segunda-feira, 16 de maio de 2011

Muitas ervas, Duas receitas

Pessoal, no próximo sábado, dia 21 começa o curso que vou dar sobre alimentação funcional e natural! Veja a notinha que saiu no blog da blog da Pense Leve:


Que tal aprender mais sobre nutrição e aplicar seus conhecimentos em benefício de toda a família? A nutricionista Fernanda Granja, especializada em nutrição funcional, nutrição pediátrica e fisiologia do exercício, em parceria com o Instituto Aline Pastori ministrará o curso "Nutrição Natural e Funcional", voltado para pessoas preocupadas com a qualidade de vida e que buscam o bem-estar.



As aulas terão tópicos como: equilíbrio do organismo; a importância de cuidar bem do intestino; alimentos funcionais; alimentos e sucos desintoxicantes; a importância da fitoterapia; e combinações de chás para diversas necessidades.


O curso, que é pago, possui quatro módulos que serão divididos em dois sábados, 21 de maio e 04 de junho, das 9 às 17 horas. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 2548-4858 ou pelo e-mail contato@institutoalinepastori.com.br.


Serviço do evento:
Curso: "Nutrição Natural e Funcional"


Datas: 21/05 e 04/06
Horário: das 9 às 17 horas
Local: Instituto Aline Pastori
Endereço: Rua Capitão Pacheco e Chaves, 1206 - cj 03 e 04 - Vila Prudente
Contatos: (11) 2548-4858 e contato@institutoalinepastori.com.br
Investimento: R$ 390,00 à vista ou 4 parcelas de R$ 110, 00


Hoje, confira minha coluna no Jornal Vida Integral desse mês!

Muitas Ervas, duas receitas
Muitas ervas e um sonho: recuperar ou manter a saúde e emagrecer. O sonho merece elogios, já a mistura de muitas ervas nem tanto. Veja o que a nutricionista recomenda.
 
Você já deve ter ouvido falar sobre o chá 7 ervas. Aliás, já ouvimos falar no chá de 30 ervas, não é mesmo? E sempre com a promessa de limpar tudo e emagrecer tudo, não é verdade?


Na verdade, não é bem assim, então vamos esclarecer algumas coisas.

Esse tipo de produto é bastante diferenciado e não existe uma fórmula. Cada marca seleciona algumas ervas de sua preferência e não existe uma regra, mas geralmente as ervas presentes são:

Cascara sagrada, carqueja, cavalinha, centella asiática, sene, chá verde e erva de bugre.

Cascara Sagrada = É um potente laxante; normaliza funções do intestino.

Carqueja = Atua sobre fígado e intestinos; hipoglicemiante; Diurético; Combate problemas digestivos e anemia.
Cavalinha = Antiinflamatório; auxilia em problemas genitais e menstruações excessivas; Limpa secreções de pulmão e sangue; age repondo silício perdido em emagrecimentos.
Centella Asiática = Tonificante; Rejuvenesce o cerebro por possuir alcalóide; normatiza a produção de colágeno; usado para emagrecer; tratamentos de pele.
Sene = Laxativo e purgativo.
Chá Verde = Estimula o metabolismo; ação antioxidante.
Erva de Bugre = Diurético; Reduz colesterol; diminui inchaço das pernas; estimula circulação e o coração; útil em doenças da pele.

Efeitos Negativos
Muitos usam essa mistura como produto chave para o emagrecimento, mas não é o mais indicado. Pesquisas na área da botânica afirmam que misturar mais que 3 ervas em uma infusão é desnecessário, já que a partir disso, o princípio ativo das plantas podem interagir de forma negativa uma com as outras. Além disso, o uso indiscriminado de fitoterápicos podem trazer vários maleficios ao organismo, tais como:

• Baixa absorção de vitaminas e minerais, já que o efeito dirurético é grande;
• Pode ocorrer queda da pressão sangüínea;
• Pode prejudicar o funcionamento da tireóide, pelo excesso de chá verde;
• Pode provocar cólicas e movimentos intestinais em excesso, podendo gerar ao longo do tempo tumor na parte intestinal.
Misturas ideais

O ideal é fazer uma mistura de no máximo 3 ervas e ingerir de 2 a 4 xícaras por dia. Dessa maneira temos os seguintes benefícios:
• É uma bebida de baixo valor calórico;
• Melhora o estado de hidratação.
• Melhora das funções intestinais;
• Auxilio na desintoxicação do fígado;
• Pode reduzir o colesterol;

Receitinhas Espertas
Então para você não estragar seu corpo e sim ajudá-lo a funcionar melhor, anote a receitinha aí:

Xô gordura

Unha de gato + hibiscus + chá de bugre
Modo de Preparo: fazer uma infusão por 5 min (deixar na água quente), 1 colh de sopa de cada para cada 1 litro de água. Coe e tome quente ou gelado por até 12 horas. Adoce com canela.

