quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Detox #1

A Revista Vogue do mês setembro mostou um produto que já é bem conhecido do mercado de produtos naturais. Assim que a revista chegou às bancas, o produto virou febre!! Ele é o Smartshot Detox, um shot (uma bebida  de um gole de 60 ml) rico em ervas e nutrientes que ajudam na detox do fígado!

Mas não se engane! Se a sua dieta não for adequeda, o produto não resolve nada! Tudo deve ser bem acompanhado, tá pessoal?? De tempos em tempos precisamos passar por uma detox de verdade!

E para alergria de quem quer entender esse assunto, a revista Só Dietas do mês de setembro me pediu para falar um pouco sobre a detox! Como é um assunto complexo vou dividir em 2 partes.


Segue a entrevista na íntegra:

1 - O que é a Detoxificação? É a mesma coisa que desinflamação? Cite diferenças, se houver.
Dra Fernanda: A Detoxificação é a eliminação pela urina, suor e fezes de substâncias consideradas tóxicas ao organismo, acumuladas em todas as células do corpo e principalmente no fígado e intestino. O tratamento pode ocorrer em 8 semanas.
A desinflamação é um processo diferente da detoxificação e visa combater ou aliviar a reação do organismo frente a uma enfermidade (diabetes, colesterol, pressão alta), infecção ou lesão dos tecidos, sem a eliminação de substâncias tóxicas. Esse processo ocorre ao longo do tempo e não tem tempo determinado.

2 - Para que serve ou qual é a função de uma dieta detoxificante? É uma dieta de emagrecimento?
Dra Fernanda: Serve para promover a eliminação de substâncias consideradas tóxicas ao organismo, que podem gerar danos ao organismo e alterar os processos metabólicos do corpo.
Um organismo intoxicado pode apresentar os seguintes sintomas: dores de cabeça, fadiga, dores musculares, indigestão, tremores, constipação, anemia, tonturas e depressão, e por meio de uma dieta de desintoxicação esses sintomas podem ser reduzidos e até mesmo eliminados.
Uma dieta desintoxicante pode ser ou não de emagrecimento, porém quando realizada com essa finalidade ajuda na eliminação de líquidos, no adequado funcionamento intestinal, na aceleração do metabolismo, enfim em diversos fatores que contribuem para perda e manutenção do peso corporal.
Importante destacar que quando emagrecemos, nossas células liberam toxinas para o sangue, fazendo com que haja streess no organismo. Esse streess promove a liberação de cortisol, que por sua vez, aumenta a gordura corporal, gerando um ciclo vicioso. A dieta de detox é imporante para esse ciclo ser quebrado e a pessoa conseguir emagrecer de maneira efetiva e saudável.

3 - Em quais casos essa dieta é indicada? Por que?
Dra Fernanda: No caso de exageros no consumo de leite e derivados, trigo, açúcar, alimentos gordurosos, excesso de sal, bebidas alcoólicas, cigarro, agrotóxicos e metais pesados. Pois a ingestão em excesso desses alimentos/produtos além de gerar substancias tóxicas podem prejudicar a eliminação das mesmas fazendo com que se acumulem e prejudiquem o correto funcionamento do organismo.
Essa dieta em geral é indicada para quem necessita realizar uma limpeza no organismo e melhorar o seu funcionamento.

 4 - Como ocorre essa avaliação se a pessoa precisa fazer uma dieta para detoxificar?
Dra Fernanda: Pode começar pela avaliação dos hábitos alimentares do indivíduo, se esses forem ricos em alimentos industrializados, pobres em alimentos naturais sem conservantes, agrotóxicos e aditivos.
Também pelo relato dos pacientes quanto a sintomas como dores de cabeça, depressão, gosto metálico na boca, TPM, baixa tolerância a alimentos gordurosos, sonolência após se alimentar, constipação, problemas cutâneos, problemas digestivos entre outros. Se estiver presente esses sintomas é quase certa a necessidade de realizar uma dieta de detoxificação, para reduzir a carga de toxinas provenientes dos alimentos consumidos e aumentar a capacidade de detoxificação do próprio organismo.
Porém estudos mostram que a dieta de detoxificação também pode ser realizada com o objetivo de auxiliar na prevenção de doenças, essas quando em excesso podem aumentar as chances de doenças como câncer e ainda podem causar distúrbios de saúde físicos ou mentais que muitas vezes levam a  enxaquecas, hiperatividade, depressão e etc.

