segunda-feira, 26 de março de 2012

Jornal Vida Integral Março - Dicas para uma boa digestão

Oi pessoal!!!

Acabei de voltar de viagem e essa semana vou postar várias dicas legais que encontrei por lá! Acho que vocês vão gostar também!

Nesse mes de março publiquei no Jornal Vida Integral   um texto sobre como ter uma boa digestão. São dicas preciosas que até acho que já falei aqui no blog, mas não custa repetir já que tanta gente ainda me pergunta sobre gastrite, refluxo e azia! É um dos posts mais comentados aqui no blog, imagina só!



Vamos ao que interessa!


Uma boa digestão é fundamental para sua saúde! Veja aqui algumas dicas!

É muito importante termos uma boa digestão para que consigamos absorver melhor os alimentos, ou seja, absorver com excelência as vitaminas e minerais, assim como os antioxidantes presentes naturalmente em alguns alimentos. Se a digestão for ruim e consquentemente a absorção também, pode-se desencadear uma série de sinais e sintomas que se apresentarão como desequilíbrios de diversos sistemas fisiológicos, variando de acordo com a individualidade bioquímica de cada um, como por exemplo sintomas simples como queda de cabelo, unhas fracas, acne, constipação intestinal, até sinais mais sérios como osteoporose, anemia, gripes, refriados repetitivos, sono, aumento de gosrdura corporal, e assim por diante. Devemos pensar que inúmeras trocas e processos químicos devem ocorrer, coordenados por diversos órgãos, secreções e enzimas, para que os alimentos sejam transformados em nutrientes capazes de atravessar a mucosa intestinal, cair na corrente sanguínea e atingir nossas células. Por isso devemos cuidar bem do nosso estômago e intestino para que eles funcionem adequadamente e consigam atingir o objetivo final.

Para melhorar a digestão é necessário seguir algumas dicas:

·         Não beba durante as refeições, porém não corte o líquido
O líquido dilui o ácido clorídrico, fundamental para o processo digestivo. O ideal é não beber nada meia hora antes e meia hora depois de comer. Porém, durante o dia é preciso ingerir muito líquido, em especial, água pura.

·         Coma devagar!
O dia-a-dia corrido, leva as pessoas a trazer a correria para a mesa. Sem mastigar direito, o estômago e o intestino são sobrecarregados e têm dificuldade para absorver os nutrientes e a produzir minerais essenciais, como o zinco. Resultado: pessoas que não mastigam direito podem ter problemas de gases, abdome estendido e dificuldade para evacuar.

·         Preste atenção em alimentos que não lhe caem bem e evite-os.
Cada um sabe como seu organismo funciona. Por isso fique atento aos sinais que seu organismo dá e não os ignore.
·         Não ficar mais que 4 horas sem se alimentar
As refeições devem ser fracionadas durante o dia.Comer uma fruta ou oleaginosa, a cada duas ou três horas, faz com que o metabolismo não pare. Podem ser feitas até seis refeições (duas pequenas) por dia.

·         Na hora de temperar saladas, prefira azeite de oliva e óleos de linhaça.
Algumas vitaminas são absorvidas em meio oleoso e por isso esses óloes vegetais são tão importantes. Além disso, o omega 3, 6, e 9, ajudam o intestino funcionar melhor, favorecendo o processo digestivo
·         Coma alimentos rico em zinco
Esse mineral participa de mais de vinte e cinco enzimas que atuam na digestão e no metabolismo, principalmente o proteico.

·         Faça uso de pré e próbióticos
Os pré e próbióticos são essencias para uma boa digestão já que eles vão povoar o nosso intestino com bactérias saudáveis. Quanto mais bactérias saudáveis temos em nosso intestino, maior a chance de absorção adequada dos nutrientes. Prébióticos são alguns tipos de fibras alimentares que o nosso organimos não digere, ou seja, carboidratos não digeríveis que alimentam os lactobacilos dentro de nós. Probióticos são microrganismos vivos (lactobacilos), administrados em quantidades adequadas, que conferem benefícios à saúde do hospedeiro, principalmente ao intestino.

·         Evite alimentos gordurosos, chocolates, café, chás cafeinados, especialmente antes de dormir.
Descansar pelo menos 20 minutos depois das refeições é prática saudável, mas dormir de barriga cheia é garantir a azia do dia seguinte.
·         Álcool e cigarro devem ser evitados.

