quarta-feira, 7 de março de 2012

Semana da Mulher - Climatério

Bom dia!!

Esse post é para as meninas mais velhas que acompanham o blog! Semana das mulheres e vamos falar sobre climatério!!
O ideal gente, é começar a se prevenir antes... para quando chegar a hora, não ter tanto problema!

Ainda não passei por isso (off course!!), mas acompanho de perto o sofrimento de algumas. Poucas tem o privilégio de não sentir nada, mas a maioria sente alguma coisa!

Então se você está passando por essa fase anota aí ou anota para sua mãe/sogra/tia/avó!!

1. Use Lignana
Infelizmente não tenho nenhuma foto pra mostrar, mas sabe aquele gel que a linhaça forma quando fica de molho no água? Pois é! Ele é rico em lignana que funciona como um estrógeno, ou seja, ela vai se ligar ao mesmo receptor que o estrógeno ligaria no seu organismo. Então, esse gelzinho, funciona muito bem como reposição hormonal natural. Se vocês está na menopausa, use pelo menos 3 vezes ao dia. Te sor TPM, pode usar 2 v ao dia.
Como usar?
Coloque 1 colh de sopa de semente de linhaça (dourada ou marrom) em meio copo de água. Deixe de molho de 4 a 8 horas. Use o gel puro ou batido com alguma fruta ou iogurte!

2. Use proteína isolada de soja
Os benefícios da soja relacionadas a controle hormonal já é bem conhecido, né? Então faça como o gel de linhaça. Use de 2 a 3 vezes ao dia para ver algum resultado, ok? E antes que alguém pergunte, pode bater junto com o gel de linhaça e fazer um "shake", que tal??

Existem dois produtos no mercado que são a proteína isolada de soja, que pode ter mais isoflavona do que o extrato de soja. Então, acho que vale mais a pena, né?? Eu conheço esses dois aqui, mas se você conhecer algum, comente!!!





3. Use chás
O chá de angélica e o chá de amora podem te ajudar nessa missão quase impossível!! Tem que testar!!
Pode tomar quente ou gelado (ainda mais nesse calor), o que não pode é requentar o chá! Tome até de 2 a 4 xícaras por dia.

4. Se for viajar...
Quando você for para fora do Brasil, procure por cápsulas que vão te ajudar. Existem várias!!!! Preciso fazer um post só sobre isso!!! Tem isoflavona de soja, tem progesterona natural em creme e tem uma planta que chama Black Cohosh que pode ajudar também nos calorões!



5. Procure por hormônio bioidêntico
Eu não sou médica e não vou explicar bem a diferença entre reposição hormonal tradicional e reposição hormonal bioidêntica. Só sei de uma coisa: hormônio bioidêntico é muuuuuuuuito melhor porque é mais natural!!! Procure por um especialista, tá??


E para finalizar o nosso post, como homenagem, aí vai uma fotinha da minha mammys! Ela ainda não está nessa fase, mas já estou cuidando dela!!!




E aí??? Gostaram???
beijo grande!!

69 comentários:

  1. Dra.
    Sua paciente aqui adorou as dicas e já vai passar para a mamy e tias. Quanto aos suplementos encontrados fora do Brasil já inclui na listinha. Obrigada pelas dicas que são sempre valiosas. Bjaoooo

    ResponderExcluir
  2. Otimas dicas, vou passar para frente. To te acompanhando. Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Você é o máximo!!!!!Sou estudante de nutrição e estou viciada no seu blog...Bj

    ResponderExcluir
  4. Dra, adorei conhecer sua mãe!!! Linda!
    parabéns pelo blog! te sigo sempre!!
    beijoss

    ResponderExcluir
  5. Super legal, as dicas e os conselhos, as mulheres em sua grande maioria, deixam para pensar nisto quando é tarde, mas o tempo não perdoa, o futuro chega e se torna realidade, todas deveriam planejar esta época, assim como planejamos férias!A primeira grande dica procure; um profissional da área! Com a exelência desta que escreve o blog!Você é demais!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi dra! pode me tirar uma dúvida, tem algum efeito colateral tomar cápsulas 500mg ao dia de chá verde sem consultar e fazer exames médicos.
    grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem problema para quem tem taquicardia ou pressão alta!
      Fora isso, não tem problema!
      beijossss

