quinta-feira, 4 de março de 2010

Açúcar X Adoçante - Qual escolher???

Boa tarde pessoal!!


Fui ontem no "Nosso Programa" da RIT TV para falar sobre a polêmica Açúcar ou Adoçante, qual escolher?? Pena que não tenho o vídeo do programa para disponibilizar pra vocês, pois foi ao vivo, mas vou tentar colocar resumidamente o que foi discutido lá! Foi bem legal e vários telespectadores ligaram pra tirar suas dúvidas, então espero que consiga fazer o mesmo aqui!


Vamos às definições!

Açúcar é o produto obtido comercialmente a partir de cana-de-açúcar ou de beterraba, que serve para adoçar os alimentos e bebidas como pães, bolachas, sucos, refrigerantes, etc.
Adoçante é um produto químico que também serve para adoçar e que geralmente vem do petróleo ou de alguma reação química. Existem adoçantes sintéticos e os naturais:
  • Sintéticos: Acessulfame-K, Aspartame, Ciclamato e Sacarina
  • Naturais: Stévia, Xilitol, Sucralose e Frutose
O açúcar é muito bem vindo ao organismo, pois ele é a única fonte de energia que utilizamos. Tudo o que você ingere no final no seu metabolismo, vira açúcar, ou seja, mesmo que você consuma uma carne por exemplo ou uma outra fonte de proteína, no final das contas, ela vai virar açúcar dentro de você!
Por isso, precisamos tomar tanto cuidado com o açúcar. Não é que ele seja o grande vilão da história, o problema é que consumimos geralmente açúcar demais. E é isso que faz mal...

O excesso pode causar:
diabetes
esteatose hepática não alcoolica (fígado gorduroso sem a presença de álcool)
falência do pâncreas e consequentemente falta de insulina
resistência à insulina
excesso de cortisol
acelera o envelhecimento por excesso de radical livre
fermenta o sistema digestivo produzindo gases e má digestão, atrapalhando a absorção de nutrientes (podendo agravar queda de cabelo, unhas fracas, infertilidade)
aumenta a acidificação do sangue, que causa envelhecimento precoce das células, desencadeando ao longo dos maus hábitos as desarmonias metabólicas ou doenças.

Explicando melhor essa questão do cortisol, o que acontece é o seguinte: o excesso de açúcar no organismo é um tipo de stress, e toda vez que o organismo stressa libera um hormônio protetor, que é o cortisol. O problema é que quando há cortisol em grande quantidade (e quem não vive em stress hoje????), há o aumento da gordura corporal. Por isso acumulamos tanta gordura sem motivo aparente e por isso tantos médicos falam que stress engorda! E engorda mesmo!!!!!

Já o adoçante, por ser um produto químico, também faz seu organismo stressar e liberar cortisol. Outro problema é que as nossas células não reconhecem o adoçante como glicose. Por não ocorrer esse reconhecimento pelo organismo, na próxima refeição haverá um aumento na ingestão de carboidratos como: pão, macarrão, bolachas, ou seja, a pessoa acaba comendo mais do que deveria sem necessidade.

Conclusão: O ideal é fazer o rodízio de açúcares ou seja, ingerir açúcar, açúcar demerara, açúcar mascavo, frutose, stévia e intercalar as marcas de adoçantes. Nunca opte por único produto, utilize vários tipos no mesmo dia ou na mesma semana. Se possível não adoce com nada, vocë só tem a ganhar com isso!!

Ficou alguma dúvida???

Beijossss

2 comentários:

  1. Nao entendi devemos usar açucar de varios e adoçantes somente de estevi e o de frutose e de varias marcas expique por favor?

    ResponderExcluir
  2. Gostei tirou toda as minhas duvidas, Parabéns!

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!