Dicas de chás e alimentos que devem ser consumidos para melhorar a digestão:
·         Alguns chás podem auxiliar no processo de digestão como: Angélica, Boldo-do-Chile, Dente-de-leão, Erva-cidreira, Alecrim e Hortelã.
·         Manter o organismo hidratado corretamente, proporcionará um bom funcionamento geral do mesmo, auxiliando também a digestão.
·         Alimentos mais leves e ricos em fibras possuem uma digestão mais fácil (alimentos ricos em gorduras e pesados necessitam de mais enzimas para a digestão, tornando-a mais lenta). Sendo assim, incluir na dieta fibras (frutas, legumes, verduras e cereais integrais).
·         Coma maçã, uva e kiwi, que são ricos em fibras, pois favorecem a digestão e estimulam o funcionamento do intestino.
·         O Iogurte é importante pois contém lactobacilos, ou seja, bactérias benéficas ao nosso organismo.
·         Chá verde ou chá branco são digestivos também.
·         Gengibre é bactericida e desintoxicante.
·         A cenoura tem uma combinação de vitaminas que estimula o metabolismo que costuma ficar mais lento depois de um processo de digestão difícil.
·         Acabaxi e mamão possui enzimas que favorem a digestão de proteínas e gorduras. Faça uso como sobremesa depois de uma grande refeição.


Para uma excelente e eficaz digestão!!!
beijossss

22 comentários:

  1. Oi Dra.quais os beneficios da quebra pedra?É verdade que é bom para infecções urinárias e pedra nos rins?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem essa função sim. Se a erva for de boa qualidade, ela vai funcionar bem no estímulo dos rins. Para infecção urinária, eu prefiro outro tratamento - que é uma dieta específica, uso do cranberry e de lactobacilos!
      beijossss

      Excluir
  2. Olá, Dra. Fernanda, tudo bem? Meu nome é Marília, tenho 27 anos e moro no Rio de Janeiro.Conheci seu blog por uma amiga e me apaixonei. Brincamos que é um "serviço de utilidade pública", rs, e de fato passei a ler com frequência posts e comentários para me orientar melhor. Estou muito acima do meu peso ideal e passei a usar o mix de farinha de manhã, sucos com chia, o chá verde respeitando o tempo antes e depois das principais refeições, lanche de fruta com oleaginosas e o óleo de coco antes e depois de 30 minutos do exercício. Nossa, com tanta coisa nem sobra tempo pra querer o doce, rs. Mas está correto ou é demais? (Como saladas e proteínas também...)
    Li que você recomenda o uso do óleo de coco por no máximo 3 meses... é isso mesmo?
    E o chá de dente de leão, basta uma xícara uma vez por semana, ou você recomenda mais para fazer mais efeito?
    Muito obrigada pelo blog e pela atenção que você sempre dá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Marília!!! To vendo que você tá lendo o blog e fazendo direitinho! Legal!!
      O óleo de coco, como todo suplemento, tem que rodiziar. O organismo acostuma com tudo então devemos ir trocando as estratégias. Isso é o que a minha prática clínica demonstra, então eu sigo esse "método".
      O chá de dente de leão pode tomar todos os dias se estiver com gordura no fígado.
      beijossss

      Excluir
  3. OI DRA, EU GOSTARIA DE SABER Q TIPO DE CHA, SUCO OU OUTROS ALIMENTOS SERVEM COMO ENERGIZANTE, PARA QUE EU POSSA CONSUMIR DE PREFERENCIA PELA MANHA, P ME SENTIR COM MAIS ENERGIA, UMA VEZ QUE MEU DIA COMEÇA SEMPRE LENTO, QUERO TER MAIS DISPOSIÇAO, ENTENDE,
    BJS
    ALICE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, vou fazer um post sobre isso. Mas é o seguinte: as vezes não é que falta na nossa dieta que nos dá energia, as vezes é o que comemos que tira nossa energia. Então além de sucos energizantes (já dei algumas receitas aqui no blog, procure por sucos) precisamos rever a dieta.
      beijossss

      Excluir
  4. Olá doutora
    Passei a consumir a barrinha de cereal nature valley,mas nesse final de semana quando fui comprar ,ao ler os ingredientes achei xarope de glicose.Essa marca não era isenta desse ingrediente? sera que mudaram, vou copiar e colar para você dar uma olhada

    Ingredientes: base de granola (grãos inteiros de aveia, açúcar, óleo de girassol alto oléico, mel, sal, água, regulador de acidez bicarbonato de sódio (INS 500ii), xarope de glicose, farofa crocante com tocoferol (farinha de trigo, água, açúcar, extrato de malte, corante natural caramelo INS 150a, antioxidante tocoferol INS 307), amêndoas picadas, mel, maçã, oxicoco, frutose, semente de girassol alto oléico, maltodextrina, suco de maçã, óleo de girassol alto oléico, sal, canela, leite em pó, amendoim, xarope de açúcar mascavo, aroma natural de melaço, aroma natural de maçã e emulsificante lecitina de soja (INS 322).

