quarta-feira, 13 de julho de 2011

Frutas da Época

Bom tarde!! Aí vai minha coluna no Jornal Vida Integral desse mês de Julho pra vocês!

Fresco todos os dias
Numa viagem à Paris, pude experimentar um pouco do que o livro “As mulheres francesas não engordam” relata. O de se comer produtos frescos todo os dias. O sabor é realmente uma experiência gastronômica.

Mas não precisamos ir tão longe para sabermos o que é comer produtos frescos.
O nosso Brasil é um país riquíssimo em frutas e verduras, que são próprios de cada época, e que nos conduz à essa viagem gastronômica. Precisamos voltar a frequentar feiras para não deixarmos os alimentos frescos fora da nossa mesa. Abaixo está uma tabela que nos diz qual a safra do alimento:


Como não dá pra ler, se alguém quiser, me manda um e-mail que eu mando a tabela para você!
De qualquer maneira, sempre vou colocar so alimentos que estão na safra para vocês focarem nele!

Safra mês de Julho:
Frutas: carambola, laranja-lima, kiwi, mexerica, tangerina
Verduras: cenoura, erva-doce, chicória, alho-poró, agrião, coentro, couve, espinafre, mostarda, salsão
Legumes: abóbora, batata-doce, mandioca, milho-verde, mandioquinha, palmito, cogumelo, ervilha, cará, pepino, inhame, rabanete, nabo
Pescado: abrotea, anchovas, cherne, cascote, conglio, pargo, espada, trilha, sardinha.

Benefícios
Mesmo que você tenha disponível no supermercado quase todas as frutas e vegetais, é muito importante a procura dos alimentos por safra. Alguns vegetais se estiverem fora desse período, acabam perdendo qualidade no ponto de vista nutricional, além de serem mais caros. Por isso, é de extrema importância saber a época certa das safras, pois esses alimentos contêm mais nutrientes, são mais saborosos e frescos. Isso se traduz em maior vitalidade, disposição, saúde e bem estar pra você.

A vitamina C e o licopeno (proderoso antioxidante encontrado no tomate e goiaba) por exemplo, são nutrientes que estão em sua maior excelência quando as frutas estão maduras. Se passar dessa época, eles começam a se perder. Isso é só um exemplo de como perdemos nutrientes (e dinheiro) quando deixamos de comprar na época certa!

Pegue essa tabela e não desgrude dela nunca mais! E como estamos em julho, aí vai um suquinho cremoso pra você:

Suco Tangerina Cremoso
Ingredientes:
·         1 copo de suco de tangerina
·         ¼ de abacate
·         1 colh de café de xarope de agave
Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador e sirva.

beijosssss

6 comentários:

  1. São prazeres que a vida corrida não deveria nos tirar, verdadeiramente estar na feira escolhendo frutas, verduras e legumes, nos faz valorizar alimentos e conhecer novidades, nossa alimentação certamente ficará muito mais colorida,mais natural. Acho que o principal é dar oportunidade as futuras gerações que nem só de supermercado dá para ficar, e sem dizer que o calor humano da feira, nos dá liberdade de viver um dia melhor, um pequeno universo dentro da cidade grande.Dra. Fernanda, achei demais suas dicas!

    ResponderExcluir
  2. vc disse para te mandar um email, qual e o seu email? Gostaria q me mandasse a tabela, te agradeco desde ja. Celia R Prado.

    ResponderExcluir
  3. Celia, meu e-mail é nutricao.saopaulo@hotmail.com
    manda pra mim que eu envio a tabela!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  4. bem interessante mas como ñ sou dessa area(sou advogada) mas procuro estar bem, gostei do site bjsssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Olá, tem como me enviar essa tabela de época de frutas e verduras ?

    ResponderExcluir
  6. Amei seu site!! obrigada por compartilhar conhecimento!! Poderia por favor enviar as tabelas de safras? Email: bethdarocha@yahoo.com.br
    Que Deus te abençoe e ilumine seu caminho.
    Beth

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!