quarta-feira, 2 de março de 2011

Receitas Farinha de Berinjela, farinha de Maracujá,Feijão Branco e etc

A Revista Shape me enviou algumas perguntas das leitoras, sobre "Por que a dieta não está rolando?" Clique no link da revista e veja as respotas!

A Revista Dieta & Cia, a Pense Leve e Muscle in Form me pediram para falar sobre as farinhas que ajudam no emagrecimento e na saúde de uma maneira geral, diminuindo colesterol, glicemia e obesidade.


Depois de incansáveis pedidos, vou colocar aqui as receitas de algumas farinhas. Muita gente não mora em São Paulo e não consegue achar com facilidade as famosas farinhas.
Antes de tudo, quero dizer que nunca tentei fazer em casa, mas tenho vários depoimentos de que pode não dar certo a receita, pq pra ficar bom, precisa de máquinas específicas! Eu sempre sugiro que compre a farinha pronta, preferencialmente de fornecedores confiáveis. Mas tem muita gente querendo tentar, então vamos lá! rs
As receitas são de um especial da Ed Alto Astral sobre as farinhas, que aliás, tb colaborei.

Se você quiser saber mais sobre as farinhas e seus benefícios, clique aqui e aqui.













Receitas

Farinha de Banana Verde
Descasque 12 bananas verdes (de qualquer tipo), coloque as frutas em 1 fôrma e leve ao forno baixo, preaquecido até secar. Mexa de vez em quando com uma colher de pau. Corte em rodelas e bata no liquidificador até triturar.

Farinha de Berinjela
Lave 3 berinjelas e corte em tiras, com a casca. Disponha em uma fôrma e leve ao forno baixo, preaquecido, até secar. Mexa de vez em quando com um colher de pau. Despeje no liquidificador e bata até virar pó.

Farinha de Feijão Branco
Lave 2 xícaras (chá)  de feijão branco, e coloque sobre papel-toalha, no sol,  para secar. Quando estiver bem seco, triture no liquidificador e peneire.

Farinha de Maracujá
Lave bem 6 maracujás e retire as polpas, que podem ser usadas em sucos ou receitas diversas. Corte as cascas em fatias finas e distribua-as numa fôrma. Leve ao forno baixo e deixe secar. Retire do forno antes de torrar e espere esfriar. Coloque no liquidificador e bata até virar pó. Passe a farinha por uma peneira fina.

Farinha de Laranja
Lave 12 laranjas e descasque-as, mantendo a parte branca junto com a casca. Coloque as cascas numa fôrma e leve ao forno baixo, preaquecido, até secar. Para não queimar, mexa as cascas com uma colher de pau de vez em quando. Retire e espere esfriar. Despeje as cascas no liquidificador e bata até virar farinha.

Farinha de Maçã
Lave 6 maçãs (de qualquer tipo), descasque e coloque as cascas em uma fôrma. Leve ao forno baixo, preaquecido, até secar. Mexa com uma colher de pau de vez em quando. Em seguida, bata as cascas no liquidificador até triturar.

Farinha de Uva
Lave 3 cachos de uvas-vermelhas e retire o miolo. Disponha as cascas em uma fôrma e leve ao forno baixo, preaquecido, até secar. De vez em quando, mexa as cascas com uma colher de pau para não queimar. Bata as cascas secas no liquidificador até virar pó. 

Farinha de Linhaça
No liquidificador, bata 2 xícaras (chá) de semente de linhaça marrom ou dourada até virar uma farinha. Use o modo pulsar do aparelho para que a semente quebre mais fácil. O ideal é armazenar a farinha em pote bem fechado e escuro, de preferência em lugar fresco, durante no máximpo 3 dias. Dessa maneira, evitamos a oxidação do óleo omega 3.


Promessa paga!
beijo grande


50 comentários:

  1. será que quando compramos essas farinhas já pronta para o consumo elas vem pura ou vem misturada com alguma substancia prá dar maior rentabilidade a quem produz?
    como saber se o produto esta 100°/° puro.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, gostaria de saber se posso fazer a dieta com as duas farinhas juntas a de beringela e de maracujá...os beneficios usando as 2 juntas são os mesmos ??

