sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ative seu Intestino!

A revista Vida Natural me pediu para falar um pouco sobre o intestino. Essa matéria é super imporante, pois nosso intestino é um dos orgãos mais imporantes que temos. Sem ele, nada funciona. Você pode ter uma saúde ótima ou péssima dependendo de como seu intestino funciona. Você pode emagrecer, engordar, eliminar toxinas, reter toxinas (sim, isso é bem possível com tanta porcaria que colocamos para dentro), enfim! Matéria super importante que vale a pena parar para ler!
Segue a entrevista na íntegra!


1 - O que equilibrar a flora intestinal tem a ver com a alimentação? Explicar.
Dra Fernanda Granja: Devemos ter em mente que intestino saudável, é aquele que está íntegro para absorver vitaminas e minerais, e eliminar as toxinas e os resíduos que o organismo não precisa mais. Nosso organismo é formado por células, que por sua vez é composta de nutrientes.Tudo o que comemos é absorvido no intestino, todas as vitaminas e minerais, portanto se o intestino não está saudável, não absorvemos os nutrientes de forma adequada, prejudicando assim o sistema imunológico, nossas funções hormonais e sistema nervoso. Isso tudo nos fala que um mal funcionamento intestinal pode agravar ou até ocasionar problemas físicos e emocionais, como as doenças neurológicas. A má absorção intestinal pode diminuir a produção dos neurotransmissores (como a serotonina, por exemplo), já que a produção dos mesmos depende de diversos nutrientes vindos da alimentação.
2 - O que são e qual a função dos prebióticos e probióticos?
Dra Fernanda Granja: São alimentos funcionais, segundo determinação da ANVISA, que promovem função benéfica no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano.

• Probióticos
O termo deriva do grego, “pró -vida”. São alimentos acrescidos de micro-organismos, bactérias, que povoam a nossa flora intestinal, promovendo benefícios como defesa do nosso organismo e absorção excelente de nutrientes.
Podemos encontrá-las nos leites fermentados e os nos iogurtes. Já podemos adquirir essas bactérias atravéns dos lactobacilos comprados em farmácias ou em casas de produtos naturais, na forma de pó ou cápsulas.

Os probióticos exercem as seguintes funções no organismo:
  1. Segundo estudos, fortalecem o sistema imunológico, através de uma maior produção de células protetoras; auxiliando no reforço do sistema imunológico e ajudando o organismo a criar defesas contra bactérias e microorganismos indesejáveis;
  2. Quando consumidos aumentam os níveis de vitaminas do complexo B e aminoácidos do hospedeiro, assim como absorção acrescida de cálcio e ferro;
  3. Equilibram a flora intestinal, atuando no controle do colesterol e na redução do risco de câncer;
  4. Possuem uma particular importância para os indivíduos com intolerância à lactose, devido ao aumento de uma enzima (lactase) que facilita a digestão da lactose.


Prebióticos

São alimentos não digeríveis que estimulam o crescimento de colônias de bactérias benéficas, os lactobacilos. Assim, os lactobacilos (bactérias) conseguem se manter vivos e cumprir sua função na flora intestinal. Esses alimentos não digeríveis são as fibras alimentares, a inulina (polímero de glicoe encontrado no alho, cebola, aspargos e alcachofra), os fruto-oligosacarídeos – FOS, encontrado em frutas e legumes (como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel e cerveja), e o amido resistente, encontrados em alimentos como banana verde, feijão, batata e lentilha;


Os prebióticos apresentam as seguintes funções:

  1. Ajudam na manutenção da flora intestinal;
  2. Estimulam a motilidade intestinal (trânsito intestinal);
  3. Contribuem com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarréia e a constipação intestinal por alterarem a microflora colônica propiciando uma microflora saudável;
  4. Colaboram para que somente sejam absorvidas pelo intestino as substâncias necessárias, eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol, favorecendo, então a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue;
  5. Possui efeito bifidogênico, isto é, estimulam o crescimento das bifidobactérias. Essas bactérias suprimem a atividade de outras bactérias que são putrefativas, que podem formar substâncias tóxicas.
3 - Quais alimentos colaboram para a saúde intestinal? Por quê?

Dra Fernanda Granja: Água, fibras alimentares encontradas nas frutas com casca e legumes, assim como no farelo de trigo, grãos integrais (grão de bico, quinua, amaranto, lentilha, arroz integral, massas integrais) e verduras. Já as fibras solúveis, que são representadas pela pectina, gomas e mucilagens, como a fibra de maçã, também são de grande valia para o funcionamento intestinal.