Xô inchaço

Chá branco + hibiscus + cavalinha
Modo de Preparo: fazer uma infusão por 5 min (deixar na água quente), 1 colh de sopa de cada para cada 1 litro de água. Coe e tome quente ou gelado por até 12 horas. Adoce com canela.

Usando as ervas com sabedoria!
beijiosssss

74 comentários:

  1. Acho perfeito este esclarecimento, gosto muito de chá, mas tenho uma dúvida, devo adquirir estas ervas somente nas lojas especializadas? Ou aqueles de supermercado também servem? Como sempre seu blog,só nos acrescenta conhecimento. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa pesquisa!
    Tinha dúvidas de como usar as ervas para fazer chás.
    Gosto mto de utilizar no cotidiano.
    Parabéns Drª Fernanda!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Drª, tenho dúvidas. Tem horário específico para tomar esses chás? E tbm durante o dia podemos tomar chá verde? Existe esses chás solúvel?

    Então, aqueles comprimidos que contém mtas ervas tipo: 30 ervas, tem algum afeito?

    Fico no aguardo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. olha, é sempre melhor comprar a erva do que comprar o saquinho... isso pq o saquinho impede o principio ativo de sair... então é melhor usar a erva e sempre de lugares confiáveis... Deus nos livre de encontrar pelo de rato nesses saquinhos!!! rsrss
    beijossss

    ResponderExcluir
  5. Alba, dependendo do chá é melhor tomá-los antes das 16:00h para nào atrapalhar o sono... a não ser que seja os de melissa, mulungu, valeriana, que são específicos para acalmar e favorecer o soninho...
    O chá verde deve ser tomado durante o dia e não a noite... pode tomar tb até as 16:00h. Esses chás 7 ervas não existe solúvel, quer dizer, acho que não! Mas graças a Deus por isso, pq seria um bomba!!!
    Os de 30 ervas nem se fale!!! Péssimo!!!!
    É melhor usar 3 ervas de cada vez como falei e só! Não mais que isso...
    beijosss

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Dra.
    Entrei nesta página por o acaso,buscando algo natural para circulação,pois já fiz trombo-flebite por falta da mesma.Já tomei medicamento, claro, com receita médica.Gostaria de saber se tem chá que ajude,pois gosto de tomar tanto frio como quente.Gostei das colocações e dos seus cometários.Parabéns e, obrigado pelos esclarecimentos.
    Ivane

    ResponderExcluir
  7. oi dra,posso tomar o cha para gordura e o cha para inchaço juntos?obrigada!

    ResponderExcluir
  8. OLÁ DRA ESTOU AMAMENTANDO,MEU FILHO ESTÁ COM 8 MESES ELE MAMA MAIS A NOITE ENGORDEI 20 KG não saio dos 85kg ME SINTO INCHADA. QUERO MUITO TOMAR UM CHÁ PARA EMAGRECER QUAL A DRA ME RECOMENDA?ME SINTO MAL POR ESTÁ GORDINHA TODOS ME PERGUNTAM PQ AINDA NÃO EMAGRECI...

    ResponderExcluir
  9. Olá Fernanda!Muito interessante seu post. A ANVISA orienta sobre a ingestão de ervas e como consumí-las. Porém, ela fala da ingestão do chá a base de folhas, extrato, etc. Eu poderia pedir para manipular comprimido com cavalinha e carqueja (para auxiliar no emagrecimento, diminuiçaõ da retenção de líquidos, etc) juntas ou só devo ingerir através do chá? Se sim, qual seria quantidade segura? Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. boa tarde Dª Fernanda me disseram que cha de gengibre, hibisco e canela pau acelera e queima gordura, estou tomando mais com receio isso tem fundamento . aproveitando pra elogiar e agradecer por tantas matérias geniais .