    ResponderExcluir
  3. oiiiiiiiiiiiiiiii td bem ????
    Gostaria de saber se compro a biomassa pronta?????se vende em casas de produtos naturais???????Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber como usar o oleo de coco para tomar antes dos exercicios um chamado jarrow formulas coconut oil dos estados unidos. este é proprio para tomar de colher?
    Grata,

    Shirley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tomei esse óleo,não emagreci nada!
      Acho até que engordei.
      Isso é conversa afiada!
      E já li que não há comprovação de que emagrece.
      Isso são modas que inventam para ganhar dinheiro a custa do desespero das pessoas

      Excluir
  5. estou tomando oleo de coco quanto tempo leva para fazer efeito no corpo toma 4 colheres por dia

    ResponderExcluir
  6. estou tomando oleo de coco quanto tempo leva para fazer efeito no corpo toma 4 colheres por dia

    ResponderExcluir
  7. Olá Drª!
    O meu nome é Selma. Gostaria de parabenizá-la pela excelência de informações que contém no seu blog sobre a nossa saúde e tb perguntar sobre, se é que existe, efeitos colaterais do óleo de cártamo e o óleo de côco em pessoas que tem a doença auto-imune, em especial a hepatite? Que Deus a bençoe pela iniciativa de criar um meio de compartilhar informações refente a sua área profissional.

    ResponderExcluir
  8. Doutora FERNANDA,procurando alimentos que me ajudassem em minha dieta ,encontrei seu blog ,adorei tudo nele ,me tirou muitas dúvidas.Começei tomar a farinha de beringela mas não estou conseguindo fazer em casa,tentei fazer por três vezes ,segui direitinho a receita ,mas ela fica preta e quando bato no liquidificador ela fica em pedaços e não farinha ,e estou pagando 18,00 por 100 gramas .Então,gostaria de pedir se teria como fazer um video explicando como fazer a farinha de beringela ,agradeceria muito pois está me ajudando bastante.Abraços.
    bethkjv@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. FABIANA RODRIGUES
    Boa tarde Dra. Fernanda adoro os programas que vc participa, estou com um probleminha
    fui fazer o exame da curva glicemica com 75% e deu 215 eu gostaria de saber como devo proceder, não como doces quase nunca, infelizmente não posso ir a uma consulta com vc pq estou desempregada então peço sua ajuda pelo blog, eu assisti quando vc falou no programa Vc Bonita, e vc falou sobre a farinha de maracuja que ajuda, eu nao sei se esse valor de 215 já é diabetes estou muito nervosa por isso preciso de seus conselhos, muito obrigada.
    Fabiana Rodrigues

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Dra.Fernanda,gostaria de saber como devo consumir o oleo de coco liquido para emagrecer,estou tomando oleo de cartamo em capsula do linolen ,posso tomar os 2 juntos? e qual seria a quantidade do oleo que devo consumir no dia e os horarios que devo estar tomando os 2? por favor me envie um email(protetico_sp@hotmail.com)
    obrigado e parabens pelo seu trabalho.
    kellen

    ResponderExcluir
  11. OLÁ DRª GOSTARIA DE SABER SE POSSO TOMAR ÓLEO DE CÔCO, POIS TENHO GORDURA NO FIGADO E INTESTINO PRESO SERÁ QUE PODERIA RESPONDER POR FAVOR
    fatima@arteb.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Dra. acompanho sua jornada na tv já algum tempo,agora que fiz bariátrica e eliminei 65 kg, quero muito saber se posso consumir os oleos indicados e as farinhas por vc? e principalmente as marcas e onde posso encontrar aquí em praia grande ou até mesmo se posso receber pelo correio, minha vizinha quer saber se o marido dela que tem/teve hepatite c pode consumir tbm,obrigado um abraço!
    meu e-mail é cassia_rocha2007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. eu so gostaria de saber porque não respondem as perguntas das pessoas aqui feitas?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela só responde no post mais recente, leia lateral acima no blog.