5 - Como a dieta detox age no organismo para favorecer o emagrecimento?
Dra Fernanda: Pois a dieta consiste na eliminação de alimentos e bebidas ricos em gorduras, açúcar e sódio e no consumo de alimentos naturais, rico em fibras, vitaminas e minerais, que já levam ao menor consumo calórico podendo levar a consequente perda de peso.
Também pela hidratação, com o aumento do consumo de água, chás e sucos diuréticos, que ajudam na eliminação de líquidos que ficam retidos no organismo.
Uma dieta detox em geral auxilia no correto funcionamento intestinal, na eliminação de líquidos, na aceleração do metabolismo aumentando o gasto calórico, confere uma maior sensação de saciedade e diminui o apetite por doces pelo aumento do consumo de fibras e melhor nutrição do organismo. Todos esses fatores contribuem tanto para redução quanto para manutenção do peso.

Além disso, diminui o estímulo a liberação de cortisol, fazendo com que o corpo não lute contra o processo de emagrecimento. (Importante destacar que quando emagrecemos, nossas células liberam toxinas para o sangue, fazendo com que haja streess no organismo. Esse streess promove a liberação de cortisol, que por sua vez, aumenta a gordura corporal, gerando um ciclo vicioso. A dieta de detox é imporante para esse ciclo ser quebrado e a pessoa conseguir emagrecer de maneira efetiva e saudável)

6 - Quais alimentos não são permitidos nessa dieta?
Dra Fernanda: Durante esta dieta, são eliminados da dieta, alimentos como: gorduras saturadas e frituras, alimentos industrializados, alimentos com glúten e lactose, ovo, açúcares (inclusive adoçantes industrializados) e o álcool. Além disso, o consumo de produtos a base de cafeína, como cafés e chás mate, devem ser evitados ou ingeridos com moderação, carnes vermelhas e frangos, devem ser consumidos com menos freqüência e o sal, deve ser diminuído da dieta.


Continua no outro post, tá??
beijosssss

12 comentários:

  1. Oi Fernanda, sua matéria é muito esclarecedora! Já estou com meu Smartshot Detox e vou seguir as suas dicas! Se fizer alguma palestra com esse tema, avise!

    ResponderExcluir
  2. Olá, perfeito, sou alergica a vários produtos e evito consumir, mas mesmo assim, sinto necessidade de fazer uma Detox, você tirou todas as dúvidas que eu tinha, li a Vogue e fiquei curiosa em saber mais. Afinal muitas novidades, nos chegam como receitas milagrosas, usadas de forma incorreta só trará danos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda, pessoas com câncer e que estão em tratamento quimioterápico podem fazer detox? Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Podem fazer, mas com orientação adequeda, tá?
    procure um nutricionista pra te ajudar!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernanda, tudo bem?
    Li uma reportagem na revista pense leve de ago/2011 no qual você passava uma receita de suco detox, minha dúvida é: em que momento devo tomar o suco?. Antes das refeições, ao acordar?.
    Desde já agradeço a aguardo sua resposta
    Um grande abraço e sucesso
    Alexandra Villard

    ResponderExcluir
  6. Oi Alexandra! O melhor horário é em jejum! Esse suco dá uma energia incrível, e ainda melhora cabelo, pele, unha, humor, enfim! rsrss
    beijosssss

    ResponderExcluir
  7. Olá Fernanda, tudo bem? Gostaria de saber se a farinha branca também é retirada totalmente e se pode tomar pelo menos um copo de leite desnatado por dia, pois não vivo sem leite!!rs...Além disso, pode comer massas integrais, como macarrão e pão integral?
    Obrigada,
    Juliana

    ResponderExcluir
  8. ola fernanda eu tenho a receita do suco que e´ feito assim 1 folha de couve manteiga; suco de 2 limoes; 1 colher de sobremesa de linhaça;1 laranja e agua ele e´ bom tambem vai me ajudar a emagreçer pois ja faço dieta

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Dra, seu Consultorio eh no Rio de Janeiro? Preciso muito de uma nutricionista , acabei meu protocolo de quimio ( cá na bexiga) estou bem , aguardo sua resposta Alice alicegaliano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se tem alguma dieta pronta para seguirmos enquanto tomamos detox.

    ResponderExcluir
  11. /// Tem q ter força de vontade, eu tenho 21 anos e já estou emagrecendo. peguei algumas dicas no site www.dietaparaemagrecerrapido.com.br e vamos embora!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!