segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Osteoporose

Tratar osteoporose não é tão simples assim. Muito médicos ainda, não sabem fazer o tratamento correto! Eles simplesmente passam cálcio + vitamina D e pronto! Mas o que se mostra, é que não resolve o problema... Muitas mulheres vão no meu consultório, tomando cálcio e vitamina D há anos e há anos tem osteopenia beirando a osteoporose.

Vários estudos apontam que para resolver o problema, você precisa ter outras vitaminas associadas, como o magnésio, boro e zinco. Já falei da importância de algumas vitaminas aqui e aqui.
Escrevi um pouco sobre esse assunto tão complexo! Se sua alimentação não estiver balanceada e se as vitaminas que você estiver tomando forem insuficientes, o problema não vao ser resolvido!
Confira!

Para que o cálcio seja absorvido pelo osso, é necessário a sinergia de aproximadamente 21 nutrientes. Se um faltar, todo o resto é comprometido, ocasionando um desequilíbrio nutricional. Ao analisarmos a osteoposose, vemos que a via metabólica é principalmente dependente de cálcio, magnésio, vitamina D, cobre, boro, zinco e potássio, manganês e vitam K. Nenhum desses nutrientes podem estar em excesso ou carência, para não desviar a via metabólica. Então, não adianta tomar só cálcio e vitam D! Tem que tomar, no mínimo, todos esses!

A vitamina D é essencial para o crescimento e desenvolvimento normal e importante para formação de ossos e dentes, assim a osteoporose pode ser causada pela falta dessa vitamina. O calcitrol  que é a forma ativa da vitamina D, estimula a síntese de proteína de ligação do cálcio na borda em escova da mucosa intestinal, possibilitando a absorção intestinal de cálcio.

Outro fator, é que os esteróides também aumentam a perda de massa óssea, por interferir negativamente no metabolismo da vitamina D, prejudicando assim a absorção de cálcio.

A vitamina D É sintetizada na pele pela ação dos raios solares ultravioleta e sofre transformações no fígado e rins para transformar-se em sua forma ativa. Encontramos vitamina D em alimentos como leite, queijos, óleo de fígado de bacalhau, ostras, camarões e peixes, especialmente cavalinha, salmão, sardinha e atum.

Vale lembrar que a saúde óssea é influenciada por três fatores importantes: dieta, exercício físico e alterações hormonais, por isso, o cuidado na prevenção nunca é demais.

Recomendaçõe:
  • Ingestão suficiente de Cálcio, através da alimentação ou suplementação, se necessário. Não se esquecendo de tomar o complexo todo (cálcio + vitam D + magnésio + zinco + boro + manganês + cobre + potássio + vitm K) através da ajuda um profissional.
  • Diminuir a ingestão de refrigerante porque o fósforo compete com o cálcio e pode prejudicar sua absorção.
  • Diminuir (no máximo até 2 xícaras/dia de 50ml) ou excluir consumo de café, pois a cafeína diminui a absorção de cálcio.
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em magnésio, como as folhas verdes escuras (couve, agrião) e as oleaginosas (amêndoa, castanhas).
  • Retirada do fumo e álcool em excesso que tem ação tóxica nos osteoblastos (células que constróem o osso)
  • Excesso de proteína pode aumentar a excreção urinária de cálcio e prejudicar a formação óssea. Cada grama de proteína em excesso, excreta 2m de cálcio.
  • Diminuir e ingestão de sal (saleiro à mesa, nas preparações e de produtos industrializados, pois contém excesso de sódio), pois cada 500mg de sódio, excretamos 10mg de cálcio. Isso também favorece a retenção hídrica;
  • Evitar na mesma refeição ou logo após, fonte de ferro e fonte de cálcio, pois o ferro compete com o cálcio, diminuido sua absorção. Exemplo: evite sobremesas de iogurte logo após o almoço ou evite saladas a base de queijo, etc;
  • Evitar também fontes de oxalato como chocolate e chás, pois estes também impedem a absorção de cálcio;
  • Tenha uma alimentação equilibrada, pois a ação em conjunto dos nutrientes é que faz a diferença.
  • Tome 15 min de banho de sol hos horários indicados, sem o uso de filtro solar nesse período, assim a vitamina D será produzida em quantidades adequedas.

Tratando e prevenindo a oesteoporose!
beijossssss

9 comentários:

  1. Olá...
    Parabéns, seu site está entre os meus preferidos.É muito, muito esclarecedor.
    Tenho 53 anos e essa semana comecei tomar
    o suplemento ALL-26. Esse vitamínico ajuda
    de alguma forma?

    Boa sorte e que você continue crescendo sempre.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por acompanhar!
    Eu particularmente, não gosto muito de indicar suplementos prontos.. isso porque cada um é um e cada um tem a sua individualidade. Se você toma magnésio em excesso por exemplo, pode dar dor de cabeça. O que tem numa fórmula em que tudo é 100% geralmente não é tão bom assim...
    o melhor é procurar um profissional e tomar algumas vitaminas específicas para aquele momento da sua vida.
    beijossssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola dra: boa noite gostaria de saber se a berinjela ajuda realmente a emagrecer,e quais os benefícios que tenho? e quanto posso perder fazendo uma deita da berinjela?obrigada boa noite.ah te admiro muito adoro seu blog.

      Excluir
  3. Porque não se pode tomar o Carbonato de Cálcio logo após o almoço?

    ResponderExcluir
  4. ola gostei muito de ler os comentarios e queria saber sobre a receita do po de maracuja que acho que servr para perder peso

    ResponderExcluir
  5. Muito esclarecedor e positivo este seu artigo sobre osteoporose. Infelizmente, como a doutora disse, muitos médicos ignoram a importância fundamental de prescrever corretamente os micronutrientes essenciais (oligoelementos) para combater as degenerações ósseas e articulares.
    Bom trabalho e que Deus a proteja!
    Bolívar.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Tenho alto índice de osteoporose. E, também, muitos problemas digestivos&intestinais. Estou com indicação de 2 medicamentos diferentes, já que quis ouvir + de uma opinião sobre o meu problema. Qual deles acha que tem menos efeitos colaterais na área gastrointestinal; o Protos ou Actonel?

    Grata pela atenção

    ResponderExcluir
  7. Ótimo seu site, muito esclarecedor.
    Bem a minha madrinha tem 81 anos artrose diagnosticada a pouco tempo, e toma calcio d o anunciado pela TV, por conta própria, gostaria de saber se vale a pena? E esta fazendo fisioterapia 1 vez por semana. E diz q a dor parece estar piorando.

    E gostaria de saber se este calcio d deve ser tomado por pessoa de outras idades ou nao?

    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Prezada Dra. Fernanda,

    Imagine um livro de sua autoria abordando assunto de sua especialidade
    sem se preocupar com elaboração do conteúdo.
    Assim poderá compartilhar o conhecimento da melhor forma,
    sendo também ferramenta para fidelizar e gerar novos pacientes,
    entre outros benefícios.
    Sou escritor por encomenda e editor com 38 anos de experiência e
    posso desenvolver o trabalho no local ou a distância
    com agilidade e custo bem razoável, inclusive texto para blog.
    Para ver exemplos de livros que escrevi, inclusive na área médica,
    solicite pelo Zap 19 99217-7849
    Para conhecer o meu histórico profissional, acesse este link www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger
    Estou à disposição para maiores esclarecimentos.
    Obrigado e até breve!
    Oscar Silbiger

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!