sexta-feira, 13 de julho de 2012

Congelamento - Revista A

Bom dia!!!

Quem me segue no facebook (falando nisso, finalmente organizei a minha página, você já curtiu?? Curta para receber as novidades no seu mural) viu que eu colaborei com a Revista A - a nova revista da Ana Maria Braga.

Lá dei meus pitacos sobre congelamento.




E aqui no blog você tem a matéria completa! Vamos lá!



REGRAS PARA CONGELAMENTO

1.     Escolher alimentos de boa qualidade, pois o congelamento preserva o produto, mas nunca melhora a qualidade.
2.     Acondicionar os alimentos em embalagens apropriadas e retirar todo o ar.
3.     Manter uma temperatura de – 18 °C.
4.     Identificar com uma etiqueta o alimento contido na embalagem e a data do congelamento.
5.     Observar o prazo de validade quando o alimento for descongelado.
6.     Congelar em porções que serão utilizadas uma só vez.
7.     Empilhar os pacotes somente depois de congelados para não grudar.
8.     Descongelar o alimento com cuidado.
9.     Não cozinhe demais os alimentos a serem congelados, pois tendem a amolecer durante o congelamento seguido de descongelamento.
10.  Congele em porções adequadas ao uso, conforme o consumo da família para que não haja desperdícios com o descongelamento, já que o alimento descongelado não pode ser recongelado.

ALIMENTOS QUE NÃO DEVEM SER CONGELADOS
                              
Vegetais crus, ovo cozido, gema crua, clara cozida ou em neve, ave recheada, maionese, cremes que tenham leite e ovos como ingredientes principais, gelatina pura, preparações a base de amido de milho.

DESCONGELAMENTO

·      Descongelar em temperatura ambiente (sempre muito bem vedados): tortas, bolos, doces e frutas.

·      Sob refrigeração: todos os tipos de carnes cruas, queijos e pão.

·      Sob calor: pratos prontos como ensopados, molhos, carnes prontas, etc.


 1 – Quais frutas vale a pena congelar? Por quê?

Sempre devemos priorizar alimentos in natura, ou seja, alimentos naturais para o consumo imediato. Assim preservamos os nutrients e aproveitamos o todo o benefício que a fruta oferece como antioxidantes, vitaminas, minerais e compostos bioativos. Se precisar congelar todas as frutas podem ser congeladas.  A banana por exemplo, pode até virar um tipo de sorvete se congelarmos e depois batermos no liquidificador.

2 – Qual o jeito certo de congelar essas frutas para que elas não percam o sabor nem os nutrientes? Por favor, explique com deve ser feito o corte, se é preciso manter a casca e qual o melhor tipo de recipiente.

Deve-se escolher frutas maduras, lisas, sem cortes e sem marcas. Depois deve-se retirar deixar todas em solução de hipoclorito  para retirar todas as impurezas, bactérias e fungos.  Logo após, deve-se lavar com água corrente e gelada, retirando folhas e talos.

No congelamento a maneira mais saudável e indicada é congelar os alimentos em vidros, pois o plastico pode contaminar o alimento. Como geralmente as pessoas não possuem espaço na geladeira, a dica é usar papel manteiga para envolver todo o conteúdo e depois envolver no plastico. Assim mantemos a qualidade do alimento.

3 – Quais legumes vale a pena congelar? Por quê?

Todos. A dica é fazer o branqueamento nos alimentos para que ele conserve os nutrientes, a cor e o sabor adequadamento.

O processo de branqueamento é basicamente um choque térmico. Assim sendo, o alimento deve ser (de preferência) lavado, descascado e picado e submetido a fervura (entre 70ºc a 80ºc) por um período que irá variar de acordo com o tipo de alimento. Escorrido rapidamente, o legume, verdura ou a fruta deve ser conduzido para água gelada pelo mesmo período de tempo que foi submetido a fervura. Agora, escorra bem, e coloque dentro de um saco plástico, retirando o máximo que puder de ar dentro desse.
4 – Qual o tempo máximo que esses alimentos podem ficar congelados e por quê?

De 1  a 3 meses. Depois disso, o alimento pode começar a se deteriorar.


Que tal??
Como muita gente já me perguntou sobre isso, revolvi publicar!
beijo grande e bom final de semana!

24 comentários:

  1. ola dra. como brocoli, cebola, ervilha, milho, espinafre e couve flor congelados quase todos os dias. pois tenho uma vida super corrida e para nao deixar de comer esses alimentos eu optei por compra-los congelados. misturo tudo e deixo por uns 5 minutos em agua corrente para tirar o gelo e depois apenas coloco-os em agua quente por mais uns 5 minutos, depois escorro a agua, tempero com limao azeite e sal e pronto. ja as frutas como in natura mesmo. gostaria de saber se comprando os vegetais ja congelados e depois coloca-los em agua quente eu ainda consigo obter os nutrientes. ja li tanta coisa dizendo que depois de congelar ou cozinhar os vegetais eles morrem e ai voce nao aproveita mais nada de bom. o que exatamente a gente ainda consegue conservar dos alimentos num processo como esse? estou com medo de estar fazendo tudo errado. rsrsrs. um grande abraco e sucesso sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. queria, eu não vou saber te falar exatamente o que perde. Para isso eu precisaria de uma empresa de análises de alimentos (em laboratório mesmo), mas não acho que vc perde tudo. Sempre acho melhor usar fresco e se vc comprar e lavar tudo no final de semana e guardar em potes bem fechados na geladdeira, vc tem o mesmo efeito do congelado. Eu faço isso na minha casa e dura a semana inteira. Aí eu tb faço em 5 minutos (5 na água fervendo e depois 5 na água gelada) e fica tudo crocante e com cores vivas. Tenta fazer isso que eu acho que é melhor.
      bjosssss

