segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Lanche Rápido no Trabalho

Bom dia!

Já falei para vocês, várias vezes da importância de comer de 3 em 3 horas para ajudar no emagrecimento e não deixar você engordar! Tem princípios da nutrição no emagrecimento que nunca vão mudar.

O site Viva cada toque conversou comigo sobre isso, e aí vai mais uma matéria para convencer você a se alimentar nos intervalos! A matéria ficou ótima e vale a pena dar uma conferida no site.

Segue a minha parte da entrevista:


1)      Por que temos que comer lanchinhos durante o trabalho. Entre o café da manhã e o almoço devemos comer algo? Por que e o que a senhora aconselha comermos?
Dra Fernanda Granja: Quando deixamos de comer por muito tempo (de 3 a 4h), nós estressamos o organismo. Toda vez que o estressamos, liberamos cortisol em excesso, causando aumento da gordura corporal, principalmente na região abdominal. Outro agravante, é o de acostumar o organismo a receber pouca comida durante muito tempo. Isso faz com o que nossas células tenham uma memória de privação, e assim, estocagem do alimento. Quando voltamos a comer normalmente, o organismo pensa que vamos ter privação novamente, e assim, armazena tudo com muita intensidade, voltando ao processo de ganho de peso.

2)      Para quem faz atividade física depois do trabalho? O que essas mulheres devem comer ao longo da tarde e por quê?
 Dra Fernanda Granja: Para quem faz atividade física, uma boa alimentação é essencial para atingir o obejtivo, seja de perda de massa gorda ou ganho de massa magra. Se o indivíduo não se alimenta adequedamente, ele não terá energia suficiente para continuar o treino. A alimentação serve para manter e repor o combustível necessário para a atividade física, fornecer matéria prima para construção de células e músculos, e proporcionar o bom funcionamento de todos os sistemas de nosso organismo.
Antes do exercício é fundamental comer carboidrato, como pão ou bolachas (doce ou salgada), fruta ou suco. É preferível evitar alimentos ricos em gordura, que são as bolachas recheadas ou alimentos muito calóricos, como um doce.
Depois do exercício é necessário consumir alimentos que vão repor a energia muscular, evitando o desaceleramente do metabolismo, como as proteínas junto com o carboidrato. Ex: pão com queijo branco, bolacha salgada com patê de atum ou suco de fruta batido com leite (vitamina).

4)      Podemos comer doce nesses intervalos?
 Dra Fernanda Granja:O doce provavelmente terá grande quantidade de açúcar. Nesse caso, o açúcar vai rapidamente para a corrente sanguínea e a pessoa tende a sentir fomo novamente. Então o ideal, é não consumir lanches muito ricos em açucar, e preferir alimentos com fibras, para dar mais saciedade, como pão integral, bolacha integral, barrinhas, etc.
5) Quais as melhores opções para esses lanches? Porque ter criatividade sempre é bem difícil– ao apelar pelo Club Social (bolacha salgada) há mulheres que acabaram enjoadas com o produto e nunca mais o consumiram.

Dra Fernanda Granja:
Barrinha de gergelim
Barinha de fruta
Fruta seca ou desidratada
Mix de castanhas (amêndoas, castanha do pará, avelãs)
Fruta picada
Iogurte com farinha de linhaça
1 copo de suco de uva integral sem áçucar com 1 colh de sopa de farinha de maracujá
Bolacha integral salgada
Queijo branco com torrada integral
Água de coco

Alguém tem outra sugestão???
beijossssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!