segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Batata Yacón - Um presente para os diabéticos

Olá!!! Bom dia a todos!

Hoje vou falar sobre a Batata Yacón, um ótimo alimento para os diabéticos, meninas com SOP (sindrome dos ovários policísticos), e para aqueles com hipoglicemia reativa. Leia aqui uma matéria sobre alimentação para diabéticos.

A Yacón parace uma batata, tem textura de batata, mas tem gosto de pêra! Vc precisa experimentar essa delícia.

A matéria foi publicada na Revista Pense Leve de dezembro e também dei a minha contribuição sobre o assunto.


O principal nutriente encontrado na batata yacon é o frutooligossacarídeo, que é um tipo de carboidrato, que funciona como um prebiótico intestinal. O mineral mais abundante é o potássio, e em menores quantidades são encontrados cálcio, fósforo, magnésio, sódio, ferro, zinco, manganês e cobre. E por último, não existe grande quantidade de lipídios.

O número de estudos ainda é pequeno, mas o que já ficou comprovado é que esse tubérculo é rico em um tipo de carboidrato que não é facilmente digerível pelo intestino humano. Essa qualidade faz com que o intestino funcione melhor, prevenindo várias doenças intestinais e faz com que haja menor absorção de carboidratos/glicose pelo organismo, não permitindo a elevação da glicemia sanguínea, ajudando no tratamento e na prevenção de diabetes.

Boa para o intestino
A yacón apresenta fibras alimentares solúveis e prebióticos, pois é um alimento de baixa digestibilidade e assim sendo estimula o crescimento e atividade das bactérias intestinais. Suas propriedades benéficas são a diminuição da síntese de carcinógenos, diminuição do risco de câncer de cólon e de infecções bacterianas, além de prevenir e tratar diarréias, já que os produtos da fermentação agem suprimindo a atividade de outras bactérias, como Escherichia coli, Streptococcus fecalis e Proteus, além de atuar também no aumento do bolo fecal no intestino delgado e com a diminuição do pH local, pode favorecer o aumento da absorção de minerais, prevenindo osteoporose, inchaço, câimbras e por fim, prevenindo a hipertensão arterial.

Diferenças
A batata yacón é menos calórica que a batata inglesa, pois é composta por inulina ao invés de amido, e apresenta valor calórico reduzido comparada ao amido. A yacón apresenta baixas quantidades de proteínas, e lipídeos, e o potássio é o mineral mais abundante como na batata inglesa. A yacón melhora a absorção de outros minerais no intestino, por ter baixa digestibilidade e fermentar mais.

Específica para DiabéticosEstudos têm demonstrado que após o consumo dessa batata há uma diminuição nos níveis de açúcar do sangue. Isso acontece porque diferente da maioria dos tubérculos, a yacón é composta principalmente por inulina ao invés do amido, e este carboidrato realmente diminui os níveis de glicemia e de insulina no sangue. As folhas da batata também têm efeito hipoglicemiante, por ser rica em fibras.

Emagrecimento
Por apresentar esse tipo de carboidrato de baixa digestibilidade, essa batata acaba sendo um alimento menos calórico, e assim sendo, contribui para a manutenção ou perda de peso dentro de uma dieta equilibrada. E suas fibras também ajudam na sensação de saciedade.

Como consumir
A melhor forma de consumo é crua.
Dica: como a batata yacon se parece muito com uma pêra, sempre recomendo usar 1 fatia de yacon batida com um copo de suco qualquer. Isso faz com que o suco tenha uma carga glicêmica menor, liberando menos quantidade de insulina, ajundando no emagrecimento e na prevenção de diabetes.



Vá já para a feira que vc encontra esse maravilha!!!
beijo grande

125 comentários:

  1. Dra Fernanda,
    Novamente lhe escrevo... moro no RJ, infelizmente não posso me consultar pessoalmente contigo, mas mesmo de longe, confio 100% em você.

    Bom, é verdade que para emagrecermos e fazermos nosso metabolismo funcionar corretamente é necessário mantermos nossa alimentação com um PH mais alcalino do que ácido ?

    Verdade ainda, que as algas marinhas são um "complemento alimentar" que possuem alta alcalinidade ?

    Vi na internet que existem inúmeros tipos (espécies?) de algas marinhas..... Para emagrecer que alga(s) posso usar ? E como usar ?

    Mais uma vez, te agradeço imensamente !
    Abs,
    César

    ResponderExcluir
  2. César, obrigada demais pela confiança!
    Essa questão de alcalinidade é ótima para nosso organismo... é verdade mesmo que temos que fazer isso pa nosso sangue acaba ficando muito ácido, já que comemos muita gordura trans, carne vermelha, muitos produtos industrializados, etc. Isso tudo acidifica o sangue, fazendo o organismo estressar e assim liberar cortisol e assim engordar! É um ciclo sem fim... então o que vc leu é verdade!
    Sobre as algas tb. Elas são ótimas! Outro alimento que gosto muito para alcalinizar o sangue, é a ameixa umeboshi, e semente de melão. São alimentos ótimos para esse fim...
    E tb temos várias frutas e verduras alcalinizam o sangue tb...

    As algas vc pode tomar em cápsulas ou comprar em espécie em casas de produtos naturais. Aí vc tem que hidratá-las e depois pode fazer na salada ou junto com o feijào ou até mesmo como aperitivo!
    beijossss

    ResponderExcluir
  3. Olá Dra. Fernanda, muito boa as inftormações.
    Gostaria de saber se os comprmimdos(tabletes) de algas precisam tabmém serem hidratados? E como se consome a semente de melão sem ela perder suas propriedades?

    Grato..

    Luiz Felipe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Antes de tudo , se for diabético tome seus remédios e use chá de jamelão. São 10 folhas secas para 2 litros de chá. è um santo remédio, Meu marido nunca teve aumento na glicemia, a Glicen

      mia de jejum fica em 95, Meu médico está tomando também há 1 ano e nunca mais soube o que é alta nem baixa de açúcar.
      Ferva as folhas , deixe esfriar, coe e coloque na geladeira. Tome uns 3 a 4 copos por dia. Agora quem está tomando é o meu tio e está adorando. O diabetes é totalmente controlado e ainda baixa o colesterol. Os endocrinologistas desfazem no chá porque eles querem que não descubra a cura para o diabetes, Mas tome seus remédios também !