      Excluir
  2. Dra Fernada, estou com muita dificuldade p me alimentar, me refiro a falta de apetite mesmo, principalmente de manha e no inicio da tarde nao sinto fome,mesmo sabendo q horas depois vou me sentir mal,mas nesses horarios qnd forço a ingestao de alimentos geralmente sinto ansea de vomito,me esforço p comer um pouquinho p nao passar mal depois mas ta sendo dificil, nao deixo de comer poq quero emagrecer(ate poq sei q fazendo atividade fisica como eu faço todo fim de tarde eu preciso me alimentar) mas sim poq estou sem apetite. De q forma a senhora poderia me orientar a estimular o meu apetite?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o paciente está assim eu sempre suplemento. Coloco vitaminas que estimulam o apetite e até faço um preparado com alecrim, erva que estimula o apetite. Vc precisa fazer alguns exames para saber se está faltando nutrientes, aí vc consegue se orientar melhor.
      bjssss

      Excluir
  3. Excelente! A vida está muito corrida, o tempo pouco e precisamos mesmo de ter todas as informações para proceder de forma correta, aproveitando de todos os beneficios. A verdade é que não aprendemos a nos alimentar, apenas comemos aquilo que seja rápido, infelizmente as vantagens do progresso que deveria equacionar melhor o nosso tempo, nos fez esquecer os melhores princípios, comer o que é mais natural com a melhor qualidade. A esperança é que as crianças de hoje não sejam induzidas a comer só o rápido!

    ResponderExcluir
  4. Existe algum benefício de trocar o café por outras bebidas com menos cafeina como o chá mate ou o verde?
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas não precisa deixar de tomar o café. Vc quer diminuir a cafeína? Aí vc pode tomar chás que não contenham cafeína, como erva-doce, hortelã.
      Sobre o café, vc pode tomar até 4 xícaras (50ml) por dia.
      bjssss

      Excluir
  5. Tenho problema de boca seca, acordo sempre de madrugada para beber água.
    O que posso fazer para melhorar isso?
    Tenho alergia a cítricos.
    Bjs, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boca seca pode ser muita coisa: pode ser fígado, pode ser estômago ou pode ser metabolismo de acúcar (faça exames de hemoblobina glicada, insulina e glicemia).
      Pra melhorar tem que descobrir a causa.
      bjs

      Excluir
  6. Voce já falou em um post, sobre o vinagra de maçã.
    Gostaria de saber se qualquer pessoa pode tomar, ou existe alguma restrinção, e quanto e como tomar.
    GRato, bjs, tchau

    ResponderExcluir
  7. Que matéria excelente! Adorei as informações.

    ResponderExcluir
  8. chá de alecrim é calmante ou estimulante?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alecrim é bom para aumentar o apetite e para melhorar gastrite e refluxo. Então se for tomado antes da refeição ele pode agir como estimulante.
      bjsssss

      Excluir
  9. Recentemete descobri que tenho uma baixa produção de ácido clorídrico e uma baixa fosfatase alcalina intestinal.
    Que tipos de alimentos eu devo evitar e dar preferencia, pois eu não aguento mais de problemas de empachamento
    Obrigado, bjs, sucesso!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc precisa ler aquele post que eu falei sobre gastrite e precisa de uma suplementação específica para estômago. Procure um nutricionista funcional que é melhor.
      bjsssss

      Excluir
  10. Sou vegetariano e acho que estou com deficiencia em zinco, pois apresento manchas brancas na unha, e devido a uma carencia cronica desenvolvi problemas digestivos.
    O que posso fazer se a carencia de ácidos estomacais prejudica a absorção do zinco?
    Que tipos de alimentos eu devo dar preferencia.
    Muito obrigado e muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro eu quero te dar parabéns pelo raciocínio! O zinco é suuuuper importante para o estômago e se vc não estiver com ele em ordem, vai sim ter problemas com absorção de outros minerais e vitaminas.
      Eu acho que vc deveria suplementar, tomar nutrientes proprio para formação desse ácido clorídrico (zinco, vitam B12, vitm A, entre outras). E comer alimentos fontes tb: castanhas, quinua, amaranto e folhas verdes escuras)
      bjjjj

      Excluir
  11. Qual é o melhor oleo para se cozinhar?
    Como se deve preparar o amendoim? torrado?
    Obrigado!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para cozinhar é óleo de canola e para temperar o azeite.
      A amendoim é torrado sim.
      bjsssss

      Excluir
  12. Olá dra, tenho refluxo (minha manometria é normal), intolerância a lactose leve e nodulos na tireoide que não atrapalham sua função.. uso bastante tofu e couve no suco. De manhã tomo 75ml de leite sem lactose diluído e 1 pingado de café (se não tomo 1 pouco de café parece que meu intestino não funciona) e 2 torradas. Estou fazendo muito errado? Leite de soja com calcio tbém aumenta a acidez estomacal? Tomo omeprazol 10mg, eo mesmo tempo que tenho medo de tomar cronicamente, tenho medo de não tomar. Me preocupo com absorção de alguns minerais. ) que vc tem a dizer? Obrigado e bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomar leite de soja e couve crua todo dia, pode atrapalhar a função da tireóide. Como ele tem nódulos, vc precisa tomar esse cuidado. E leite sem lactose aumenta a acidez da mesma maneira que o leite comum. Então é melhor vc não tomar mais, pelo menos não todo dia como vc faz.
      E melhor tomar sucos naturais e café puro mesmo.
      bjssss

      Excluir
  13. Dra,é verdade q durante a atividade fisica a primeira reserva utilizada pelo nosso organismo é o carboidrato? Se for, depois de quanto tempo de exercicos + ou - passamos a consumir as reservas de gordura?

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!