segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Tudo sobre Líquidos #1

A Revista Emagreça Já me pediu para falar sobre líquidos. Qual é melhor, qual o pior, qual emagrece, etc! A entrevista ficou enooooooooooorme e por isso vou dividir em vários dias.




1 - Como a ingestão de bebidas pode prejudicar a perda de peso?

Dra Fernanda Granja: Dependo do tipo de bebidas ingeridas. O consumo freqüente de bebidas com alto teor de açúcar, como refrigerantes, bebidas que acompanham cremes, leite condensado, chantily, também de bebidas alcoólicas principalmente as destiladas e até mesmos os sucos industrializados que vêm acompanhados de uma quantidade enorme de açúcar, podem prejudicar a perda de peso.  E se forem consumidas durantes as refeições podem aumentar a dilatação do estômago e dificultar a digestão e absorção de nutrientes.

 No entanto, o mecanismo que pode estar relacionado à esse efeito de saciedade da água, é a liberação de colecistoquinina (CCK), que é um hormônio gastrointestinal sintetizado por neurônios do sistema nervoso central, que tem relação com a saciedade e controle do apetite. Estudos mostram que esse hormônio é mais liberado na ação de líquidos do que na ação de sólidos. Isso nos faz concordar com o estudo, pois a partir do momento de que o indivíduo ingere um copo de água ou qualquer líquido (até mesmo sopas) antes da refeição, esse hormônio anorexígeno é liberado, diminuindo a fome na hora da refeição.


2 - Quais os líquidos mais indicados para quem quer perder peso?

Dra Fernanda Granja:Antes de tudo procure se hidratar bastante por meio do consumo de água mineral natural, seguido de água de coco, chás que podem ajudar na perda de peso (chá-verde, hibisco, centelha-asiática e etc) e sucos naturais sem açúcar.

É indicado consumir líquidos 30 minutos antes da refeição. Isso parace ser suficiente para se ter esse efeito anorexígeno.


3 - Informe o perigo calórico das bebidas adoçadas com açúcar.

Dra Fernanda Granja:Além de terem um maior teor de calorias o consumo elevado de bebidas açucaradas tem sido associado ao maior risco de diabetes mellitus, síndrome metabólica e obesidade.

Além disso, o excesso pode causar, esteatose hepática não alcoolica (fígado gorduroso sem a presença de álcool), falência do pâncreas e consequentemente falta de insulina, resistência à insulina, excesso de cortisol (o que faz aumentar a gordura abdominal), acelera o envelhecimento por excesso de radical livre, fermenta o sistema digestivo produzindo gases e má digestão, atrapalhando a absorção de nutrientes (podendo agravar queda de cabelo, unhas fracas, infertilidade), aumenta a acidificação do sangue, que causa envelhecimento precoce das células, desencadeando ao longo dos maus hábitos as desarmonias metabólicas ou doenças.

4 - Uma dieta a base de líquidos é eficiente?

Dra Fernanda Granja: Com certeza essa não é a melhor opção, pois a sensação de saciedade é diretamente afetada pelo efeito da mastigação, que não ocorre quando há somente a ingestão de alimentos líquidos e também o consumo de alimentos mais viscosos (sólidos), retarda o processo de digestão, aumentando o tempo de saciedade e retardando a sensação de fome o que não acontece no consumo de alimentos menos viscosos (líquidos).

E por meio de uma dieta líquida muitas vezes não é possível alcançar as necessidades diárias de nutrientes (carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais) que o corpo necessita o que pode prejudicar o correto funcionamento do organismo.

Uma dieta desse tipo é indicado somente para casos especiais, como numa dieta de desintoxicaçào, e sempre por curto período de tempo e sempre com orientação de nutricionista.

 5 - Como fazer bebidas saudáveis e magrinhas? Explique.
Dra Fernanda Granja:
  • Dê preferência às folhas, frutas, ervas e temperos naturais como: couve, espinafre, gengibre, hortelã, salsa e etc;
  • Não adicione açúcar às preparações;
  • A água mineral pode ser substituída por água de coco;
  • Acrescente fibras à preparação usando algum tipo de farinha (linhaça, casca de laranja, aveia e etc).

Continua amanhã!
beijossss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!