segunda-feira, 7 de maio de 2012

Bom dia!!!

Como passaram de final de semana??? O meu foi de muito trabalho no sábado, mas domingo descansei! :)

Tenho um evento super legal para convidar vocês. Olha só:








São Paulo recebe o 3º Gluten Free & 1º Zero Lactose
Evento, que discute as intolerâncias alimentares e as doenças relacionadas com o consumo do glúten e da lactose, teve aumento de 400% em relação a 2010

Em junho acontece, na capital paulista, o 3º Gluten Free São Paulo & 1º Zero Lactose, evento que foi um sucesso ano passado e contou com a presença de pessoas vindas de diversos Estados brasileiros e, até mesmo, de La Paz, na Bolívia. A maior parte do público foi de profissionais da área de saúde, mas celíacos, intolerantes e seus familiares também tiveram participação significativa. A expectativa este ano é dobrar o número de participantes.
O evento tem como proposta informar e discutir sobre o consumo excessivo de glúten, assim como as doenças relacionadas a esta proteína presente no trigo, cevada, centeio e malte.
A novidade em 2012 é a realização do 1º Zero Lactose juntamente com o 3º Gluten Free São Paulo, como uma forma de alertar sobre o aumento da incidência de intolerâncias alimentares, entre elas a lactose, que acomete 75% da população mundial e 25% dos brasileiros.

Intolerâncias alimentares
A intolerância à lactose ocorre em pessoas que não produzem ou possuem ineficiência da atividade da enzima lactase, responsável por hidrolisar a lactose encontrada no leite da vaca e seus derivados. A deficiência ou até mesmo a falta de produção da lactase faz com que a lactose chegue ao intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Os intolerantes à lactose têm, entre os sintomas mais comuns, a diarréia, distensão abdominal, flatulência e má digestão.
Em relação ao glúten, além destes mesmos sinais, estão a rinite, asma, prurido, dermatite, acne, alterações no humor, ansiedade e depressão. Devido à similaridade dos sintomas com diversas outras patologias há uma grande dificuldade em diagnosticar esses males.
A intolerância permanente ao glúten atinge pessoas de todas as idades, principalmente crianças de seis meses a cinco anos. Existe, também, uma frequência maior entre o sexo feminino, na proporção de duas mulheres para cada homem. Crianças em seus três primeiros anos de vida apresentam maior intolerância à lactose.
Não existe cura para os dois casos, por isso a importância de alertar os portadores destas intolerâncias sobre uma alimentação adequada e limitada ao glúten e à lactose, respeitando a individualidade de cada paciente. Ao retirar estes componentes da dieta é possível levar uma vida normal e saudável, mas sempre com o acompanhamento médico e nutricional para evitar a deficiência de nutrientes e recuperar a microbiota intestinal, prejudicada pelo consumo de alimentos que contêm glúten ou lactose.

Palestras
O evento será realizado no mesmo dia para dois públicos distintos, com ciclos de palestras para nutricionistas, médicos e chefs de cozinha, e para o consumidor final. O objetivo é atingir tanto os profissionais da área da saúde que lidam com este tema em sua prática clínica, quanto as pessoas que possuem hipersensibilidade ao glúten, pais e próprios portadores da doença celíaca e intolerância à lactose que buscam informações qualificadas sobre o assunto.

Entre os palestrantes estão Gisela Savioli (nutricionista), Henry Okigami (farmacêutico), Lucyanna Kalluf (farmacêutica e nutricionista), Bruno Zylbergeld (biólogo) e Elen Coutinho (psicóloga) e Tatiana Cardoso (chef de cozinha), que abordarão temas como tratamentos alternativos, saúde intestinal, apoio psicológico, abordagem terapêutica, processos fisiopatológicos e gastronomia funcional.

Salão de expositores
O objetivo do 3º Gluten Free São Paulo & 1º Zero Lactose é mostrar quais são as opções de alimentos sem glúten e sem lactose existentes no mercado, por isso o evento conta com um espaço destinado aos expositores e patrocinadores oficiais, com apresentação e degustação de produtos, entre eles: Supra Soy, Jasmine Alimentos, Tivva, Almofariz, Grani Amici, Mundo Verde, Arte sem Glúten, Goodsoy, Aquamais, Diaita, Sanavita,  Vitafor, Aminna,  Natural Sem Glúten, Vitao e Sabor Único.

Circuito de oficinas culinárias
O Gluten Free São Paulo tem o exclusivo Circuito de Oficinas Culinárias Gratuitas com a proposta de apresentar diversas receitas livres de substâncias alergênicas (glúten e lactose), saborosas e práticas. 

