terça-feira, 6 de setembro de 2011

7 Alimentos para controle do açúcar no sangue

Nesse mês de setembro, a minha coluna no Jornal Vida Integral, fala de alguns alimentos que precisamos usar para controlar a quantidade de açúcar no sangue. No mês passado, falei sobre osnutrientes que precisamos para o controle e tinha prometido colocar os produtos. Então, aqui está!

7 alimentos para controle do nível de açúcar no sangue

 Como prometi na coluna do mês passado, vou listar meus 7 alimentos preferidos para controle do açúcar no sangue. Lembre-se que esses alimentos não são só indicados para quem tem diabetes, mas quem tem hipoglicemima, quem come muito carboidrato e para quem tem uma resistência a insulina e precisa controlar a quantidade de insulina liberada. Vamos a eles!


  1. Farinha de banana Verde
A banana verde é um alimento rico em fibras, por causa do amido resistente e de baixo índice glicêmico, ou seja, apresenta digestão e absorção mais lentas. A quantidade de glicose liberada no sangue ocorre de forma gradativa, o que auxilia na manutenção de níveis adequados de glicose no sangue. Assim, há uma redução na quantidade de insulina necessária para essa manutenção, poupando as células do pâncreas. Estudos mostram que produtos de banana verde fazem com que haja uma queda na liberação de insulina plasmática, o que indica uma possível menor resistência periférica à insulina.

  1. Farinha de Maracujá
A farinha da casca do maracujá amarelo é rica em pectina, fibra solúvel capaz de reter água formando géis viscosos que podem alterar o tempo de esvaziamento gástrico (retardando-o), aumentar a saciedade e alterar o trânsito intestinal, retardando o tempo de absorção dos carboidratos simples. Por ser rico em fibras associa-se positivamente à redução de risco de diabetes, pois a falta de fibras está relacionada com a resistência à insulina. Por se tratar de um subproduto rico em pectina, a farinha da casca de maracujá é eficaz no controle do diabetes. A pectina apresenta ações hipoglicemiantes, contribuindo com a melhora da intolerância à glicose. Assim, ajuda a normalizar os níveis sanguíneos de insulina e glicose.

  1. Farinha de feijão branco
A farinha de feijão branco possui uma proteína chamada faseolamina, que funciona como um bloqueador de carboidrato. Como possui vários nutrientes, cada um desempenha o seu papel, fazendo com que o organismo funcione adequadamente como um todo. O cálcio por exemplo, ajuda na manutenção dos ossos e ajuda na perda de peso, pois age na quebra de gordura corporal. A faseolamina, é uma glicoproteína que auxilia no emagrecimento, ajuda no tratamento da diabetes e reduz os níveis de triglicerídeos do sangue, pois reduz à absorção do carboidrato (amido) encontrado em massas, batatas, arroz, pão, biscoitos, etc.

  1. Batata Yacón
Esse tubérculo tem gosto de pera, mas se parece com uma batata. Ela é rico em um tipo de carboidrato que não é facilmente digerível pelo intestino humano, e por isso, estudos têm demonstrado que após o consumo dessa batata há uma diminuição nos níveis de açúcar do sangue. Isso acontece porque diferente da maioria dos tubérculos, a yacón é composta principalmente por inulina ao invés do amido, e este carboidrato realmente diminui os níveis de glicemia e de insulina no sangue. Além disso, as folhas da batata também têm efeito hipoglicemiante, por ser rica em fibras.

  1. Castanhas e Amêndoas
As castanhas são ricas em vários nutrientes importantes para o metabolimo energético. Um estudo mostrou que após o aumento do consumo de amêndoas por um grupo de pacientes, verificou-se nos voluntários um aumento da sensibilidade à insulina, o que melhora o processamento de açúcares pelo corpo. Isso se deve provavelmente ao alto teor de cromo e zinco que esses alimentos carregam. No metabolismo, esses nutrientes atuam aumentando a sensibilidade à insulina, o que ocorre por meio de uma série de reações e termina aumentando a captação de glicose.

  1. Café
Não se pode afirmar que o café pode ser utilizado para baixar os níveis de glicose sanguínea ou tratar o diabetes. No entanto, sabe-se que seu consumo moderado melhora o metabolismo da glicose e, assim, pode auxiliar na prevenção  diabetes.  Independente da cafeína, existem substâncias antioxidantes no café, que atuariam melhorando o metabolismo da glicose, e alguns estudos sugerem ainda, que o café possa reduzir a absorção intestinal da mesma.

  1. Óleo de Linhaça
O óleo de linhaça é rico em omega 3, que ajuda no controle da glicemia, por ser um alimento antiinflamatório. Use na salada ou sobre a preparação pronta.



Já pro cardápio, né???
Ah, e amanhã publico a safra do mês de setembro!
beijosssss

11 comentários:

  1. Estou aguardando ansiosa pela lista da safra. Estou encantada com seu trabalho. abracos Lu

    ResponderExcluir
  2. Dra boa tarde, meu nome é mariana e estou fazendo atividade física a algum tempo tenho uma alimentação com + ou - 500 cal.
    e gostaria de saber o porque e como combater ,meu organismo parou de perder peso eu tinha 96,7 e hoje estou com 82 kg mais tenho 1,71 de altura e preciso perder mais uns 8 kg o que fazer estou nesse peso há 15 dias preciso de ajuda.
    Um abç
    Mariana Alves

    ResponderExcluir
  3. srªdrª.agradecia me informe o seguinte, dado estar baralhado com as informações que me dao:
    tenho diabetes e faço controle de sangue.
    nos diabetes dizem-me para comer verduras etc.
    no controle do sangue dizem-me comer verduras ou
    seja grelos,espinafres ou nabiças nem pensar.
    então o que devo comer, assim fico baralhado e cada
    vez fico mais gordo.
    obrigado por tudo cumprimentos

    ResponderExcluir
  4. ficarei aguardar a resposta

    ResponderExcluir
  5. sra dra. agradecia me informe o seguinte porque tenho andado varalhado devido ao seguinte, pois
    não sei o que devo comer.
    tenho diabetes algumas enfermeiras dizem-me que posso comer todo o tipo de verduras.
    tenho controle de sangue dizem-me que não devo
    comer qualquer verdura exemplo espinafres,grelos
    ou nabiças, como bastante fruta nem dizem sim nem não, por isso não sei o que devo fazer, pois estou a
    ficar cada vez mais gordo, agradecia que a sra dra me disse-se algo sobre o assunto.
    obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    Dra, qual seria o índice correto de insulina no sangue? Fiz o exame e o resultado está dentro da referencia do laboratório mas minha médica disse que está muito alta. Como saber>
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. o açúcar não tem aqui ne por que tu não fala pra a prender

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!