    ResponderExcluir
  11. ola Dª eu posso toma carqueja chá verde e chá branco

    ResponderExcluir
  12. ola doutora fernanda gostei muito do seu blog,,,, tenho uma duvida estou tomando ja uns 30 dias cha de carqueja em capsula 450mg. 3 x ao dia tomo ja emagreci 11 kg estou super animada mas tambem logico estou com uma dieta mas nao fico sem comer so diminui minhas refeiçoes entao minha duvida e posso continuar tomando sem problema ou devo parar ,nao tenho nenhuma reaçao da carqueja me sinto super ótima brigada fico no aguardo

    ResponderExcluir
  13. Boa noite,

    Fiz uma mistura de chá verde e centella asiática para tomar todos os dias pelo menos 2 vezes. Tenho prisão de ventre, faria mal se acrescentar o sene? Me disseram para não acostumar o meu instestino tomando sene todos os dias. Então como devo tomá~lo? As duas misturas de chá verde com centella são boas para o emagrecimento? obrigado e parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia,
    Posso misturar chá verde, carqueja, cavalinha, cascara sagrada? Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Dr Fernanda gostei muito do seu esclarecimento sobre os chás, eu estou tomando a 1 mês o chá que a Dr. indicou para gordura hibisco, chá de bugre e unha de gato eu já emagreci 5 kg queria saber se posso continuar tomando o chá depois de 1 mês ?

    ResponderExcluir
  16. Olá Dra,
    Gostaria de saber se posso misturar chá de oliveira com hibiscus e cavalinha e qual é a forma correta de fazer? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simoneoliveirasalvanini@facebook.com22 de setembro de 2014 às 12:33

      gostaria de saber se posso misturar oliveira hibiscos cavalinha

      Excluir
    2. gostaria de saber se posso mistura oliveira hibiscos cavalinha

      Excluir
    3. gostaria de saber se posso mistura oliveira hibiscu cavalinha

      Excluir
  17. Dra.eu posso tomar o chá de hibisco com a carqueja e com o gengibre pra m ajudar no meu emagrecimento , logico seguido de uma dieta saudável?

    ResponderExcluir
  18. DRA. EU POSSO USAR O CHÁ DE HIBISCO COM O CARQUEJA E COM O GENGIBRE PRA AJUDAR NO EMAGRECIMENTO , LOGICO COM UMA DIETA SAUDÁVEL.

    ResponderExcluir
  19. Dra posso misturar o Hibisco, a cavalinha e o chá verde?

    ResponderExcluir
  20. Dra posso misturar o chá verde, hibisco e a cavalinha?

    ResponderExcluir
  21. entrei neste site e adorei , porque eu to querendo mesmo emagrecer , e achei que o cha seria muito bom, vou começar tomar goji bery e oleo de coco, vou começar a me exercitar tmbm, tomando esses dois ainda posso toma o chá verde? vou compra cm vc falou 3 tipos de ervas quais vc me indica ? seria para emagrecer mesmo..vou claro fechar a boca comer coisa boa , mais frutas, o ruim é que eu nao como nenhum tipo de salada eu amo fruta , mais salada ja tenque ii ja cheguei ate vomitas , eu tento comer alface eu consigo, mais o restante nao vai mesmo ja tenteii.eu tive bebe ela ja esta cm 6 meses mais nao estou amamentando ela nao , pq meu leite acabou , entao agora eu quero emagrecer..

    ResponderExcluir
  22. eu quero muito emagrecer, comprei a grande frutinha o momento goji bery + oleo de coco, sera que posso compra mais treis ervas para ajudar a emagrecer?
    qual ervas vc me recomenda?
    vou comerçar a malhar em junho iiii fazer uma dieta de alimentos ..

    ResponderExcluir
  23. estou tomando cha de hibisco e cargueija já estou com 15 dias e não emagreci nada.O que faço?

    ResponderExcluir
  24. ahhhh essa nutricionista não sabe de nada!

