segunda-feira, 23 de maio de 2011

Farinhas para cada Idade

Esse assunto realmente não esgosta! Já dei as receitas de como fazem as farinhas, já escrevi, já dei palestra, gravei vídeo, já até ensinei a colocar na papinha do bebê, enfim, todo mundo quer saber das farinhas que ajudam no emagrecimento e na saúde!

E se eu fosse didivir as farinhas por faixa etária da mulhereda qual seria a melhor opção? Quem me pediu isso foi a Revista Só Dietas, e a matéria você confere aqui no blog!





Mix aos 20
Precisa de energia, bom funcionamento intestinal, deve combater a osteoporose desde já:


100g de farinha de uva
100g de gérmen de trigo
100g de farelo de trigo
50g de levedo de cerveja
100g de farinha de linhaça
100g de farinha de banana verde
100g de farinha de semente de girassol

Essa mistura é ideal para quem precisa de energia celular e disposição. A farinha de uva e a linhaça dão a dose de antioxidantes necessários para essa idade; o gérmen de trigo e o levedo de cerveja são ricos em vitaminas do complexo B e ajudam na energia celular, o farelo de trigo e a farinha de banana verde, são ricos em fibras solúveis e insolúveis, que ajudam no bom funcionamento intestinal e no aumento da saciedade; a semente de girassol é rica em cálcio e atua na prevenção da osteoposrose.



Mix aos 30
Necessita acelerar o metabolismo, leva uma vida corrida, quer pele e cabelos saudáveis.


100g de farinha de laranja
100g de flocos de quinua
100g de farinha de cenoura
100g de farinha linhaça
100g de farinha de maçã
100g de tomate
100g de psylium

Rica em vitaminas e minerais ideais para o cabelo, como o zinco essa mistura contém quinua e linhaça, que são fontes de aminoácidos que ajudam no recuperação do fio possui ácidos graxos essenciais que atuam na organização da queratinização do couro cabeludo e previnem envelhecimento da pele, possui cenoura e tomate que são alimentos fontes de antioxidantes naturais; farinha de laranja, que possui citrus aurantium que acelera o metabolismo; farinha de maçã e psylium, rica em fibras que promovem saciedade, ajudando no emagrecimento.

Mix aos 40
Precisa se preparar para a menopausa, também necessita acelerar o metabolismo:


100g de farinha de uva
100g de farinha de amora
100g de farinha de semente de melão
100g de farinha de gergelim
100g de farinha de girassol
100g de farinha de feijão branco
100g de farinha de berinjela

Essa mistura é rica em cálcio, nutriente super importante para as mulheres menopausadas e rica em antioxidantes, presentes na uva e na amora, favorecendo a saúde da pele e bem estar geral. Rica também em fibras, pela farinha de feijão branco e berinjela, que vão atuar na diminuição de colesterol e glicose no sangue, fatores tão presentes nas mulheres dessa faixa etária.

Mix aos 50
Deseja envelhecer com saúde (coração, ossos, hormônios, etc):


100g de farinha de couve
100g de farinha de brócolis
100g de farinha de linhaça
100g de farelo de aveia
100g de farinha de maracujá
100g de inulina

Essa mistura é especialmente feita para quem quer prevenir doenças do coração, complicações de diabetes e quer manter a integridade do fígado. A composição de couve e brócolis, asseguram a saúde do fígado, enquando que a linhaça, aveia, maracujá e inulina são fibras poderosas que previnem constipação de promovem saciedade.


E finalmente um mix de sementes que todas as idades devem adota, pois fazem um super bem!

Mix de sementes para todas as idades


50g de castanha do pará
50g de amêndoa
50g de avelâs
50g de nozes
50g de damasco
50g de ameixas secas
50g de tâmaras

Esse mix é ideal para um lanche da tarde, pois possui nutrientes essenciais para um bom funcionamento geral do organismo. São alimentos ricos em ômegas, gorduras poli-insaturadas anti-inflamatórias que tratam e previnem doenças do coração e melhoram os neurotransmissores cerebrais. Além disso, possuem nutrientes que vão regular a tensão pré-menstrual, a menopausa e o cansaço exessivo. Indicado para todas as faixas etárias,sendo ideal o rodizío entre elas, para se ter o benefício de todas.


Gostaram?
beijosssss

25 comentários:

  1. Fê!

    Adorei a matéria!
    E qual a recomendação de consumo?

    Beijos

    Faby

    ResponderExcluir
  2. Só elogios! Que coisa mais deliciosa, ser tratada com individualidade, eu já estou na faixa dos cinquenta, vou absorver tudo, nós precisamos. Em relação ao mix, tenho sempre em minha casa, quando tenho vontade de comer algo doce, como damasco, agora com esta idéia, vou ficar mais confiante, estou fazendo a coisa certa!

    ResponderExcluir
  3. Comer damasco no lugar de comer doce é ótimo! Outra dica, é que você pode comer também, uva pasa, tâmara seca, ameixa seca e bananinha passa!
    Assim, qualquer vontade de comer doce passa na hora!
    beijossss

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,doutora comprei o oleo de coco em capsulas de 1000mg,pois comprei o oleo liquido e nao consigo tomar a dose que recomenda e de 02 capsulas 2x ao dia esta correto da para emagrecer? e o oleo liquido posso colocar em qualquer comida para cozinhar? agradeço desde já,beijos!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Use o líquido para cozinhar sim. É ótimo!!!!
    1 colh de sopa de óleo de coco tem 10g do óleo. Na cápsula tem 1g, ou seja, vc precisa tomar 10 cápsulas.... pela quantidade não adianta muito, então é melhor o líquido mesmo.
    beijosssss

    ResponderExcluir
  6. FE!
    so serve pra mulher?obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Essas misturas eu fiz pensando em mulheres, mas dá pra fazer uma pra homem também! Tem que ter muita vitamina E, muito zinco, como flocos de quinua, amaranto e as castanhas (amêndoas, nozes, etc)
    beijossss

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado! Fernanda,voce e realmente atenciosa ,e nao e atoa que te elogiam
    !