      Excluir
  14. Oi doutora, bom dia.
    Passa a dica das espinhas para o meu filho tambem.E a próposito gostaria de saber se posso usar o oleo de coco para cozinhar ou apenas consumir 4 colheres via oral no decorrer do dia.O meu email.
    ( rosalaudy@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  15. Oi doutora, bom dia.
    Passa a dica das espinhas para o meu filho tambem.E a próposito gostaria de saber se posso usar o oleo de coco para cozinhar ou apenas consumir 4 colheres via oral no decorrer do dia.O meu email.
    ( rosalaudy@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  16. fiz cirurgia de retirada de vesicular e estou tomando óleo de coco extra virgem posso continuar o tratamento para emagrecer

    ResponderExcluir
  17. bom dia gastariafiz cirurgia saber se posso fazer tratamento com oleo de coco de retirada de vesicular e estou tomando óleo de coco extra virgem posso continuar o tratamento para emagrecer

    ResponderExcluir
  18. Oi Dra Fernanda,
    Parabém pelo blog e aproveito para peguntar sobre os benefícios do Cenaless e se tem efeitos colaterais. Posso comprar e usar o medicamento ( que a propaganda diz que é natural)por conta propria . Ou , seria mais uma propaganda enganosa.Grata, Celina

    ResponderExcluir
  19. Oi Dra Fernanda td bem?
    Tenho pedra na vesicula e esteatose hepatica.Sei sobre a esteatose e o oleo,porem não sei sobre a pedra na vesicula.Posso tb tomar comprimidos de Hibisco?Obrigada pela atenção.Bjs.Anna Lofiego.RJ

    ResponderExcluir
  20. ola dra. fernanda,tive meu terceiro filho faz 4 meses e não emagreci nada ainda gostaria de fazer o uso do medicamento cenalles,emagrece msm ou é mito?
    Estou amamentando eu posso usar?

    ResponderExcluir
  21. c d o meu comentário...........................................................

    ResponderExcluir
  22. Dr Fernanda e normal sentir cabeça pesada e dor abdominal falta de apetite quando se tem asteatose hepatica.

    ResponderExcluir
  23. Dr.Fernanda, boa noite fiz uma cirurgia de retirada de pedra na vesícula e aboli o óleo do meu cardápio.Mas a 5 dias comecei tomar as cápsulas de cocô e comecei a sentir enjôos, será que é contra indicado para o meu caso.

    ResponderExcluir
  24. Dra. Fernanda, caramba, como voce dá conta de tantas perguntas?? Lá vai mais um pedido, gostaria de saber como se faz o óleo de côco em casa, já tentei através de receitas na internet e deu tudo errado. Será que vc poderia nos ensinar? Thank you!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo - receita: 12 cocos da prais secos, partir os cocos ao meio, retirar o albúmen (parte branca), picar o albúmen, torrar na panela mexendo sempre até dourar, pisar no pilão (ou algo parecido, rsss, como um liquidificador) até ficar bem triturado, colocar na panela com água e levar ao fogo até que o óleo se separe da massa, recolher o óleo sobrenadante com o auxílio de uma colher e reservar em vasilha de vidro.
      Josimara (josi903@yahoo.com.br)

      Excluir
  25. Dra fernanda, gostaria de saber se o oleo de coco feito em casa fervido na panela tem as mesmas propriedades do prensado a frio. Gostaria tb de saber o que é URL para nem sempre ser anonimo. Muito obrigada, Fatima.

    ResponderExcluir
  26. Olá Drª Fernanda, me chamo Josiane, sou de Campina-SP. Primeiramente gostaria de parabenizá-la pela coluna. Ajuda muita gente em relação a saúde. Bom, minha iramã tem hipertensão, e quer saber se pode tomar óleo de coco, se tem alguma contra-indicação. Desde já agradeço. Abraço

    ResponderExcluir
  27. Oi Drª Fernanda me chamo Elica tenho 35 anos tenho 1,55m peso 65,600kg tenho anemia faço uma dieta balançeada a 4 meses .Tomo uma colher de oleo de coco a 4 dias e 2 colheres farinha de linhaça a 3 dias .Queria saber se a farinha e o oleo de coco poderia me ajudar a eliminar os pesos a mais e resolver o problema de anemia .Por favor me responda.