      Excluir
  7. Olá Dra.Fernanda! adorei as dicas,vou fazer o mais rápido possível já estou com 46 anos ainda não estou sentindo nada.Vou me prevenir para não sofre os sintomas horriveis do climatério.
    Um grande abraço...Deus te abençõe a cada dia mais e mais com muita sabedoria.bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Dra,
    Adoro suas dicas!
    Bom, queria saber pq vc recomenda apenas 2 castanhas do pará ao dia, e se posso consumir no dia até 6 amendoas por exemplo, caso não tenha outra oleaginosa em casa.
    Obrigada
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2 castanhas do Pará por dia, não mais que isso, e de 6 a 10 de outro tipo! Aí vc divide durante o dia!
      beijossss

      Excluir
  9. Olá,
    Por favor, gostaria de saber quais outras sementes posso encontrar no mercado, pois estou consumindo apenas as de gergilim e girassol,
    bjuuusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sementes?? gergelim, girassol, chia, linhaça, abóbora. Essas são as que eu mais indico!
      beijossss

      Excluir
  10. Olá, tenho acompanhado seu trabalho, vc é muito simpática e muito atenciosa, percebe-se q faz td com muito amor, vc é merecedora de todo o sucesso q tem, obrigada por nós ajudar.
    Acho q tô nessa fase da vida, tenho 47 anos, ñ pecebi grandes mudanças ainda, ainda bem né rsrs, só minha menstruação q passa 2 meses sem vir, depois normaliza uns meses, e torna sumir por mais um tempo, e assim vai, ando tomando amora, mas vou ver essas outras coisas q vc deu a dica. Bjão e fica com Deus
    Obs.: Agora vi de onde vem sua beleza, a mamãe é linda.

    ResponderExcluir
  11. Dra. Fernanda! Eu fiz uma mistura de farinha de feijão branco, quinua, psyllium, chia e cacau. Ficou ótima? O que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou! Como tem quinua e chia, vc pode substituir uma refeição batido num tipo de shake ou comer no café da manhã no lugar do pão!
      beijossss

      Excluir
  12. Querida, Fernanda! Estou tomando 2 colheres de sobremesa de chia por dia. Preciso tomar ômega 3 em capsula? Ou a quantidade de omega da chia é suficiente? Estou querendo emagrecer! Bjos e obrigada por tudo! Vc e sua mãe são lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for para emagrecer, use somente a chia por enquanto e coma peixe. Depois de 3 meses, vá alternando o uso com ômega 3 e peixe.
      beijossss

      Excluir
  13. Oi Dra, eu ja vi aqui a senhora falar que nao se deve adoçar chá verde nem com açucar nem adoçante e eu gostaria de entender porque, se adoça-lo ele perde suas propriedades beneficas, tem alguma forma de toma-lo sem ser puro, uma vez que o sabor nao é muito agradavel, eu gostaria de saber se essa regra vale p qualquer tipo de chá.
    Desde ja obrigada pela atençao,me chamo Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, não é que perde as propriedades benéficas, mas você acaba tomando uma coisa que vai te intoxicar! e o chá é justamente para desintoxicar. É como se você colocasse para dentro algo ruim e quisesse na mesma hora colocar algo bom... o bom acaba se perdendo dentro de vc, entende??
      beijossss

      Excluir
  14. Oi Fernanda, eu trabalho com um médico que faz modulação hormonal bioidêntica e sou nutri, os resultados são fantásticos!!!! Meu nome é Thatiana, e somos colegas de facebook! Parabéns pelo blog, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sério???? eu já vi resultados em pacientes tb!!! Que bom saber de outra nutri. :)!!!!
      beijosss

      Excluir
  15. Boa tarde Dra Fernanda!!! Estou usando farinha de maracujá,laranja e beringela misturadas( 100g de cada).Quando devo tomar? Quantas vezes por dia? E posso tomar com suco zero,leite desnatado? E com banana e leite desnatado(tipo vitamanina) pode?? Obrigada

    ResponderExcluir
  16. OLÁ DRA,
    QUE BOM FALAR SOBRE MENOPAUSA.COM SUA PACIENTE POSSO GARANTIR QUE MEUS SINTOMAS(FOGUACHOS) MELHORARM MUITO!!!!!!!!!!!
    BEIJOS,
    ELAINE

