quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Boas escolhas no Supermercado

O Portal IG me pediu para falar sobre como fazer Boas escolhas no Supermercado e dá uma olhadinha para você ficar mais esperto! Vale ler sobre as sopas, sucos industrailizados, iogurtes e pão de forma.



Mas vou dar uma palhinha da entrevista para vocês.

Sopa

- Para quem não tem tempo de fazer a sopa em casa, quais as principais dicas na hora de escolher o produto de saquinho?


Dra Fernanda Granja: O uso de sopa de saquinho não é indicado pois provavelmente a quantidade de sódio é excessiva, mas se mesmo assim optar por comprar, deve-se procurar aquelas sopas que tenham uma maior oferta de vitaminas e minerais e tomar muito cuidado com os valores de sódio, pois normalmente essas sopas de saquinho apresentam uma quantidade excessiva de sódio, que é prejudicial à saúde por diversos motivos como por aumentar a pressão arterial e o acúmulo de água corporal.


- É verdade que apesar de ser constantemente relacionado à dieta, esse alimento pode colocar a dieta em risco? Fale um pouco sobre isso.


Dra Fernanda Granja: A sopa pode colocar a dieta em risco quando usada por indivíduos com tendência à hipertensão ou já hipertensos, podendo piorar sua situação clínica, e em mulheres que no período pré-menstrual podem apresentar mais inchaço devido à retenção hídrica, causada pelo alto consumo de sódio, e pode atrapalhar a circulação, piorando casos de celulite e pernas cansadas.


Sucos prontos (vendidos em embalagens tetrapak ou garrafinhas)



- Li que os principais problemas desses sucos são açúcar, conservante e corante. Está correto?

Dra Fernanda Granja: Sim, é necessário estar atenta à composição nutricional do suco para escolher a opção mais saudável. Muitos sucos industrializados podem apresentar uma porcentagem mínima da polpa da fruta, enquanto apresentam por demasiado substâncias como conservantes, corantes, xarope de glicose e muito açúcar comprometendo a qualidade nutricional e calórica da bebida.

- Considerando que as pessoas nem sempre têm tempo para fazer sucos com frutas in natura, dê dicas de como escolher a melhor entre as bebidas industrializadas (acho importante informar se sucos de soja são os melhores. E se a pessoa não gostar desses, o que fazer?)


Dra Fernanda Granja: Para fazer a melhor escolha dentre os sucos industrializados é importante estar atento ao rótulo nutricional do produto. Verificar a ordem dos ingredientes pode ser importante para saber se o produto apresenta mais açúcar na composição do que a fruta propriamente dita, por exemplo. Sendo que a melhor opção de suco industrializado é realmente aquele que apresenta 100% de polpa da fruta. Fique atento para o primeiro ingrediente que está descrito no rótulo: aquilo que estiver em primeiro, é o que tem maior quantidade.

EX: Ingredientes: açúcar, água, polpa de fruta, etc – esse tipo é o pior, pois tem mais açúcar do que fruta.

Ex: Ingredientes: polpa de fruta, água, açúcar, etc – sempre escolha o que tiver mais fruta na composição do que todos os outros ingredientes.

Não penso que o produto com soja é melhor. Sempre indico a fruta isolada e não com soja.

Pão de forma


- Quais os principais itens que devemos levar em consideração antes de escolher o pão de forma?


Dra Fernanda Granja Os itens que devemos levar em consideração ao escolher um pão são as quantidades de gorduras saturada e trans, fibras, carboidratos e conservantes presentes. Preferindo aqueles com maiores teores de fibras e menores em gorduras, carboidratos e conservantes.

Vale a mesma regra do suco de caixinha, ou seja, aquele que vem em primeiro lugar na descrição dos ingredientes, é o que tem maior quantidade.

Deve-se sempre ter em maior quantidade, a farinha de trigo integral e não a farinha especial enriquecida com ferro e ácido fólico, que nada mais é do que a farinha branca.



