terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Alimentos Funcionais - Minhas escolhas

Bom dia!!!!
Tudo bem com vocês??

O site da W Run me pediu mais uma ajuda! Eles me pediram para escrever sobre os alimentos funcionais! Pra mim, todo alimento é funcional. Até os considerados inimigos da saúde! Sabe por quê? Porque pra mim todo alimento vai causar algum impacto em você! Pode ser bom ou ruim, mas que vai causar, isso vai!

Listei na entrevista os meus 6 alimentos funcionais (do lado bom rsrsrs) preferidos! Ou seja, aqueles que fazem muita diferença quando você começa a consumir!
E para ler a matéria no site, que ficou muito legal, clique aqui!







-Quais é a importância dos alimentos funcionais?


Dra Fernanda Granja: Segundo a ANVISA, alimentos funcionais são aqueles alimentos que contêm bioativos e substâncias fitoquímicas ou nutrientes que forneçam beneficio à saúde, seja como prevenção ou tratamento de doenças. Assim, são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas.
Se usados no dia a dia, podem trazer grandes benefícios e por essa razão não podem estar no cardápio apenas esporadicamente.

-Os alimentos funcionais industrializados são eficazes ou os naturais são mais eficientes?


Dra Fernanda Granja: alimentos industrializados, ditos como funcionais, são apenas alimentos enriquecidos ou fortificados, e na minha opinião, isso não o caracteriza como um alimento que vai realmente ter eficácia no tratamento ou prevenção de doença. Eles podem ser usados como coadjuvantes, mas nunca como o principal. O alimento natural, sendo declarado como funcional ou não, é sempre melhor que um alimento industrializado, pois esse pode ser acrescido de vários ingredientes nocivos à saúde, como os conservantes e aditivos químicos.


-Citar 6 exemplos de alimentos funcionais, explicando suas propriedades e como agem no organismo.

Dra Fernanda Granja: Vou listar os meus preferidos:




Azeite de Oliva - Rico em antioxidantes e ácidos graxos essenciais, o azeite promove efeito protetor sobre cânceres.

Tomate – fonte de licopeno, que reduz a concentração de radicais livres, sendo um ótimo antioxidante para a pele, o tomate ainda pode prevenir câncer de próstata, mama e útero e o ataque cardíaco por impedir a oxidação do mau colesterol, o LDL. Vale ressaltar que essa ação é mais presente quando o tomate é aquecido e de preferência, orgânico para que seja livre de aditivos químicos.

Frutas roxas e vermelhas – alimentos como as berries, morango, uva e açaí são ricos em flavonóides como as antocianinas. Elas possuem propriedades anti-carcinogênicas, anti-inflamatórias e anti – alérgicas.

Óleos vegetais – o óleo de borragem, gergelim e linhaça por exemplo, são fontes de fitoesteróis que agem no intestino, diminuindo a absorção do colesterol. Além disso, agem auxiliando no controle de alguns hormônios sexuais como os estrógeno, amenizando os sintomas de TPM e menopausa.

Peixes de água fria – peixes pequenos como sardinha, atum e salmão são ricos em ômega 3, outro áçido graxo essencial que possui efeito protetor contra doenças cardiovasculares, evita a formação de coágulos sanguíneos na parede arterial, diminui a pressão sanguínea, aumenta o HDL plasmático (colesterol bom), reduz o colesterol LDL (ruim), e pode diminuir a quantidade de triglicérides no sangue.

Cereais integrais – alimentos como arroz integral, gérmen de trigo o todo alimento com casca, possui a fibra insolúvel, que por não serem digeridos favorecem o bom funcionamento do intestino, sendo importante na redução de incidência de câncer de inestino e cólon.