    ResponderExcluir
  17. Olá Dra, parabéns pelo blog, esse post é muito importante pra mim que tenho 45 anos, só queria saber: Tiro a Lignana, após o molho da linhaça, depois faço o que com as sementes, uso junto ou rejeito-as. Bjos

    Nadir

    ResponderExcluir
  18. Olá Fê!!!ótima matéria!!!
    Gostaria de dar meu depoimento, tenho 40 anos e como sou histerectomizada há 5 anos, começei a ter sintomas do climatério precocemente, não sou adepta de hormonas, mas interessei no assunto sobre o bioidêntico por ser melhor, porém, não conheço nenhum médico aqui em Belo Horizonte, solicito me indicar se você conhece algum, ou alguém daqui que ler este post puder me enviar um email adrimos2@gmail.com fico agradecida mais uma vez. Beijussss Ah!Linda sua mãe, hein?Feliz dia da mulher para todas nós!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá Dra Franada! Estou lendo seu blog "de cabo a rabo" e adorando!Parabéns pelo seu talento e profissionalismo! Gostaria de tirar uma série de dúvidas! rs... la vai:

    1)ÓLEO DE COCO - Vi que você recomenda o uso do óleo de coco 30 min antes e 30 depois do exercício físico para potencializar a perda de gordura localizada. Então, se eu tomar antes da refeição apenas servirá para ter mais saciedade e comer menos? Não ajudará em nada a perda de gordura localizada? Pois se o "TCM não é armazenado como forma de gordura por ser facilmente absorvido, e com isso “obriga” o organismo a utilizar a gordura acumulada como fonte de energia" isso não ajudaria nessa perda de gordura mesmo sem os exercícios, mas , lógico, tendo uma dieta hipocalórica?
    Outra coisa, vi muitos sites falando para tomar de 2 a 4 colheres de sopa por dia, você recomenta no máximo 2. Com essa quantidade já dá pra diminuir a gordura abdominal? Até acho q 2 faz mais sentido, já que o óleo é bem calórico né... PS: para tomá-lo antes da refeição também é meia hora antes?
    2)CHIA: em relação ao emagrecimento a chia ajuda é pela diminuição do índice glicêmico e pela sensação de saciedade, correto? Ela nao tem nenhuma atuação direta sobre a mobilização de gordura abdominal, ou tem? Devo tomar 2 colheres de sobremesa de chia por dia quanto tempo antes das refeições?
    3)PHOLIA NEGRA: ela ou o óleo de coco é melhor para "diminuir a barriga"? Posso usar os dois ao mesmo tempo? A Pholia Negra deve ser tomanda quantas vezes ao dia e quanto tempo antes das refeição? 100 mg está bom?
    4)FARINHA DE FEIJÃO BRANCO: devo ingerir um colher de chá , diluída em água 30 minutos antes das refeições, certo?
    Estou usando shakes para substituir algumas refeições, qual desses 4 alimentos posso usar no shake sem que ele fique muito calórico? Tenho hipotireoidismo, posso tomar esses alimentos fitoterápicos que citei? às vezes uso "ração humana" no shake ou iogurte light, qdo usar a chia devo deixar de usar a ração humana???
    Caso eu não deva usar todos esses fitoterapicos, quais você recomenda que eu use? PS: tenho muita gordura abdominal e casos de diabetes na família!!!!! Estou faazendo uma reeducaçao alimentar, eu comia sanduiche todo dia! Agora reduzi muito a qualidade e quantidade da minha alimentação, mas confesso que exercício eu nunca animo:(
    Desculpe tantas dúvidas, viu... uma abraço, Cláudia

    ResponderExcluir
  20. Oi fernanda!
    Quero saber por favor se posso tomar omega3, Pois tenho gastrite, ácido úrico e cáculo renal e sou obesa.
    Obrigada bjus

    ResponderExcluir
  21. Bom dia,
    Por gentileza tenho uma bebe com 6 meses q está entrando nas papinhas, e estou com algumas dúvdas? As papinhas serão sempre amassadas e não devo peineirar ou liquidificar? Mas e com a carne?
    E outro dia vc comentou q o glúten pode ser alergenico, ele pode causar constipação?
    bjus e obrigada Liian

