sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Spa no Carnaval

Bom dia!!!

Hoje é sexta-feira e já estou em clima de feriado a vista!
Eu particularmente odeio carnaval! Todo mundo só fala disso e a programação da TV fica péssima nessa época! Então, se você for pular carnaval, tenho umas receitinhas ótimas pra você! Meus pacientes adoram e eu acho que tem tudo a ver com esse calorzão que estamos sentindo! E se você não for, tenho outra idéia pra te dar: faça um spa na sua casa!!! Que tal??


Resolvi escrever sobre isso no Jornal Vida Integral desse mês de fevereiro. Confira!

Folia. Se essa for a sua esolha, preserve a saúde.
Para o calor e folia do carnaval, nada como se encher de alimentos frescos e saudáveis para ter disposição!

Nesta época, nada de alimentos industrializados que podem roubar sua energia e tirar todo o colorido do feriado prolongado. Se você não for tão adepto assim da folia, faça um spa em casa! Seu corpo precisa e merece um descanso à altura!

Então, aí vão umas receitinhas de sucos para iniciar o dia com muita saúde!


SUCO MARAVILHA DE MANGA
Ingredientes:
1 manga
¼ de limão s/ casca
3 xícaras de água mineral gelada.
Modo de Preparo:
Pique a manga e reserve; descasque o limão, retire as sementes e bata no liquidificador, juntamente c/ os demais ingredientes.

SUCO DE UVA E AMORA (Antioxidante)
Ingredientes:
Suco de 1 limao
2 xicaras de chá de suco de uva orgânico
2 xicaras de chá de polpa de amora congelada
1 ½ xícara de chá de água – línea ou stevita a gosto
gelo
Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador, adoçando a gosto. Acrescente gelo e sirva.

SUCO DIURÉTICO
Ingredientes:
1 laranja sem casca
10 uvas verdes
1 fatia de melancia
1 ramo de hortelã.
Modo de Preparo:
Passe na centrifuga a laranja, as uvas e a melancia. Enfeite o copo com a hortelã.

SUCO REFRESCANTE
Ingredientes:
1 fatia de melancia
1 pedaço de uns 3 cm de gengibre
Modo de Preparo:
Bater os ingredientes e servir bem gelado!

SUCO DE ABACAXI COM PÊRA
Ingredientes:
2 unidades de pêra sem casca
4 folhas de hortelã
250ml de suco de abacaxi
1 colh de sopa de farinha de linhaça
Modo de Preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador



Todo mundo magrinho no carnaval! rsrsrs
beijos e bom feriado!

22 comentários:

  1. Dra. Fernanda, esse óleo de coco em sache pode ser tomado em uma única dose? Pode ser tomado um sache 30 minutos antes do exercicio físico e um sache 30 minutos depois? Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Dra. Fernanda ! Estou amando seu blog. Fiz uma busca aqui antes de perguntar. Tenho uma dúvida: vc aconselha utilizar cloro para higienizar as verduras? Fico muito preocupada com a toxoplasmose. Muito obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina! O cloro é o melhor para limpar verduras, mas se vc tiver hipotireoidismo, é melhor não usar, pois o cloro compete com o iodo e faz a tireoide ficar mais devagar.
      Aí vc usa vinagre! Mas tem que ser bastante vinagre, tá?
      beijosssss

      Excluir
  3. "Doutora", navegando na net assisti uma participação sua num programa e ouvi seus comentários. Achei vc muito segura, o que adorei, com muito conhecimento e prendi muita coisa legal.
    Confesso que me desapontei quando conheci o nome do seu blog com o "doutora" na frente do seu nome. Sempre achei que esse título tivesse dois fundamentos, um mais moderno e o outro mais histórico. Um por se tratar de título acadêmico, o qual procurei no seu currículum e não o achei, e outro por causa de Dom Pedro que o atribuia aos médicos e advogados.
    Quando ouvi sua entrevista e a achei uma pessoa realista que usa as informações nutricionais sem enganação com milagres que "fazem" emagrecer. Esperava a mesma racionalidade a respeito do "doutora" afixado ao seu nome.
    Shame on u!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Tô vendo que vc é fã da titia! hahaha Muito engraçado!!!
      Mas eu posso usar o Dra sim... continuo sendo bem racional! rsrsrs A lei é essa:

