Mas não se engane! Se a sua dieta não for adequeda, o produto não resolve nada! Tudo deve ser bem acompanhado, tá pessoal?? De tempos em tempos precisamos passar por uma detox de verdade!
E para alergria de quem quer entender esse assunto, a revista Só Dietas do mês de setembro me pediu para falar um pouco sobre a detox! Como é um assunto complexo vou dividir em 2 partes.
Segue a entrevista na íntegra:
1 - O que é a Detoxificação? É a mesma coisa
que desinflamação? Cite diferenças, se houver.
Dra Fernanda: A Detoxificação é a eliminação pela urina,
suor e fezes de substâncias consideradas tóxicas ao organismo, acumuladas em
todas as células do corpo e principalmente no fígado e intestino. O tratamento
pode ocorrer em 8 semanas. A desinflamação é um processo diferente da detoxificação e visa combater ou aliviar a reação do organismo frente a uma enfermidade (diabetes, colesterol, pressão alta), infecção ou lesão dos tecidos, sem a eliminação de substâncias tóxicas. Esse processo ocorre ao longo do tempo e não tem tempo determinado.
2 - Para que serve ou qual é a função de uma
dieta detoxificante? É uma dieta de emagrecimento?
Dra Fernanda: Serve para promover a eliminação de
substâncias consideradas tóxicas ao organismo, que podem gerar danos ao
organismo e alterar os processos metabólicos do corpo.Um organismo intoxicado pode apresentar os seguintes sintomas: dores de cabeça, fadiga, dores musculares, indigestão, tremores, constipação, anemia, tonturas e depressão, e por meio de uma dieta de desintoxicação esses sintomas podem ser reduzidos e até mesmo eliminados.
Uma dieta desintoxicante pode ser ou não de emagrecimento, porém quando realizada com essa finalidade ajuda na eliminação de líquidos, no adequado funcionamento intestinal, na aceleração do metabolismo, enfim em diversos fatores que contribuem para perda e manutenção do peso corporal.
Importante destacar que quando emagrecemos, nossas células liberam toxinas para o sangue, fazendo com que haja streess no organismo. Esse streess promove a liberação de cortisol, que por sua vez, aumenta a gordura corporal, gerando um ciclo vicioso. A dieta de detox é imporante para esse ciclo ser quebrado e a pessoa conseguir emagrecer de maneira efetiva e saudável.
3 - Em quais casos essa dieta é indicada? Por
que?
Dra Fernanda: No caso de exageros no consumo de leite e
derivados, trigo, açúcar, alimentos gordurosos, excesso de sal, bebidas
alcoólicas, cigarro, agrotóxicos e metais pesados. Pois a ingestão em excesso
desses alimentos/produtos além de gerar substancias tóxicas podem prejudicar a
eliminação das mesmas fazendo com que se acumulem e prejudiquem o correto
funcionamento do organismo.Essa dieta em geral é indicada para quem necessita realizar uma limpeza no organismo e melhorar o seu funcionamento.
Também pelo relato dos pacientes quanto a sintomas como dores de cabeça, depressão, gosto metálico na boca, TPM, baixa tolerância a alimentos gordurosos, sonolência após se alimentar, constipação, problemas cutâneos, problemas digestivos entre outros. Se estiver presente esses sintomas é quase certa a necessidade de realizar uma dieta de detoxificação, para reduzir a carga de toxinas provenientes dos alimentos consumidos e aumentar a capacidade de detoxificação do próprio organismo.
Porém estudos mostram que a dieta de detoxificação também pode ser realizada com o objetivo de auxiliar na prevenção de doenças, essas quando em excesso podem aumentar as chances de doenças como câncer e ainda podem causar distúrbios de saúde físicos ou mentais que muitas vezes levam a enxaquecas, hiperatividade, depressão e etc.
5 - Como a dieta detox age no organismo para
favorecer o emagrecimento?
Dra Fernanda: Pois a dieta consiste na eliminação de
alimentos e bebidas ricos em gorduras, açúcar e sódio e no consumo de alimentos
naturais, rico em fibras, vitaminas e minerais, que já levam ao menor consumo
calórico podendo levar a consequente perda de peso.Também pela hidratação, com o aumento do consumo de água, chás e sucos diuréticos, que ajudam na eliminação de líquidos que ficam retidos no organismo.