      Excluir
  4. Luiz Felipe, desculpe a demora em responder...
    só agora vi seu comentário!
    Os tabletes de algas não precisa hidratar não. É só tomar!
    A semente de melão é riquíssima em cálcio e por ser um mineral não vai se perder...
    Pegue as sementes de melão, enxugue com papel toalha, deixe secar e depois coloque no forno para dar uma torradinha. Vc pode comer como um petisco ou pode bater tudo no liquidificador e fazer uma farinha para jogar na salada ou no suco.
    beijosss

    ResponderExcluir
  5. Olá Dra.Fernanda, gostaria de saber se quem tem hipoglicemia pode fazer uso de frutooligossacarídeo e inulina ?

    ResponderExcluir
  6. Carla, fos e inulina DEVEM fazer parte do cardápio de quem tem hipoglicemia!!! Excelente!!!
    beijosss

    ResponderExcluir
  7. Dra.Fernanda,muito obrigada pela informação sobre a batata yacon,tenho uma filha q tem diabetes há pouco tempo e ela começou a comer a batata e tem conseguido mater os niveis de glicemia mais baixo.Gostaria de saber se é bom para quem tem pressão alta.abraços.

    ResponderExcluir
  8. Ana, a yacon não tem relação com a pressão não. Pelo menios ainda não descobriram nada... o que diminui a pressão, é o suco de uva por causa do resveratrol e o alho (pode ser cápsula).
    beijosss

    ResponderExcluir
  9. dr. posso comer qualquer quantidade desta batata e todos os dias.

    ResponderExcluir
  10. Pode comer todos os dias sim! 2 fatias dessa batata de manhã, no suco por exemplo, já é suficiente!
    beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só duas fatias? não pode ser uma por dia não?

      Excluir
  11. Dra. Fernanda adorei seu site, sempre fui muito ligada a alimentação saudavel.
    Mas eu gostaria de uma ajuda em relação a hipo funcional, os medicos dizem que desenvolvi pela alimentaçao rica em açucar e carboidratos outros dizem que é foi pelo estress, e ates da hipo ja tinho IL e SII.

    ResponderExcluir
  12. Graciele, o hipotireoidismo pode ser desenvolvido por vários motivos. A alimentação é um deles. Pode ser também por excesso de trigo na dieta, além de falta de nutrientes para ativar essa glândula!
    Agora tem que se cuidar, tá??
    beijossss

    ResponderExcluir
  13. Dra. Fernanda, gostei muito do seu site, me interersso por esse tipo de alimentação que a sra. recomenda. Gostaria de saber se a sra. conhece e indica a tintura e/ou cápsulas de Sucupira, conheci, soube que é muito bom, mas não encontro em lugar nenhum, a sra. pode me ajudar? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Olá, gostaria de saber, por favor, se o consumo de yacon é recomendado para quem tem hipoglicemia reativa. Minha dieta é limitada em carboidratos. Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. tenho dia bete e ipotiroidismo, e pressao alta e ja fis cirurgia de ponte de safena pondo 3 pontes de safena e 1 mamaria posso comer essa batata por favor me responda.
    meu email é mfatimaribeiro@yahoo.com.br.desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  16. Olá Dra Fernanda, você sabe me dizer se a batata yacon contém gluten?

    Obrigada
    Walda

    ResponderExcluir
  17. Olá Dra. Fernanda muito bom estas informações sobre o yacon, minha surpresa é vc indicar somente duas fatias por dia, eu utilizo o batata inteira, existe algum problema?

    Obrigada
    Lucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcia.. Pelo que li existem estudos que indicam que o consumo em excesso pode sobrecarregar os rins. Dessa forma, acredito ser importante seguir a indicação da Dra quanto a quantidade. :)

      Excluir
    2. Andei lendo alguns artigos na internet a respeito.. Falam muito bem da batata.. Mas citam o cuidado com o excesso, pois o excesso pode prejudicar os rins ("pode" prejudicar, porque não existe afirmação a respeito)... :)

      Excluir
    3. Lúcia.. Pelo que li existem estudos que indicam que o consumo em excesso pode sobrecarregar os rins. Dessa forma, acredito ser importante seguir a indicação da Dra quanto a quantidade. :)

      Excluir
  18. Gostaria que me ajudasse com alguma coisa que melhorasse a aparência das unhas. As minhas não são lisas nem têm uma bonita aparência. São quebradiças, lascam por cima como se desfolhassem , têm manchas esbranquiçadas, ondulações, descamam por baixo. Algumas unhas dos dedos dos pés são excessivamente grossas. Uma dermatologista me disse que isso é de famíia, mas não acreditei porque elas não eram assim. Ajude-me, por favor. Obrigada. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é micose...e tem q. tratar sim...

      Excluir
  19. batata yacon é bom para colesterol?

    ResponderExcluir
  20. descobri a um mê que meu marido e diabètico a batata ajuda na alimentaçâo?

