segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Revista Viva Saúde #agosto - Como usar os óleos na cozinha

Oi gente!!

Eu não esqueci de vocês, é que realmente eu não estou conseguindo responder.
Não vai dar para responder todos, até porque muita pergunta eu já respondi em outros posts!

Mas hoje quero dar uma dica de mais uma revista!

Colaborei com Viva Saúde desse mês numa matéria que vai interessar muito gente!!! Já até respondi essa pergunta em alguns posts. Qual o melhor óleo para usar? Para fritar? Para usar na salada? Para fazer comida? E o óleo de coco?

Então corre pra branca e garanta seu exemplar!






beijossss

41 comentários:

  1. Poxa q pena tem tantas perguntas interessantes :(
    E o vídeo sobre sal? Da tv gospel? a senhora não conseguiu postar?
    Bjo e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Infelizmente não consegui o vídeo, ficou só ao vivo mesmo.
      Beijos

      Excluir
    2. Doutora sou nova ,mais pretendo ser nutricionista , mais claro sem deixar de curtir cada fim de semana com amigos, você sempre tem os fins de semana livres? Trabalha muito tempo durante a semana?

      Excluir
    3. Você ganha muito dinheiro? Você acha que por ser "famosa" é mais facil seu trabalho? Responde ai por favor

      Excluir
  2. Tenho uma dúvida na forma de consumo das castanhas e grãos de modo geral. Sempre ouvi dizer que a melhor forma de consumir é ao natural. E analisando as informações que tenho, penso que vai depender da castanha porque a Baru, por exemplo, deve ser torrada. E para as demais oleaginosas? E o gergelim?
    Amêndoa - Acho que tem que ser crua, ao natural. Alguma perda ao consumir torrada/assada?
    Amendoim - Deve ser assado, né?!
    Castanha de cajú - Essa deve ser assada, certo?! Aquela ao natural, sem ser a amarelinha que o nosso paladar tanto gosta... rsrs...
    Castanha do Pará - Sempre consumo crua, mas deve ser bem boa torrada. Alguma contra-indicação de modo de consumo?
    Gergelim - Geralmente consumo ao natural mesmo, mas acho bem mais gostoso torradinho para colocar na salada. Existe algum mal nisso? Alguma perda nutricional?
    Tem muitas outras castanhas que consumo, mas essas acho que devem ser ao natural mesmo, né?! Como nozes, macadâmia...
    O comentário ficou grande, mas quero muito esclarecer isso para não ficar consumindo um alimento potencialmente muito bom da forma errada.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Dra,imagino q a senhora deve mesmo ja ter respondido varias vezes sobre o mesmo assunto mas p pessoas diferentes e q talvez nao tenham tido acesso a todos os comentarios postados meses atras(ate poq nao da p saber onde vai estar algum comentario q se refira especificamente ao assunto q possa estar nos interessando no momento,fica dificil mesmo utilizando a ferramenta de busca do blog) e tenham tido contato com seu blog so agora, e tbm poq existem assuntos q p nós leigos, sempre deixam alguma duvida, mas acredito q a repetiçao de assuntos nas perguntas nao sejam propositais ate poq imagino q sejam pessoas diferentes a perguntar pelo mesmo assunto....
    Por favor, de acordo com suas ocupaçoes e seu tempo livre,nao deixe de reponder.
    Obrigada e muito sucesso, sempre.
    Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura,
      Pode deixar que irei responder sempre que possível. Mas seria legal dar uma pesquisada no próprio blog antes de perguntar.
      Obrigada pelo carinho. Beijosss

      Excluir
  4. Dra, de que maneira posso usar diariamente a biomassa de banana verde com a finalidade de ajudar no processo de emagrecimento? Ela vai agir bloqueando os carboidaratos ou gorduras,ou as duas coisas?
    A senhora ja falou q essa biomassa depois de congelada, qnd for ser utilizada precisa de um reprocessamento,poq? Isso pode ser feito no liquidificador ou tem q ser num processador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode utilizar os pedaços no feijão, no suco, no arroz e em outras receitas também.
      A biomassa é rica em amido resistente, que vai reduzir a absorção de carboidratos e gorduras, entre outros benefícios.
      Pode fazer o reprocessamento no liquidificador, sim.