Ficou querendo saber mais? Vai lá no portal IG e mata sua curiosidade.
beijossss

10 comentários:

  1. Acho super importante, as observações feita pela Dra. Fernanda. Eu sou daquelas que não tem tempo, mas não descuido de olhar e ler os rôtulos. É um longo caminho a percorrer, devemos ser observadoras, certamente criar um hábito, é mudar toda uma cultura de deixar os outros decidirem os cuidados com sua vida. Cuidar da sua saúde, escolhendo o melhor, somente traará beneficios! Parabéns pelos esclarecimentos!

    ResponderExcluir
  2. Sou nutricionista tbm e adorei o seu blog!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Heloiza! Seja bem vinda para trocar informações, tá?
    beijossss

    ResponderExcluir
  4. gostaria de uma orientação, sobre alimentação para diabetico. pois descobri a dias atras e não sei como proceder com a relação a alimentação

    deste já agradeço.

    Nadson José

    ResponderExcluir
  5. Dra. Fernanda, solicito sua gentileza, se possível, em informar que alimentos posso e não posso comer. Tenho 62 anos e recentemente tive uma forte crise de diabetes (tipo 2), doença que desconhecia ter até essa data. Perdi 18kg em menos de 30 dias (pesava 108kg e agora estou com 91kg). Atualmente estou medicado e tomando remédios com orientação médica do SUS, e, a lista de alimentos da dieta, passada pela médica do SUS, foi vaga e muito resumida e tenho muitas dúvidas, principalemnte pelo fato que ainda trabalho de segunda a sexta e almoço todos os dias fora. Se a senhora fizesse a gentileza de me passar uma lista mais detalhada do que posso e não posso comer me ajudaria muito. Caso seja necessário segue meu email (henriqmj@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  6. Dra. Fernanda gostaria de saber se a batata yakon e a berinjela e indicada para quem tem gordura no figado que e o meu caso.Meu nome é Flauzina Mengali .Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Dra. Fernanda gostaria de saber se a batata yakon e a berinjela e indicada para quem tem gordura no figado que e o meu caso.Meu nome é Flauzina Mengali .Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  8. BOA TARDE DRA FERNANDA. SOU DIABETICA E ESTOU COM TRIGLICERIDES ALTO. QUANTO DE BATATA YACON DEVO COMER DIARIAMENTE. O MEU MEDICO DISSE QUE MEU DIABETES ESTA DESCOMPENSADO E COM ISSO MEU TRIGLICERIDES NÃO ABAIXOU AINDA. EU TOMO METFORMINA DE 850(2AO DIA) GLICAZIDA DE 30(4AO DIA) E AGORA ELE ME RECEITOU FORXIGA(1AO DIA) POSSO COMER ESSA BATATA. EU FIQUEI SABENDO HOJE ATRAVES DE UMA AMIGA. PODE ME ENVIAR NO MEU E-MAIL;: DOCEMODA@OUTLOOK.COM. AGUARDO COM ANSIEDADE E VOU SEMPRE ENTRAR NO SEU BLOG. MUITO OBRIGADA QUE DEUS CONTINUE LHE DANDO CADA VEZ MAIS SABEDORIA. UM ABRAÇO- DONI.

    ResponderExcluir
  9. Você está precisando de empréstimo? Nós podemos ajudar você!

    Nós emprestamos fundos para indivíduos e empresas que precisam de assistência financeira, que têm um mau crédito ou precisam de dinheiro para pagar as contas e investir no negócio. Eu quero usar este meio para informá-lo que eu presto assistência de beneficiário confiável como nós somos satisfeitos oferecer um empréstimo na quantidade de desconto de 2%. Portanto, não hesite em solicitar um empréstimo, porque nós lhe forneceremos o melhor de nossos serviços. Contato: campbellfinancialfirm@gmail.com

    Serviços prestados INCLUDE;
    * Refinanciamento
    * Melhoramento da casa
    * Empréstimo de investimento
    * Auto empréstimos
    * Consolidação de débito
    * Empréstimos de Negócios
    * Empréstimos pessoais
    * Empréstimos internacionais.

    Contato: campbellfinancialfirm@gmail.com
    David Campbell

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!