terça-feira, 19 de julho de 2011

Sobreviva ao Restaurante por Quilo

Lembram quando falei sobre dicas para comer fora de casa??
Dessa vez o site Ig me convidou para ajudar a montar um dossiê sobre comida por Quilo! Muita gente come fora de casa, principalmente quem mora em grandes capitais e acaba tendo que comer fora. Então esse guia é feito para você!

Making off - Gravação "Hábitos Saudáveis" TV Aparecida

Por coincidência, a TV Aparecida gravou um especial sobre hábitos saudáveis e me convidou para ir no restaurante por quilo fazer o prato! E Revista Womens' Health também me pediu ajuda para falar sobre o que comer fora de casa. Saiu nessa edição do mês de julho e ficou muito jóia!
São várias opções de restaurantes e você confere na íntegra a entrevista no próximo post!

Vou postar sas duas matérias e dividir em dois posts, tá? Porque é um assunto bem legal!

Portal Ig - Comer no Quilo

1) Qual a recomendação correta: comer a salada antes ou montar um prato único, com salada e comidas quentes de uma vez só, evitando repetições? 
Dra Fernanda Granja: O ideal é sempre iniciar a refeição com um prato grande de salada, com bastante folhas cruas e vegetais cozidos também. Não há necessidade de porcionar, pois esses alimentos são pouco calóricos e geralmente são fibrosos. Isso significa que a pessoa comendo um bom prato de salada como esse, tem mais saciedade e começa o segundo prato com menos avidez.

Terminado esse prato de salada, a pessoa pode voltar à mesa e montar o prato quente.  Esse, por sua vez, deve ser porcionado e não deve preenche todo o prato.

2) Como podemos ter noção da quantidade correte de azeite na hora de temperar a salada no prato? Qual a medida considerada ideal?
Dra Fernanda Granja: A medida considerada ideal é 1 colh de sobremesa ppor refeição. Essa quantidade já está ideal para prevenir doenças e dar um gosto especial ao prato. Uma dica legal, é usar limão para temperar a salada. Ele também dá um gosto especial e a pessoa não precisa exagerar na quantidade de azeite.

3) Há quem diga que o suco durante a refeição ajuda a dar mais saciedade. Outros profissionais afirmam que é prejudicial e aumentaria o volume do estomago. O que é mito, o que verdade, e qual a recomendação? Beber junto ou não? Pra quem tem dificuldade fazer a refeição sem a companhia de um suco, qual a dica e quanto isso pode ser comprometedor?
Dra Fernanda Granja:O líquido junto com a refeição atrapalha a absorção de nutrientes, o que pode comprometer ao longo do tempo, a saúde num estado geral. A falta de nutrientes pode levar a uma compulsão por doces ou até mesmo engordar por diminuir o metabolismo energético. É mito dizer que aumenta a barriga, mas é verdade ao falar que há dilatamento do estômago e a pessoa passa a comer mais, quando se acostuma com esse hábito.

O líquido promove a saciedade mais rápido, como é o caso das sopas, no entanto, para não se tornar um vilão da dieta, deve-se ser ingerido antes das refeições. Assim não prejudica a absroção dos nutrientes e promove saciedade.

4) É possível comer feijoada ou estrogonofe sem comprometer a dieta?
Dra Fernanda Granja:É possível numa pequena quantidade e ocasionalmente, com uma  frequencia de 1 ou 2x por mês. Não mais que isso.  

5) O ideal é escolher um tipo de carne, ou posso misturar frango, peixe e carne vermelha?
Dra Fernanda Granja:É escolher um tipo de carne, do tamanho da palma da mão. Sempre escolher carnes mais magras, sem molho ou gordura aparente.

6) O café após a refeição ajuda ou atrapalha a digestão?
Dra Fernanda Granja:O café é uma fonte importante de antioxidantes e pode contribuir marcadamente na ingestão de polifenóis e flavonóides. Os componentes presentes na infusão cafeinada possuem fatores antinutricionias que quelam nutrientes, fazendo com que as vitaminas e minerais se percam e não sejam absorvidos. Por isso não é indicado logo após a refeição.

7) Pode uma friturinha? Por exemplo, em vez de pegar carne todo dia, uma vez pegar um pastel de queijo no lugar? Essa suposta compensação vale?
Dra Fernanda Granja:Fritura nunca é bemvinda. Uma porção de fritura todos os dias, podem aumentar o peso anualmente sem a pessoa perceber. Isso pode gerar de meio a um (1) quilo por ano, o que já é muito. O ideal é deixar as frituras para uma festa ou ocasião especial e não no almoço durante a semana.

8) Existe limite para variedade de alimentos dentro de cada grupo ou não faz diferença, mantendo a proporção correta de cada grupo? 
Dra Fernanda Granja:Manter a proporção é melhor, pois legumes e verduras, deve-se comer mais (3 a 5 porções). Carboidrato (arroz, massas, batata, feijão, ervilha, lentilha), deve ser de 1 a 3 porções,  proteína (carne, peixe, frango, ovo) deve-se manter somente uma porção, e gordura (óleo vegetal e azeite), ½  porção.