    ResponderExcluir
  9. OI Drª, estou tomando ômega 3 em capsulas,posso fazer o uso normal do mix aos 40 anos? obrigada !

    ResponderExcluir
  10. Olá Dra Fernanda...
    Em primeiro lugar parabéns pelo blog!!! Adorei e vou recomendar p todo mundo!!!
    Gostaria de dicas de lugares para comprar os ingredientes das suas receitas de mix de farinhas!! Alguns ingredientes eu conheço e até sei onde procurar, mas outros não me são muito familiares!! Que lugares vc indica em SP capital???

    Obrigada

    Gabi

    ResponderExcluir
  11. Oi Dr. Boa tarde meu nome e Fabricia estou conhecendo seu blog hoje e gostei muito.Quero saber como posso usar o mix de farinhas,tenho 24 anos.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Dra. Fernanda. Adoro seus posts e tenho usado quase tudo em minha reeducação alimentar. Mas tenho uma dúvida: tenho constipação, sou ressecada, tive hemorróidas logo após o nascimento de minha filha, hj c 9 anos, não operei e as crises passaram. Fiz colecistectomia há 11 anos, tenho 2 filhos e 36 anos. Tudo isso com uma TPM MONSTRA. O q posso consumir de farinhas e grãos p auxiliar o emagrecimento sem afetar tudo o q foi descrito acima? Obrigada, Dani

    ResponderExcluir
  13. Dra. Fernanda, estou com 50 anos e engordei muito, estou com 25 quilos acima, ando muito nervosa, pois talvez esteja entrando na menopausa. Qual seria as farinhas que deveria misturar para utilizar todos os dias? Sou muito infeliz por estar gorda, perdi totalmente minha auto estima e não quero mais conviver com ninguem. Por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  14. DR EU LI EM UMA REVISTA A RESPEITO DE UM REMÉDIO QUE TIRA A ANSIEDADE POR DOCE FUI EM UMA FARMACIA DE MANIPULAÇAO COMPREI USEI EU ACHEI QUE FUNCIONOL MAIS SETRA QUE FOI ELE MESMO DR POR QUE AGORA PAREI DE ESPIRAR ELE NA MINHA BOCAC E VOLTOU A VONTADE DR BJAOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  15. Ola Dra Fernanda ,estou com 63 anos tomo alguns remédio pra varias doennças que tenho como,colesterol alto,pressão alta,tenho problemas com ulcera varicose e agora me saiu umas feridinhas no meu pé .Bom fui ao medico e ele me disse que estou com a imunidade baixa que tenho que tomar uma remédio manipulado.o problema e o preço do remédio ele custa 370 reais ...sera que nao tem alguma farinha de frutas que possa me ajudar

    ResponderExcluir
  16. Maria de Lourdes, Rio 24.04.13
    Dra. Fernanda boa tarde seu blog é ótimo, gostaria de saber se quem tem lúpus, trombose, esteatose no fígado, pedras nos rins tem alguma restrição para essas farinhas, comprei QUINOA em flocos, LINHAÇA farinha e CHIA grãozinhos, se posso usar e se posso podem ser juntas e a quantidade diária? Desde já muito obrigada, estou no aguardo da reposta.

    ResponderExcluir
  17. Oi Dra.Fernanda.
    Primeiramente que parabenizá-la pela atenção dada as pessoas que recorrem a sra..
    Estou com meu colesterol alto e tenho 53 anos, oque devo incluir na minha dieta pra me ajudar com esse problema. (algum mix de farinhas, cereais, etc.?).
    obrigada
    Rosimeire

    ResponderExcluir
  18. Olá! Drª Fernanda
    Encontrei o blog por acaso, mas é tudo o que preciso,há dois dias que faço o uso da farinha de semente de uva e banana verde, comprei porque gosto de tudo que é natural,mas com as informações do blog, sinto-me mais motivada a continuar consumindo, parabéns e agradeço a gentileza de presentear-nos com as receitas.

    ResponderExcluir
  19. Olá! Drª Fernanda
    Encontrei o blog por acaso,e gostei, com as receitas do Mix estou motivada a consumir as farinhas e cereais,parabéns!!!

    Malu

    ResponderExcluir
  20. Olá Dra Fernanda! Gostaria de tirar uma dúvida... Comprei algumas farinhas e gostaria de saber se posso misturá-las e tomar diariamente... Farinha de berinjela, banana verde, maracujá, linhaça e feijão branco. Me indicaram para emagrecer. Gostaria de sua opinião! Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Olá Dra Fernanda.
    Gostaria de saber qual seria o Mix que faria para ser tomado unicamente após um treino de cardio e musculação? Os meus mais sinceros agradecimentos

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Doutora, comprei uma mistura que contem diversos tipos de farinha,amaranto,ameixa,banana,beringela,quinua,chia,grão de bico,linhaça,mamão,maracujá,painço,uva,feijão branco,gengibre,guaraná em pó e psyllum.como devo tomar?

    ResponderExcluir
  23. Dr. na minha cidade aqui no interior é difícil encontrar todas essas farinhas, o que fazer?

    ResponderExcluir
  24. Tenho 39 anos..qual mix de farinha que uso? O de 30 ou de 40?

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!