terça-feira, 18 de outubro de 2011

Imunidade na Primavera???

Gente, que frio foi esse que começou no sábado???? Lembrei que colaborei com uma matéria pra Revista Pense Leve (falando nisso, tenho uma novidade ótima pra contar!!!) sobre alimentos que melhoram a imunidade! Se você tiver criança em casa, tem umas receitinhas no final que são ótimas para curar resfriado.


Então, se você vive ficando doente com essa variação de tempo, vale a pena reformular seu cardápio!

Gengibre – rico em vitaminas C e B6, o gengibre apresenta propriedades antioxidantes e antiflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos, alias, é um excelente bactericida.
Brócolis – é um vegetal crucífero rico em antioxidantes que protegem o organismo de inflamações respiratórias como asma, bronquite, etc.

Figo – além de contribuir para a regulação dos níveis de insulina e funcionamento intestinal, por ser rico me fibras, contém polifenóis, que atuam protegendo o organismo contra o estresse, o fumo e a poluição.

Pimenta – alimento rico em vitamina C, um excelente protetor do organismo contra infecções.

Alho – é um alimento rico em componentes que ativam o sistema imunológico e combatem os vírus, bactérias e fungos que causam as infecções. Ele contribui para melhoras no tratamento de resfriados e gripes.
Maçã – é uma fruta rica em fibras e vitaminas, que fornece muitos benefícios ao organismo. Dentre eles, podemos citar o efeito da maça em tornar o sistema imunológico mais jovem, devido a presença de Flavonóides e polifenóis em sua composição.

Iogurte – rico em bactérias benéficas, fortalecem a imunidade em geral, mas principalmente na região intestinal, onde evitam que as bactérias más se fixem nas paredes intestinais. Mas isso só acontece se for iogurte natural e sem conservantes.
Shiitake – é um alimento rico em proteínas e pobre em calorias, possui em sua estrutura um composto que estimula a produção e atividade dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Cebola – ela possui propriedades antibacterianas que inibe bactérias causadoras de cáries e de distúrbios gástricos, antifúngicas contra fungos causadores de micose e antiinflamatório.


- Alimentos ricos em betacaroteno:


A cenoura é um dos alimentos mais ricos em betacaroteno. O composto é um potente antioxidante que ao ser ingerido, converte-se em vitamina A.

Antioxidante
O betacaroteno auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, previne o envelhecimento precoce, contribui para formação da melanina importante para proteção contra os raios ultravioletas e ajuda a manter a elasticidade da pele.

- Alimentos fontes de zinco:
Mariscos e ostras são considerados as melhores fontes de Zinco, mas podemos encontrar na quinua e no amaranto!
O zinco tem função antioxidante, participa na formação de hormônios, fortalece o sistema imune, estimula o desenvolvimento cognitivo em crianças e participa do processo da visão.

Principais fontes de zinco são: carnes vermelhas, fígado, miúdos, ovos, nozes e leguminosas.

- Gorduras "boas":

Gorduras monoinsaturadas: encontradas no azeite, óleo de canola, azeitonas, avelã, amêndoa e abacate, possuem efeito antiinflamatório. Nesse quesito, o óleo de coco é o campeão! Ele tem substâncias que auxiliam no combate e fungos melhorando a imunidade consideravalmente.

- Carotenóides:

São encontrados nos vegetais e possui coloração amarela, laranja ou vermelha.
Possui ação protetora contra o câncer, combate os radicais livres, fortalece o sistema imune e diminui o risco de doenças cardiovasculares.
Os principais alimentos fontes são: abóbora, cenoura, manga, batata doce, espinafre, mostarda e couve.
- Vitamina E:

O óleo de gérmen de trigo é uma ótima fonte de vitamina E, que possui ação antioxidante, previne contra doenças cardiovasculares, fortalece o sistema imunológico e auxilia no processo de cicatrização.  Os principais alimentos fontes são: amêndoas secas, óleo de milho e soja, abacate e salmão cru.
- Vitamina C:
A laranja é o alimento fonte de vitamina C mais popular. Esta protege o organismo de gripes e resfriados por atuar diretamente nos glóbulos branco (células de defesa do nosso organismo), desta forma ela combate os microorganismos causadores de doenças e fortalece os anticorpos. Alem da laranja, outras frutas cítricas são ótimas fontes de vitamina C, como a acerola e goiaba.
- Mel, pólen e agrião:
O pólen é importantíssimo para a melhora da imunidade, por conter diversos nutrientes que  estão envolvidos na imunidade do organismo. Aliado as folhas de agrião e ao mel (que também possui vários nutrientes diferentes do pólen), ele atua como expectorante, e trata tosses, ronquidão, chiados no peito, entre outros sintomas de doenças respiratórias.

- De uma forma geral, qual a quantidade diária de consumo dos alimentos:
A quantidade diária recomendada pode variar de acordo com a idade, peso e gênero dos indivíduos. 

O ideal é manter uma variação diária durante a seleção dos alimentos e montagem do prato. Um prato colorido rico em verduras e legumes, com alimentos preferencialmente grelhados, assados ou cozidos ao invés de fritos e o consumo diário de pelo menos 3 frutas, com certeza levará a ingestão de vitaminas e minerais essenciais para o correto funcionamento do organismo. A variedade é muito importante também. Deve-se tentar comer alimentos direfentes todos dias para se ter vários benefícios e vários nutrientes.
- Dicas de combinações:

Abacaxi com hortelã
O abacaxi é uma excelente fonte de vitamina C, que esta relacionada aos processos de manutenção do organismo, além disso, contém vitamina B6, manganês e cobre. E a hortelã possui ação antimicrobiana e antioxidante. Portanto o suco é excelente para a melhora da imunidade.

Limão, alho e mel
Essa combinação é muito eficaz na prevenção de gripes e resfriados. O limão apresenta alta concentração de vitamina C, que esta relacionada com o aumento da imunidade. O alho contem substâncias que atuam como antibiótico e antiinflamatório natural, e recupera a imunidade. O mel é um alimento rico em vários nutrientes, e atua na melhora da imunidade.

Laranja com verduras verdes escuras
Essa combinação também é muito eficiente, pois contem ferro e vitamina C. Sabe-se que para o ferro ser absorvido de forma eficaz, é necessário a ação da vitamina C. Alem de contribuir para a melhora da imunidade, o preparo do suco com os alimentos acima, é excelente para o combate da anemia.

- Algum alimento relacionado acima tem contra-indicações?

Nenhuma contra indicação, a não ser que a pessoa tenha alergia alimentar específica.
O consumo do figo deve ser moderado, pois é um alimento calórico e pode contribuir para o aumento do peso corporal.



Vamos mudar o cardápio, heim pessoal??? Pra aguentar firme!!! rsrsrss
beijosss



Um comentário:

  1. Oi doutora eu tenho uma bebe de 5 meses eu ja posso dar papinha pra ela. ?
    Se sim o que posso dar. ?

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!