      http://www.crn3.org.br/legislacao/decisao_01_08.php

      beijossss

      Excluir
    2. Adorei vc ter respondido. Nada como termos um Conselho para defender a classe, não é mesmo? Não concordo muito com todas as justificativas do artigo, como: "diferenciar quem tem grau superior com quem não tem", até mesmo pq hoje quem não tem é pq não quer messsssmo!!!
      Eu me incomodo com o excesso de "doutores" que temos no país.
      Quanto a vc, eu acho que vc merece esse título sim senhora. Eu tô viciada com seu material. Acho que vc sabe muuiiito!!! Vamos combinar que conheço muita nutricionista que não passa de merendeira, viu? Até pouco tempo só considerava uma delas doutora no assunto.
      Parabéns! Passou no teste da minha pergunta capciosa.
      Ah, por falar nisso, quem é titia???
      Beijinsssss

      Excluir
  4. Quanto ao comentário acima,inclusive a Dra.Fernanda já deu esta resposta na área de comentários aqui no blog... que pode ser conferido no http://www.drafernandagranja.com/2011/04/voce-bonita-tempero-verde-e-sal-verde.html

    http://www.crn3.org.br/legislacao/decisao_01_08.php

    DECISÃO Nº 01/87
    O Conselho Federal de Nutricionistas, em sua 33ª Reunião Plenária, considerando que:

    título de Doutor baseia-se essencialmente, no direito consuetudinário e é de uso corrente e tradicional entre os profissionais de nível superior;
    o uso do título de Doutor pelo diplomados por cursos superiores constitui praxe fundamentada nos costumes e nas tradições brasileiras, conforme registram o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Editora Nova Fronteira, e o Dicionário Contemporâneo da Língua Brasileira, Caldas Aulete, Editora Delta;
    a não utilização do título de Doutor leva a sociedade, e, mais especificamente, a clientela à que se destina o atendimento a pressupor subalternidade, condição esta inconcebível e inadmissível em se tratando de profissionais de nível superior;
    deve ser mantida isonomia entre os diferentes componentes da equipe de saúde;
    DECIDE:

    Recomendar que o Nutricionista use o título de Doutor e, ainda, que os Conselhos Regionais façam a necessária divulgação desta decisão entre os Nutricionistas, Instituições públicas e privadas e Cursos de Nutrição.

    Brasília, 10 de agosto de 1987.

    NELI RODRIGUES DAVIDOVICH
    Presidente do CFN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação ao comentário acima, acho que o Conselho Federal de Nutricionista deveria promover não só essa decisão pelos meios de comunicação como a decisão a seguir:
      A Lei nº. 8.234/91 regulamenta a profissão de nutricionista e determina outras providências, descreve as atividades privativas dos nutricionistas. Nessa lei, o inciso VIII, do art. 4º diz que o nutricionista pode fazer solicitação de exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietoterápico, desde que relacionados com alimentação e nutrição humanas. Ainda, a Resolução CFN nº 306/2003, que dispõe sobre a solicitação de exames laboratoriais na área de Nutrição Clínica trás em seu art. 1 que compete ao nutricionista a solicitação de exames laboratoriais necessários à avaliação, à prescrição e à evolução nutricional do cliente-paciente, não especificando os exames a serem solicitados, cabendo ao profissional solicitar àqueles necessários ao acompanhamento dietoterápico do paciente.Minha Nutricionista pediu uns exames e quando cheguei no laboratório foi a maior guerra, ninguém sabia se podia ou não aceitar o pedido, imediatamente informei a eles o número da lei.
      Aproveit,o DRA FERNANDA GRANJA , para dizer que o seu blog é ótimo.Abços.