Serviço
3º Gluten Free São Paulo & 1º Zero Lactose
Data: 02 de Junho de 2012
Horário: 08h às 18h
Local: Hotel Matsubara
Endereço: Rua Cel. Oscar Porto, 836 – Paraíso - São Paulo – SP
Assessoria de Imprensa: e3 Comunicação & Marketing – www.e3marketing.com.br
Mariana Golgatti – imprensa@e3marketing.com.br – (11) 3586-1764 / 3586-9197



O evento costuma ser bastate esclarecedor e para conferir a programação acesse aqui no site do evento.

beijossss

23 comentários:

  1. ola dra. adoro o seu blog. vc e sempre muito atenciosa e tem muita paciencia. rsrsrrs.
    tambem adoro as suas receitas. gostaria de comecar me alimentar melhor e introduzir o mix de cerais no meu cardapio, mas tenho algumas duvidas. ficaria muito agradecida se a dra. pudesse me esclarecer.
    1 - posso eu mesma fazer o farelo de arroz integral, batendo no liquidificador? ( nao estou encontrando ja pronto aqui na minha cidade, so encontrei farinha de arroz branco )
    2 - posso fazer o mesmo com o cacau em pedacos? ( nao encontrei cacau em po )
    3 - posso usar quinoa sem ser em flocos? ( quer dizer, o grao inteiro )
    4 - oleo de coco - sei que vc ja falou milhares de vez sobre esse assunto, mas aqui onde eu moro eu so encontrei o oleo de coco em 2 tipos de embalagem - em vidro transparente ou em vidro de plastico escuro. e agora? qual e menos pior?rsrsrs
    5 - gostaria tambem de tomar colageno hidrolisado ( tenho 35 anos ) mas aqui eu so encontrei em capsulas que diz para tomar 6 capsulas 2 vezes ao dia, com o estomago vazio. e que 6 capsulas contem: 60mg de vitamina c - 6000mg de colageno hidrolisado. entre outros elementos. essas capsulas sao vendidas numa loja bem conceituada, mas como eu nao entendo nada do assunto achei melhor te consultar primeiro.
    sorry tantas perguntas. mas desde ja agradeco a sua atencao.

    um grande abraco,
    Adriana - Londres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, obrigada por acompanhar o blog! :)!! Adoro esse feedback!!
      1. Eu nunca fiz o farelo de arroz em casa... mas acho que vc pode tentar fazer sim!
      2. acho que com o cacau tb dá certo!
      3.Para o mix de cereais tem que ser em flocos pq vc vai usar ele cru. O grão da quinua deve ser cozido.
      4. acho que o escuro é menos pior! olha se a emalagem é livre de bisfenol A, aí náo tem problema nenhum!
      5. qual são os outros elementos??? tem que ter zinco, vitamina A e D. Se não tiver, não vai adiantar!
      beijosssss

      Excluir
  2. desculpa esqueci de dizer que sao 6 capsulas no total. 3 de manha e 3 a noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e tem que ser de estômago vazio mesmo tá? ou seja, longe das refeições.
      bjs

      Excluir
  3. Dra Fernanda, amo demais o seu blog!!!! maravilhoso!!! Pena que moro no interior de SP(Araçatuba e Sao Jose do Rio preto) e não tenho vc por perto rsss.
    ADORARIA UMA CONSULTA!!!!

    BJOSS

    Thais

    ResponderExcluir
  4. Olá Dr. Fernanda!

    Sempre leio seu blog, vi nos comentarios do post anterior, que você falou que Ômega 3 para crianças é bom. Meu filho tem 11 anos, e está um pouco acima do peso para sua idade. Inclusive seus índices de trigliceridio e colesterol estão limitrofes. Posso dar capsulas de omega 3 para ele. Me orientaram 1 antes do almoço (500mg) todos os dias. Tem um prazo para ele usar, seria bom tomar um mes e folgar outro? Agradeço se me ajudar. Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode dar 500 mg no almoço e 500 mg no jantar! Eles são específicos para diminuir colesterol e trigic.
      E vc pode incluir na dieta dele a aveia tb!
      beijosss

      Excluir
  5. Olá, Dra. Fernanda! AMEI seu blog! Muito inteligente, bem humorado e cheio de informações!
    Sei que já deve estar cansada de repetir as mesmas respostas (rsrs), mas tenho uma dúvida: tenho 30 anos, sem nenhum problema de saúde, mas tenho um pouco de acúmulo de gordura abdominal e malho de segunda a sexta. O que seria mais indicado para mim: o óleo de coco, o de cártamo ou ambos?
    Muito obrigada!
    Boa semana e fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amei esse comentário!!!! rsrsrsrs Obrigada!! :)
      Eu sempre prefiro o óleo de coco! acho ele mais eficiente!
      bjsss