    ResponderExcluir
  25. bom dia! fiz uma associação de folhas secas de sene, chá branco+ hibisco e o gengibre, tomei cerca de 500 ml em 4 quatro hs , durante a madrugada acordei com fortes dore intestinais, , desmaiei, senti muita falta de ar e ao final muita diarréia. td indica que foi o chá. Será que essa associação de ervas são indevida??? peguei essa receita na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao minha querida vc deve ter colocado as ervas em grandes quantidades pois elas sao diureticas

      Excluir
    2. Nao minha querida vc deve ter colocado as ervas em grandes quantidades pois elas sao diureticas

      Excluir
    3. O problema foi o Sene...ele realmente é muito forte e dá fortes dores abdominais e diarréia. Melhor cortar por um tempo e quando tomar colocar apenas uma pequena pitada (colher de chá) não pode ser uma colher de sopa.

      Excluir
  26. chá de hebisco pode ser tomado junto com capsula de alcachofra

    ResponderExcluir
  27. gostaria de saber se posso tomar hibisco graviola e oliveira

    ResponderExcluir
  28. hibisco graviola e cha verde e bom

    ResponderExcluir
  29. Dra.fernanda tenho várias duvidas em relação ao chá de Oliveira posso misturar ele com outras ervas como por exemplo o hibisco? E posso adoçar ele com o adoçante natural da linea ? E quantas vezes por dia posso usar este adocante? Tomar o cha de Oliveira antes ou depois das refeições? Pode tomar ele quente ou frio? Desculpas por este turbilhão de perguntas mais me responda por favor. Obrigada

    ResponderExcluir
  30. Dra Fernanda cha de Oliveira pode tomar com gengibre e hibisco ?

    ResponderExcluir
  31. Pelo q entendi pode misturar sim 3 tipos nada mais q isso é tomar de 2 a 3 vezes ao dia. O exagero causa reações como qualquer medicamento. Tomo hibisco, sene e chá Verde antes das refeições. E misturo chia no iogurte no lanche da manhã e tarde e já perdi 10 kilos, dentro claro de uma dieta balanceada e dança.

    ResponderExcluir
  32. Adorei as dicas!!! Será que posso misturar chá de cavalinha + oliveira e alecrim??? Obrigada

    ResponderExcluir
  33. Ola, dra,eu gostaria de saber se a carqueja é,bom para o estômago,fígado,pois acordo com mal estar todos os dias,estou dependente de omeprazol,mas não me faz efeito nenhum,se é verdade de quem sempre vive tendo a pressão arterial entre 11 por 8,não pode tomar o cha de carqueja?

    ResponderExcluir
  34. Dra. Comprei Chá de Oliveira pois um senhor me disse que seria bom para minha falta de ar. Mas pesquisei e vi que serve para emagrecer.. mas nao posso emagrecer pois ja estou abaixo do meu peso. E agora?

    ResponderExcluir
  35. Dra. Fernanda, bom dia!

    Faço um chá com 1 l de água + hibiscus + cavalinha + chá verde + gengibre + canela em paú + 2 colheres de vinagre de maçã. Faço na noite anterior, condiciono em garrafa de vidro na geladeira e tomo durante o dia na empresa. Pode? Tem algum efeito?

    ResponderExcluir
  36. ola Dra.
    1º posso misturar os chás cavalinha, carqueja e porangaba?
    2º posso tomar frio sem que precise esquenta-lo?

    ResponderExcluir
  37. Eu posso mistura a chia com chá?

    ResponderExcluir
  38. Dra como rei cápsulas de ibisco com chá Verde e Oliveira São ervas boas pra se misturar e conseguir perder peso

    ResponderExcluir
  39. Dra como rei cápsulas de ibisco com chá Verde e Oliveira São ervas boas pra se misturar e conseguir perder peso

    ResponderExcluir
  40. Dra como rei cápsulas de ibisco com chá Verde e Oliveira São ervas boas pra se misturar e conseguir perder peso

    ResponderExcluir
  41. Dra como rei cápsulas de ibisco com chá Verde e Oliveira São ervas boas pra se misturar e conseguir perder peso

    ResponderExcluir
  42. Queridinhas, sene foliculo,só meio copo do cha faz voce cagar o dia todo..kkk

    ResponderExcluir
  43. Sinceramente.... povo sai misturando as coisas. Depois morre e não sabe porquê. Cautela manda lembranças, minha gente.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Dra. Fernanda Granja Boa tarde preciso que me esclareca uma dúvida. Tenho uma filha de 2 anos e 9 meses e ela ainda mama, gostaria de saber se posso tomar o chá de Ibisco e se este chá irá prejudica - la. Já que ainda a amamento.Desde ja agradeço a sua ajuda.