Gostaram??? E não esquece de, sempre que possível comprar orgânico!
Qualquer dúvida estou aqui!
beijosssss

91 comentários:

  1. Olá Dra.Bom dia!
    Gostaria de saber os benefícios do óleo de cártamo..
    Gostaria de saber se o óleo de coco e o óleo de cártamo pode causar alguma contra indicação a gestante?Ainda ñ estou gravida,estou tentando em gravidar.Gostaria de perder peço antes e fico com medo de tomar os remédios e ficar gravida e fazer mal!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, tanto o óleo de cártamo quanto o óleo de coco são alimentos ricos em ômegas, que é um ácido graxo essencial, ou seja, é uma gordura boa e por isso não terá problema nenhum se você engravidar! Os benefícios dos dois, vc encontra nesse texto aqui:

      http://www.drafernandagranja.com/2012/02/oleo-de-coco-emagre-funciona.html

      beijossss

      Excluir
    2. Olá Dr Fernanda sou super sua fã acompanho seu blog quero muito por gentileza que você possa tirar uma dúvida minha estou acima do peso e meu metabolismo e super lento e por isso estou tomando sprulina com chá de hibisco por que sou muito ansiosa e retenho muito liquidomeu médico me pediu para tomar fluoxetina mais não quero me viciar com esses remédio e tbm tomo olho de coco com cartamo estou fazendo errado?? em tomar os dois por serem naturais mais mesmo assim fico com medo

      Excluir
  2. Olá Dra, td bem?
    Eu me chamo Vanessa, tenho hipotireoidismo, mas estou muito magra, gostaria de saber que vitamina posso tomar que não me prejudicaria, pois gostaria de ganhar um pouco de peso e aumentar minha resistência, pois perco peso com muita facilidade, já vi várias entrevistas suas, e gostei muito, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI querida! Depende muito! Você teria que fazer exames e fazer um questionário sobre sinais e sintomas para sabermos o que possivelmente está faltando!
      E algumas vitaminas ativam a tireóide, como zinco, cobre, selênio, quercetina, taurina, magnésio, vitm B3 entre outras. Não tem nada no mercado desse tipo, então seria muito importante vc procurar um nutricionista funcional!
      beijossss

      Excluir
    2. Muito obrigada pela dica Dra.... beijos.

      Excluir
  3. Olá Dra.Fernanda,boa tarde!

    Gostaria de saber se o uso contínuo de vitamina B2 pode funcionar com um repelente natural,e quais são os beneficios dessas vitamina p/ o nosso organismo?

    Obrigada!

    Julia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, na verdade o que funciona como repelente natural é todo o complexo B. Esse tipo de vitamina nunca pode andar sozinha por muito tempo... tem sempre que ser em conjuntos. Por exmplo: B1, B2, B3 sempre juntas, B 6, B9, B12 sempre juntas também! O ideal é tomar o complexo todo e não só uma! Isso não só para funcionar como repelente, mas para elas funcionarem em todo corpo!
      A falta de B2 especificamente, afeta tudo relacionado a pele, como cabelo, boca ressecada, dermatites, cegueira noturnas, dor na planta dos pés, enfim!
      beijosssss

      Excluir
  4. Cada vez mais, sempre que entro no seu blog, sinto um prazer enorme em me alimentar bem! Pena que não posso ser sua paciente, mora em outro Estado. Seria de extremo estímulo para todos, comer pensando não só naquilo que é rápido, mas degustar as coisas de forma a ter cabeça de francês!!!Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Dra. Fernanda! Boa tarde! Sou vegetariana e vi uma reportagem sua falando das algas e da colina. Qual alga e como usar? E a colina é necessária mesmo ( evito o ovo também), como encontrar e usar? Muito obrigada por tudo! Que Deus a abençõe sempre! bjos, Débora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algas como spirulina, agar agar, nori por exemplo. Você encontra em cápsulas ou a alga mesmo para colocar na salada e tal.
      A colina é um nutriente super importante para cérebro, pois ativa a memória, intestino e fígado, pela tolerância às gorduras.
      Vc pode consumir a lecitina de soja, que é riquíssima nessa vitamina!
      beijosssss

      Excluir
  6. Oi Dra. boa tarde, consegui emagrecer, mas não consigo perder a famosa pochete aquela gordura localizada na região da barriga, quais os alimentos favorecem essa perda e quais prejudicam???

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já viu o vídeo sobre isso?

      é esse aqui:

      http://www.drafernandagranja.com/2011/12/video-vida-melhor-para-queimar-gordura.html

      beijossss

      Excluir
  7. Oi, Dra!!! Vc é show!!!
    Vejo que fala muito sobre o psyllium. Que farinha é essa? Onde posso encontrar? bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma fibra muito boa para intestino e para dar saciedade! Em casas de produtos naturais ou casas de chá vc encontra!
      beijossss

      Excluir
  8. Olá Fernanda tudo bem? Adoro sua dicas.Tenho uma dúvida.Passei a consumir sucos e pães integrais no café, frutas com aveia nos lanches e estou comendo menos do que comia nas refeições principais, porém meu intestino travou!Isso pode ocorrer? Os integrais podem não funcionar para algumas pessoas?Obrigada.Beth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou especialista, mas tome agua!!!!!

      Excluir
    2. Bem lembrado! Água é super importante! Se você aumentar a fibra na dieta e não aumentar a água, pode travar sim!
      Outro aspecto é você consumir legumes também... os legumes cozidos tem outro tipo de fibra que vc precisa para ajudar as outras fibras a funcionar.
      E o pão que vc está comendo é mesmo integral?? pq se ele tiver mais farinha branca do que a integral, como eu disse no post anterior, pode travar tb!
      beijossss

      Excluir
  9. Bom dia,dra.
    Preciso emagrecer para diminuir minha barriga. Comecei tomar farinha de berinjela antes do almoço e antes da janta. Que outra farinha você recomenda? A de banana verde ou de maracujá. E como tomar?
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode fazer um mix: farinha de berinjela, farelo de aveia e farinha de maracujá ou feijão branco (uma das duas). Aí vc toma 1 colh de sopa 30 min antes das refeições, misturado em meio copo de água, chá gelado ou suco de limão.
      beijosssss

      Excluir
  10. Bom dia Dra !!!!
    Meu nome é Rita e gostaria de saber se posso tomar o óleo de cartamo e o óleo de coco juntos? é uma boa combinação?
    Tenho q emagrecer no minimo 30kg, por problema de coluna não consigo fazer exercícios físicos, mas faço Pilates 2X/semana.
    fico grata pela atenção
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode tomar os dois sim, mas eu não gosto das cápsulas de coco, prefiro o óleo mesmo.
      E não esquece de tomar omege 3 tb,
      Nos outros dias, pq vc não faz hidro??
      beijosss

      Excluir
  11. Oi fernanda !
    Minha dúvida é sobre as sementes de chia. Eu comprei e estou adorando usa-la no café da manha, junto com frutas. Porém consumo a chia inteira (sem triturá-la). Tem algum problema? Eu estou aproveitando todos os seus nutrientes? Outra dúvida: Eu estava pensando em cozinhar a chia junto com o arroz integral. Seria interessante?
    Grata,
    Cecília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília, não existem estudos ainda tão específicos sobre a chia para gente saber se vai perder os nutrientes ou não. Mas eu vou no Você Bonita falar sobre isso! Aí vou pesquisar mais e com certeza vou responder sua pergunta!
      Fica de olho!!! rsrs
      beijossss

      Excluir
  12. Boa Tarde Dr. Fernanda! Estou tomando pantogar para fortalecer e ajudar a crescer o cabelo, só não sei se é melhor tomar perto das refeições ou longe? OUtra dúvida, sobre o silício organico, posso tomar junto com cápsulas de chá verde (250mg chá verde + 5mg de silício organico), longe das refeições?
    Obrigada pela atenção! Adoro seu blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode tomar junto com a refeição, só não tome todas de uma vez! é melhor dividir a dose, para seu corpo absorver melhor!
      Sobre o silício qual o seu objetivo?? Responda no outro post, tá???
      beijossss

      Excluir
    2. ola Fernanda...posso tomar capsula de coco antes do cafe e do almoço,e na noite tomar um suco com chia...thyane almeida.macapa

      Excluir
  13. Ola Doutora, gostaria de saber o que eu posso temperar na salada pois eu tenho problema de acido urico nao posso usar limao, laranja frutas acidas pois eu raxo tudo minha mao,que dica vc poderia me dar ???? Obrigada !!

    ResponderExcluir
  14. tenho ireoide da que engorda posso tomar farinha de brinjea

    ResponderExcluir
  15. oi gostaria de saber se tenho acido urico posso usar o amaranto ..brigado.

    ResponderExcluir
  16. Olá Boa tarde doutora eu gostaria de saber se pode tomar capsulas de oleo de coco , e beber chá verde ao mesmo tempo ?
    bjs
    Andréia

    ResponderExcluir
  17. OLá Dra...estou tentando engravidar...tem algum fitoterápico p/ ajudar emagrecer e tomar durante a gravidez?
    bjos
    Ana Lúcia

    ResponderExcluir
  18. Olá Doutora,

    Estou usando farinha de berinjela, mas um colega informou que pode prejudicar quem tem pressão ocular alta. Essa informação procede?
    Grata,
    Alcineide

    ResponderExcluir
  19. Olá Doutora,

    Estou usando farinha de berinjela, mas um colega falou que pode prejudicar quem tem pressão ocular alta. Essa informação procede?
    Grata,
    Alcineide

    ResponderExcluir
  20. Ola!!!! Doutora.
    Tenho capçulas de Oleo de coco,cha verde e cartamo. Gostaria de saber se posso usar todos juntos? se não, me diga como usar....OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  21. ola dra. minha mae teve cancer de mama e agora seus cabelos nao crescem,estao bem falhado,e por isso ela esta numa tremenda depressao gostaria de saber se o pantogar ,vai fazer com que os cabelos dela crescam novamente.e nao tera nenhum efeito colateral.desde ja mto obrigado e fique com deus.bjos bjos

    ResponderExcluir
  22. Bom Dia Dr.ª!

    Uma dúvida...eu fazia uso da farinha de berinjela 2x ao dia. Porém parei de tomar quando comecei o uso do Pantogar. Posso associar os dois complementos e ainda fazendo uso do anticoncepcional? Obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de saber se grávida pode tomar óleo de cártamo e óleo de coco? Obrigada! Abraço!

    ResponderExcluir
  24. dra fernanda bom dia gostaria de saber qual o cha que posso tomar para colesterol hipertensao e acido urico tenho alimentaçao balanceada faço exercicios o caso e genetico que posso fazer para abaixar estas taxas tenho 36 anos estou preocupado abraços

    ResponderExcluir

  25. Bom dia Drª Fernanda, estou tomando antes das 3 refeições o FISH,FLAX,BORAGE DE 1200MG (OMEGA 3,6,E 9) e também o óleo de Cartamo, 3 vezes ao dia, tem algum problema em juntar esses dois medicamentos? obrigada Edileuza Araújo, aguardo uma resposta em breve.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Dr. Fernada , tomo omega 3, calcio,complexo b, e polén, mas sinto dores de cabeça , e miinha senusite doi, o que esta errado no suplemento, será que a combinação esta errada,por tem em mimk canto da boca rachado por muito tempo é que resolvi tomar estes suplemento, mas até agora nada, será figado, pode ajudar-me, abraços.

    ResponderExcluir
  27. bom dia DRA.fernanda posso tomar lecitina de soja e germen de soja juntos como devo tomar....

    ResponderExcluir
  28. Minha duvida é a mesma do anônimo acima tomei ômega 3 por umas 3 épocas diferentes, e sinto dores de cabeça no ato q tomo,tenho sinusite também,tenho alergia a poeira,lã,mofo será q posso ter alergia ao oleo de peixe ?

    ResponderExcluir
  29. Boa Tarde Dra. Fernanda, gostaria de saber de posso tomar óleo de cartámo e cápsulas de chá verde?

    ResponderExcluir
  30. Olá Drª,
    Uma dúvida posso tomar oleo de cartamo, oleo de coco, e natu lipo (composição psyllium,fibras de casca de laranja e chá verde), não sou gorda , mas tenho aquela barriguinha acentuada que não acaba nunca uma bolinha, posso tomar estes três ou não foi uma boa escolha????

    ResponderExcluir
  31. olá dra fernanda gostaria de saber se o óleo de germen de trigo ajuda na infertilidade pois desejo engravidar mais eu e meu marido estamos um pouco de dificuldade .comecei a tomar eu e ele estamos tomando 3 em dose unica tem algum problema. e depois que eu engravidar sem saber e continuar tomando corre algum risco.me ajuda preciso de uma resposta.obrigada.

    ResponderExcluir
  32. Olá doutora ! Queria saber se pode tomar cápsulas de óleo de cartamo junto com chá verde ?

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde Dra, Estou fazendo a dieta Dukan e gostaria de saber se posso usar a lecitina de soja... Obrigada.

    ResponderExcluir
  34. gostaria de saber se o uso continuo da berinjela faz mau?quanto tempo posso tomar a capsula de berinjela de 400gr,se q faça mau?quais beneficios,faz mau a preçao ou brronquite?

    ResponderExcluir
  35. Olá Dra. Fernanda! Estou grávida e antes de descobrir estava tomando óleo de avestruz. Como gestante posso continuar tomando?? São os ômegas 3,6,7 e 9 puros nesse óleo...

    ResponderExcluir
  36. Bom dia Dra. Estou fazendo uso do Omega3, e ao tomar, alguns minutos depois começa dor de cabela e azia. Porque será? Já falei com algumas pessoas, umas relataram tambem sentirem dor de cabeça outras não.
    Há alguma explicação? Em função do Omega ter tantos beneficios?

    ResponderExcluir
  37. Bom dia Dra,
    Gostaria de saber se a mulher pode tomar óleo de cartamo durante a gravidez e os benefícios?

    ResponderExcluir
  38. Bom dia Dra,Gostaria de saber se a mulher gravida pode tomar óleo de cártamo?

    ResponderExcluir
  39. Olá dra,
    Estou com 28 semanas de gravidez, e tenho por hábito usar o agar agar em pó nas minhas preparações, mas alguns sites dizem que gravida nao pode usar... uso devido a prisão de ventre e ajuda muito... Pq gravida nao pode usar? Faz mal pro bebe? Obrigada

    ResponderExcluir
  40. Boa noite dra.
    Gostaria de saber se pode tomar capsulas de açaí pessoa com cancer de ovário. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde dr queria saber se gravida pode tomar oleo de cartamo?

    ResponderExcluir
  42. Bom Dia Drª Fernanda, me chamo Roberta e gostaria de saber se tomar óleo de borragem associado a chia nas refeições faz mal ou um corta o efeito do outro?

    ResponderExcluir
  43. Bom dia Doutora,
    Estou tomando óleo de Cártamo com Coco e minhas mãos estão todas empipocadas, parece ácido úrico alterado. Será que isto tem alguma relação,
    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  44. Dra tem algum problema em tomar linhaça de manhã chia no almoço e na janta e antes das refeições tomar agar agar e clorela

    ResponderExcluir
  45. Olá Dra. Estou tomando Pantogar devido a queda de cabelo, será q posso consumir capsulas de óleo de linhaça TB? Pois tenho uma TPM terrível..
    Desde já mto Obrigada

    ResponderExcluir
  46. Ola estou tentando engravidar existe algum problema em começar a tomar spirulina? Obrigada juiz de Fora-MG

    ResponderExcluir
  47. Oi Dra. Gostaria de saber se posso ingerir capsulas de Óleo de cártamo com capsulas de Psyllium. Obrigado.

    ResponderExcluir
  48. OLÁ Dr. Não posso consumir nada que tenha lecitina
    de soja,colina,integrais,o que posso consumir então?Se puder me ajudar ...Obrigada.

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Posso tomar ômega 3 junto com o óleo de cártamo?

    ResponderExcluir
  51. Bom dia Drª, sou gestante de 17 semanas e estou com obesidade grau II, meu IMC é 36,66. Por enquanto continuo com o meu peso inicial desde antes da gravidez de 88 kg, eu gostaria de saber se posso usar o óleo de cartamo + chia, estou muito preocupada posso emagrecer na gravidez ou não?

    Obrigada
    Janaína

    ResponderExcluir
  52. ola, gostaria de sabe se posso associar Quitosana + spirulina + psyllium + Óleo de chia + cártamo, e tbem com uma alimentação balanceada, não tenho condiçoes de fazer exercio pois tenho distonia e dificuldade de locomoção obrigada

    ResponderExcluir
  53. Mcd. Quero engravidar mas antes preciso perder peso estou tomando tal Gold( pissyluim e pectina)e oleo de coco com cartamo, estou preocupada pois estou com sintomas d gravidez existe contra indicação?

    ResponderExcluir
  54. Mcd. Quero engravidar mas antes preciso perder peso estou tomando tal Gold( pissyluim e pectina)e oleo de coco com cartamo, estou preocupada pois estou com sintomas d gravidez existe contra indicação?

    ResponderExcluir
  55. ola dra estou tomando pantogar e óleo de chia meu cabelo esta quebrando muito e minhas unhas estão fracas estou tomando depois das tr~es refeições estou agindo certo?