      Excluir
  6. Olá Dra, tudo bem!??
    sempre acompanho o seu blog, para tirar minhas duvidas sobre alimentação e saúde!! vc é nota 1.000!!! Desconfio que tenho intolerancia a lactose, pois quando consumo iogurte, leite de vaca, tenho muitas flatulências, azia e má digestão seria uma intolerancia a lactose???? consumo tambem o miz de farinhas de beringela, maça, semente de chia e maracujá, 1 vez ao dia, e antes das atividades fisicas o oleo de coco, como vc sugeriu, ou seria o consumo diario das farinhas que está me deixando com tais simtomas...devo diminuir o consumo de derivados do leite ou as farinhas???Obrigada!!!Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser uma intolerância sim!!!! O ideal é retirar da dieta por 3 semanas e depois desse período colocar de novo! Aí vc avalia os sintomas.
      As farinhas não dão má digestão, nem azia... mas como cada um é um, tem que avaliar!
      beijosss

      Excluir
  7. Dra bom diaaa!!!!!!!
    O que vc acha a respeito do suplemento cromo?Ele inibe o apetite ou não?
    bjsssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito!!! Eu não acho que ele tira o apetite, ele controla o nível de absorção de de carboidrato, pois melhora a ação da insulina. O cromo tem mais relação com tirar a vontade de comer doce ou carboidrato, do que reduzir apetite!
      beijosss

      Excluir
  8. Olá doutora, mais uma vez parabéns pelo blog. Deus prospera o que ajuda o proximo e vc faz isso muito bem aqui, rs. Deus te abençoe e recompense!
    Queria fazer uma perguntinha: Comprei o óleo de coco (pra reduzir a barriguinha) e a creatina (pra me dar força e ganho de massa muscular). Só que não estou sabendo como usar ...
    Seria correto usar o óleo de coco como a senhora já ensinou (30 min antes e 30 min depois do exercício) e a creatina logo após o treino?
    É verdade que preciso fazer uma fase de saturação da creatina, tomando 1 colherzinha de chá 4 x ao dia, durante uma semana ? E depois disso tomaria so 1 x ao dia?
    O que a senhora me sugere? Como utiliza-los corretamente?
    Bjos e obrigada sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vina, amém!!!!

      Olha só! Sobre a creatina é verdade que vc tem que fazer essa saturação.
      Um autor escreveu o seguinte: "A fase de loading varia de 5-10 dias nos quais, são 20-30g de creatina por dia seguida da fase de manutenção na qual, a dose administrada cai para 2-5g por dia. É recomendado que a creatina seja administrada com grandes quantidades de carboidrato, devido ao fato de que o seu transporte para dentro do músculo parece ser facilitado pela ação da insulina."
      ou seja, vc precisa consumir a creatina junto com o carboidrato e nessa quantidade descrita acima!
      Sobre o óleo de coco, vc pode utilizar antes do treino sim e a creatina depois do treino. Só que a creatina não vai fazer vc ganhar massa muscular, ela vai fazer o seu músculo inchar!
      beijossss

      Excluir
  9. Sinto muita fome, já fiz vários exames e sempre está tudo bem comigo, nada que justifique essa fome. comprei óleo de coco com cartamo, mas ainda não tomei.Preciso saber se essa mistura realmente diminui o apetite?Faço exercicios físicos , porém ultimamente não tenho diposição para acordar cedo 5h. Você pode me ajudar?
    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles reduzem o apetite pois são óleos e vão dar saciedade!
      Aí vc consome 1h a 30 min antes da refeição.
      Sobre a disposição, tem que melhorar todo o seu cardápio! As vezes vc pode estar comendo alimentos e não nutrientes!
      beijossss

      Excluir
  10. Oi Fernanda! Eu li o post sobre café da manhã ideal, na TV Gazeta, e você sugere o leite, como porção de proteína. Ouvi dizer que os nutricionistas funcionais são contra o leite. Isto serve para todo mundo? Já ouvi nutricionista funcional dizendo que não dá leite para nenhum de seus pacientes. Obrigada por tirar minha dúvida, sempre assisto suas entrevistas!
    Thaís - São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaís, a nutrição funcional é uma nutrição que preza pela individualidade. Se uma nutricionista tira o leite de todo mundo, ela já está indo contra o princípio e está beirando o fanatismo! rsrsrs
      Cada paciente é um e cada um merece uma conduta diferente. Na televisão eu falo aquilo que é geral e nunca o que é específico! Aí só no consultório mesmo! :)
      beijosssss

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Queria agradecer o carinho e respeito com que trata as pessoas que através de seu blog/site procuram mais qualidade de vida e com certeza + saude.
    Gostaria de saber se posso consumir as três receitas juntas: Xô Gordura, Farinhas para emagrecer e Chia. Tenho hipertensão. Se sim como devo consumir. Obrigada. Suely

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!