    ResponderExcluir
  28. estou amamentando e gostaria de saber se posso tomar o cenaless

    ResponderExcluir
  29. ola doutora meu nome e monique tenho 22 anos tive uma trombose aum a no e quatro meses mais ja estou de alta esta tudo nos conformes nem uso mais a meia elastica entao minha duvida e se tem algum problema eu tomar o oleo em capsulas devido a esse problema que eu tive eu vi algumas informaçoes de que o ooelo acelera o metabolimismo e assim como consequencia a circulaçao o que vc acha???eu nao fui no medico estou tomando por conta propria tem quase duas semanas e hoje fui fazer a higiene do meu ouvido e senti o mesmo cheiro que tem as capsulas isso e normal???obrigado pela sua atençao(meu emaile moniqueeem2009@hotmail.com)tchaoo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também sinto o mesmo cheiro, nao sei dizer se na orelha ou pescoço..gostaria de saber o q vc fez para melhorar isso?

      Excluir
  30. Olá Doutora, meu nome é Nathália, adorei suas dicas, mas gostaria de saber se junto com o mix das farinhas eu posso tomar óleo de cártamo também. E gostaria de saber se o óleo de coco e óleo de alho seriam bons também. Estou testando de tuuuudo para perder peso e gordura localizada.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  31. Dra.Fernanda muito bom dia!
    Meu nome é Marcia anotei a receita do mix de fibra para perder gordura abdominal,mas gostaria de saber quantas vêzes posso consumir por dia e quantas colheres seriam?;amo sua dicas.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  32. dra fernada gostaria de saber se posso tomar as cápsula de oleo de coco.porque ainda estou amamentando.meu filho está com 1 ano e 10 meses.desde ja agradeço e aguardo anciosa pela resposta

    ResponderExcluir
  33. Ela só responde no post mais recente.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde,

    Gostaria de saber se quem est amamentando pode fazer uso do cenaless?

    Jacira.

    ResponderExcluir
  35. Doutora Fernanda, boa tarde, estou consumindo os medicamentos lipless e glicamin, gosto de tomar uns pileques nos finais de semana, gostaria de saber se estes medicamentos tem restrições às farrinhas de fim de semana ( ou restrições ao alcool), muito obrigado se a senhora responder.Sou do Rio Grande do Norte (Natal).

    ResponderExcluir
  36. Dra. o que voce tem a me dizer sobre este produto apresentado na internet (Cenaless)?
    Qauis os beneficios e funcuona de verdade?

    ResponderExcluir
  37. DRA.gostaria de saber se (CENALESS)funciona,mesmo e se tem algum efeito colateral,que possa prejudicar minha saude.

    ResponderExcluir
  38. Dra. Fernanda, tenho intestino muito lento, evacuo a cada 4 dias apesar de seguirr orientações médicas, como muita fibra, fruta e verdura e faço uso de linhaça e chia diariamente, procuro beber bastante agua e exercício físico. Fiquei sabendo que o intestino preso acumula toxina no organismo, que é prejudicial e propenço a doenças. Por favor me dê umas dicas, pois isso tem me causado incomodos. Ah tenho também muitos gazes.

    ResponderExcluir
  39. ola doutora meu nome é marina tenho uma bebe de 5 meses estou amanentando eu ñ consigo perder peso pelo contrario só estou ganhado estou entrando em depressão pois quero emagrecer e ñ consigo fazer isso sem afetar minha bebe por favor me ajude como posso fazer isso agora descobri pela internet um medicamento que se chama cenaless posso tomar sem que ele faça mal para minha bebe

    ResponderExcluir
  40. ester alves alvim silva20 de agosto de 2013 às 00:24

    ola doutora queria saber mais sobre o cenalles,pois quero emagercer,pois fiz cirurgia bariatrica,tem 3 anos posso tomar o cenaless para perder mais peso.sem que ele me raça mal.

    ResponderExcluir
  41. Ola Dr,gostaria de saber se a farinha do maracujá pode dar ardência ão urinar obrigada pela resposta dês de já.

    ResponderExcluir
  42. Ola Dr,a farinha do maracujá pode dar ardência na bexiga ão urinar,agradeço a resposta.

    ResponderExcluir
  43. Tem como fazer em casa estas farinhas

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!