    ResponderExcluir
  22. Oi dra, desculpa..
    Esqueci de fazer uma outra pergunta, estava lendo seu post sobre papinhas e de 6 a 7 meses não tem carne na papinha, só ofereço a carne com 8 meses? E o ovo ofereço com qtos meses?bjus e mais uma vez obrigada

    ResponderExcluir
  23. Bom dia!meu nome é adelaide,tenho 39 anos,uma amiga passou a usar o amaranto e foi otimo p ela,baixou o colesterol e emagreceu,li que ele consumido cru pode ser toxico.Há veracidade nessa informaçao?Parabens pelo blog emuito obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Oi Dra, como vai?
    Meu nome é karine sou nutricionista e estou prestando um trabalho voluntário aqui na minha cidade, não tenho muito tempo de formada apenas 2 anos, mas com esse trabalho estou aprendendo muito. Pesquisando a internet encontrei seu blog e acredito q possa me ajudar, estou atendendo uma criança com menos de 2 anos desnutrida q não quer comer, e não estou sabendo como orientar,não posso oferecer suplementos ou algo assim pelo custo. Por favor a Dra teria como me ajudar, com alguma dica ou receita?
    Muito grata

    ResponderExcluir
  25. Bom dia.

    Pholia negra é o nosso bom e velho chá mate?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Oi Dra Fernanda, tudo bem, meu nome é Mirian, eu gostaria de saber se tem algum problema se eu acrescentar um pouco de cacau em pó ao mix de farinha q eu tomo-linhaça,maracuja,banana verde, feijao branco e as vezes laranja(nao uso essa sempre pq as vezes nao encontro). Eu pergunto isso porque mesmo tomando misturado a um pouco de suco o sabor nao me é muito agradavel mas mesmo assim nao gostaria de deixar de tomar por saber q essas farinhas auxiliam na manutençao do peso e do bom funcionamento do intestino. Se nao puder acrescentar o cacau a senhora poderia me sugerir outro tipo de po que eu possa colocar junto com as farinhas para deixa-las com o sabor mais agradavel
    Obg, bjsssss.

    ResponderExcluir
  27. Ola,
    Dra. gostaria de saber sobre o oleo de primula se devo tomar so no periodo menstrual ou posso tomar sem para???
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  28. OI DRA, EU GOSTARIA DE SABER Q TIPO DE CHA, SUCO OU OUTRO ALIMENTO SERVE COMO ENERGIZANTE, PARA QUE EU POSSA CONSUMIR DE PREFERENCIA PELA MANHA, P ME SENTIR COM MAIS ENERGIA, UMA VEZ QUE MEU DIA COMEÇA SEMPRE LENTO, QUERO TER MAIS DISPOSIÇAO, ENTENDE,
    BJS
    ALICE

    ResponderExcluir
  29. Dra. Fernanda! O que vc acha dessa reportagem: http://t.co/4Ilg1KNu
    bjos e obrigada

    ResponderExcluir
  30. Dra. Fernanda, adoro tudo que você escreve, nos ajuda muito. Parabéns! e prá sua mãe tbém, por ter uma filha tão talentosa.
    Poderia me ajudar nos seguintes questionamentos?
    Segundo meu gastro tenho intolerância à lactose, apesar de não ter feito nenhum teste, apenas com base em sintomas que sentia, como cólicas. Ele me indicou que não tomasse mais leite de vaca, passei então a consumir leite de soja, ocorre que lendo seus artigos descobri que quem sofre de tireoidite de hashimoto não deve consumir soja. Parei, então de tomar o leite de soja e voltei para o de vaca. Vou pedir ao meu médico um pedido para este teste da intolerância à lactose. Se for confirmada, o que devo fazer com relação à ingestão de produtos que supram a necessidade de cálcio? Tenho preocupação com relação à osteoporose. Já tenho 51 anos, não faço reposição hormonal e já parei de menstruar há um ano e meio. Grata. Fátima

    ResponderExcluir
  31. Existe algum problema no consumo de leite com achocolatado, quanto à absorção de cálcio? Adolescentes podem consumir leite desnatado ou deve ser integral? Qual a dose diária de leite ou de seus derivados devem ser consumidos pelos adolescentes? Grata. Fátima