      Excluir
  5. Ola Doutora, tenho acompanhado seu blog ha alguns dias e a primeira vez que comento, gostaria que respondesse uma duvida pessoal, mais uma vez a respeito do oleo de coco, li nas suas indicacoes que tem preferencia no consumo de 1 colher de sopa 30 min antes e 1 colher de sopa 30 min apos o exercicio, quero perder peso e pratico musculacao 3 vezes na semana, so que meu horario da academia e das 11:00 hs ao 12:00hs minha duvida e se o oleo que vou consumir as 10:30 hs fica como meu lanche da manha? e o oleo que vou consumir 12:30 hs preciso aguardar quanto tempo para o meu almoco? antes de ler suas materias sobre o oleo de coco, estava apenas ingerindo 1 colher de sopa no cafe da manha junto ao pao integral, e a diferenca que notava era apenas diminuicao da fome ate o almoco...
    Obrigada desde ja, parabens pelo blog tao completo e atualizado em novidade sobre nutricao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 10:30h vc tomas o óleo de coco e fica sendo seu lanche da manhã. Se você fizer muito esforço e sentir fraqueza, coma com 1 fatia de pão ou 1 copo de suco. Mas eu acho que vc deveria tomar im café da manhã mais completo e só tomar o óleo de coco às 10:30h e mais nada!
      Aí 12:30 vc toma outra colh de sopa e 13:00h vc almoça!
      beijossss

      Excluir
  6. Oi Dra, Como vai?
    Preciso de uma orientação! Acordo todos os dias após o horário do almoço por volta das 13:00 hrs,e costumo dormir por volta das 04:00 da madruga. Durante o dia quase não tenho apetite mais durante à noite sinto muita fome, já procurei profissionais q me orientaram a acordar mais cedo e assim me alimentar como se deve durante o dia, contudo não da certo pois trabalho melhor durante o horário noturn0. Como devo proceder? Posso tomar meu café da manhã a 13:00 hrs e almoçar as 16:00 e assim por diante? Abraços e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... que difícil!! Pq o nosso ciclo circadiano é acordar ao amanhecer e dormir ao anoitecer... então como o seu está todo alterado, comece a contar o café da mahã assim que vc acordar, tipo às 13:00h. Aí 4 horas depois, que é as 16:00h vc almoça. Aí 3 horas depois faz um lanche da tarde. Aí 3 horas depois um jantar ou outro lanche... e por aí vai....
      Se vc tiver engordando muito, procure outro emprego.. rsrs Pq como está alterado, isso pode acontecer!
      beijossss

      Excluir
  7. Boa Noite!
    Por favor gostaria de uma informação, estou tomando uma cápsula de 1 gr ao dia de õmega 3 e óleo de cártamo tb 1gr ao dia está certo?
    Pois entendi q precisa ter um equilibrio entre os dois?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ter equilíbrio sim, mas a quantidade vai depender de cada pessoa. Como não estou te acompanhando não posso dar uma indicação tão específica, mas vc pode tomar de 1 a 3g de óleo de omega 3 por dia. E o óleo de cártamo, pode tomar até 4 g por dia!
      beijosssss

      Excluir
  8. Olá Dra Sempre tive muitos problemas na parte digestiva, vivo tomando medicamentos, como o médico me fala que tenho a vesícula "preguiçosa". Gostoria de saber se tem chá, suco , ou algum mix que pode estar me ajudando diariamente a melhorar este desconforto que sinto. Desde já agraço. Estou sempre por aqui, acho as dicas ótimas. Beijo Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, pensando em vesícula, você precisa pensar no fígado, pois é ele quem vai te ajudar a metabolizar toda a gordura. Então, você precisa de muitos antioxidantes e muito alimento que ajuda o fígado. Além de frutas e verduras em maior quantidade que alimentos industrializados, você pode tentar tomar chá de dente de leão + hortelã e tomar o suco verde de manhã em jejum!
      A receita já coloquei aqui no blog!
      beijossss

      Excluir
  9. essa Fabiola está com inveja de vc Dra, no minimo deve ser uma profissional frustada, e ve seu sucesso com todos, nao ligue nao, continue sendo a profissional nota 10000 que és. bjs!!

    ResponderExcluir
  10. Doutora! kkkkk passa longe. Mas é isso mesmo! Tendo amparo por lei , continue. Assim vc não fica tão, tão...
    Estude um pouquinho mais que vc consegue um título de Doutor. Boa sorte!

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!