terça-feira, 10 de julho de 2012

Farinha de Batata - Novidade sem Glúten!

Oi gente!!!
Ontem foi feriado aqui em São Paulo e estava "out" desde sexta-feira. Foi bom para descansar e ficar com a família.
Nesse final de semana, fui pra Campos do Jordão e estava tendo festival de inverno! Maravilhoso!! Se vocês tiverem oportunidade, vale a pena dar uma passada por lá! O festival vai até o dia 29 de julho.

Mas voltando à realidade, tenho uma novidade pra mostrar pra vocês. Chegou no mercado a farinha de batata desidratada. É uma boa novidade para quem não pode/ não quer comer glúten!

Ela substitui a farinha de trigo em receitas e fica super fofo e delicioso! Ao que parece 50g de farinha de batata substitui 100g de farinha de trigo.





Na europa já é bem conhecido o leite de batata (na verdade, extrato de batata), mas ainda não temos por aqui.

A marca que lançou foi a Frenz, marca já conhecida lá fora e que traz essa mistura de farinha de batata com goma guar e goma xantana.


Essa mistura fica muito boa para fazer bolos em receitas sem a farinha de trigo. Quem já tentou fazer, sabe como é difícil fazer pães e bolos sem glúten!

Pode comprar que fica excelente!
beijosss

24 comentários:

  1. Perfeito,todas as informações são bem vindas, suas atulizações muito nos ajuda, mesmo não sendo esta a minha necessidade. Gosto muito do seu blog, sempre que o visito, fico surpresa com as dicas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Drª Fernanda.

    Como é importante tudo que faz! È isso que a faz um diferencial parabéns amiga.

    Posso te chamar assim não posso? Com tudo o que nos dedica!
    Hoje preciso muito de uma opinião sua meu filho está com o colesterol alto 190-HDL.
    A nutricionista sugeriu uma reeducação alimentar sei que é o melhor caminho mas em uma criança é muito difícil introduzir a alimentação não é impossível mas isso com certeza é a longo prazo tento de tudo.
    Vi em um dos seus arquivos falando sobre o fígado para quem tem colesterol alto você sugerindo chás de dente de leão, psyllium e hortelã mas em se tratando de uma criança em que quantidade.
    Na nutricão pensei introduzir farinhas como de frutas e legumes.Ele é muito életrico até na escola mas não atrapalha no aprendizado só não fica quieto um minuto percebo que ele fica muito cansado por ser assim a noite ao dormir mexe demais parece não ser um sono profundo isso pode ser a causa deste colesterol alto?
    Abraços.

    Cássia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cássia, pode me chamar assim!! :)
      Para criança é difícil mesmo e como vc disse, bem a logo prazo. Mas vc pode colocar a farinha de linhaça e o psylium! eles são muito bons para diminuir colesterol. A aveia, né? Tb resolve.
      Os chás tem que ver como está o fígado dele. Se estiver com esteatose, aí pode introduzir o chá em 100ml por dia.
      bjssss

      Excluir
  3. Boa noite Fernanda, a fibra do Psyllium (plantago ovata) ajuda no emagrecimento, estou tomando 3 grama antes do almoço.

    desde já obrigada
    Luciana Peres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajudam, pois dá saciedade e diminui a absorção do que vc come!
      Gosto muito!!!!
      bjsss

      Excluir
  4. Boa noite Drª Fernanda. gostaria de pergunta sobre a Biomassa de Banana Verde ja estou tamando a uma semana e ja vejo alguns resultados mais minha duvida e a seguinte quando diz duas vezes por dia e uma colher de dia antes do cafe e outra a noite antes de dormi ou e as duas de manha de uma vez so ou a noite toma duas Deus de ja muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre indico as doses separadas. Pode ser 1 antes do almoço e 1 antes do jantar ou lanche da tarde.
      bjs

      Excluir
  5. OI Dra, tudo bem?
    Te fiz uma pergunta sobre óleo de coco e a senhora já me respondeu. Mas ao comprar,notei que há mais vendas de cápsulas de óleo de coco do que o óleo em si.
    Tudo bem eu substituir o óleo pela cápsula, não há nenhum efeito colateral?E se for cápsula, 1 30 min antes do exercício físico e uma 30 min após já está bom?Você recomenda alguma marca.

