quarta-feira, 10 de julho de 2013

Cardápio Detox - Exemplo

Olá! Bom dia!!
Demorei a postar porque aqui em SP foi feriado ontem!

Uma leitora me pediu para dar um exemplo de cardápio na Detox e vou mostrar aqui como foi um pouco dessas duas semanas.

Como eu disse nesse post não estou comendo nada que vai trigo, leite e derivados,  ovos e industrializados.



Café da manhã:
- chás - receita de como fazer um chá AQUI
- café (2 xícaras por dia  no máximo)
- frutas
- sucos
- pão sem trigo (sem glúten - receita AQUI) ou bolachas de arroz

Eu não estou comendo nenhum pão, nem mesmo os sem trigo porque acho que não tem necessidade. Farinha é uma coisa totalmente dispensável então fico nas frutas, no suco e no chá!

Como está frio, não consigo tomar muita coisa gelada então estou comendo mais banana com canela no forno + chá de ervas. Se estivesse calor, tomaria o Suco Verde (receita AQUI) com certeza! O suco verde ou o chá de ervas é essencial na desintoxicação! Lembre-de que o foco aqui é limpar fígado, intestino e fazer seu organismo trabalhar melhor como um todo.




Nos intervalos sempre como fruta ou tomo um suco.



No almoço sempre vou de salada + arroz + grãos + proteína, ou seja, normal, né?
Jantar pode ser sopa ou o mesmo do almoço mas em menor quantidade.
Durante a semana é super tranquilo de fazer, mas no final de semana é que fica difícil! Então vou me adaptando, olha só:

Fui para o sítio no final de semana com a família e fiz uma panelinha (prato típico de Goiânia): arroz + muita cebola e alho para dar o tempero já que não uso temperos prontos, azeite, banana + carne de panela:



Já fiz também macarrão de milho ao azeite e alho, mas ninguém gostou (nem eu rsrsrs) e risoto de arroz com quinua e cenoura. Outro dia fui na casa de uns amigos e, graças a Deus, ela fez sopa de mandioquinha! Então foi tranquilo!



E nesse feriado eu e meu marido ficamos em SP e fomos comer em restaurante mesmo (programa preferido do marido que é magro e com o metabolismo acelerado!! ), então para não estragar a alegria dele fui e deu tudo certo. 

Fomos no Mercearia do Francês e pedi Saint Pierre com legumes no azeite, como molho balsâmico e mel (pedi o molho à parte):



E no Zucco onde pedi salada e medalhão de filet mignon. Nesse restaurante tive muita dificuldade porque todos os pratos tinham queijo. Todos! Então conversei com o maitre e ele me ajudou muito! Inventou esse prato pra mim rsrs. 


E quando sinto fome a noite e ainda não é hora de dormir, faço um chá de ervas!


Viu gente? Não é tão difícil! É só querer mesmo!!
beijos a todos.

10 comentários:

  1. Bom dia Dra. Fernanda, mudei a minha mabwira de me alimentar e ja tem um tempo que estou tentando comer pouci ou nenhum carboidrato, as vezes me sinto muito fraca. Li na internet que a batata doce e uma otima fonte de carboidrato pra quem treina no momento estou treinando 5 dias por semana e tambem faço o uso, da qnoua, gergilin, amaranthu, germen de trigo e linhaça na minha alimentação pra queimar a gordura, sempre no iogurt e na salada. Eu gostaria de saber que outro carboidrato eu posso consumir allem da batata doce que nao seja muito calorico. Bjs
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, se vc treina 5 dias por semana vc precisa comer carboidrato. Não precisa ser muito, mas tem que ter na sua dieta. Pelo menos antes do exercício tem que ter, tá?
      Legumes em geral tem pouco carbo: chuchu, abobrinha, abóboda japonesaou Kabutiá, berinejla e batata doce.
      Antes do exercício pode ser suco, fruta ou farinha (pode ser pão ou bolo com farinha de quinua por exemplo)
      bjss

      Excluir
  2. Dra. Fernanda bom dia, gostaria de saber se há um limite para os chás. Sei que os chás pretos devem ter consumo moderado por causa da cafeína, essa moderação também deve ser observada com o chá de hibisco por exemplo? Costumo usar também o de capim cidreira, maçã e jasmim. Obrigada. Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um limite sim! No máximo 1 litro por dia!
      E os que tem cafeína, como o cahé preto, hibiscus e chá verde, no máximo até as 16h.
      beijosss

      Excluir
  3. Olá, Dra Como vai
    desde já quero agradecer a sua atenção!
    Faz alguns dias em outro post, perguntei sobre o ômega 3, se poderia tomar com os meus remédios para hipertensão e colesterol, e a Senhora respondeu que sim! Contudo, gostaria de saber, por quanto tempo posso tomar e quanto as farinhas, por quanto tempo posso tomar essas também?
    Obrigada
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode tomar durante 3 meses direto. E depois vc faz os exames de novo. O objetivo é diminuir os remédios, né??
      bjsss

      Excluir
  4. Olá Dra; tenho hipotiroidismo e não consigo perder peso, minha tireóide está controlada mas mesmo com exercícios físicos eu não consigo perder peso. Vou seguir suas recomendações nessa dieta mas confesso que estou desanimada, estou com quase 30 kilos a mais desde minha ultima gravidez, engordei e não emagreço. Se tiver algum comentário ou dica, agradeço

    ResponderExcluir
  5. Dra. Tudo bem tenho hipertensão e tomo tartarato de metropolol 100mg 2x por dia e estou fazendo academia quatro vezes por semana no mínimo e cuidando alimentos gostaria de saber se posso consumir suco verde com gengibre pois li algo que quem toma remédio para hipertensão não deve consumir gengibre. Isso é. Veridico?

    ResponderExcluir
  6. ola boa tarde Dra:Fernanda gostaria que vc mim ajudasse tenho 27 anos estou pessando 87kg e tenho 1,70 de altura estou fazendo uma dieta já temm um mês mas nao perdir nenhum kg pois tenho muita ansiedade e quando fica na parte da tarde sinto muita fome e fico tonta !o que fasso mim dê uma ideia ?

    ResponderExcluir
  7. Eu doutora, Meu nome é Fernanda sou de Nova Friburgo estou com problemas pra ir ao banheiro. O que eu posso fazer estou muito enchada. Por favor me ajude. EMEIL fernandaffsd@gmail.com. Grata

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!