quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Detox #2



Continuando post de detoxificação da Revista Só Dietas, segue a segunda parte sobre Detox!


7 - Quais alimentos mais indicados na dieta e qual é a funcionalidade deles?
Dra Fernanda Granja: Os alimentos mais indicados para serem consumidos durante a dieta ‘’detox’’ são:

- Arroz Integral, quinua e aveia;

- Leguminosas, como o grão de bico e a lentilha.

- peixes (que não sejam preparados fritos)

- frutas, legumes e verduras, de preferência orgânicos

- chá de erva

- alimentos antioxidantes como cebola, alho, suco de uva, cerejas

 Esses alimentos irão fornecer ao organismo os nutrientes necessários para as suas funções diárias.
Os produtos integrais como o arroz e a quinua, contribuirão para o fornecimento de fibras ao organismo. Estas facilitarão o funcionamento intestinal e também darão ao organismo a sensação de saciedade.
As leguminosas, como o feijão, o grão de bico e a lentilha, fornecem ao organismo proteínas, que desempenham papel importante na construção e manutenção dos tecidos, além de micronutrientes, como: ferro, vitaminas do complexo B, potássio e fibras.
Os peixes são alimentos importantíssimos para a saúde humana. Garante o fornecimento de proteínas em quantidades equivalentes a carne vermelha. Além de minerais como: cálcio, fósforo e iodo, e vitaminas, como: A, D e B. E também fornece ao organismo o Omega 3, que é uma gordura benéfica a saúde, e esta relacionada com a melhora de processos inflamatórios, doenças cardíacas, entre outros.
As frutas, legumes e verduras, são essenciais a boa nutrição. Eles fornecem ao organismos vitaminas e minerais, que desempenham funções importantes ao organismo, e também, são fontes de fibras.
E os chás de ervas, contribuem para a diminuição da retenção liquida, devido seu efeito diurético.
Os alimentos antioxidantes combatem o excesso de radical livre, facilitando todo o processo.

8 - Qual a importância da água nessa dieta?
 Dra Fernanda Granja: A água é essencial para a manutenção das funções vitais. Ela é responsável pela eliminação das impurezas do nosso organismo, absorção de nutrientes e manutenção da temperatura corporal, entre outras funções.
Nesta dieta a água é importante porque os alimentos permitidos a dieta são alimentos responsáveis pela desintoxicação, e a água facilitará a eliminação dessas impurezas.

9 - Essa dieta pode ser seguida por muito tempo ou somente por um período determinado?
Dra Fernanda Granja: O ideal é fazer esta dieta de 3 a 8 semanas. Não deve ser fazer o uso dela por mais tempo que o determinado pelo profissional capacitado, pois esta dieta se for feita de forma incorreta, pode comprometer a sua saúde.

10 - Em quais casos é preciso ocorrer à suplementação alimentar, quando a pessoa passa por uma dieta detox?
Dra Fernanda Granja: Normalmente as suplementações são indicadas para as dietas detox, porque as ofertas de nutrientes pode não atender as necessidades individuais.  Alem disso, a suplementação de fibras e próbioticos são comuns, para facilitar o crescimento da flora intestinal benéfica. VALE RESSALTAR, QUE O USO DE SUPLEMENTOS E DE MICROORGANISMOS DEVE SER RECOMENDADO POR UM NUTRICIONISTA OU UM MÉDICO.

11 - Quais os benefícios da dieta detox para o emagrecimento? Explique.
Dra Fernanda Granja: A dieta detox além de promover uma nutrição adequada ao organismo com o mínimo de alimentos que podem ser tóxicos e prejudiciais ao organismo, acelera o metabolismo aumentando o gasto calórico, promove o adequado funcionamento intestinal otimizando os processos de digestão e absorção, ainda melhora os quadros de constipação, diminui o consumo de alimentos ricos em gorduras, açucares e sódio, que normalmente são calóricos e levam a retenção de líquidos.


 12 - Para emagrecer, basta fazer uma dieta detox?
Dra Fernanda Granja: Não. Pois o objetivo principal da dieta detox é eliminar as toxinas acumuladas no organismo e normalmente não deve ser realizada por muito tempo. Essa dieta vai auxiliar no emagrecimento, mas por si só não vai adiantar. O ideal é que o individuo receba uma reeducação alimentar que irá persistir por toda a vida, diminuindo o consumo de alimentos calóricos, frituras e aumentando as frutas, verduras, legumes e etc, e que também vão auxiliar depois da perda de peso na manutenção do peso atual.
E também seria importante a pratica de exercícios físicos que ajudam com o aumento do gasto calórico e na manutenção do peso.
Mas deve-se sempre tomar cuidado, pois tanto para realizar mudanças na alimentação quanto para a pratica de atividades físicas é recomendado o acompanhamento por um profissional da área para evitar possíveis danos à saúde do indivíduo.

13 - Depois dessa dieta, como deve ser a alimentação?
Dra Fernanda Granja: Após o período da dieta detox deve-se adotar uma alimentação saudável, equilibrada e com todos os nutrientes necessários ao organismo. É importante ter um consumo de um carboidrato como: pães, arroz, cereais e massas, que são responsáveis por fornecer energia ao organismo; proteínas (carnes, peixe, frango, ovos, feijão), que são responsáveis pela manutenção e construção de tecidos do corpo como: músculos, pele, unhas, cabelos; frutas, hortaliças e vegetais, que são responsáveis pelo fornecimento de vários minerais e vitaminas para o organismo, alem de serem fonte de fibra alimentar; Gorduras de boa qualidade como azeite e castanhas, que fornecem vitamina E e ácidos graxos essenciais, MAS POR SEREM RICOS EM CALORIAS, DEVEM SER CONSUMIDOS COM MODERAÇÃO, BEM COMO OS AÇUCARES.

14 - Comente sobre a necessidade de detoxificação, quando a maioria dos alimentos ingeridos são industrializados e contêm conservantes, corantes, entre outras substâncias.
Dra Fernanda Granja: O objetivo principal desta dieta de desintoxicação não é a perda de peso, mas sim o equilíbrio do organismo. O processo de emagrecimento é uma consequencia.             A alimentação cotidiana está repleta de alimentos ricos em corante, conservantes artificiais, agrotóxicos, fertilizantes químicos, entre outros. Estes fornecem as toxinas que se acumulam no organismo, e devem ser eliminados, para que este volte a exercer suas funções com toda excelência possível. E para isto, existe esta dieta.


Fica a dica!!
beijosssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!

Postar um comentário