    Obrigada até próximo contato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa!!! ela não tinha não... acho que eles mudaram mesmo! Será que é só essa que vc comprou ou todas da marca? Precisamos olhar!!
      beijosss e obrigada pela dica!

      Excluir
  5. OI DRA FERNANDA, EU JA VI A SENHORA FALAR MUITO SOBRE O USO DO OLEO DE COCO ANTES E DEPOIS DA ATIVIDADE FISICA P AUMENTAR O GASTO CALORICO, ACONTECE QUE ONDE EU MORO EU NAO ENCONTRO O OLEO DE COCO COM FACILIDADE ENTAO PEÇO QUE A SENHORA ME INDIQUE UMA OU DUAS OPÇOES QUE POSSAM SUBSTITUIR O OLEO MAS QUE TENHAM O MESMO EFEITO DE ACELERAR O GASTO DE ENERGIA DURANTE OS EXERCICIOS
    BJS MINHA LINDA,E FICA COM DEUS
    CARLA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!
      Dá uma olhada no post "aceleradores do metabolismo" - lá tem vários alimentos que você pode combinar o uso antes da atividade física.
      beijossss

      Excluir
  6. DRA EU GOSTARIA DE ENTENDER O QUE É CHOCOLATE TERAPEUTICO E ENTRE O CHOCOLATE LIGHT E DEIT QUAL É O MENOS CALORICO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei que chocolate terapêutico é esse. Você pode copiar os ingredientes e eu te falo! O chocolate light é para quem faz dieta e é melhor pois é reduzido em gordura e açúcar. Já o diet ele tem mais gordura, então tem que tomar cuidado.
      beijossss

      Excluir
  7. Dr. já ouviu falar do PROTEXID suplemento que melhora refluxo e gastrte, sabe algo a respeito, se funciona? E gostaria de dicas pq estou sentindo muitos sintomas do refluxo principalmente o bolo na garganta.
    Aguardo retorno

    Daiane
    Abçs

    ResponderExcluir
  8. Olá doutora! Sigo seu blog há algum tempo sempre com informações maravilhosas!
    Parabéns! Gostaria de saber também sobre esse "novo" suplemento Protexid.
    Não mencionam no site de venda do mesmo as subtâncias contidas, por isso tenho medo de adquirir.Tenho refluxo,hipertensão,labirintite; é bastante incômodo, tomo omeprazol todos os dias, pois se não tomo passo mal.Agradeço muito se puder me retornar.
    Marluce Santos
    email:marluleite@hotmail.com
    Muita luz no seu caminho!

    ResponderExcluir
  9. ola doutora meu nome e leonardo,quero perguntar algum que estou com muita duvida ,sou magro e todas as vezes que me alimento eu tomo agua ou suco junto com a comida ,tenho problemas com gases e toda vez que eu termino de almoçar ou jantar tenho vontade de ir no banheiro,por favor me diz o que devo fazer pois seu blog e bem interessante .mas tenho esta duvida o que devo fazer ....

    ResponderExcluir
  10. Prezada Dra. Fernanda,
    Sou o Prof. Dr. Ricardo de Souza Pereira, o cientista que inventou a fórmula do Protexid que contém vitaminas (vitamina B6, B12, ácido fólico, etc.) e minerais (magnésio complexado, fosfato, cálcio, etc.) que são os co-fatores das enzimas que produzem SEROTONINA e, a partir desta, MELATONINA. Esta última controla o sono e as funções gástricas (fechamento do esfíncter esofágico inferior, motilidade gastrointestinal e liberação de bicarbonato para o gastrointestino). Fiz meu pós-doutorado na Escola de Medicina da YALE UNIVERSITY (Estados Unidos) e o doutorado e mestrado na Unicamp com o Prof. Dr. Anibal Vercesi da medicina experimental.
    Seguem abaixo reportagens e entrevistas (publicadas nos EUA e Europa) sobre a fórmula do Protexid:
    Entrevista concedida à revista francesa LA NUTRITION (março de 2007):
    http://www.lanutrition.fr/communaute/opinions/interviews/dr-ricardo-de-souza-pereira-la-melatonine-pour-traiter-le-reflux-gastro-oesophagien.html