    ResponderExcluir
  21. minha mãe esta começando a comer essa batata, a fim de poder controlar sua diabete, pois teve que retornar a um hospital a fim de fazer uma 2º angioplastia, já que a 1º que fez infelizmente fechou. dessa vez tratou os dois pontos que q se fecharam e mais dois com problema.se a senhora souber de mais algo que possa ser feito desde já lhe agradeço..... abellozicoelho@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde, doutora Fernanda, fiquei muito contente em encontrar um blog com tantas explicações tão úteis à saúde, fico meia perdida em dietas, por que perdi um rim, mas o outro funciona bem, mas a nutricionista me deu um regime praticamente sem proteínas, o que estaria bom, se ela não tivesse me tirado todos os legumes que contem sementes devido as verticuloses que tenho no meu intestino, que é muito preso, e como tenho colesterol e triglicérides alto, resolveu também tirar carbo hidratos, então eu pergunto, o que como? não como? Impossível, também sou de classe financeira baixa, e meu querido amado está com cancer de pâncreas, agora esqueço o meu regime e preciso fortalecê-lo, dei um jeito de arrumar a yacon será que vai ajudá-lo? E a bartana é realmente um caule japonês que aumenta a resistência física, fico perdidinha, o regime alimentar dele tem que estar em primeiro lugar, pois o caso dele é mais do que emergência, resolvi esquecer de meus médicos até ele melhorar, a luta é grande, e o risco de vida me parece eminente e persegue minha cabeça como uma sombra, tenho até vergonha de me preocupar com o que posso comer, afinal eu tenho tempo para fazer o regime outra hora, ele é o importante e só ele.
    Desculpa acho que abusei mas não tenho com quem conversar, ninguém me dá um rumo certo no caso dele, nem o seu médico, abraços Luconi

    ResponderExcluir
  23. POR FAVOR SE RESPONDER MEU EMAIL É mmluconi@gmail.com Luconi

    ResponderExcluir
  24. Olá Doutora, gostaria de saber se é verdade que essa batata yacon, a pessoa comendo ela crua ajuda a queimar gordura localizada

    ResponderExcluir
  25. é que vi no programado Ronne na red tv e fiquei curiosa pra saber se é verdade e onde posso encontra-la

    ResponderExcluir
  26. olá dª, gostaria que me passasse uma dieta, pois, fiz um exame de sangue e deu ma taxa de gama glutamil um pouco alterado. e tbm fiz uma ultra abdominal, deu hemangioma no fígado. sinto muitos encomôdos no estômago com muitos gases. o que posso fazer? desde já grata!

    ResponderExcluir
  27. Com relação à batatas de um modo geral, é verdade que quando elas apresentam brotos não podem ser comidas, pois fazem mal?

    ResponderExcluir
  28. DR.FERNANDA
    TENHO RETENÇAO DE LIQUIDO E GOSTARIA DE SABER SE O USO DA BATATA YACON PODE ME AJUDAR NA RETENÇÃO ?
    OBRIGADA LARISSA

    ResponderExcluir
  29. Dra. Fernanda, boa noite !
    Referente a batata yacon, gostaria de saber se pessoas que não tem diabetes pode consumir e qual é a quantidade correta. Tenho comido i n natura 2 fatias na parte da noite. Grata Valdirene

    ResponderExcluir
  30. doutora tenho hipoglicemia reativa comprovada ,e tenho varias grises de hipoglicemia posso usar gli-instam no momento da hipo?

    ResponderExcluir
  31. dta.fernanda,boa noite/ gostaria de saber se existe algum alimento q pode regular a tireoide......ou nao tem jeito so com medicaçao?

    ResponderExcluir
  32. dta.boa noite,sou diabetico..fui ao medico na semana passada e ele disse q meu figado produz mt glicose pela noite....ai eu ti pergunto /posso comer essa batata yacon pela noite?

    ResponderExcluir
  33. oiiiiiiii
    dra Fernanda
    gostaria de saber se criança pode comer e qual a quantidade....ela tem 2 anos e meio e é muito ressecada....tbm quero saber se ela ajuda a emagrecer...e se quem toma anti-depressivos pode comer....
    desde ja
    obrigada....
    gostei muito do seu blog ..ja estou te seguindo....parabensssss
    espero resposta
    bjssssssssss

    ResponderExcluir
  34. Olá Fernanda,achei muito interessante as propriedades da Yacon, você tem artigos sobre ela? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/colaboracoes/batata_yacon.html

      Excluir
  35. Dra. Fernanda, achei maravilhoso a sua dedicação em dar orientações sobre saúde através de um blog. Por favor, não desista dessa idéia. Com certeza, a sra já ajudou muita gente a melhorar sua saúde e ter mais qualidade de vida. Obrigada!! Um grande abraço e que Deus a proteja e fortaleça sempre!

    ResponderExcluir
  36. dr fernanda boa tarde gostaria de saber , se chia ebom pra emagrecer.. me responda por favor. maria helena jequie bahia

    ResponderExcluir
  37. ola dr fernamda gostaria de saber se comsigo perder peso comendo todos os dias a batata de yacom obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/colaboracoes/batata_yacon.html

      Excluir
  38. Dra.Fernanda, a Sra.deixou de responder as perguntas?

    ResponderExcluir
  39. bom dia dr FERNANDA tudo bem?
    minha pergunta é aseguinte, aqui é dificil achar a batata yacon entao sempre que acho tenho que comprar em caixas e muito para ficar na geladeira e acaba estragando mais da metade, entao gostaria de saber se posso congelar elas e se devo descascar para congelar ou congelar com casca mesmo se me responder vai me ajudar muito meu marido come para diminuir a glicose e funciona mesmo o açucar dele fica controlado, ele como pura uma por noite. muito obrigada pela atençao Elizabete

    ResponderExcluir
  40. Oi! Há algum etmpo comecei a sentir o estomago inchado,mesmo que coma muito pouco. É muito incomodativo , além disso, ganei algum peso e não percebo Porquê,não fiz alterações ignificativas na minha dieta nem como mais.Tomo habitualmene suplementos alimentares por causa de osteoporose, tendinites má circulação, nomeadamente: Omega3, vitamina D, Cloreto de magnésio, cácio e glucosamina. Gostaria muito de saber se algum destes suplementos pode estar a causar-me este problema. Bem haja

    ResponderExcluir
  41. Boa noite Dr. Fernanda? Meu pai está com o nível de insulina alta, e precisa urgentemente reduzi-la para fazer uma cirurgia. Além da batata "Yacón" qual outro remédio natural que ele pode tomar para obter um resultado mais rapido? Obrigado.