Todos esses alimentos melhoram o trânsito intestinal e contribui para um intestino saudável.
4 - Quais alimentos atrapalham a saúde da flora intestinal? Por quê?
Dra Fernanda Granja: Estudos e prática clínica mostram que isso é muito individual. Cada um pode ter problemas com algum determinado alimento, ou não ter problema nenhum, mas basicamente as proteínas são as grandes vilãs no processo digestino e intestinal. A caseína, proteína presente no leite e derivados, e o glúten, proteína presente no trigo, aveia, cevada, malte e centeio, são altamente alergênicos, assim como a soja.

5 - Quais os principais erros que cometemos quanto à boa flora intestinal?

Dra Fernanda Granja: Um erro bem comum é o de avaliar o intestino simplesmente pelo fato de evacuar ou não. O intestino deve ser avaliado pelo trânsito intestinal, é claro, mas existem vários outros sintomas que podemos ver como está a saúde intestinal, como presença ou não de gases e estufamento abdominal, presença ou não de dores ou pontadas no tratogastrointestinal, presença ou não de odor fétido proveniente dos gases, cor e tamanho das fezes, cabelo, pele e unha saudáveis, sensação ou não de bem estar, emfim, são vários sintomas que podemos diagnosticar como vai a saúde intestinal.

Outro erro que atrapalha grandemente o intestino é o de beber líquido junto com a refeição, pois impede a ótima absorção dos nutrientes, impedindo um bom bem estar geral.

E por último, outro erro é o de não comer frutas e vegetais frescos, ou como gosto de chamar, os alimentos de verdade! O uso de produtos industrializados em excesso, como produtos de caixinhas, saquinhos, em pó ou compactados e carnes processadas (embutidos), são ricos em substâncias tóxicas que prejudicam todo esse funcionamento bom, ao contrário das frutas e verduras frescas.

Gostaram?? Ficou alguma dúvida??

beijosssss

13 comentários:

  1. Fernanda,

    Gostaria de saber como prepara o extrato de coentro?

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca fiz nenhum extrato e por isso não sei te passar a receita direitinho, mas sei que para fazer extrato, você precisa usar álcool de cereais.
    beijossssss

    ResponderExcluir
  3. Dra Fernanda gostaria de saber que tem problemas de tireoide tem intestino preso?E tambem gostaria de saber quem tem tireoide pode tomar oleo de cartamo? obrigado!!

    ResponderExcluir
  4. dra gostaria de saber se o oleo de coco pode subir a pressao

    ResponderExcluir
  5. e gostaria tambem de saber qual a quantidade ideal devo tomar por dia bjos cris

    ResponderExcluir
  6. Emilene, o intestino lento tem tudo a ver com tireoide com problemas....
    E pode tomar óleo de cártamo sim. Mas como já falei aqui, gosto mais do óleo de coco.
    beijosssss

    ResponderExcluir
  7. o óleo de coco não tem relação com a pressão não.
    beijossss

    ResponderExcluir
  8. A indicação do óleo de coco é tomá-lo 2 x ao dia, antes das principais refeições ou antes e depois do exercício. Sempre 1 colh de sopa.
    beijosssss

    ResponderExcluir
  9. DRA POR FAVOR EU TENHO HIPOTIRIODISMO TOMO REPOSICAO DE HORMONIO 112 MG, POR FAVOR EU POSSO TOMAR OLEO DE COCO OU NAO , ADIANTA OU NAO , POR FAVOR ESPERO SUA RESPOSTA BEIJOS ELAINE

    ResponderExcluir
  10. Dr. Fernanda sinto vontade de ir ao banheiro , mas não consisgo já faz 4 dias , tbm tomo muito café , isso tbm seria uma das causas, Tomo algum laxante ?

    ResponderExcluir
  11. Dr estou tomando o oleo de cartamo tem algumas semanas, porem sinto vontade de ir no banheiro durante a maior parte do dia, e chego a ir umas 5 vezes, isso é normal?

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, Dra. Fernanda! Gostaria de saber qual probiótico a senhora recomenda e também se existe algum multivitamínico SEM o complexo B que a senhora possa indicar. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Esse Site tem doadores de Kefir (Iogurte Probiótico) em todo o Brasil e outros 5 tipos de Probióticos naturais e quem doa pode se cadastrar também para ajudar mais pessoas: http://probioticosbrasil.wix.com/probioticosbrasil

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!