segunda-feira, 11 de abril de 2011

Alimentação e Atividade Física

Continuando o assunto de alimentação no exercício, que já falei aqui, a minha coluna do mês de abril para o Jornal Vida Integral é sobre a importância da alimentação na Atividade Física. O jornal hospeda minha coluna desde agosto de 2010 e o primeiro texto foi sobre Alimentos Enriquecidos e desse texto o portal IG me entrevistou sobre esse assunto e você confere nesse link.

Sobre Alimentação e Atividade Física, confira o texto na íntegra:

Não importa a sua idade nem o seu preparo físico, a alimentação correta é essencial na atividade física, pois assim você consegue alcançar o objetivo, seja qual for. Saiba a importância da uma alimentação antes e depois do exercício:

Alimentação é importante para:

·         Manter e repor o combustível necessário para a atividade física;
·         Fornecer matéria prima para construção de células e músculos;
·         Proporcionar o bom funcionamento de todos os sistemas de nosso organismo;
·         Hidratar!!!

Nutrientes necessários na Atividade Física: Carboidratos, Proteínas, Lipídeos, vitaminas e minerais.


CARBOIDRATOS (CHO)

Sua função é de fornecer energia, repondo o que foi gasto durante o exercício. O glicogênio do músculo e a glicose sangüínea derivada do fígado são CHO prontamente disponíveis como fonte primária de combustível durante o exercício. Porém para o disponibilizarmos precisam estar reservados e para tanto precisamos consumir os alimentos fontes de CHO: pães, massas, cereais, batata, milho, mandioca, mandioquinha, farinhas.

CARBOIDRATOS X EXERCÍCIO
Antes: Lanches ou a refeição com até 1 hora de antecedência contendo pães, arroz, batata ou outra fonte de carboidrato. Evite carboidratos simples imediatamente antes da atividade.
Durante: carboidratos simples = COMBUSTÍVEL FÁCIL Caso a atividade se estenda por mais de 60 minutos consumi-los, como isotônicos, maltodextrina.
Após: para recuperação da energia gasta, que pode ser feito através da ingestão de lanches contendo pão ou a refeição com arroz, batatas ou massa, por exemplo.

PROTEÍNAS

Alimentos fontes de proteína fornecem matéria prima para a construção de células – são os famosos aminoácidos. Estes participam em 5% apenas como fonte de energia para a atividade. Seu consumo é importante por todo o dia, uma vez que não possuímos reservas e a recuperação muscular se completa em, no mínimo 48horas. As fontes mais comuns são: carnes (brancas ou vermelha), ovos, leite e derivados e leguminosas como a soja.

PROTEÍNA X EXERCÍCIO
Antes: Deve estar presente na refeição que anteceder a atividade, porém cuidado com a gordura. Esta tem uma digestão demorada e pode atrapalhar no momento do exercício.
Durante: pouca participação quando o carboidrato é fornecido de forma correta.
Após: RECUPERAÇÃO. O consumo pode ser feito através da refeição pós-atividade, como recheio de lanches (peito de peru, queijo branco, carne louca) ou na refeição como filés grelhados, omeletes, picadinhos, etc.


GORDURA

Sua função é fornecer energia, revestir nossos órgãos protegendo-os contra choques e lesões traumáticas, produzir hormônios, promover a manutenção da temperatura corporal, e transporte de algumas vitaminas importantes como a A, D, K e E. Suas fontes são manteiga, margarina, óleos, maioneses, chantily, banha e está presente em doces, croissant, sorvetes cremosos, etc. CUIDADO!!!

GORDURA X EXERCÍCIO
Evitar o consumo de gordura próximo ao evento esportivo, pois o tempo de digestão será maior se consumidos, o que influencia negativamente numa competição ou treino.



HIDRATAÇÃO   
      
A ingestão insuficiente de líquidos resulta na “desidratação voluntária”, isto é, desidratação que ocorre mesmo quando as bebidas são oferecidas em abundância.

Durante a atividade física: de 15 em 15 minutos: 150 a 200 ml de líquido frio (5 a 10º c).  Água ou isotônicos.
A adição de açúcar e de uma pequena quantidade de sal à bebida estimula a sede e aumenta o seu consumo. As bebidas isotônicas encontradas no comércio apresentam essas características e são consumidas em maior quantidade que água, sucos de frutas diluídos ou bebidas preparada em casa. Mas cuidado! Elas só devem ser consumidas por pessoas que realmente praticam esporte de alta intensidade, do contrário, pode até engordar.