Uma dieta detox em geral auxilia no correto funcionamento intestinal, na eliminação de líquidos, na aceleração do metabolismo aumentando o gasto calórico, confere uma maior sensação de saciedade e diminui o apetite por doces pelo aumento do consumo de fibras e melhor nutrição do organismo. Todos esses fatores contribuem tanto para redução quanto para manutenção do peso.
Além disso, diminui o estímulo a liberação de
cortisol, fazendo com que o corpo não lute contra o processo de emagrecimento.
(Importante
destacar que quando emagrecemos, nossas células liberam toxinas para o sangue,
fazendo com que haja streess no organismo. Esse streess promove a liberação de
cortisol, que por sua vez, aumenta a gordura corporal, gerando um ciclo
vicioso. A dieta de detox é imporante para esse ciclo ser quebrado e a pessoa
conseguir emagrecer de maneira efetiva e saudável)
6 - Quais alimentos não são permitidos
nessa dieta?
Dra Fernanda: Durante esta dieta, são eliminados da dieta,
alimentos como: gorduras saturadas e frituras, alimentos industrializados,
alimentos com glúten e lactose, ovo, açúcares (inclusive adoçantes
industrializados) e o álcool. Além disso, o consumo de produtos a base de
cafeína, como cafés e chás mate, devem ser evitados ou ingeridos com moderação,
carnes vermelhas e frangos, devem ser consumidos com menos freqüência e o sal,
deve ser diminuído da dieta.
Oi Fernanda, sua matéria é muito esclarecedora! Já estou com meu Smartshot Detox e vou seguir as suas dicas! Se fizer alguma palestra com esse tema, avise!
ResponderExcluirPode deixar que aviso aqui no blog sim!
ResponderExcluirbeijossss
Olá, perfeito, sou alergica a vários produtos e evito consumir, mas mesmo assim, sinto necessidade de fazer uma Detox, você tirou todas as dúvidas que eu tinha, li a Vogue e fiquei curiosa em saber mais. Afinal muitas novidades, nos chegam como receitas milagrosas, usadas de forma incorreta só trará danos.
ResponderExcluirOlá Fernanda, pessoas com câncer e que estão em tratamento quimioterápico podem fazer detox? Obrigada!
ResponderExcluirPodem fazer, mas com orientação adequeda, tá?
ResponderExcluirprocure um nutricionista pra te ajudar!
beijosssss
Olá Fernanda, tudo bem?
ResponderExcluirLi uma reportagem na revista pense leve de ago/2011 no qual você passava uma receita de suco detox, minha dúvida é: em que momento devo tomar o suco?. Antes das refeições, ao acordar?.
Desde já agradeço a aguardo sua resposta
Um grande abraço e sucesso
Alexandra Villard
Oi Alexandra! O melhor horário é em jejum! Esse suco dá uma energia incrível, e ainda melhora cabelo, pele, unha, humor, enfim! rsrss
ResponderExcluirbeijosssss
Olá Fernanda, tudo bem? Gostaria de saber se a farinha branca também é retirada totalmente e se pode tomar pelo menos um copo de leite desnatado por dia, pois não vivo sem leite!!rs...Além disso, pode comer massas integrais, como macarrão e pão integral?
ResponderExcluirObrigada,
Juliana
ola fernanda eu tenho a receita do suco que e´ feito assim 1 folha de couve manteiga; suco de 2 limoes; 1 colher de sobremesa de linhaça;1 laranja e agua ele e´ bom tambem vai me ajudar a emagreçer pois ja faço dieta
ResponderExcluirBoa noite Dra, seu Consultorio eh no Rio de Janeiro? Preciso muito de uma nutricionista , acabei meu protocolo de quimio ( cá na bexiga) estou bem , aguardo sua resposta Alice alicegaliano@hotmail.com
ResponderExcluirGostaria de saber se tem alguma dieta pronta para seguirmos enquanto tomamos detox.
ResponderExcluir/// Tem q ter força de vontade, eu tenho 21 anos e já estou emagrecendo. peguei algumas dicas no site www.dietaparaemagrecerrapido.com.br e vamos embora!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluir