terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

No verão - Uva para a pele

Oi pessoas!

A Revista Saúde me perguntou sobre um estudo sobre a relação da Uva com a pele! Saiu na edição de novembro e a entrevista na íntegra, você só confere aqui!

Diquinhas preciosas para o uso de antioxidantes!






Revista Saúde: De acordo com cientistas da Universidade de Barcelona, na Espanha, a uva e os seus derivados amenizam os danos causados pela radiação ultravioleta à pele. Segundo os cientistas, os responsáveis pelo efeito protetor são flavonoides. 

1. O que são essas substâncias?
Dra Fernanda Granja: Os flavonóides são os principais pigmentos que dão cor às frutas e vegetais. Eles possuem atividade antioxidantes  especialistas em diminuir e combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento e o câncer e além disso, possuem atividade antiinflamatória. Estão presentes em quase todos os vegetais, principalmente nas cascas de frutas cítricas.
Os mais estudados são: catequinas, flavonas, flavononas, flavonoles, antocianinas, antocianidinas e ácido caféico.

2. O que achou do estudo? Já se sabe de que forma esses nutrientes podem proteger contra os danos causados pelo sol?
Dra Fernanda Granja: Esse estudo comprova mais uma vez como os antioxidantes podem prevenir o envelhecimento e proteger a pele. Sabe-se que os antioxidantes, nesse caso, a classe dos flavonóides,  são fundamentais para o restabelecimento do equilíbrio da pele. Eles têm a função de remover as espécies reativas (os radicais livres) que estão sendo produzidos em excesso na esposição solar, impedindo os danos que possam ocorrer.

3. Os flavoinoides estão em alguma parte específica da uva?
Dra Fernanda Granja: Esses antioxidantes estão em maior quantidade na casca e nas sementes da uva, mas também encontram-se nos vegetais na forma livre ou ligadas a açúcares e proteínas. Vale ressaltar que  a quantidade desses compostos varia de acordo com alguns fatores, como: clima, natureza do solo, variedade da uva, maturidade da uva, maceração da uva, temperatura de fermentação e pH.

4. Como essa descoberta pode representar maior proteção à pele? (Basta consumir uva, vinho? Ou os compostos podem ser usados pela indústria de cosméticos?)
Dra Fernanda Granja: Basta ter uma dieta bem variada em legumes, frutas e sucos em todas as refeições, como desjejum, almoço e jantar por exemplo. Como esses compostos estão em grande quantidade na maioria dos vegetais, é fácil de aproveitar esses benefícios. Na uva e no vinho estão em maior quantidade, portanto, 1 ou 2 copos de suco de uva por dia, já supre bem essa necessidade. Alimentos crus ou in natura são melhores do que os cozidos nessa condição. Outro fator importante é o de se cosumir antioxidantes várias vezes ao dia e não somente em 1 refeição, pois há uma saturação na célula, tendo pouco aproveitamento.
Mas a indústria também pode usar esses compostos. No mercado dos cosméticos, já existem, vários produtos a base de uva ou outros alimentos ricos em compostos fenólicos, como a romã e etc.




Suco de uva já!!! E pra quem gosta de vinho, tem mais uma desculpa para tomar! rsrsrsrs
beijossss

37 comentários:

  1. Olá Dra, pratico musculação e tomo whey isolada pra hipertrofia, sei que preciso ingerir um carboidrato junto, mas tenho preguiça de bater uma fruta no liquidificador, já que só misturo o whey com a agua na coqueteleira. Gostaria de saber se vc tem uma outra sugestão mais prática. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode comer a fruta e beber o whey ou comprar maltodextrina (1 colh de sopa mais ou menos) 1 bater junto na coqueteleira ou ainda, ao invés de água, colocar água de coco que é mais saudável que a malto!
      ficou prático assim?
      beijossss

      Excluir
  2. Oi, dra. Fernanda! Vi que vc falou sobre adoçar os chás com a folha de stévia. Pode ser usado com qualquer chá e no café também? bjos e obrigada

    ResponderExcluir
  3. Dra. Fernanda! Tudo bem? Estava lendo uma reportagem sua sobre o sal. Eu estou me sentindo muito inchada e por isso tenho tentado usar menos sódio. Gostaria de saber se o sal marinho pode me ajudar nisso. Ele tem menos sódio? Ele é uma opção melhor para a saúde em geral? bjos e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sal marinho é rico em vários minerais e por isso ele é mais saudável. Mas a quantidade de sódio é a mesma. O que vc pode fazer é tentar usar o sal light.
      O inchaço pode estar ligado a certos alimentos também como excesso de proteínas, como leite, glúten, soja, carnes, enfim... tem que pesquisar!
      beijossss

      Excluir
  4. Oi Dra. Fernanda!
    Menina mas que calor não é mesmo?
    Tenho tomada 500ml de suco de limão com um pouco de adoçante todos os dias(fora os vários copos de água)gostaria de saber se tomar limonada sempre faz mal? Bom pelo menos já faz algum tempo que não pego resfriado, mas me disseram que faz mal para os ossos ...
    Adoro teu blog e continuo te acompanhando.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calor demais!!!! Insuportável!
      Nunca ouvi falar isso... Aliás, a vitamina C é essenciao no metabolismo de Cálcio.
      Pode continuar no seu suquinho! Só tenta variar a fruta, pq quanto mais variado, mais nutriente vc tem e com certeza mais seu osso vai agradecer! E já que vc gosta de suco, tem que aproveitar!
      beijosss

      Excluir
  5. Oi,tudo bem?Muito legal e instrutivo seu site...sem dizer que vc é muito alto astral e sincera,não fica fazendo mistério sobre o que sabe como a maioria dos médicos,divide seu conhecimento com quem precisa.Tenho duvidas sobre flacidez,colágeno em capsulas e em que proporção ou em pó?preciso muito voltar a ter firmeza na pele pois estou em processo de emagrecimento e engordei muito...se tiver outra coisa que ache melhor para flacidez agradeço.Vou tomar óleo de coco também...grata mil beijos e sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fabi! :)
      Sobre o colágeno, ele precisa ser hidrolisado e com vitaminas associadas. sem vitamina, não há colágeno que funcione. E um nutriente essencial é o silício. Existe no mercado um produto com silício que é maravilhoso para flacidez, que é o nutrasil.
      E outro deletalhe: se sua dieta não for adequada em proteína, o colágeno tb não vai funcionar!
      E musculação, né?
      beijossss

      Excluir
  6. Boa Noite, Dra!
    Por favor gostaria de saber informações sobre esse xarope de agave é isso mesmo?!
    Nunca tinha ouvido falar, vc recomendou para adoçar o chá com ele. É bom mesmo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é gostoso e mesmo tendo calorias, ele funciona como um adoçante pq não absorvemos! Dá uma pesquisada aqui no blog, que já falei sobre ele!
      beijosss

      Excluir
  7. Olá Fernanda...
    Sou educador físico e estou com uma dúvida!
    Entendo como o hormonio cortisol atua, mas esses dias uma aluna comentou que o óleo de coco causava um efeito sobre ele por isso as medidas abdominais diminuiam, fiquei curioso para saber se existe estudos q comprovam esse efeito. A dra poderia me esclarecer?
    Encontrei o seu blog e senti que posso confiar em vc, pois estou sem tempo para pesquisar a esse respeito,
    Obrigado,
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso mesmo!!! tudo que tem omega 9 combate o cortisol: óleo de coco, azeite,chia, abacate!
      enjoy! rsrss
      beijossss

      Excluir
  8. Oi, dra. Como vai?
    Parabéns pelo seu blog! Sou nutricionista de uma cidade do interior, estou longe de casa pois sou mesmo de SP, e aqui não tenho colegas de profissão para discutir casos clínicos q aparecem no consultório,tirar dúvidas, trocar experiências etc... Contudo encontrei seu blog e achei muito bacana todas essas informações q vc passa para o seu público e mesmo para colegas de profissão. Desde já, gostaria de tirar uma dúvida com vc em relação a margarina x manteiga, gordura trans x saturada? O q vc recomenda para seus pacientes q adoram, e o requeijão? Abraços e Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida! Obrigada!
      Essa questão margarina X manteiga é bem complicada.. depende de cada paciente. Mas eu nunca indico margarina! Mesmo ela tendo menos gordura, ela faz muuuuito mal para o inestino. Ela funciona como uma cola, uma resina, sabe?? então é´péssimo!!! Indico muito a manteiga mesmo e para que não pode, tem patê de tofu que~é igualzinho ricota e tem também o óleo de coco!
      beijossss

      Excluir
  9. Dra. fernanda! Boa noite! Obrigada pelas suas respostas. Gostaria de saber se vc conhece o Maxburn? Algumas pessoas estão usando e emagrecendo muito. Vc recomenda? bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ixi!!! assim vc me complica!!! hahaha]não posso falar de produtos, aqui!
      beijosss

      Excluir
  10. Dra, como vai?
    Por favor, preciso entender um pouco melhor esse processo de armazenamento de gordura, até onde sei qdo comemos Caboidratos com alto indice glicemico, o nosso organismo libera muita insulina e está estoca tb nas células de gorduras, é isso mesmo?
    E a Chia e amaranto são cereais?
    Obrigada e Boa Noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso mesmo! Qual a sua dúvida?
      A chia, o amaranto e a quinua são cereias. Mas eles não tem só carboidratos, eles tem proteínas tb! e vários nutrientes, o que deixa os outros cereais no chinelo, por assim dizer! rs
      beijosss

      Excluir
  11. Olá.
    Tenho amigos que optaram por comer, no café da manhã, 2 ovos, suco ou fruta e pão integral todos os dias. Às vezes faço o mesmo e sinto menos fome durante o dia, sem dizer que além de delicioso, dá "sustança". Afinal, o ovo continua sendo vilão? Comer apenas um ao dia, compromete a saúde?
    Bom dia para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é vilão não! Pode comer sem medo! Se acontecer de seu colesterol aumentar, reduza pra 2 vezes por semana. Aí não tem problema mesmo!!!
      Isso vai de pessoa pra pessoa. Mas jã é certo que não é o ovo que aumenta colesterol. Tem vários estudos que comprovam isso!
      beijosss

      Excluir
  12. Oi Dra!
    Por gentileza, por quanto tempo vou consumir as farinhas? Pois estou tentando emgrecer e tenho diabetes, esses dias começei a consumir a recomendação de farinhas q esta aqui no seu blog para cada um desses casos. E o óleo de coco, posso ulizar antes e depois da atividade física sendo dibético
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Não sei por quanto tempo... depende de tanta coisa! E pode usar óleo de coco sim.
      Tem como vc vir ao consultório? ou procure um nutri funcional pra te ajudar!
      beijosss

      Excluir
  13. Oi Fernanada, Como vai?
    Há algum tempo retirei um tumor do pâncreas e estou em quimio e radio, contudo estou diabética e está muito dificil de controlar. Voce me indica as farinhas e que mais posso consumir nessa condição?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar as farinhas sim! Elas vão te ajuda nesse controle. Outras dica que eu posso te dar nesse momento é comer tudo orgânico, e nada de industrializado. Nada mesmo!
      beijossss

      Excluir
  14. Dra, boa noite, gostaria de saber como é essa história de que a gordura acumulada em nosso corpo é resultado de um precesso inflamatório, e se é mesmo assim, quais alimentos poderiam ajudar a combater esse processo? Além disso gostaria de saber se o alpiste ajuda a emagrecer e se realmente faz bem para a saúde de um modo geral.
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  15. Oi Dra tenho 17 anos e estou amagrecendo muito começei a tomar sheik da hebalife para ganhar massa e vou começa a fazer academia queria começar a tomar colageno para combater a flacidez, me intereçei pelo nutrasil queria saber se com 17 anos posso tomar ele? Grata

    ResponderExcluir
  16. Tenho nódulos de gordura no figado gostaria de saber se o chá de dente de leão e hortelã pode ser tomado em capsulas.
    Meu nome é Edson.

    ResponderExcluir
  17. DRA.FERNANDA QUERO SABER SE O HORTELA É O DE FOLHA MIUDA OU TANTO FAZ ME RESPONDA POR GENTILEZA ....CARMEMSANTOS2002gmail.com.....se possivel mande no meu email quero me cadastrar no seu blog.....obg..

    ResponderExcluir
  18. Olá, Dra. Fernanda. Tem um pé de hortelã enorme perto de minha casa e pode-se pegar. Deixo as folhas e talos secarem bem, pego um punhado de mão cheia, lavo bem e verto um litro de água fervente e abafo e deixo esfriar. Coloco na geladeira e vou tomando durante o dia. No frio, tomo quente. Pode-se fazer isso continuadamente, todos os dias, ou deve-se dar uma parada? Tomo cerca de um litro por dia porque adoro chá de hortelã.

    ResponderExcluir
  19. Dra.Fernanda, tenho gota regularmente, tem alguma dica pra mim. Já estou maneirando na cerveja.
    Tony, 57 anos Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  20. Dra. Tenho esteatose hepática leve e recentemente (45 dias) retirei a vesícula por laparoscopia. Posso tomar chá de dente de leão? O que a sra. recomenda para ajudar na esteatose e não prejudicar o fígado que ficou sem a proteção da vesícula?Regina, 44, Bahia

    ResponderExcluir
  21. oi dra.meu nome é Sueli tenho um filho de 20anos ele tem hipoglicemia sei que alcaçuz é bom mas eo dente de leão tbm aumenta o açucar?.obr.

    ResponderExcluir
  22. ola dra meu nome e adriene ,tenho uma filha de 13 anos ,ela e especial ,ela fez uma cirugia no quadril (luxaçao)
    e ainda sente muitas dores ,pois e muito magrinha ,sabe ela come de tudo mais nao engorda ,gostaria que ela ganhasse o menos 6 kls ate 10 ela pesa 30 kls,sera q posso dar algum suplenmento a ela e qual ,me oriente por favor

    ResponderExcluir
  23. E verdade que a farinha de chia perde a fertilidade

    ResponderExcluir
  24. E verdade que a farinha de chia perde a fertilidade

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!