    ResponderExcluir
  32. Oi Dra,
    tenho gastrite e uma nutricionista me pediu para tomar suco de couve e repolho cru para minha gastrite, diariiamente por 3 semanas?!
    Posso acreditar?
    bjus e obrigada

    ResponderExcluir
  33. Ola dra,
    por gentileza,andei lendo q a cafeina estimula o sistema nervoso central e pode aumentar a glicemia, é verdaade? é q sou diabetica!
    Abraços

    ResponderExcluir
  34. oi doutora
    vc poderia me passar seu e-mail
    tenho algumas duvidas
    vc me passa seu e-mail

    ResponderExcluir
  35. Oi doutora,
    tenho gastrite e refluxo, minha nutricionista falou dos alimentos q são contra indicados mas ao mesmo tempo ela comentou q o leite por exemplo pode não causar um desconforto para mim e ao mesmo tempo pode causar para outra pessoa. Então entendi q posso tomar o leite já q não sinto desconforto, está certo? E as farinhas q a Dra, recomenda posso usar?
    Abraços e obrigado

    ResponderExcluir
  36. Oi Fernanda gostaria de saber se eu apenas hidratar a linhaça e depois coloca-la no iogurte vou estar tendo os mesmos beneficios da linhaça triturada?

    Abraço

    ResponderExcluir
  37. Bom dia Dra., tudo bem?
    Fiquei encantada com seu blog, adoro nutrição e fitoterapia. Você é muito inteligente, simpática e bonita. Tenho 47 anos e sinto fogachos, consumo 2 colheres de sopa de linhaça dourada, eu bato no liquidificador a linhaça e guardo na geladeira por 1 semana, misturo no extrato de soja que eu compro de caixinha da Vita mais, ligth, pergunto:
    1) seria melhor deixar de molho em água como vc recomenda ou desta forma estou tendo os mesmos benefícios da lignana?
    2) Em quanto tempo a linhaça perde ômega 3 depois de triturada?

    Beijo, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  38. oi Dra.fernanda gostaria de saber se posso tomar a cápsula de chia , porque tenho problema hormonal, estou com 39 anos com quase 80 kg o que posso fazer

    ResponderExcluir
  39. OLA DRA FERNANDA, MEU NOME E REGINA TENHO 43 ANOS E ESTOU ACIMA DO PESO, MINHA ALTURA É 1,62 CM, COMO NÃO CONSIGO FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS E ESQUECI TENHO PRESSÃO ALTA GOSTARIA DE SABER SE POSSO INTRODUZIR QUINUA, CHIA E SEMENTE DE LINHAÇA NA MINHA ALIMENTAÇÃO, NÃO ALMOÇO SO ME ALIMENTO BEM A NOITE NA HORA DA JANTA...DESDE JÁ AGRADEÇO SE PUDER ME AJUDAR.

    ResponderExcluir
  40. Oi Dra gostei muito do seu blog, e por isso estou pedindo sua ajuda.tenho 35 anos e a um ano e meio estou sofrendo com os sintomas do climatério . Nova eu né.pois é mas já passei com minha GO e ela confirmou com exames, quanto as sementes citadas acima já estou providenciando , mas gostaria de saber se tem outra que ajudam a emagrecer, não sou gordinha mas estou com sobre peso, peso 73 kg e tenho 1.65 de altura.A dois anos ganhei dez quilos e não consigo me livrar deles.Me ajuda por favor. Meu nome é Adriana.Grandes beijos

    ResponderExcluir
  41. ola dra. por favor me responda uma duvida . se tenho acido urico posso usar o amaranto ? se me responder agradeço e boa noite.

    ResponderExcluir
  42. boa tarde dra, entao estava tentando buscar resposta pra tomar o cha de folhas de amora,+ ele serve msm pra quem ta na menor pausa? como devo tomar? adoçado ou nao? e os produtos q vc indicou ai em cima, como devo usar?, nao vou engordar nao neh!!!! rsrsrrs por favor me responda. estes sintomas me deixam fora do serio. o meu medico de climaterio, falou q eu tenho q me alimentar melhor e n tomar mas nada industrializado, nen comprimido, vc pode me dar mas dicas? obrigado. fica com deus. haaaa esqueci de falar. desde os 37 anos sinto,hj tenho 43.

