sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Pão de cada dia

Vamos a mais uma dica de um super café da manhã?

Sei que você adora um carboidrato e provavelmente não fica sem o pão no café da manhã. "Tira tudo, mas não tira meu pão!!!" - não é assim???? rsrsrsrsr

Então já que é assim, vamos melhorar e deixar o seu corpo receber mais nutrientes???

Quero te apresentar um pão realmente integral:

Pão UG!


Esse pão é um exemplo de um pão 100% integral! Ele é super completo, com vários grãos e uma fatia só já é suficiente para te dar saciedade!

Vou te dar uma dica preciosa: se o pão for leve, ele não é tão integral assim. Pão integral mesmo, com todas as suas qualidades e benefícios, é pesado! 

Outra dica, é você olhar no rótulo! O primeiro ingrediente é o que mais tem no produto (já falei disso aqui). Isso em qualquer produto que você comprar.

Se o primeiro ingrediente for "farinha de trigo especial ou farinha de trigo enriquecida de ferro e ácido fólico", não se engane! É a farinha branca disfarçada de bonita pra você não saber!

Então, o primeiro ingrediente deve ser farinha integral ou gérmen de trigo ou farelo de trigo ou até mesmo outras farinhas integrais, como centeio, quinua e o amaranto. E se possível, que não tenha essa farinha branca.

Bom é isso!!! Preste atenção da próxima vez que for comprar pão!
No final de semana, você vai na padaria e come seu tão sonhado pão francês!!! rsrsrsrs

#ficaadica

E você?? Sabe de outro pão assim??

beijo grande e até amanhã no evento do Mundo Verde Moema!




36 comentários:

  1. Oi, Dra. Fernanda! Adoro seu blog!
    Gostaria de saber se há algum biscoito integral que você recomenda. Eu quero emagrecer e tenho dificuldade de achar opções para os lanches intermediários. Gosto muito de biscoitos nesse momento, mas percebo que não há biscoitos realmente integrais. Você indica algum em especial? Outra pergunta, o que você acha da alga agar agar? Obrigada! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... é difícil falar qual biscoito é integral. Você precisa olhar no rótulo o primeiro ingrediente... se for integral mesmo, é o melhor!
      beijossss

      Excluir
  2. Oi Fernanda... mt obrigada pelas suas dicas, tem me ajudado mt no consultório =D Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Dra. Fernanda, estou num processo de emagrecimento e estou usando a farinha de chia, porém vi em seu blog sobre as outras farinhas. Faço hidroginástica 2x por semana e gostaria de saber se posso tomar junto a farinha de laranja ou de berinjela. Uso a farinha de chia 1x ao dia no café-da-manhã. Meu e-mail é so_nifera@hotmail.com, gostaria de saber tb sobre o óleo de côco, posso tomar antes de ir à academia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode misturar as farinhas sim! Uso sempre umas 4, aí vc pode colocar a farinha de chia. Aí dessa mistura vc usar 1 colh!
      Sobre o óleo de coco, pode usar sim! Com exercício, faz muito efeito! Aí vc capricha na atividade!!!
      beijosssss

      Excluir
  4. Fernanda,gostaria de deixar duas críticas construtivas aqui...Uma é que pelo código de ética do Nutricionista,não é ético indicar marcas de produtos,outra é especificamente deste post,não achei legal a expressão "farinha branca disfarçada de bonita",tudo bem que neste caso deve se priorizar a farinha integral,mas a farinha especial ou enriquecida com ferro e ácido fólico foi uma exigência do governo como plano de ação devido às carências nutricionais da população,neste caso de ferro e do ácido fólico e que veio a acrescentar muito neste quadro populacional.Faço esta ressalva pois leigos acharam que este tipo de farinha não deve ser consumida...OK?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela "crítica'! Eu sei que é falta de ética indicar marcas, mas eu quis mostrar e ensinar que não é todo pão que é integral. Eu não ganhei um centavo para expor essa marca, aliás, não ganho nada de empresa nenhuma, mas acho que as boas empresas devem ser valorizadas! E que a indústria alimentícia veja que estamos atentas! Fico extremamente irritada com algumas empresas que fazem de tudo para seu produto ser o pior possível! Infelizmente a ética à saúde não é valorizada aqui!
      Sobre a farinha branca, é a minha opinião. Eu realmente acho que ela não serva para nada nos momentos atuais. No passado foi de grande ajuda com certeza, mas hoje, o quadro é outro! E na minha indicação, eu excluo o farinha branca com certeza! Deixo para as "festas" e não para o todo dia, como quis mostrar aqui!
      beijossss