    ResponderExcluir
  42. Olá
    Sou brasileira, diabética insulino-dependente ( super bem controlada) e atualmente vivo em La Paz Bolívia - terra nativa da batata Yacón....
    Gostaria dra. que me tirasse uma dúvida: falam que é bom também tomar o chá das folhas de yacón.... mas vi num site que se deve fazer o chá com 300gr..... Será tanto assim? 300gr. de folhas nao sao muitas folhas para um chá???? Creio que nao entendi muito bem a maneira de fazê-lo...mas o tal site também nao me ajudou muito. fico no aguardo! Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  43. Olá Dra., tá tudo bem com você? Há praticamente sete meses não aparecem suas respostas. Espero que esteja sim tudo bem, apenas falta de tempo.

    ResponderExcluir
  44. Olá Drª
    Sou diabetica, hiper-tensa, estou com esteatose grau III. minha hemoglobina glicosilada está alta; deu 9,3. Me indique algo com que eu possa controlar esse quadro.O Yacon serve? Posso fazer uso do Yacom e da enzima do alpiste aos mesmo tempo?
    lindi_moura@r7.com

    ResponderExcluir
  45. Prezada Dra. Fernanda,

    Meu nome é Flávio Miranda, sou representante da Vitae Saúde. Uma empresa voltada para o segmento de nutrição clínica, ortopedia e produtos complementares. Mais detalhes www.vitaesaude.com.br
    Facilidades para seus pacientes:
    Delivery grátis a Cidade de São Paulo (qualquer valor)
    3 x sem juros no cartão de créditos
    As compras podem ser efetuadas via televendas (telefone), loja fisíca e ecommerce.

    Viste nosso Site: www.vitaesaude.com.br

    Agende uma visita com nosso representante para maiores detalhes

    Alguns dos nosso fornecedores são:


    Skl
    Nestle
    Support
    Nutrimed
    Prodiet
    Abbott

    entre outros

    Obrigado e gostaria muito de ser seu parceiro

    Flávio Miranda
    11 50830551

    ResponderExcluir
  46. marcos jose de soua2 de julho de 2012 01:23

    Gozo de boa saúde e gostaria de saber qual a quantidade diaria posso ingerir da yacon.
    Meu pai tem 89 anos, também com boa saúde, exceto pelo fato de sofrer de labirintite, neste caso, pode ele, fazer uso do tuberculo e em caso afirmativo qual a quantidade. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  47. Oi, boa tarde!
    Drª, como devo consumir essa batata? Cozida ou crua, como uma salada? Obrigada!

    ResponderExcluir
  48. sou uma diabetica,e gostei da batata yacom quero saber onde comprar.

    ResponderExcluir
  49. Sobre o que a Sra postou a respeito da batata YACON, acho conveniente cotejar com o que publicou o Médico Endocrinologista autor do texto (partes) abaixo transcritas:
    ""... não existem grandes relatos de suas propriedades medicinais nesta população... folhas da Yacon, poucos artigos interessantes apareceram... alguns de um grupo de pesquisadores da Argentina, que investigaram os efeitos das folhas da Yacon nos níveis de glicose de camundongos diabéticos (acho importante grifar camundongos que não são estudos em seres humanos).Os autores conseguiram demonstrar que algumas das substâncias presentes nas folhas da Yacon realmente tem efeitos hipoglicemiantes. Mais recentemente, eles conseguiram identificar estas substâncias. Obviamente, o número de estudos é muito pequeno e ainda não existe um consenso total sobre todas as propriedades das folhas da Yacon. Mas temos que ter cuidado... precisamos demonstrar sempre que uma medicação é eficaz, mas que também é segura.
    ... encontrei um artigo muito interessante publicado este mês por um grupo de pesquisadores brasileiros, mais especificamente, de Ribeirão Preto... chá das folhas de Yacon, mas também seus efeitos sobre os rins.Os autores concluíram que os efeitos das folhas do Yacon sobre a glicose é transitório e que seu uso prolongado leva a uma importante lesão renal. Desta forma, fica aqui nosso alerta. Parece que o Chá com Folhas da Yacon tem alguns riscos e estes riscos podem ser muito maiores que os benefícios.Mas e quanto a Batata Yacon? é rica em um carbohidrato diferente chamado inulina (um tipo de frutano).Por ter uma menor absorção que os carbohidratos comuns, a inulina tem um menor valor calórico e, com isso, acaba elevando menos a glicose no sangue... tem um gosto mais adocicado e deve ser ingerida crua... pode ser utilizada pelo paciente diabético. Mas importante: ela não substitui nenhum medicamento nem deve ser utilizada isoladamente para o tratamento do DM.Ela parece ser uma opção saudável, podendo ser utilizada como um substituto bem interessante para pequenas refeições ao dia Também é importante ressaltar que ela não deve ser consumida em excesso.Ainda existe muito mais sobre a Batata Yacon na Internet. Mas cuidado: muitas destas informações vem de Sites duvidosos, falando apenas de seus benefícios e não citando nada de seus efeitos colaterais.Na dúvida, converse com seu endocrinologista ou sua nutricionista sobre o assunto. Referências Bibliográficas:... (Dr. Rodrigo O. Moreira
    Médico Endocrinologista do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro (IEDE)""

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc quer buscar fontes confiáveis, leia artigos científicos atualizados. NADA DEVE SER CONSUMIDO EM EXCESSO. Marabilhoso o que a Dra. escreveu!

      Excluir
  50. Drª Fernanda adorei suas orientações.

    ResponderExcluir
  51. Bom dia Dra Fernanda
    Faço uso da batata yacon para baixar
    colesterol e triglicerides ela serve tambem para esta função. Virgilio

    ResponderExcluir
  52. Boa noite Dra,gostaria de saber se posso ao invés de fazer uso no suco poderia estar comendo a batata crua,e qto eu posso estar comendo por dia desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  53. BOA TARDE ,ADOREI TODAS AS DICAS ,GOSTARIA DE SABER SE TEM UMA ALIMENTAÇÃO PARA DORES NO OMOPLATA OBRIGADA .

    ResponderExcluir
  54. Olá doutora, gostaria de saber como é que faz a farinha da batata Yacon?

    Grata, Creusa Lira.