    ResponderExcluir
  56. Olá gostaria de saber se gestante pode tomar óleo de cártamo estou de 6 meses

    ResponderExcluir
  57. Olá Dra Fernanda, tenho a mesma dúvida da Kelly Braga, porém estou de 5 meses, antes de engravidar fazia uso desse óleo e me auxiliava muito no funcionamento do meu intestino... Grata

    ResponderExcluir
  58. Olá Dra.td bem?gostaria de tirar uma duvida,eu sendo alergica a peixe posso tomar óleo de cartamo? bbjs .Sandra Sousa.

    ResponderExcluir
  59. Oi, estou tomando óleo de cartamo, de prímula, linhaça, lecitina de soja e cloreto de magnésio em cápsula tudo junto gostaria de saber se posso continuar sem problemas, sou Neide obrigada pelas indicações acima. Gostei

    ResponderExcluir
  60. Oi, estou tomando óleo de cartamo, de prímula, linhaça, lecitina de soja e cloreto de magnésio em cápsula tudo junto gostaria de saber se posso continuar sem problemas, sou Neide obrigada pelas indicações acima. Gostei

    ResponderExcluir
  61. olá Dra gostaria de saber se posso tomar cápsula de óleo de cartamo. estou amamentando minha bebê tem 4 meses

    ResponderExcluir
  62. olá Dra gostaria de saber se posso tomar cápsula de óleo de cartamo. estou amamentando minha bebê tem 4 meses

    ResponderExcluir
  63. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  64. Olá dra. Tenho hipotireoidismo e estou tentando engravidar, gostaria de saber quais tipos de óleos poderia tomar, o óleo de cártamo é indicado? Poderia indicar outros? Obrigada! Bjs.

    ResponderExcluir
  65. Olá doutora posso tomar cápsula de óleo de borragem óleo de cartamo e óleo de coco juntos?

    ResponderExcluir
  66. Obs tomo medicamento para controlar a hipertensão.

    ResponderExcluir
  67. Obs tomo medicamento para controlar a hipertensão.

    ResponderExcluir
  68. Olá doutora posso tomar cápsula de óleo de borragem óleo de cartamo e óleo de coco juntos?

    ResponderExcluir
  69. Comecei a fazer uma reeducação alimentar para perda de peso e a nutricionista me passou suplementação com óleo de cártamo, L-Carnitina, ômega 3 e termogenico...minha menstruação ficou toda descontrolada mesmo eu tomando o anticoencepcional certinho...alguns desses cortam o efeito doACO?

    ResponderExcluir
  70. Olá Dra!
    Gostaria de saber se posso tomar o óleo de avestruz, o de Coco e o de cartamo juntos?

    ResponderExcluir
  71. Olá Dra!
    Gostaria de saber se posso tomar o óleo de avestruz, o de Coco e o de cartamo juntos?

    ResponderExcluir
  72. Ola dra. Estou gestante de 18 semanas pois meu médico me receitou o omega 3 pois comprei um omega de 3,6 e 9 pois e de oleo de peixe e linhaça e borragem sera que posso tomar pois nao achei do de peixe?

    ResponderExcluir
  73. Ola dra. Estou gestante de 18 semanas pois meu médico me receitou o omega 3 pois comprei um omega de 3,6 e 9 pois e de oleo de peixe e linhaça e borragem sera que posso tomar pois nao achei do de peixe?

    ResponderExcluir
  74. Dra, um quetionamento sobre psillyum e outras farinhas que fornecem muitas fibras e o consumo de omega 3, azeite, oleo de coco e cartamo. Veja, se tomar psylium, ele serve para absorção de gorduras, conforme as fontes de informações e concomitante com estes óleos essenciais que ajudam na diminuição de colesterol, triglicerídios e emagrecimento, teria o efeito de anulação desses componentes? Como deveria ingerir então? Antes de uma alimentação rica em gorduras como frango com pele e certas carnes de boi? Teria que ter quanto tempo de espaçamento entre a alimentação com psyllyum e os óleos? Certa vez fiz uma dieta doida, perdi muitos quilos tomando orlistat e comendo pouquíssimos carboidratos, mas se o fizesse hoje também perderia o efeito dos óleos bons, acho. O que seria mais benéfico, os óleos bons (que nunca vi efeito real) ou orlistat com psyllium?

    ResponderExcluir
  75. Olá Dra Fernanda. Quem está tentando engravidar pode tomar óleo de borragem? Ou isso prejudicaria minha chance de engravidar?

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!