quarta-feira, 6 de julho de 2011

Alguns cuidados com o preparo de Sopas

O site Ig me fez umas  perguntinhas sobre sopas e ficou bem interessante! Bem oportuno para esse frio que está fazendo! Mesmo sopa sendo uma ótima opção para o inverno, deve-se tomar alguns cuidados!
Confira na íntegra a entrevista.


1)      A sopa pode substituir uma refeição completa?
Uma refeição completa é composta de boas fontes carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. A vantagem das sopas é a presença do caldo final resultante do cozimento dos legumes e verduras que normalmente compõe as preparações e promove uma maior saciedade pela liberação da colecistoquinina (CCK), que é um hormônio gastrointestinal sintetizado por neurônios do sistema nervoso central, que tem relação com a saciedade e controle do apteite. Estudos mostram que esse hormônio é mais liberado na ação de líquidos do que na ação de sólidos.

Existem vários tipos de sopas, das mais ralas até as mais engrossadas e elaboradas.

Para uma sopa ser substituída por uma refeição completa deve conter carboidratos (arroz, macarrão, batata ou mandioquinha), proteínas (carne e frango ou grãos como feijão, ervilha ou lentilha), vitaminas, minerais e fibras presente principalmente em legumes e verduras (cenoura, chuchu, couve, abobrinha e etc) e também em grãos integrais como aveia, centeio, quinoa e etc.

 2)      Deve-se consumi-la sem a ingestão de sucos ou outros líquidos (como acompanhamento) durante a refeição?
Sim esse seria o mais indicado. Pois a sopa já possui líquidos em sua composição que facilitam a mastigação e o ato de engolir os alimentos, não necessitando da ingestão de líquidos durante seu consumo.

A ingestão de líquidos durantes as refeições é um hábito, que muitas vezes pode ser difícil de ser mudado e há evidencias de que o consumo exagerado de líquidos durantes as refeições pode prejudicar o processo de digestão e absorção de alguns nutrientes.

Se for consumir algo, evite bebidas calóricas (refrigerantes e sucos artificiais) dê preferência para água mineral ou sucos naturais e sempre em pouca quantidade e sempre antes das refeições.

3)      Quantas calorias podem ter um prato de sopa para que não atrapalhe uma dieta, ou alimentação balanceada?
A quantidade de calorias da sopa vai depender dos ingredientes utilizados na preparação, não tem uma quantidade mínima ou máxima estipulada, vai depender também da quantidade de calorias individual que cada pessoa necessita para seu organismo funcionar de forma adequada. O ideal é que a sopa contenha um mix de verduras e legumes que além de saudáveis possuem poucas calorias e contenha pouco carboidrato, como batata, mandioca, mandioquinha, macarrão ou arroz.

4)      Quais ingredientes devem ser evitados?
Veja a seguir alguns ingredientes que podem deixar a sopa um pouco mais calórica gordurosa e com maior teor de sal:
  • Creme de leite
  • Bacon, paio, calabresa e lombo
  • Temperos e caldos industrializados
  • Queijos em geral
  • Paezinhos e croutons como acompanhamento
  • Alta quantidade de  carboidrato, como batata, mandioca, mandioquinha, macarrão ou arroz.
Esses devem ser evitados, porém não significa que não possam ser utilizados. Procure não misturá-los e consumir a preparação com moderação.

5)      A sopa no pão italiano é permitida ou deve ser evitada por ser muito calórica?
As sopas no pão italiano costumam ser mais calóricas, por serem preparadas com ingredientes como: requeijão, leite, parmesão, embutidos e defumados (lingüiças, bacon, lombo e etc), por isso devem ser evitadas quando o objetivo for a perda de peso ou o controle de doenças como pressão alta, triglicérides ou colesterol elevados, pois possuem maior quantidade de gorduras e sal.

Se o objetivo for uma alimentação mais saudável e light procure uma sopa que não contenha esses ingredientes, pois existem várias receitas de sopas saborosas e nutritivas sem serem calóricas. Porém se esse não for o objetivo a sopa pode ser consumida com moderação, porém não com muita freqüência.