    Reportagem, Outubro/2006, na revista LA NUTRITION (França):
    http://www.lanutrition.fr/les-news/reflux-gastro-oesophagien-la-melatonine-plus-efficace-que-le-medicament-de-reference.html

    Entrevista ao Dr. Robert Rowen nos EUA:
    http://healthydoctors.com/blog/say-goodbye-to-heartburn-%E2%80%94-permanently/

    Entrevista à Kirk Hamilton nos EUA:
    http://www.vitasearch.com/CP/experts/RDSPereiraAT10-30-06.htm

    Entrevista à KIRK HAMILTON que ficou na Universidade de Buffalo (EUA):
    http://listserv.buffalo.edu/cgi-bin/wa?A2=ind0612&L=gerinet&T=0&F=&S=&P=2233

    Página do Protexid nos EUA:
    http://www.heranswer.com/protexid.asp
    Atenciosamente,
    Prof. Dr. Ricardo de Souza Pereira, Pharm.D., Ph.D.
    Professor de Clínica e Terapêutica
    Professor de Farmacodinâmica
    Faculdade de Ciências Farmacêuticas
    UNIFAP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Ricardo, por favor, tenho refluxo e gostaria muito de provar o Protexid, mas estou tentando engravidar. Posso tomar essa vitamina tranquilamente? Obrigada! Silvia

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  11. Prezada Sra. Leite,
    Vi a sua dúvida no blog da Dra. Fernanda (nutricionista). Como você levanta a questão de não saber a composição do Protexid, apesar da mesma constar no site (http://www.protexid.com.br/drge-doenca-do-refluxo-gastroeso.html) vou comentar sobre o produto e sobre minha pessoa.
    Sou o Prof. Dr. Ricardo de Souza Pereira, o cientista que inventou a fórmula do Protexid que contém vitaminas (vitamina B6, B12, ácido fólico, etc.) e minerais (magnésio complexado, fosfato, cálcio, etc.) que são os co-fatores das enzimas que produzem SEROTONINA e, a partir desta, MELATONINA. Esta última controla o sono e as funções gástricas (fechamento do esfíncter esofágico inferior, motilidade gastrointestinal e liberação de bicarbonato para o gastrointestino). Fiz meu pós-doutorado na Escola de Medicina da YALE UNIVERSITY (Estados Unidos) e o doutorado e mestrado na Unicamp com o Prof. Dr. Anibal Vercesi da medicina experimental.
    Seguem abaixo reportagens e entrevistas (publicadas nos EUA e Europa) sobre a fórmula do Protexid:
    Entrevista concedida à revista francesa LA NUTRITION (março de 2007):
    http://www.lanutrition.fr/communaute/opinions/interviews/dr-ricardo-de-souza-pereira-la-melatonine-pour-traiter-le-reflux-gastro-oesophagien.html

    Reportagem, Outubro/2006, na revista LA NUTRITION (França):
    http://www.lanutrition.fr/les-news/reflux-gastro-oesophagien-la-melatonine-plus-efficace-que-le-medicament-de-reference.html

    Entrevista ao Dr. Robert Rowen nos EUA:
    http://healthydoctors.com/blog/say-goodbye-to-heartburn-%E2%80%94-permanently/

    Entrevista à Kirk Hamilton nos EUA:
    http://www.vitasearch.com/CP/experts/RDSPereiraAT10-30-06.htm

    Entrevista à KIRK HAMILTON que ficou na Universidade de Buffalo (EUA):
    http://listserv.buffalo.edu/cgi-bin/wa?A2=ind0612&L=gerinet&T=0&F=&S=&P=2233

    Página do Protexid nos EUA:
    http://www.heranswer.com/protexid.asp
    Atenciosamente,
    Prof. Dr. Ricardo de Souza Pereira, Pharm.D., Ph.D.
    Professor de Clínica e Terapêutica
    Professor de Farmacodinâmica
    Faculdade de Ciências Farmacêuticas
    UNIFAP

    ResponderExcluir
  12. A senhora deve praticar um pouco mais o seu português, pois Prébióticos não possui dois acentos, nenhuma palavra possui duas sílabas tônicas!

    ResponderExcluir
  13. OLÁ DOUTORA FERNANDA, MINHA FILHA TEM PELE BRANCA E AGORA APARECEU ROSACEA EM SUAS BOCHECHAS,ESTÁ NO INICIO EXISTE ALGO QUE POSSA CURAR.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!