9) Combinações gastronomicamente trágicas, tipo macarrão + sashimi, estão liberadas do ponto de visa nutricional? O vilão da massa é sempre o molho? 
Dra Fernanda Granja:Do ponto de vista nutricional sim (esse exmplo que vc deu), pois é carboidrato + proteína de ótima qualidade. O vilão é sempre a quantidade. Se um prato de macarrão, mesmo com molho, contém poucas calorias, não há problema nenhum. Mas se for um prato que ultrapasse as calorias indicadas para a pessoa, aí sempre será o vilão.

10) Quais alimentos tem vida útil prejudicada no balcão do serve-serve? O que é melhor evitar no quilo?
Dra Fernanda Granja:Para evitar:

  • melhor não consumir pratos que misturam arroz e batata pelo excesso de carboidratos que acabam se transformando em gordura em nosso organismo
  • Preparações empanadas, fritas ou com molhos cremosos, são ricos em gordura e possuem um alto valor calórico.
  • Evite preparações com creme de leite, maionese e carnes com gordura essas podem ter uma quantidade enorme de calorias além de um alto teor de gorduras.
  • Evite as massas que acompanham molhos, principalmente os brancos e os a base de queijo, são calóricos e gordurosos.
  • Sobremesas com chantilly, cremes, sorvetes e tortas, que além de ricas em açúcar, são ricas em gordura e calorias.
11) As pessoas acham que comer aqueles grelhados do quilo é mais saudável. Mas não acho que só as cenouras são brilhantes demais. Os grelhados super brilham, acho que são mega gordurosos, assim como o arroz. Como fazer pra se livrar desse problema?
Dra Fernanda Granja:Mudar de restaurante! Rs Quando o alimento brilha muito, com certeza é feito com miuto óleo, mesmo sendo grelhado. Depois que o alimento foi submetido à cocção, a gordura penetra no alimento. Nesse caso é melhor não comer mesmo, pois um pouco de gordura a cada dia, pode levar ao aumento de peso (de meio quilo a 1 quilo por ano).

12) E a quantidade de comida? Coloco até encher a volta do prato? Menos que isso? 
Dra Fernanda Granja:Não é necessário encher o prato, pois os pratos de restaurantes por Kilo são maiores do que os convencionais. Deve-se tomar muito cuidado com essa questão visual.

O ideal é fazer um prato em casa (menor) e observar quantas colheres a pessoa está habituada a comer. E fazer o mesmo no restaurante.
A quantidade deve ser: um prato frio e um prato quente.
Prato frio cheio de salada crua e cozida. Quantos mais colorida, mais nutrientes ela tem.
Prato quente: 2 poções de carboidtrato, 1 porção de proteína  e 1 acompanhamento.

13) Quanto dos nutrientes são perdidos com o tempo de exposição nas bandejas? (Dúvida de quem almoça às 13h30h)
Dra Fernanda Granja:As vitaminas são as que mais sofrem perdas, principalmente a vitamina C. Como ela é sensível a luz e calor, o simples fato de cortar a cenoura e deixa-la no balcão, já perde nutrientes.

14) E com relação aos molhos da salada? Quais podem? Quais deixam a salada muito calórica?
Dra Fernanda Granja:Molhos a base de iogurte ou queijos sào mais calóricos. Prefira os molhos feitos por você mesma: limão, azeite e pouco sal.

Gostaram do guia???
beijosssss

3 comentários:

  1. Show!!! Muito bom o guia, pois almoço todos os dias em restaurantes por kilo e é difícil encontrar um que me satisfaça 100%. Agora vou ficar mais ligada na quantidade, sempre achei esses pratos gigantes rsrs.
    Uma dúvida; nunca bebo nada durante o almoço, não me sinto bem na verdade misturando o liquido com a comida, mas sempre após a refeição, amo de paixão comer aquele docinho de leite, aquela tortinha de morango, (pequena) ou uma gelatina com leite condensado rs. Posso ou é determinantemente proibido? rs. Um beijo, tá lindo seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Kamila, 1vez por semana é liberado do docinho... agora se vc começar a fazer isso todos os dias, no final do ano vc pode ganhar até 1kg... imagina em 20 anos!!! É um estrago não é?? rsrss
    beijosssss

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Estava procurando restaurantes de comida funcional e conheci um novo que fica no Itaim Bibi. Muito boa a comida. Queria q vc desse uma olhada nos menus pra ver se realmente é funcional. Eu comi o menu "Esportistas", com um belo bife de maminha! rs
    O restaurante chama Restaurante Bien!, fica na Pedroso Alvarenga no Itaim, do lado do Vaca Véia (td mundo conhece!)
    Tem os menus no site: www.restaurantebien.com.br
    Obrigado!
    Paulo Henrique

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!