faz comer e engordar a cada dia.No início do tratamento perdi 8 quilos, mas no momento estou fugindo da endocrinologista porque engordei tudo de novo.O que devo fazer?Por onde começar?

    ResponderExcluir
  7. Meg, pedra nos rins é complicado de tratar! Se for por excesso de calcio, por exemplo, a ração humana pode te prejudicar. a diarréia que vc teve pode ser pelo excesso de fibras, não sei...
    acho melhor vc controlar primeiro as pedras e depois tomar a ração, tá?
    beijosss

    ResponderExcluir
  8. Hipotireoidismo deixa a pessoa com o metabolismo mais lento mesmo. Então vc tem que mudar seu padrão e estilo de vida para sempre. Não pode simplesmente fazer uma dieta... no seu caso, vc precisa viver com a dieta, entende? A ansiedade faz parte da nossa vida corrida, então vc precisa tratar isso e não deixar ela tomar conta da situação.
    O começo é dieta e exercício! procure ajuda de uma nutricionista ou venha até o consultório!
    beijosss

    ResponderExcluir
  9. Bom dia doutora!!!
    Quanto ao uso do suco acelera, limao, gengibre,gelo, maça....conseguimos o mesmo resultado se ingerido durante o dia:::

    Obrigada, Leila

    ResponderExcluir
  10. Leila, pode ser dia dia ou de noite, pois não tem alimentos muitos estimulantes.
    beijosss

    ResponderExcluir
  11. Oi Dra Fernanda!Gostaria de saber se o chá de sene é cancerígeno?

    ResponderExcluir
  12. Deise, o chá de sene possui efeito laxativo, purgante e estimulante da atividade intestinal. Seu uso deve ser em situações emergenciais e casos extremos de constipação, pois se for ingerido de forma continua causa vício e prejudica a movimentação normal do intestino. Além disso, o chá contem substâncias chamadas antraquinonicas, que podem causar câncer de colón com o consumo em longo prazo. Portanto, ele pode ser considerado cancerígeno sim!
    Tem que tomar muito cuidado com o uso contínuo, tá?
    beijossss

    ResponderExcluir
  13. Olá doutora, tenho hipotireoidismo e to tratando ha um tempo. Semana passada resolvi entrar no box e voltar a natação, que qndo descobri essa doença resolvi largar tudo pois não adiantava nada. Sei que não é certo se auto-alimentar, mas estou fazendo isso pois preciso urgentemente emagrecer. Estou pesando 78 quilos, meu peso era 56 a 1 ano e meio atras... engordei muito em pouco tempo. Gostaria de saber, se tem algum alimento aqui em cima que quem sofre dessa mesma doença que citei não possa comer? e se puder citar mais alguns alimentos, agradeço. Muito bom o conteúdo e super boa a sua página, está de parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
  14. adorei as dicas para acelerar o metabolismo estou fazendo dieta e ja tomo o cha branco e gengibre agora vou acrescentar o guarana em po ,o couve o oleo de coco e o vinagre,porque eu faço dieta e academia e emagreço muito pouco beijo.glaucia

    ResponderExcluir
  15. Cledir Cristina Kuntz14 de abril de 2012 às 22:44

    Ola dotora gostaria de saber oque causa aretimia cardiaca e preson alta, pois tenho apenas 33 anos a 6 ano atras tive aretimia, e desde la tenho problema de preson alta, e ano pasado desmaiei demadrugada, fiquei internada e fizeron todo tipo de ezames desde tumografia a sanguineos e eo nao tenho nada, e desde la tenho que toma remedio diariamente pra preson e pro coraçon mesmo asin ten dias que o batimento cardiaco acelera vai até 120, ai ja sinto fisgadas no peito...so gostaria de sabe por que?, to con acompanhamento duma nutricionista, e nao poso toma cha verde.
    se puder me dar alguma resposta te agradeso

    ResponderExcluir
  16. Dra Fernanda,
    quantos em torno de quantos quilos ou gramas variamos durante o dia? E quando consideramos engorda ? Quantas calorias presisamos comer a mais para engordarmos 500gr e quantas devemos deixar de comer para emagrecermos 500gr?

    ResponderExcluir
  17. Boas, Dra. Fernanda. Tudo bem? Antes de qualquer coisa quero que saiba que sou sua fã. Parabéns pelo seu trabalho... Sucesso é só consequência.
    Vamos a pergunta.
    Ouvi dizer que quem esta grávida e amamentando não pode consumir nem semente de chia e nem linhaça. Isso é verdade?
    Desde já agradeço
    Anésia de Andrade.

    ResponderExcluir
  18. Dra. Para tomar o suco acelera tem w tomar ates ou depois do almoco janttar

    ResponderExcluir
  19. ola Dra. mim jude, descobrir agora pouco tempo que tenho hiportiroidismo,ando muito anciosa, preocupada, ainda não começei o tratamento.Não sei quasi nada sobre isso nem o que comer, é si tem cura. obrigado me responda por favor..

    ResponderExcluir
  20. Boa noite dr. Tire a minha dúvida,armamento o meu filho de 1 ano e 6 meses,mais ele faz todas as refeições como café da manhã,almoço,lanche da tarde,jantar e lanche para dormir ,ele mama de vez em quando mais não abre mão para dormir,faz mau eu tomar chá para perder peso,preciso muito emagrecer mais só consigo com auxílio de algo que faça efeito.

    ResponderExcluir
  21. olá boa noite , tenho um filho de 06 anos,que segundo os médicos é hiperativo, mais não concordo, pois ele é muito inteligente não tem dificuldades em aprender, segunda a sua professora ele aprenda rápido,sem dificuldades, mais é muito impaciente, não fica sentado, fala muito, e não obedece, mais pelo menos não briga com os colegas., gostaria de uma ajuda oque fazer, caso tenha algum chá ou remédio natural, para diminuir o nervosismo, e ansiedade,

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber se, na amamentação, consumir alimentos, sucos/chás que aceleram o metabolismo pode prejudicar o bebê através do que passa para o leite?

    ResponderExcluir
  23. Tenho pedra nos rins, e quero saber se faz mau tomar Pó de guarana com charope de guarana, fazem mau?

    ResponderExcluir
  24. gostaria de saber se eu posso tomar ja n primeiro mes depois do parto berinjela,limao gengibre ou canela para emagrecer e estando amamentando.

    ResponderExcluir
  25. quem amamenta e o bebe tem suspeita de hipotireoidismo podo-se tomar cha verde ou berinjela com limao?

    ResponderExcluir
  26. Olá estou amamentando por três meses e gostaria de saber se posso ingerir água com canela, pois me indicaram como acelerador do metabolismo. Pode prejudicar meu nenem?

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!