6)      É recomendável fazer da sopa a refeição no almoço ou jantar? Existe algum momento mais adequado? Pode consumi-la quantas vezes ao dia, na semana?
Podem substituir qualquer refeição, tudo vai depender da sua composição. No almoço deve ser completa com todos os nutrientes necessários (massas ou tubérculos, carnes, folhas, e legumes), no jantar precisam ser sopas mais leves sem carnes, massas, queijos, o ideal é à base de legumes e grãos. Não há restrição para o consumo freqüente desde que se varie muito os ingredientes e não deixe de consumir saladas, frutas e cereais em outras refeições.

7)      Ela realmente é digerida mais rapidamente e antecipa a fome, não dá saciedade?
Vai depender dos ingredientes utilizados no seu preparo.  Se for uma sopa só com caldo que não exige mastigação e é de fácil digestão e absorção com certeza você sentirá fome mais rápido, porém se a sopa for preparada com grãos integrais, legumes, verduras e/ou alguns pedacinhos de carne a digestão além de ser mais demorada esses ingredientes exigem maior mastigação que é um fator importante por enviar ao cérebro a mensagem de que você já está satisfeito.

8)      Qual das sopas tradicionais, feitas em casa ou fixas nos restaurantes, é a mais calórica?
Geralmente são as sopas-cremes, como sopa de creme de palmito ou sopa com massas, e sopa de ervilha com bacon com 402 kcal, seguida da sopa de feijão com macarrão 396 kcal (todas em prato fundo).

9)      Qual delas tem passe livre, é saudável e com baixas calorias?
A sopa de legumes (cenoura, chuchu, beterraba, couve, cebola, alho, ervas e especiarias naturais, arroz ou macarrão de preferência na forma integral) ou sopa de caldo verde, que geralmente é feita de chuchu e couve.

Essa sopa é bastante nutritiva pela quantidade de legumes e verduras presentes em sua composição e o macarrão ou o arroz são ótimos complementos, conferindo os carboidratos que o corpo necessita para ter energia.

Devemos saber interpretar o que é ter passe livre, não significa que posso consumir uma panela de sopa e sim posso ingerir com maior freqüência, sem me preocupar com as calorias e gorduras. Como é uma sopa leve podem ser consumidos até dois pratos fundos sem problemas.

10)   Dizem que uma boa canja de galinha é um santo remédio. As sopas têm esse poder de remedinho caseiro?
Uma sopa saudável e nutritiva pode sim auxiliar em algumas doenças, principalmente em casos de gripes e resfriados, porém como dito anteriormente tudo vai depender dos ingredientes utilizados para preparar a sopa. Uma sopa, por exemplo composta por alho, gengibre e cebola:

Alho: excelente antitérmico e expectorante natural, utilizado em casos de bronquite e asma;
Gengibre: indicado para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais;
Cebola: rica em vitamina C, possui ação antimicrobiana, e auxilia no alívios de gripes e resfriados.

Percebe-se que é uma preparação que pode conter vários benefícios juntos, tudo vai depender dos ingredientes que serão utilizados e a vantagem da sopa é a utilização do caldo, que na maioria das preparações é desprezado, porém é onde se concentra a grande parte dos nutrientes obtidos pelo cozimento de carnes, verduras e legumes que serão utilizados como ingredientes da sopa, conferindo assim a preparação um alto valor nutritivo.

Gostaram das dicas???
Se quiser algumas receitinhas de sopas é só clicar!
beijosssss

6 comentários:

  1. Muito legal essas dicas! adorei!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito das suas dicas, e como você indicou, fiz as sopas para o meu pai, e ele amou. Continue a nos orientar. Seu blog muito nos ajuda, os assuntos são bem postados e sempre atualizam aqueles que querem estar antenados, eu gosto de moda, e visito sempre os blog com estes temas, o seu tem priodade nos preferidos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito das dicas, faço minhas as palavras do Anônimo do dia 7 de julho/2011. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. queria saber se uma sopa com cenoura, batata ovo e caldinho de feijão engorda?

    ResponderExcluir
  5. Tudo engorda, afinal há carboidrato. Este é uma fonte de energia, mas se consumida em excesso vai para o depósito de gordura, o famoso tecido adiposo. Os em geral, devem ser consumidos com moderação. Agora, há aqueles que podem ser consumidos em maior quantidade, como os alimentos citados acima.

    ResponderExcluir
  6. Uma sopa somente contendo esses legumes:cebola.pimentao.abobrinha. vagem.cenoura.repolho e chuchu consumidas 2 pratos no almoço e 2 pratos no jantar ajuda a perder peso ou não ?

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!