    ResponderExcluir
  55. vilmar.dm@hortmail. com25 de agosto de 2012 09:54

    Dra. Fico agradecido pela ajuda q me deste com os comentários e orientações sobre a batata yacon.Sou diabético e vou fazer uso da mesma, até já dessidi a cultivar essa planta em minha horta. Obrigado.

    ResponderExcluir
  56. Bom dia, Sou produtor de Batata Yacon há 5 anos, atualmente produzo em grande escala, 4~8ton/mes de yacon extremamente selecionados, aos interessados na compra em grandes quantidades entra em contato yaconespecial@hotmail.com

    Aos consumidores, saiu a pouco tempo uma reportagem sobre a Batata Yacon no Jornal Hoje, se alguem quizer assistir segue o link http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/07/batata-yacon-e-menos-calorica-e-ajuda-controlar-o-acucar-no-sangue.html

    ResponderExcluir
  57. olá Dra
    Gostaria de saber o nome da batata Yacon aqui nos USA aonde mora atualmente.
    Sou diabetica e gostaria de consumir a yacon
    grata
    bjs

    ResponderExcluir
  58. olá Dra
    Gostaria de saber o nome da batata Yacon aqui nos USA aonde mora atualmente.
    Sou diabetica e gostaria de consumir a yacon
    grata
    bjs

    ResponderExcluir
  59. gostaria de saber o que é batata yacon porque na minha região ninguém conhece essa batata moro na bahia no municipio de aiquara

    ResponderExcluir
  60. gostaria de saber o que é batata yacon moro no municipio de aiquara -ba mais ninguém conece

    ResponderExcluir
  61. sou de aiquara -ba gostaria de saber o que é batata yacon

    ResponderExcluir
  62. Olá Dra Fernanda,é um prazer estar em sua página esclarecendo minhas dúvidas que pode ser de mais pessoas.
    É perigoso até que ponto ingerir o leite de alpiste que é a moda do momento,penso que seja uma comida para passaros e não seres humanos...
    Obgada
    Clara RJ

    ResponderExcluir
  63. Olá Dr Fernanda, gostaria de saber o tamanho exato da fatia da batata Yacon, ou quantidade em gramas, pois tem receio de comer em excesso, pois acho que tudo que é demais também faz mal. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  64. Olá Dr Fernanda, gostaria de saber o tamanho exato da fatia da batata Yacon, ou quantidade em gramas, pois tem receio de comer em excesso, pois acho que tudo que é demais também faz mal. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  65. Olá Dra, Frnanda: tenho um problema sério nos rins e nao posso nem chegar perto de sal. existe algum substituto ou algo que pelo menos de para usar?

    ResponderExcluir
  66. joelma silva 5 de outubro de 2012 10:555 de outubro de 2012 10:55

    ola dr Fernanda,eu fiz uma cirurgia onde foi tirado as trompas os ovários e apendicite, eu gostaria de saber se eu posso comer melão estou com 40 dias qualquer tipo de melão. obg!

    ResponderExcluir
  67. Olá....onde posso encontrar a folha dessa batata para fazer o chá?

    ResponderExcluir
  68. boa noite dra.
    é verdade que a batata yacon ajuda acabar com a barriguinha?

    ResponderExcluir
  69. Bom dia, Dra. Fernanda.

    Meu nome é Caroline e sou nutricionista também porém atuo na área de UAN.Li sua matéria sobre a batata yacon e achei extremamente interessante e importante.Parabenizo - a pelo trabalho e fico feliz que tenhamos matérias importantissimas como as suas de orientações e conhecimento para as pessoas.

    Att.

    Caroline Nascimento

    ResponderExcluir
  70. Oi Dotora boa tarde meu nome e Joyce tenho um filho com diabetes tipo 1 essa batata ira ajuda-lo a melhorar a diabetes dele

    ResponderExcluir
  71. BOM DIA,DRA FERNANDA.

    MEU NOME E SONIA,MEU ESPOSO FEZ EXAMES DE ROTINA E AGORA DEU...... colesterol total 260,3mg% E glicose 104,9mg% e triglicérides 423,1mg%

    se eu der td dia a batata yacon para ele ,sera q vai abaixar td isso .uma fatia por dia ajuda....


    ResponderExcluir
  72. Meu nome e Benoides , Boa note Dr a fernanda gostaria de saber se podemos fazer uso de centelha Asiatic a e spirulina manipulados com medicsmentos pra dor se existe alguma Contra indicacao

    ResponderExcluir
  73. anonima 01 de dezembro 2012 boa noite dra fernanda, sou portadora de hiv devido aos medicamentos minha glicemia esta subindo um pouco ja foi constatada que sou dibetica, fiquei sabendo da batata yacon , comprei p esperimenta la so que fico meio em duvida se posso come la devido minha doenca ,gostaria de uma resposta da dra .desde ja fico lhe grata fica com deus e obrigada

    ResponderExcluir
  74. Olá, Gostaria de saber se a batata yacon pode ser consumida por um paciente diabético com IRC em hemodiálise.

    ResponderExcluir
  75. ola Dr gostaria de saber pro q bom a semente do melao..me indicram bater melao com semente e ortelan para emagrecer ..funciona?...gostaria de um nutricionista q me aconpanhacce,conhece alguma q faz isso pela net? bjus e m,uito obrigada

    ResponderExcluir
  76. vou expeimentar e depois volto p/ comentar,estou com a glicemia 110 mais a glicada está 7.2 está muito alta,espero que melhore,muito obrigadpela dica um abraço.

    ResponderExcluir
  77. Drª. Fernanda:
    Bom-dia.
    Gostaria de saber a respeito dos ASPECTOS NEGATIVOS do consumo da BATATA YACÓN.