    Adorei o post sobre essa farinha de batata. Uma amiga me disse que todos devemos diminuir o glúten porque faz mal.
    Parabéns pelo site.

    Bjs.
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, como eu já disse eu não indico cápsulas, Não vejo resultado, então não indico. É melhor o óleo mesmo.
      bjssss

      Excluir
    2. Ok Dra.
      Vou procurar o óleo de coco sem ser em cápsula.
      Obrigada.
      Beijos
      Ana.

      Excluir
  6. Oi Dra,imagino o qnt a senhora é oculpada mas eu pediria q a senhora terminasse de responder as duvidas do post anterior(algumas ficaram sem resposta, inclusive algumas minhas)
    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como foram muitas eu não consegui responder de uma vez. Mas já respondi!
      bjsss

      Excluir
  7. DRA,O USO DE 1COL DE SOPA DE OLEO DE COCO ANTES E APOS OS EXERCICIOS AUMENTA O GASTO CALORICO MESMO EM ATIVIDADES DE BAIXA INTENSIDADE COMO SOMENTE A CAMINHADA?

    ResponderExcluir
  8. Dra, o que causa o escorbuto, quais seus principais sintomas e de q forma a nutriçao pode ajudar nesse problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escorbuto é uma falta excessiva de vitam C, e é uma doença muito rara... os principais sintomas de falta de vitm C são:
      cabelos fracos e quebradiços, hemorragias, fraqueza muscular, gengivites, anemia, falta de apetite, inchaço nas articulações, confusão mental, histeria e até mesmo esquizofrenia

      Excluir
  9. Dra,eu consumo oleo de coco somente antes de depois dos exercicos,porem minha duvida é o seguinte:
    Consumindo o oleo de coco somente antes e depois dos treinos ele vai apenas acelerar meu metabolismo ou vou tbm me beneficiar dos nutrirntes que existem no oleo(me refiro ao acido laurico, a vitm E, ao seu poder de aumentar a imunidade,melhorar o aspecto da pele e cabelo,enfim)

    ResponderExcluir
  10. Dra, bom dia !!! Amo seu blog, tudo de bom. Então, Dra. é verdade que o óleo de orégano melhora a candidíase ? Como devo usar? Tá díficil de curar...Bjo. Karina / S.J.Rio Preto - SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh, e vc pode tomar até 2 x~icaras por dia ou fazer banho de assento.]
      Chá de cravo da índia tb é bom!
      E retirar todo açúcar da da dieta (frutas secas, castanhas, trigo e massas, etc)
      bjssss

      Excluir
  11. OI,DRA FERNANDA!TENHO MUITA FADIGA DURANTE E APOS EXERCICIO FISICO GOSTARIADE SABER POR ISSO ACONTESE? OS SIMTOMAS DA FADIGA SAO ACELERAÇAO DOS BATIMENTOS,SENSAÇAO DE FALTA DE AR,INSONIA,E DOR DE CABEÇA,CONFUSAO MENTAL,ESTOU PENSANDO EM PARA OS EXERCICIO,E UMA PENA POIS GOSTO MUITO DE FAZER,POR FAVOR ME AJUDE.

    ResponderExcluir
  12. Olá,descobri seu blog há pouco tempo, e adoro;lamento não poder morar em Sampa pra frequentar seu consultorio.
    Minha dúvida é ainda sobre a banana verde:tanto faz consumir a biomassa ou a farinha? Os benefícios são os mesmos?
    Agradeço desde já.
    Um grande abraço.Muito sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  13. Desculpe mais uma chatinha a a.borrece-la, mas eu gostava de saber se posso fazer fritos (por exemplo pasteis) com farinha de batata, ou com farinha de pau. Um muito obrigada desde já

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!