      Excluir
  5. Oi, Fernandinha, estou tomando chá verde de manhã (gosto pq fico sem fome até o almoço. Minha dúvida é sobre a quantidade para emagrecer. Eu tomo 2 a 3 colheres de sopa para 200ml a 300ml. Tá correta essa quantidade? Ou para acelerar o metabolismo preciso de mais?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila,
      Para fazer o chá verde, você pode usar 1 colher de chá para 200ml. Você pode consumir até 3 vezes ao dia, longe das refeições e antes das 16h, para não atrapalhar o seu sono. Beijosss

      Excluir
  6. Ola dotora , gostaria que me ajudasse pois estou desesperada !começei uma dieta faz 1 mes e 1/2 , e perdi 6 kg .. Ate ai tudo bem .. Ai inventei de começar a tomar esse oleo de coco , achei o gosto muito ruim , mas ja faz quatro dias que estou tomando , misturado c agua,1 colher antes do almoço. E apos isso suspendi o azeite na salada , começei a temperar c limao ou laranja e sal .
    Só que estou com medo desse tal oleo sabotar minha dieta , ou ainda mais preocupante pra mim e que como dizem que ele acelera o metabolismo, tenho medo de que qdo eu parar meu metabolismo fique lento ou nao seja mais como era antes . Estou preocupada a toa ?
    O problema e que eu tenho barriga sabe , nao sou gorda , peso 63,5 atualmente e tenho 1,73 de altura, e minha dieta tem dado certo , no entanto eu perco perna, bunda e a barriga fica e como ouvi falar que o oleo de coco ajuda , decidi optar por ele paro ou cintinuo?
    Obs:to fazendo ginastica aerobica 4vezes por semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Pode tomar sim, durante 3 meses, sem problemas. Se você reduziu o azeite, ele não vai sabotar a dieta. O ideal, se você quer perder gordura, é manter a atividade física e tomar o óleo de coco antes do exercício. Beijosss

      Excluir
  7. Oi Fernanda,a capsula de oleo de coco faz efeito como o oleo de colher ? Como tomo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não tenho observado tantos efeitos do óleo de coco em cápsulas. Prefira o óleo mesmo.
      Beijos!

      Excluir
  8. Boa tarde!
    Uma amiga do trabalho me disse que sua endogno disse que esse negocio de fazer 1 lto de chá e tomar durante dia não funciona, pq o chá oxida, tem que ser feito na hora, isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! As propriedades funcionais dos chás duram até 12 horas, então é legal fazer no dia que for tomar.
      Beijos

      Excluir
  9. Dra,posso adoçar levemente chas, tipo cha verde, com um pouquinho de mel(mel de abelha ou de enjenho)? Se eu fizer isso vou estar atrapalhando e interferindo na açao que o cha teria no meu organismo?
    Obg
    Bjs
    Luana.
    *OBS: Por favor querida,nao deixe de responder as outras perguntas dos posts anteriores pois algumas delas sao duvidas q eu tenho e que por eu nao poder ter acesso a uma nutricionista pessoalmente no momento confio muito no seu trabalho e na credibilidade das suas orientaçoes dadas aqui no blog, ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana,
      Com o tempo tentarei responder as outras questões.
      Em relação ao chá, o ideal é não adoçar para garantir o efeito desejado. Beijosss

      Excluir
  10. Olá Dra Fernanda ! Então Dra., nos posts passados vc perguntou para nós o que tira a vontade de comer doces, e já faz uma semana q estou fazendo lanchinhos com AMENDOAS e não é que diminuiu bastante !!! Obrigada ! Karina - SJRPreto/SP