    Agradecido,
    José Queiroz
    jpq1941@gmail.com

    09.04.13

    ResponderExcluir
  78. bom dia!
    gostaria de saber sobre o consummo da Maca peruana formas de consumo. pode consumir e capsulas de qualquer fabricante? melhora a imunidade em relaçao a quadros alergicos. tenho um tipo de corrimento que ate hoje ainda nao consegui resolver é contdinuo parece estar ligado a minha alimentaçao principalmente ao consumo de carboidratos e acucar/ desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Nairem, não sei se irá te ajudar, mas quando consumia laranja pera, que por sinal sempre gostei muito, causava-me corrimento, fui fazendo teste com minha alimentação e quando parei com a Laranja, nunca mais tive este problema, isto faz mais ou menos 6 anos. Hoje só faço uso de laranja lima. E uma outra coisa me me deu uma reação estranha e foi difícil pra eu descobrir, foi os refresco em pó, não sei qual o motivo até hoje. Mas quando a situação se agravou, parecia que o útero, ovário, bexiga e tudo mais que existe nessa região, queria sair pela vagina, eu andava como se tivesse acabado de sair de uma cirurgia, tinha medo de andar. Fui ao ginecologista que me pediu vários exames e todos com resultados normais, fiquei meio desorientada, porque uma sensação tão ruim os médicos não achavam a causa? Desde então parei de tomar tais refrescos, que era uma coisa que eu consumia diariamente. Fui melhorando e em 30 dias já não sentia mais nada, então resolvi voltar a tomar, primeiro porque não tinha certeza se era ou não o refresco. E o problema começou a voltar, parei novamente e nunca mais tomei, nunca mais tive tais problemas. Espero te ajudar em alguma coisa.

      Excluir
  79. Bom dia Dra!!
    gostaria de saber sobre os beneficios do consumo da Maca peruana, como consumir (em capsulas ou em pó)? pode comprar de qualquer fabricante?, aumenta a imunidade mesmo? ajuda em casos de alergias com rinites e corimentos causados por candidas cronicas? Desde já agradeço muito, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe me intrometer, mas veja se não é o consumo de laranja pera ou refrescos em pó que causam os corrimentos.

      Excluir
  80. Boa tarde Dra mas onde encontro essa batata yacon para comer ou mudas para plantar..em sp . gente eu não acho .. se alguem souber onde VENDE POR FAVOR .. brito_cm@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em São Paulo essa batata é encontrada nas feiras livres,por sinal agora é tempo dela.

      Excluir
    2. Vende no sacolão de Santo André (Ceasa), ou encomende numa barraca de feira que eles trazem pra você. 800g está em torno de R$ 15,00

      Excluir
  81. A BATATA YACON NORMALMENTE É ENCONTRADA NOS HORTIFRUTIS OU SUPERMERCADOS. BOA SORTE.

    ResponderExcluir
  82. dra . fiz 3pontes de safena e 1mamaria , gostaria sber se tomar pholia negra , oleo de coco c/cártamo espero resposta .mui grata ... MARLENE SILVA

    ResponderExcluir
  83. gostaria de saber se a batata yacon é indicada para as pessoas que tem pressão alta, intestino muito preguiçoso.

    ResponderExcluir
  84. Li sobre várias formas de como consumir a yacon e gostaria de saber se devo comer antes ou nos intervalos das refeiçoes?
    Tenho predisposição a desenvolver a diabetes por hereditariedade(pai). Tive a taxa de glicemia alterada 2 vez em intervalos de 6 meses.Estou com 52 anos, peso 54 Kg e 1,58 de altura. Grata pel atenção. Roseni P. M. - Londrina - Pr.

    ResponderExcluir
  85. Onde e como posso encontrar esta batata emportugal

    ResponderExcluir
  86. Acabei de encontrar seu site e adorei!!!
    Gostaria de saber se esta batata é boa para quem tem psoriase?
    Tenho nas unhas e na sola dos pés.
    Existe algum tipo de alimento que melhore esse tipo de doença?
    Desde já agradeço
    Um abraço.
    Marcia Figueiredo

    ResponderExcluir
  87. Olá doutora Fernanda!!
    Gostaria de saber se existe algum tipo de alimento que ajude no tratamento de psoriase .Tenho esta doença a mais de vinte anos nos pés e unha,morro de vergonha de por uma sandalia.Me ajude por favor.
    Desde já obrigada
    Marcia figueiredo

    ResponderExcluir
  88. Boa Tarde, adorei o site a Dra. tem facebook?

    ResponderExcluir
  89. Boa noite! Dra Fernanda, fiquei encatadissima com sua pagina, li sobre a batata Yacon, começo hoje a fazer uso pois tenho diabetes tipo 2, espero que eu consiga baixar ..obrigada

    ResponderExcluir
  90. Olá Dra. Fernanda, tenho resistência a insulina, meus níveis glicêmicos são bons, mas a insulina insiste em se multiplicar e não me deixa emagracer de jeito algum. As dietas são extremamentes restritivas o que me faz desistir rápido.
    Posso usar a yacon?

    ResponderExcluir
  91. Dra,boa noite!
    Há uns 4 meses exames apresentaram alta da a minha glicose,inicei uma dieta e ao repetir exames o nivel de potassio também havia aumentado.Estou com 59 anos e gostaria de uma sugestão de dieta para fazer com que estes niveis alterados abaixem.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  92. Dra Bom dia,
    meu nome é Ananias Pereira da Silva,
    gostaria de saber quando devo consumir a batata iakon e qual a quantidade,
    se é antes do almoço ou após ou junto,

    Muito Agradecido,
    Grande Abraço.

    ananiaspesca@hotnail.com,

    Ananias Pereira da Silva.

    ResponderExcluir
  93. Dra Boa Noite,
    meu nome é Luana.
    Dra , meu avô fez uma cirurgia de ponte safena e a pressão dele só fica baixa .

    Muito Agradecida.

    luana.juniin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  94. Dra Fernanda fiz um exame de glicemia de jejum de 8 horas, a glicose esta em 105, sou considerada diabetica? estou em pânico, me ajude.

    ResponderExcluir
  95. quantas vezes poso comer a batata yacon

    ResponderExcluir
  96. Ola Dra Fernanda. Vi em alguns sites americanos que existe o xarope de yacon para ser utilizado como adoçante. Sabe me dizer se em forma de xarope ele possui as mesmas características? Será que vale a pena?