Bom exercício a todos!
beijossss


14 comentários:

  1. Vou seguir as dicas, obrigada.
    Natália Hamada

    ResponderExcluir
  2. Olá minha querida Dra.! É assim que a sentimos. quase todos os dias entro aqui para acompanhar os últimos acontecimentos e artigos.
    Minha querida eu irei fazer uma consulta com vc e irei levar também os meus filhos, um de 15 e uma de 5.  gostaria de uma ajuda enquanto isso, o meu filho de 15, cresceu muito esta com 1,80 metros. apareceram varias estrias no bumbum, e agora percebi que nas costas estão aparecendo também, o que posso fazer. Posso dar a ele gelatina hidrolizada? e minha filha de 5 anos não come quase nada, esta crecendo com falta de muitas vitaminas, o que faço, li hoje aqui sobre varias farinhas de verduras, como  beterrabas,   etc... 
    Me ajude querida ate eu poder ir a  sua consulta.                        
    Um grande abraço, é maravilhoso ter vc por perto. 
    Gostaria de receber um aviso de sua resposta?
    Liliana Caetano - liliana.caetano@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Dra. Quero fazer uma correção !
    Eu quis dizer, colageno hidrolizado, e não gelatina hidrolizada.Ok. Obrigada querida pela atenção, um grande abraço no seu coração.
    Liliana Caetano.

    ResponderExcluir
  4. Oi Liliana! Obrigada por tanto carinho! :)
    Para seu filho, o colágeno hidrolisado pode ajudar sim, mas a dieta dele tem que ser bem equilibrada de proteínas, senão o colágeno não cumpre a sua função.
    Para sua filha, vovê pode sim usar as farinhas de verduras na alimentação dela. Coloque no feijão ou no suco em alguma hora dia dia. A ração humana também é ótima, pois tem várias nutrientes.
    Mas precisa convesar com ela para ela comer mais e ficar forte... ela já é mocinha para entender. E não pode deixar ela ficar substituindo a refeição por iogurtes, bolachas recehadas, emfim, alimentos de pouco valor nutricional. Não sei se é o caso dela, mas toda criança que não come direito acaba comendo muito lanche e muito leite no lugar.. e isso não e nada bom! Tem que quebrar esse hábito ruim.
    beijossss

    ResponderExcluir
  5. Bom dia doutora!!
    Gostaria de saber quantos minutos por dia e quantos dias na semana devo fazer esteira para perder peso.Preciso perder uns 5 quilos por questao de saude,por favor me ajude.

    bjos!

    ResponderExcluir
  6. De esteira eu não sei, mas gerlamente o que os personal trainers dizem, é fazer 30 min de atividade intensa todos os dias.
    beijossss

    ResponderExcluir
  7. muito obrigado eu copiei um pedaco do texto para um trbalho de escola, espero que esteja tudo bem, nao tive tempo de ler o texto todo mas tenho certeza que e muito importante saber de todas essas coisas importantes que voce diz na sua, eeee nem sei como dizer no seu texto ou melhor espricacacao

    ResponderExcluir
  8. OI dr. eu tenho uma pergunta oque eu posso fazer de um jeito pratico e nutritivo para perder 5 quilos por semana!!!

    ResponderExcluir
  9. 5kg por semana????? assim não dá, né?? Perde rápido e ganha rápido! Fica a dica!'
    beijossss

    ResponderExcluir
  10. Copia e colar nunca é bom, né??? Uma boa barsa pra vc iria bem! rsrsrs
    beijosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dra. Fernanda poderia me ajudar pois estou com 90 kg e tenho 1,75. Atualmente faço Muay Thai e não tenho visto muitos resultados, acredito que porque eu não tenho pegado firme. O que preciso fazer para a Dra. me enviar um cardápio simples com o que devo comer durante o dia e principalmente antes e depois dos treinos e as quantidades. Por favor me ajude, preciso emagrecer minha auto estima está lá em baixo!!!

      Excluir
  11. ,

    Eu sou portuguesa e vejo sempre o seu blog, que gosto muito. Li sobre umas capsulas que recomenda para a flacidez que e o nutrasil. Gostaria de saber se nao tem nenhuma contraindicacao se comecar a tomar, pois sou saudavel e a unica coisa que tomo e oleo de onagra para a tpm. Tenho 36 anos e tres filhos e nunca tinha sentido a barriga flacida e a um mes para ca esta muito flacida, por isso a minha pergunta sera que posso tomar o nutrasil e nao me vai fazer mal a saude?e posso continuar a tomar o oleo de onagra em conjunto?Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde dra
      Reparei que colocou a minha pergunta no seu blog, mas nao me chegou a responder.
      Nao sou brasileira sou portuguesa e nao consigo ir ao seu consultorio, sera que me pode responder para o meu mail?
      Obrigada

      Excluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!