    ResponderExcluir
  11. gosto muito de usar cha estimulante para daar energia, uso gengibre mas sera estes cha como
    chaverde pode atrapalhar quem, tem hipoglicemia reativa, pois a comida e digerida muito rapida e logo vem a fome sera que estes cha pode aumwentar a sensação de fome???
    por favor nao deixe de nos responder beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não tem nenhuma relação não, a não ser que seu organismo não esteja em equilíbrio. Beijosss

      Excluir
  12. Olá querida gostaria de saber se gravida pode consumir linhaça e chia e qual a quantidade por dia. Obrigada desde já, Cristiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane,
      Pode sim, inclusive as duas são ricas em ômega 3, que faz super bem para a gestante e para o bebê também. Em relação a quantidade, é a mesma recomendação geral, de 2 colheres de sopa por dia.
      Não esqueça de tomar bastante água.
      Beijos.

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção!!! Cris

      Excluir
  13. Dra, cenoura crua pode ser congelada? Se a resposta for sim,ela pode ser congelada ralada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa fazer o branqueamento para congelar. Eu não recomendo congelar ralada, pois não vai ficar tão gostosa depois que descongelar. Beijosss

      Excluir
  14. ola doutora.
    sou intolerante ao cacau, ao glúten, ao ovo e à lactose. poderia me dar uma receita de um chocolate sem cacau, leite, gluten e ovos?

    muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Você já ouviu falar na Alfarroba? É um excelente substituto para o chocolate. Você pode comprar em pó, ou as próprias barrinhas. Beijosss

      Excluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Dra Fernanda parabéns pelo seu blog, com certeza o melhor blog de nutricão que ja visite! Mas estou com uma dúvida, assisti seu video para o programa vc bonita sobre como evitar gordura abdominal. Vc indicou tomar óleo de coco 30 min antes do exercício e 30 min e comer proteina + carboidrato somente 1 hora após o exercício físico. Comecei a tomar o óleo mas como só tenho tempo para malhar entre 11:30 e 12:30, eu tenho que almocar logo após o exercício. Isso vai dificultar a perda de gordura? E o óleo vai fazer efeito para perder medidas ou n vai adiantar? Obrigadaa beijoo Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema, não. Dê prioridade para a proteína nessa refeição pós-treino e mantenha o óleo de coco 30min antes e depois do treino. Beijosss

      Excluir
  17. ola doutoa.

    sou intolerante à lactose, gluten, ovo e cacau.
    poderia me indicar um chocolate que não levasse estes ingredientes?

    obrigado e parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  18. Olá , estou tomando com dúvidas quando devo tomar o oleo de coco nos dias em que eu nao for praticar exercícios (sex , sab e dom) ?????


    Uma colher de sopa da resultado ????
    Nao queria tomar mais que isso pela quantidade de calorias .
    Obrigada =]
    Adorei seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos dias que não fizer exercício, pode tomar 30min antes da refeição, mas tire o azeite ou reduza o óleo da refeição, para não aumentar muito as calorias. Beijoss

      Excluir
  19. Olá, Dra! Há três anos descobri que estava com síndrome de hashimoto e após um ano de ajustes consegui chegar a uma dosagem adequada e que me fez novamente voltar a vida normal. Me informando sobre a doença, li uma reportagem que falava sobre a ação da soja sobre a tireoide, e coincidentemente, nos três anos anteriores ao meu diagnostico, eu consumia leite de soja diariamente. Hoje me pergunto se foi este uso da soja que me levou a Síndrome e por via das dúvidas, eu tenho até medo de dar às minhas filhas aqueles sucos a base de leite de soja, tipo Ades e Shefa. É neurose minha ou tenho razão em evitar dar soja à minha família?
    Obrigada desde já pelo esclarecimento.
    Marisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marisa. É muito complicado saber se foi realmente a soja, mas é uma possibilidade sim. Quanto ao consumo de soja da sua família, fique tranquila: Desde que consumida em equilíbrio, não há problemas. Beijosss

      Excluir
  20. Dra, comprei um óleo de linhaça da marca pazze, o vidro é claro mas é todo tampadinho, mas depois que comprei fiquei com medo de estar oxidado....vc já viu desse óleo? será que oxidou? beijos

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!