    ResponderExcluir
  97. Maria José Brigido12 de março de 2014 11:59

    Dra. Fernanda por favor me ajude gostaria de saber se pessoas com problemas renais (renal crônico) e com alto nível de potássio, podem consumir a batata Yacon?

    ResponderExcluir
  98. Drª Fernanda quem tem labirintite pode comer alimento que contém potassio , beringela e limão?

    ResponderExcluir
  99. Já fui na feira e já comprei, comecei a usar espero que vou ter bons resultados...

    ResponderExcluir
  100. Drª Fernanda quanto devo comer por dia da batata para prevenir diabetes, colesterol alto, etc.. obrigado.
    Washington Brasília-DF

    ResponderExcluir
  101. LUCIA 10 de junho de 2014
    -por gentileza, Dr. Fernanda...quem sofre de insuficiência renal crônica, pode comer batata yakon?

    ResponderExcluir
  102. -gostaria de saber se quem sofre de insuficiência renal pode comer batata yakon todos os dias.....por favor me responda .

    ResponderExcluir
  103. Estou DR SUNNY, congratulo-me com todos vocês ao meu mundo de templo espiritual de solução eu quero garantir-vos que de modo que nunca me contactou para acontecerá com os poderes de meus antepassados. eu quero que você saiba que eu estou aqui para ajudá-lo em qualquer problema que você pode estar enfrentando, eu tenho sido no campo de ajudar as pessoas por mais de 55 anos agora, eu quero que você saiba que eu tenho ajudado resolver mais de 7000 pessoas com tantos problemas em diferentes países e que eles nunca pararam de me chamar para me agradecer o bom trabalho que eu tenho feito para eles. Meu bom trabalho se espalhou para muitos países, por isso, é porque eles viram o meu bom trabalho e que me ajudou a espalhá-lo por todo o mundo. Eu quero que você saiba que o momento em que você entrar em contato comigo basta considerar todos os seus problemas resolvidos, porque eu sei que quando eu começar em seu trabalho feitiço que você está indo para testemunhar ao mundo inteiro aqui, e-mail me via endereço. (Drsunnydsolution1 @ gmail. com

    Você está passando por algum destes problemas,

    Você precisa de seu VOLTAR EX MUITO RÁPIDO

    DON Você quer que seu amante para TE AMO AS como nunca antes

    Você está sofrendo de uma doença LONGO TEMPO

    Você está enfrentando problemas financeiros

    Você está procurando por um bom trabalho

    VOCÊ QUER SE TORNAR UM DONO DA CASA

    VOCÊ ESTÁ PROCURANDO UMA GRADE DE PRIMEIRA CLASSE

    VOCÊ QUER SAIR PRIMEIRO em seus exames

    É você uma estrela e quer ser tão popular AO MUNDO INTEIRO

    VOCÊ QUER SER RICO

    VOCÊ QUER SEU NEGÓCIO para manter em movimento

    VOCÊ TEM UMA EMPRESA DE QUALQUER TIPO E VOCÊ QUER EXPANDIR

    Quer que o seu marido ou esposa PARA MANTER SEU MUNDO

    Você está enfrentando algum problemas conjugais

    SÃO Você está encontrando dificuldades para engravidar para seu marido

    Você está experimentando abortos QUALQUER MOMENTO DE TOMAR NO

    VOCÊ QUER competir em qualquer jogo de loteria

    Você está enfrentando HARDSHIP

    VOCÊ TEM SIDO AMEAÇADO POR ALGUÉM

    VOCÊ QUER SER BEM SUCEDIDO EM QUALQUER COISA QUE VOCÊ colocar em suas mãos

    É seu filho ou filha se comportando estranhamente

    Você está enfrentando MANIPULAÇÕES bruxaria

    VOCÊ QUER para lançar um feitiço amor forte EM SEU menina ou menino AMIGO

    VOCÊ PRECISA poderes mágicos para fazer qualquer coisa que você quer

    Você está encontrando dificuldades para escolher um parceiro de vida

    Você quer que seus pais para ser orgulhoso de você

    Você está experimentando o fracasso e DECEPÇÃO EM QUALQUER coisa que você faz. (ETC)

    drsunnydsolution1@gmail.com

    ResponderExcluir
  104. Meu nome é Tajuana Adilson, era muito sério na minha vida como um HIV positivo, quem vai acreditar que uma erva pode curar oito anos HIV em meu corpo e eu estava tendo problema em minha pele em resultado deste vírus, eu nunca acredito que isso vai funcionar eu tenho gastar um monte de dinheiro comprando drogas do hospital para manter-me saudável e eu estava esperando por essa morte porque estava desamparadocurar um dia dura sobre este grande homem que é bem sei de HIV e câncer, decidi enviar-lhe (okonofua_solution_tem99@hotmail.com), inconscientemente para mim que isto será o fim do VIH em meu corpo, ele preparou a erva para mim e enviá-lo através do serviço de correio e deu-me instruções sobre como levá-lo, no final dos alguns dias, ele me disse para ir ao hospital para um check-up e eu fui, surpreendentemente, após o teste, o médico confirmou-me negativo, eu pensei que era uma piada, fui para outros hospitais lá, acreditei que sou HIV negativo. Eu realmente quero dar graças ao Dr. PAUL EMEN por salvar minha vida, eu nunca acreditei que vou ser HIV negativo hoje, por favor, meus queridos amigos, ajudam-me a agradecer o Dr. PAUL EMEN por aquilo que ele fez na minha vida, sou grato senhor. Se você está tendo o mesmo problema por favor livre contatá-lo através deste e-mail (okonofuatem99@gmail.com) contactá-lo agora eu sei como é triste você se sente bem agora, eu te amo Dr. PAUL EMEN nunca esquecerei você e prometo compartilhar este testemunho todos lá e em qualquer lugar que eu posso ser. para qualquer informação sobre médico entre em contato comigo em tajuanaadilson2@gmail.com. Que Deus te abençoe o senhor.