    ResponderExcluir
  47. Dra. Fernanda Granja Boa tarde preciso que me esclareca uma dúvida. Tenho uma filha de 2 anos e 9 meses e ela ainda mama, gostaria de saber se posso tomar o chá de Ibisco e se este chá irá prejudica - la. Já que ainda a amamento.Desde ja agradeço a sua ajuda.

    ResponderExcluir
  48. Dra. Fernanda Granja Boa tarde preciso que me esclareca uma dúvida. Tenho uma filha de 2 anos e 9 meses e ela ainda mama, gostaria de saber se posso tomar o chá de Ibisco e se este chá irá prejudica - la. Já que ainda a amamento.Desde ja agradeço a sua ajuda.

    ResponderExcluir
  49. Posso misturar chá verde+folha de oliveira + dente de leão pra perda de peso e tirar o inchaço?

    ResponderExcluir
  50. Bom dia doutora, Estou tomando chá de hibisco com oliveira para emagrece ,tomo só um litro por dia estou certa?

    ResponderExcluir
  51. Bom dia doutora, Estou tomando chá de hibisco com oliveira para emagrece ,tomo só um litro por dia estou certa?

    ResponderExcluir
  52. Só devemos entender tbm que:nenhum chá faz milagres,é necessário ter um dieta balanceada,tem gente que se enche de chás,mas não deixa de lado o açucar,pães,pizzas frituras.....rs

    ResponderExcluir
  53. Gostaria de Saber da eficiência de Chá composto de Casca de Jatobá, Cavalinha, Carqueja amarga, Quebra pedra, Bardana, espinheira santa e chapéu de couro para quem tem problemas no sistema urinário e problemas de próstata inchada, com constante infecções.

    ResponderExcluir
  54. BOM DIA DR. É VERDADE QUE O CHA DE HIBISCO PREJUDICA A OVULCAO E A FERTILIDADE TANTO DA MULHER COMO DO HOMENS

    ResponderExcluir
  55. Estou na menopausa e iniciei uma dieta com reeducação alimentar onde me alimento de 3 em 3 horas mas sempre aliei os chás com ótimos resultados gostaria de saber se meu chá está correto eu faço uns 900ml com casca de 1 laranja,chá verde e erva de são João 1 colher de sobremesa de cada e consumo até as 14hs quando acabar meu chá verde vou combinar outros amora miura,folhas de urucum e a casca de laranja,gostaria de saber se faz mal a combinação.Graças a Deus estou com 51 anos e estou com minha saúde ótima só preciso mesmo emagrecer uns 10 ou 15 kls,mas tenho a consciência de que deve ser devagar e sempre,não tenho mais pressa,kkkkse puder me responder eu fico grata e também me indicar mais algum chá para os calores da menopausa,obrigada!

    ResponderExcluir
  56. Olá Dr Fernanda gostei de ler sobre O chá 7ervas. Olha tomo remédios p pressão. Estou bem acima do peso
    (Atenalol. Capitopril
    É hidroclocotiazida)até já comprei. Mais estou um pouco com medo. O rapaz da casa de produtos naturais falou q não tem chá Verde. Não tem problema. Me ajuda como devo tomar. É quais ervas posso tomar
    Muito Boa essa matéria. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  57. Vou processar o blog, minha mãe tomou essa merda de "xô gordura" e morreu com desarranjo renal!
    nem devem saber o qUE postam
    INCOMPETENTES

    ResponderExcluir
  58. Bom dia dra. gostaria de saber se cha de ibisco, canela pau e flor de senne auxilia no amagrecimento?

    ResponderExcluir
  59. Dr estou tomando cha de oliveira três vezes ao dia, posso por exemplo tomar duas vezes antes das refeições e toma o cha de capim cidreira a noite ? sem que me cause algum efeito negativo, poderia me ajudar ?

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde Posso misturar a oliveira com hibisco

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde! As ervas banchá, carqueja, cavalinha, centella asiática, Melissa e porangaba, cortam o efeito do anticoncepcional?

    ResponderExcluir
  62. Tenho problema de grastrite crônica e gordura no fígado,quais são os chas que posso fazer.

    ResponderExcluir
  63. Boa noite
    Pode misturar bugre com cavalinha?

    ResponderExcluir
  64. Boa tarde, gostaria de saber se posso misturar algodao, mentrasto, pariri e graviola

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!