quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Tudo sobre Líquidos #2

 Continuando...
 
Agora a questão da água!





- Qual a quantidade ideal a ser tomada por dia?

Dra Fernanda Granja: A recomendação de água a ser consumida diariamente leva em conta a combinação do consumo de água isolada e da água contida em bebidas e alimentos.
De acordo com o Instituto de Medicina (2004), a ingestão de água recomendada para cada faixa etária e sexo:

Bebês (anos de idade)
Ingestão de água total (litros/dia)
0-6
0,7*
7-12
0,8**
Crianças (anos de idade)

1-3
1,3
4-8
1,7
Meninos (anos de idade)

9-13
2,4
14-18
3,3
19-70
3,7
Meninas (anos de idade)

9-13
2,1
14-18
2,3
19-70
2,7
Gravidez (anos de idade)

14-50
3,0
Lactação (anos de idade)

14-50
3,8

* provenientes do leite materno
** provenientes do leite materno + alimentação complementar

A quantidade de líquidos ideal por dia também pode ser obtida realizando o seguinte cálculo: 30 vezes o peso do indivíduo (30ml X Kg de peso corpóreo).
É necessário aumentar a quantidade de água total recomendada para indivíduos que realizam atividade física ou ficam expostos a altas temperaturas.

- Quando tomar água pode beneficiar a saúde e emagrecer? Quais os benefícios na dieta e na saúde?

Dra Fernanda Granja: A água sempre traz benefícios à saúde, pois exerce inúmeras funções no organismo. A ingestão de água pode levar a perda de peso, pelo efeito de saciedade que ela confere, o centro que controla a fome e a saciedade no organismo humano são muito próximos e quando deixamos de consumir água podemos sentir mais fome, quando na verdade nosso organismo está sentindo falta de água. Por isso se consumida adequadamente pode diminuir a sensação de fome e levar a perda de peso pela diminuição da ingestão alimentar.
Os benefícios da água na dieta e na saúde são conferidos por todas as funções essenciais que ela exerce no organismo humano:
·         Participa na formação de todos os tecidos do corpo;
·         Está presente no sangue e diversas secreções como: lágrimas, saliva, suco gástrico e etc;
·         É utilizada na digestão, absorção e transporte de nutrientes;
·         Estabiliza a temperatura corpórea;
·         Mantêm uma camada protetora para as células do corpo.
Enfim o consumo de água pode prevenir diversos danos a saúde, principalmente agudos, da desidratação, que incluem anormalidades metabólicas e funcionais.


- Existem restrições e malefícios em ingerir água?

Dra Fernanda Granja: Não existe uma recomendação de ingestão máxima de água, pois um pequeno excesso pode ser excretado com facilidade pelo corpo. Alguns estudos descrevem que a toxicidade aguda da água pode ocorrer quando o seu consumo for seguido, em altas quantidades e exceder a taxa de excreção máxima dos rins, equivalente a cerca de 700 ml a 1,0 litro/hora, para adultos.

- Como deve ser a qualidade ideal da água para beber?

Dra Fernanda Granja: A água ideal para o consumo humano deve ser considerada potável. A água potável apresenta as seguintes características:

·         Não ter cheiro;

·         Ser incolor (transparente);

·         Ser isenta de microorganismos causadores de doenças;

·         E conter sais minerais naturais. Algumas empresas adicionam sais minerais na água, mas penso que isso não é adequedo para a saúde.

- Por que algumas pesquisas dizem que água gelada emagrece? Explique.

Dra Fernanda Granja: O consumo de água gelada não pode ser considerado uma forma de perder peso. O que acontece é que a temperatura da água gelada é muito abaixo da temperatura do corpo humano, o que faz com que o corpo tenha que trabalhar um pouco mais para aquecê-lo, ou seja, gasta uma quantidade a mais de calorias, porém não o suficiente para promover a perda de peso de maneira isolada.

- E a água com gás? Existe alguma restrição para quem está de dieta? Quais? Como consumir essa bebida sem prejudicar o emagrecimento?

Dra Fernanda Granja: No preparo da água com gás não existe o acréscimo de calorias e sim de dióxido de carbono para ficar borbulhante, podendo ser ou não enriquecida de sais minerais. Isso pode gerar um inchaço, dependendo do tanto de sódio que a empresa coloca. 

- As águas com sabor estão na moda. É possível consumi-las sem exagerar nas calorias? Como?

 Dra Fernanda Granja: As águas aromatizadas hoje em dia, em geral, não possuem calorias, ou apresentam apenas quantidades insignificantes, menores que um. O que se deve tomar cuidado, ao ingerir as águas, é a quantidade de sódio que pode ter em sua composição, que pode ter aumento de ganho de peso por esse motivo. Além disso, deve-se tomar cuidado com o excesso de conservantes, pois pode aumentar o cortisol (que é um hormonio protetor) e aumentar o ganho de peso corporal e aumento da adiposidade na região da cintura.


Não esquece de beber água, heim??? O ideal é bebermos água a cada 2 h!
Fica a dica!
beijossss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!