      Excluir
    2. Oi Dra Fernanda, eu adoro suas dicas e por favor continue indicando SIM as marcas que vc confia, pois nos ajudam muito mesmo, a gente que não entende fica um pouco perdida na hora de comprar, por favor não dê ouvidos rss.
      Muito obrigada um Beijo !
      Andreia Abreu

      Excluir
  5. Dra, o que a sra acha da tapioca como opção de lanche da tarde? Será que substitui o pão pra quem não abre mão de um cafezinho nesse horário? Bjs e parabéns pelo blog!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Substitui sim, porque os dois são carboidratos, mas tem que ser pouca quantidade, né???
      beijosssss

      Excluir
  6. Dra, quer dizer que aqueles pães de marcas famosas, que são escuros e estão escrito apenas ¨light¨, não são integrais? Sempre tive essa dúvida! E qto às torradas? Eu enjoei dos pães e ultimamente estou substituindo por 3 torradas ¨light integral¨, o que vc acha? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo!!!! era isso que eu queria dizer! não vou falar mal de marca nenhuma, mas para bom entendedor, um pingo, é i! rsrsrsrsrsrs
      As torradas estão no mesmo esquema! Tem que olhar o rótulo!
      beijossss

      Excluir
  7. Fernanda, vi você no Programa Mulheres e no Você Bonita e gostei muito das dicas, inclusive as do blog que são bem esclarecedoras e de fácil entendimento! Coloquei seu link no meu blog, que "inaugurei" há pouco tempo, falando sobre atividade física, pois formam a combinação perfeita (alimentação e atividade física). Se puder visitá-lo, ficarei muito feliz.
    http://camilagancho.blogspot.com
    Obrigada e mto mais sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Olá Dra. Fernanda! Desejo emagrecer uns 10kgs e estou fazendo boxe 3 vezes na semana. COMPREI óleo de coco extra virgem. Me recomendaram tomar uma colher em jejum e outra colher antes de dormir. Está correto desta forma? obrigada, Renata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, eu veto mais resultado antes e depois do exercício!
      Antes de dormir tem sentido também... nunca testei, mas acho que vc pode testar assim! Aí depois vc me fala!
      Só usa no máximo 2 por dia, ok???
      beijossss

      Excluir
  9. Quero te parabenizar, pois com suas dicas fiquei mais magra e com saúde! Vc se mostra acessível, educada, próxima e atenciosa. Já cativou um público fiel e vejo suas dicas como se fossem de uma amiga que te quer saudável e feliz! Por vc se expor assim, é inevitável não receber elogios e críticas! Quem conhece seu trabalho entende e sabe o que realmente vc quer dizer... Vc nunca impõe e sim sugere e ainda pede que busquemos um nutricionista. Parabéns!! Obrigada querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! de verdade... infelizmente muitas nutricionistas vem no blog para achar erros... Obrigada pelas palavras!
      beijossss

      Excluir
  10. gostaria de dar minha opiniao pessoal sobre
    "ETICA" Falta de etica e nao termos explicação
    legivel nas embalagens e letras que da para ler
    -E depender de medicos que pararam no tempo e nao se atualiza e nao estao disposto a ajudar
    de verdade
    -Etica de verdade e ter pessoas dispostas a ajudar e mostrar o que realmente e bom para nos é nao ter mal vontade de saber aprender e ensinar.
    Agradeço as dicas que encontrei aqui, que nenhum consutorio medico me deu.

