segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Osteoporose

Tratar osteoporose não é tão simples assim. Muito médicos ainda, não sabem fazer o tratamento correto! Eles simplesmente passam cálcio + vitamina D e pronto! Mas o que se mostra, é que não resolve o problema... Muitas mulheres vão no meu consultório, tomando cálcio e vitamina D há anos e há anos tem osteopenia beirando a osteoporose.

Vários estudos apontam que para resolver o problema, você precisa ter outras vitaminas associadas, como o magnésio, boro e zinco. Já falei da importância de algumas vitaminas aqui e aqui.
Escrevi um pouco sobre esse assunto tão complexo! Se sua alimentação não estiver balanceada e se as vitaminas que você estiver tomando forem insuficientes, o problema não vao ser resolvido!
Confira!

Para que o cálcio seja absorvido pelo osso, é necessário a sinergia de aproximadamente 21 nutrientes. Se um faltar, todo o resto é comprometido, ocasionando um desequilíbrio nutricional. Ao analisarmos a osteoposose, vemos que a via metabólica é principalmente dependente de cálcio, magnésio, vitamina D, cobre, boro, zinco e potássio, manganês e vitam K. Nenhum desses nutrientes podem estar em excesso ou carência, para não desviar a via metabólica. Então, não adianta tomar só cálcio e vitam D! Tem que tomar, no mínimo, todos esses!

A vitamina D é essencial para o crescimento e desenvolvimento normal e importante para formação de ossos e dentes, assim a osteoporose pode ser causada pela falta dessa vitamina. O calcitrol  que é a forma ativa da vitamina D, estimula a síntese de proteína de ligação do cálcio na borda em escova da mucosa intestinal, possibilitando a absorção intestinal de cálcio.

Outro fator, é que os esteróides também aumentam a perda de massa óssea, por interferir negativamente no metabolismo da vitamina D, prejudicando assim a absorção de cálcio.

A vitamina D É sintetizada na pele pela ação dos raios solares ultravioleta e sofre transformações no fígado e rins para transformar-se em sua forma ativa. Encontramos vitamina D em alimentos como leite, queijos, óleo de fígado de bacalhau, ostras, camarões e peixes, especialmente cavalinha, salmão, sardinha e atum.

Vale lembrar que a saúde óssea é influenciada por três fatores importantes: dieta, exercício físico e alterações hormonais, por isso, o cuidado na prevenção nunca é demais.

Recomendaçõe:
  • Ingestão suficiente de Cálcio, através da alimentação ou suplementação, se necessário. Não se esquecendo de tomar o complexo todo (cálcio + vitam D + magnésio + zinco + boro + manganês + cobre + potássio + vitm K) através da ajuda um profissional.
  • Diminuir a ingestão de refrigerante porque o fósforo compete com o cálcio e pode prejudicar sua absorção.
  • Diminuir (no máximo até 2 xícaras/dia de 50ml) ou excluir consumo de café, pois a cafeína diminui a absorção de cálcio.
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em magnésio, como as folhas verdes escuras (couve, agrião) e as oleaginosas (amêndoa, castanhas).
  • Retirada do fumo e álcool em excesso que tem ação tóxica nos osteoblastos (células que constróem o osso)
  • Excesso de proteína pode aumentar a excreção urinária de cálcio e prejudicar a formação óssea. Cada grama de proteína em excesso, excreta 2m de cálcio.
  • Diminuir e ingestão de sal (saleiro à mesa, nas preparações e de produtos industrializados, pois contém excesso de sódio), pois cada 500mg de sódio, excretamos 10mg de cálcio. Isso também favorece a retenção hídrica;
  • Evitar na mesma refeição ou logo após, fonte de ferro e fonte de cálcio, pois o ferro compete com o cálcio, diminuido sua absorção. Exemplo: evite sobremesas de iogurte logo após o almoço ou evite saladas a base de queijo, etc;
  • Evitar também fontes de oxalato como chocolate e chás, pois estes também impedem a absorção de cálcio;
  • Tenha uma alimentação equilibrada, pois a ação em conjunto dos nutrientes é que faz a diferença.
  • Tome 15 min de banho de sol hos horários indicados, sem o uso de filtro solar nesse período, assim a vitamina D será produzida em quantidades adequedas.

Tratando e prevenindo a oesteoporose!
beijossssss

8 comentários:

  1. Olá...
    Parabéns, seu site está entre os meus preferidos.É muito, muito esclarecedor.
    Tenho 53 anos e essa semana comecei tomar
    o suplemento ALL-26. Esse vitamínico ajuda
    de alguma forma?

    Boa sorte e que você continue crescendo sempre.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por acompanhar!
    Eu particularmente, não gosto muito de indicar suplementos prontos.. isso porque cada um é um e cada um tem a sua individualidade. Se você toma magnésio em excesso por exemplo, pode dar dor de cabeça. O que tem numa fórmula em que tudo é 100% geralmente não é tão bom assim...
    o melhor é procurar um profissional e tomar algumas vitaminas específicas para aquele momento da sua vida.
    beijossssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola dra: boa noite gostaria de saber se a berinjela ajuda realmente a emagrecer,e quais os benefícios que tenho? e quanto posso perder fazendo uma deita da berinjela?obrigada boa noite.ah te admiro muito adoro seu blog.

      Excluir
  3. Porque não se pode tomar o Carbonato de Cálcio logo após o almoço?

    ResponderExcluir
  4. ola gostei muito de ler os comentarios e queria saber sobre a receita do po de maracuja que acho que servr para perder peso

    ResponderExcluir
  5. Muito esclarecedor e positivo este seu artigo sobre osteoporose. Infelizmente, como a doutora disse, muitos médicos ignoram a importância fundamental de prescrever corretamente os micronutrientes essenciais (oligoelementos) para combater as degenerações ósseas e articulares.
    Bom trabalho e que Deus a proteja!
    Bolívar.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Tenho alto índice de osteoporose. E, também, muitos problemas digestivos&intestinais. Estou com indicação de 2 medicamentos diferentes, já que quis ouvir + de uma opinião sobre o meu problema. Qual deles acha que tem menos efeitos colaterais na área gastrointestinal; o Protos ou Actonel?

    Grata pela atenção

    ResponderExcluir
  7. Ótimo seu site, muito esclarecedor.
    Bem a minha madrinha tem 81 anos artrose diagnosticada a pouco tempo, e toma calcio d o anunciado pela TV, por conta própria, gostaria de saber se vale a pena? E esta fazendo fisioterapia 1 vez por semana. E diz q a dor parece estar piorando.

    E gostaria de saber se este calcio d deve ser tomado por pessoa de outras idades ou nao?

    Muito obrigada.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!