    ResponderExcluir
  43. estou com 46 anos e estou com falhas na menstruação a quase dois anos, e estou com muita dor de cabeça que ñ passa ja to quase ficando doida comecei com cha de amora e cemicifuga sera que vou ter resultados ñ estou aguentando mais.por favor me ajude maisa

    ResponderExcluir
  44. oi o gel da semente chia e bom para o homen

    ResponderExcluir
  45. ola tudo bem gostaria de saber se posso tomar extrato de soja todos os dias ou so 2 vezes opor semana marlene

    ResponderExcluir
  46. oi dra eu sou a maisa estou no climatrio e ai estou começando a usar os bioidenticos e minhas enxaquecas pioraram ai reduzi a dose e melhoraram um pouco, minha medica falou que é assim mesmo são meus hormonios voltando mas ñ para todos os dias enxaqueca e mais enxaquecas, sera que ñ vou poder usar vc/ ja viu gente que ñ pode usar hormonios bioidenticos? estou chateada com isso e ainda tenho hipotiroidismo ta controlado,ñ posso usar essas sementes me ataca a labirintite. abçs

    ResponderExcluir
  47. Quem tem começo de gastrite e tpm junto pode tomar chia sem problema dra fernanda?

    ResponderExcluir
  48. Oi dra Fernanda,sou monique,tenho 22 anos,gostaria de quem tem começo de gastrite nervosa e tpm junto pode tomar chia ou linhaça?

    ResponderExcluir
  49. Dra. Fernanda, quais são os benefícios da linhaça para quem tem hipotireoidismo?
    Ainda, quando eu deixo a linhaça de molho na água e retiro no dia seguinte o gel, devo apenas retirá-lo, coando ou retirando apenas o gel ou posso colocar todo o conteúdo no suco, por exemplo e tomar?
    Obrigada desde já.
    Mais uma vez, parabéns pelo conteúdo do blog.
    Abraço e bjooos

    ResponderExcluir
  50. Bom dia dra fernanda
    Eu gostaria de saber se eu posso utilizar a linhaça que está vários dias de molho ou não ? E gostaria de saber se tem como secar a linhaça ja geminada para guardar e a chia tem que lava la para consumi la ?

    ResponderExcluir
  51. Parabéns muito bom o blog! tenho 47 anos, ha 18 anos que malho, e ha 2.6 que faço muay thai, 3 a 4 x por semana. Oscilava entre 62 e 64 anos, agora depois dos 45 anos engordei e fico entre 70-72, tenho 1.6m e malho muito. Minha alimentação é a base de grãos, biomassa da banana verde, salada( couve, brocolis, couve-flor, abobrinha, tomate...) tomo suco verde ( couve, gengibre, com maça, ou abacaxi, ou agua de coco, e hortela, ou curcuma) todo dia. Gostaria de ficar nos 65 kg, e baixar o colesterol que ta em 235. O que fazer??

    ResponderExcluir
  52. Estou no clmaterio e sofro muito do forgacho posso tomar as cápsulas de amora e buana juntas mim ajude. Tenho crise de ansiedade vômito dor de barriga e calafrio tenho 48 amos e meu nome e Daguia bjos mim ajude.

    ResponderExcluir
  53. Estou no clmaterio e sofro muito do forgacho posso tomar as cápsulas de amora e buana juntas mim ajude. Tenho crise de ansiedade vômito dor de barriga e calafrio tenho 48 amos e meu nome e Daguia bjos mim ajude.

    ResponderExcluir
  54. Estou no clmaterio e sofro muito do forgacho posso tomar as cápsulas de amora e buana juntas mim ajude. Tenho crise de ansiedade vômito dor de barriga e calafrio tenho 48 amos e meu nome e Daguia bjos mim ajude.

    ResponderExcluir
  55. Olá estou fazendo reposição hormonal com bioidênticos e gostaria de saber se existe alimentos q mesmo naturais com frutas, grãos e outros dificultam a produção de estrogênio...obrigada e PARABÉNS pelo trabalho!!

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!