    Parabens Dr fernanda pela sua dedicação,

    ResponderExcluir
  11. Sempre passo p dar uma olhadinha por aqui,acho alguns posts interessantes(apesar de achar que tem muito marketing)mas também concordo que expor marcas é anti ético sim.Também concordo que as dicas encontradas aqui não são encontradas em consultório médico pois quem realmente conhecem sobre os alimentos são os Nutricionistas e não os médicos,logo consultórios médicos não são apropriados para repassá-las!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, vou parar de colocar marcas e parar de fazer "marketing"! Aí vcs vão ter que descobrir sozinhos as marcas boas e ruins! rsrsrs
      beijosssss

      Excluir
    2. doutora,não faça isso... quem não quer ter a vida facilitada ou que não goste de dicas verdadeiras não visite o site, deixe para quem goste. E por favor não mude seu jeito de ser te adoramos

      Excluir
  12. Pessoal, só quero deixar claro mais uma vez que, não ganho nada com nenhuma marca! Ainda que falo de algumas marcas aqui, nunca deixei meu nome se associar com nenhuma empresa e nunca ganhei um centavo para publicar algo aqui no blog.
    O meu objetivo é sempre a educação nutricional e falar daquilo que acredito!
    beijo a todos!

    ResponderExcluir
  13. Muito boa a matéria e aproveito para dizer que acompanho seu blog e ele me ajuda muito.Como sou de uma cidade distante(Região Serrana do Rio de Janeiro) estou com uma nutricionista funcional daqui.Passei boa parte da minha vida consumindo adoçante e sem nenhum resultado positivo.A geléia 100º/º fruta da Queensberry é ótima, faço constantemente o uso dela. Gostaria de saber se tem alguma receitinha caseira de geléia sem açucar.Ficarei grata com a sua resposta.Abços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malve, preciso procurar nas minhas coisas! se eu achar, publico essa semana ainda, tá?
      beijossss

      Excluir
  14. olá fernanda, preciso emagrecer e retirei a vesicula ha 2 meses será q posso tomar oleo de coco????
    aguardo sua resposta
    gisele_abras@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez sim, talvez não... depende muito de cada pessoa, então é melhor vc testar!
      Você até pode, mas não sei como seu intestino vai se comportar! rs
      beijosssss

      Excluir
  15. Querida, Dra. Fernanda! Obrigada pelo seu carinho e dedicação!
    Sempre leio seus textos aqui no blog e vejo que sempre indica substituir o pão do café da manhã por uma mistura de farinhas, não é? Eu tinha em casa a farinha de aveia em flocos, chia, psylium e amaranto. Misturei tudo e estou tomando no café da manha com fruta ou iogurte. Há alguma contra indicação? O que vc acha dessa mistura? Obrigada por responder às minhas perguntas! bjos

    ResponderExcluir
  16. Ola Dra Fernanda boa noite gostaria de saber se o chá da berinjela ajuda a emagrecer ?e quais seria as suas dicas quanto a este alimento preciso perder peso faço exercícios físico,caminhada mas não consigo fazer dietas.desde já obrigada e aguardo .beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá doutora parabéns, pelo jeito simpático amável e inteligente de nos ensinar a mudar nosso hábito alimentar.É preciso ver quem se predispõe a nos ajudar de graça sem cobrar nada. Deus te abençoe e não dê importância a essa gente dispeitada que nada faz para ajudar só atrapalha continue nos ajudando e eu estarei aqui pedindo a Deus por ti beijos minha linda.

    ResponderExcluir
  18. elisangela ola doutora , retirei a vesicula e gostaria de saber se quando retira ela , o intestino funciona melhor.e se é normal não sentir tanta fome assim.estou aguardando sua resposta

    ResponderExcluir
  19. Oii vim aqui só pra avisar que achei outro pão 100% integral: o Pão Preto da Seven Boys, marca bem acessível pra quem (como eu) mora no interior e só encontra marcas tradicionais!!

    ResponderExcluir
  20. Olá,gostaria de saber qual opção ajuda no emagrecimento,torrada ou pão integral ou light...quantas fatias no café da manhã e lanche da tarde???aguardo resposta beijos

    ResponderExcluir
  21. Ola Dra Fernanda, meu nome é Led e descobri o seu nome em um blog sobre hipoglicemicos. Depois de tanto sofrer desde julho, finalmente saiu o meu diagnostico do médico: hipoglicemia. Ainda sofro bastante porque não sei lidar com a minha alimentação. Por isso gostaria de saber se poderia me indicar uma profissional na sua área, e que more em Brasília, para poder me ajudar, já que estou tendo muitas crises e controlo a alimentação do meu jeito e sei que não está certo. Grata pela ajuda preciosa. Um grande abraço. meu E. mail é ledmedeiros@hotmail.com

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!