    ResponderExcluir
  105. Você quer comprar um rim ou você quer vender sua
    rim? Tem
    em busca de uma oportunidade de vender seu rim por dinheiro
    devido à ruptura financeira para baixo e você não sabe o que
    que, em seguida, contacte-nos hoje e vamos lhe oferecer um bom
    quantidade de dinheiro para o seu rim. Meu nome é Doutor Dagama,
    sou um
    Nefrologista em PREMIER MEDICAID internacional. Nossa clínica é
    especializado em cirurgia de rim e também lidar com
    compra
    e transplante de rins com a vida de um
    doadora correspondente.
    Estamos localizados na Índia, Turquia, Nigéria, EUA, Malásia.
    Se você está interessado em vender ou comprar rim de por favor não
    hesite em contactar-nos através do e-mail.
    Email: premiermedicaidinternational@yandex.com

    cumprimentos
    Dr Dagama.

    ResponderExcluir
  106. Dr. Fernanda não encontro o xarope de yacon me ajude.por favor

    ResponderExcluir
  107. Dra tenho um ninél alto de colesterol triglicerides quais as melhores coisas para baixar dizem que a chia e boa e a beringela tambem e vdd vc pode me ajudar com alguma dica por favor

    ResponderExcluir
  108. Você quer comprar um rim ou você quer vender sua
    rim? Tem
    em busca de uma oportunidade de vender seu rim por dinheiro
    devido à ruptura financeira para baixo e você não sabe o que
    que, em seguida, contacte-nos hoje e vamos lhe oferecer um bom
    quantia de dinheiro para o seu rim. Meu nome é Doutor MACPHERSON
    sou um
    Nefrologista em MACPHERSON CLINIC. Nossa clínica é
    especializado em cirurgia de rim e também lidar com
    compra
    e transplante de rins com a vida de um
    doadora correspondente.
    Estamos localizados na Índia, Turquia, Nigéria, EUA, Malásia, Índia
    Se você está interessado em vender ou comprar rins por favor, não
    hesite em contactar-nos via e-mail.
    Email: doctormacphersonclinic@gmail.com
    cumprimentos
    DR MACPHERSON

    ResponderExcluir
  109. Você quer comprar um rim ou você quer vender sua
    rim? Tem
    em busca de uma oportunidade de vender seu rim por dinheiro
    devido à ruptura financeira para baixo e você não sabe o que
    que, em seguida, contacte-nos hoje e vamos lhe oferecer um bom
    quantia de dinheiro para o seu rim. Meu nome é Doutor MACPHERSON
    sou um
    Nefrologista em MACPHERSON CLINIC. Nossa clínica é
    especializado em cirurgia de rim e também lidar com
    compra
    e transplante de rins com a vida de um
    doadora correspondente.
    Estamos localizados na Índia, Turquia, Nigéria, EUA, Malásia, Índia
    Se você está interessado em vender ou comprar rins por favor, não
    hesite em contactar-nos via e-mail.
    Email: doctormacphersonclinic@gmail.com
    cumprimentos
    DR MACPHERSON

    ResponderExcluir
  110. Você quer comprar um rim ou você quer vender sua
    rim? é você
    em busca de uma oportunidade de vender seu rim por dinheiro
    devido à ruptura financeira para baixo e você não sabe o que
    que, em seguida, contacte-nos hoje e vamos lhe oferecer um bom
    quantia de dinheiro para o seu rim. Meu nome é Doutor Dagama,
    sou um
    Nefrologista em PREMIER MEDICAID INTERNATIONAL. Nossa clínica é
    especializado em cirurgia de rim e também lidar com
    compra
    e transplante de rins com a vida de um
    doadora correspondente.
    Estamos localizados na Índia, Turquia, Nigéria, EUA, Malásia.
    Se você está interessado em vender ou comprar o rim de por favor, não
    hesite em contactar-nos via e-mail.
    Email: premiermedicaidinternational@yandex.com

    cumprimentos
    Dr Dagama.

    ResponderExcluir
  111. Houve um monte de dúvidas sobre a cura da aids hiv, eu também duvidei, mas agora eu tenho a acreditar que o milagre que eu recebi também pode ser de grande ajuda para o mundo. Meu nome é Angela meu email é angelafreemane@gmail.com Eu vivi com esta doença mortal por mais de um ano, meu marido descobriu que nós éramos ambos HIV positivo. Nós tentamos por todos os meios para viver nossas vidas, apesar de esta coisa no nosso corpo é apenas quando tropeçavam este poderoso herbalista que ele retratou cura. No início, estávamos mais cético, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa e pedimos para algumas de suas ervas e algumas semanas após a conclusão do processo devido a este fitoterapeuta, fomos para um teste como nós também disse, nós foram esmagados felicidade quando recebi os resultados na clínica. A taxa de vírus no corpo e caiu em algumas semanas estávamos completamente cicatrizado. Também perguntou por que ele não veio para o mundo que ele tinha a cura e ele disse que fez em 2011, mas foi rejeitado pela equipe de pesquisa internacional. A coisa mais importante é para você ser curado, se você quer saber sobre esta chamada fitoterapeuta no 2349032913215 ou e-mail: odincurahiv@gmail.com ou odincurahiv@outlook.com

    ResponderExcluir
  112. Meu nome é feliz, dos EUA, eu quero testemunhar de como eu tenho curado de HIV AIDS. Eu tenho vivido com esta doença mortal para o passado 11 meses, eu fiz tudo o que posso para curar esta doença, mas todos os meus esforços foram abortiva até que eu encontrei um velho amigo meu que me contou sobre um Herbalist Africano que usam ervas e raízes para curar todo o tipo de doenças, embora eu nunca acreditei que ele pode curar o HIV, mas eu decidi dar-lhe uma tentativa, quando entrei em contato com ele, ele me ajudou a expulsar o vírus do meu corpo, baixa e eis que, quando eu fui para um check-up i foi-me dito que eu sou negativo. Contacte esta grande Herbalist através deste e-mail okonofuatem99@gmail.com e okonofua_solution_tem99@hotmail.com ou você pode entrar em contato comigo para obter mais brilho me add no facebook happyaa4@gmail.com.

    Ones agradecer novamente a você doutor Paul Emen i vai manter testemunhando sobre você por salvar minha vida.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!