segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Papinhas para seu Bebê - Saúde em Casa

Oi!!!
Adoro fazer cardápios de bebês! É muito bom fazer parte de uma etapa tão importante na vida de uma criança. Muita mãe não sabe a importância disso e negligencia os cuidados com a alimentação do filho. Por exemplo, você sabia que se a criança tem contato com leite de vaca (e derivados como queijo, iogurte) antes de 1 ano, ela pode ter mais propensão a desenvolver diabetes e obesidade na vida adulta?? E quando falo na vida adulta, não é 50 anos não!! É bem maos cedo que isso, tipo 20 anos!!! Então temos que ter cuidado com o que damos para os bebês e o que comemos na gestação! Toda mulher antes de querer engravidar deveria procurar uma ajuda nutricional! Muitas só procuram no final da gestação... aí não adianta mais... Fica a dica mais uma vez!!

Hoje vou dar as receitinhas de papinhas para bebês que prometi no   post passado! E em homenagem, a fotinha da minha paciente que segue tudo à risca!!!
Essa é a Letícia, que come bem desde a gestação!!

Revista Saúde em Casa:


6 meses

PAPINHA DE MAMÃO COM LARANJA
Ingredientes
1/2 mamão papaia maduro
1 xícara (chá) de suco de laranja lima ou pêra, de acordo com a preferência.
Modo de fazer
Descasque o mamão, retire as cascas e as sementes. Num refratário pequeno, amasse as polpas com o garfo. Depois, misture o suco de laranja. Coloque no prato de sobremesa e sirva na temperatura ambiente.

6  a 7 meses
PAPINHA DE CHUCHU E CENOURA
Ingredientes
1 colher de chá de óleo vegetal
1 colher de chá de cebola picada
1/2 chuchu pequeno cortado em cubos pequenos
1/2 cenoura pequena cortada em cubos pequenos
Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola. Acrescente em seguida o chuchu e a cenoura. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

PAPINHA DE ARROZ, FEIJÃO E ABÓBORA
Ingredientes
2 xícaras de feijão
½ xícara de arroz
300 gde abóbora
1 pitada de sal

1 colher (sopa) óleo vegetal
Modo de fazer
Cozinhe o feijão normalmente. Quando estiver bem macio, acrescente o arroz e a abóbora até cozinharem muito bem. Coloque uma pitada de sal e sirva em temperatura quente.

8  e 9 meses
PAPINHA DE CARNE COM LEGUMES
Ingredientes
100g de músculo
1/2 litro de água filtrada
1/2 cenoura sem casca, cortada em cubos pequenos
1/2 beterraba sem casca, em cubos pequenos
1 batata sem casca, em cubos pequenos
1/2 chuchu sem casca, em cubos pequenos
1 colher (chá) de óleo vegetal
Modo de fazer
Coloque a água, o músculo, os legumes e o óleo em uma panela grande. Cozinhe em fogo baixo até o caldo reduzir pela metade. Desligue e deixe esfriar. Retire o músculo e esprema até virar um suco. Reserve. Amasse bem os legumes até obter um creme. Misture o suco da carne ao creme. Se optar por peneirar, vá acrescentando o caldo dos legumes aos poucos até conseguir a consistência desejada. Sirva morna.

PAPINHA DE FRANGO COM BATATA E CENOURA
Ingredientes
100g de peito de frango
1/2 litro de água filtrada
2 batatas sem cascas, cortadas em cubos pequenos
1/2 cenoura sem casca, em cubos pequenos
1 folha de couve picadinha
Modo de fazer
Coloque a água, o frango, os legumes e a couve numa panela grande. Cozinhe em fogo baixo até o caldo reduzir pela metade. Desligue e deixe esfriar. Retire o frango e esprema até obter um suco com o seu conteúdo. Reserve. Amasse bem os legumes até obter um creme. Misture o suco obtido do frango ao creme. Se optar por peneirar, vá acrescentando o caldo dos legumes e verdura aos poucos até conseguir a consistência desejada. Sirva morna.

PAPINHA DE CARNE, FEIJÃO, MACARRÃO E BROCOLIS
Ingredientes
1 colher (sobremesa) de óleo vegetal
1 colher (chá) de cebola picada
2 colheres (sopa) de carne moída
2 colheres (sopa) de feijão cozido com caldo
1 colher (sopa) de macarrão para sopa
2 colheres (sopa) de brócolis picados
Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne moída. Acrescente em seguida o macarrão e cubra com água. Tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte o feijão e os brócolis e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

PAPINHA DE FRANGO, MANDIOQUINHA, BETERRABA E ESCAROLA
Ingredientes
1 colher (sobremesa) de óleo vegetal
1 colher (chá) de cebola picada
2 colheres (sopa) de frango cortado em cubos pequenos
1 mandioquinha pequena cortada em cubos
½ beterraba pequena cortada em cubos
2 colheres (sopa) de escarola picada
Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o frango. Acrescente em seguida a mandioquinha e a beterraba. Cubra com água. Tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte a escarola e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

PAPINHA DE CARNE, ABÓBORA, BATATA E COUVE.
Ingredientes
1 colher (sobremesa) de óleo vegetal
1 colher (chá) de cebola picada
2 colheres (sopa) de carne moída
1 batata pequena cortada em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de abóbora cortada em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de couve picada
Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne moída. Acrescente em seguida a batata e a abóbora. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte a couve e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

PAPINHA DE CARNE, MANDIOQUINHA E CENOURA.
Ingredientes
1 colher (sobremesa) de óleo vegetal
1 colher (chá) de cebola picada
2 colheres (sopa) de carne moída
1 mandioquinha pequena cortada em cubos pequenos
½ cenoura pequena cortada em cubos pequenos
Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne moída. Acrescente em seguida a mandioquinha e a cenoura. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.


Delícia, delícia!!!
beijossss

26 comentários:

  1. Oi Dra. Tudo bem? Moro e SC e acompanho seu blog diariamente, li uma materia sua falando sobre o sódio e para ficar atenta aos rotulos dos produtos, nesta tarde encontrei um produto novo no mercado, produzinho aqui na região, trata-se de uma bebida lactea Quinoa e Linhaça Sabor Mamão e Maçã... gostaria da sua avaliação e comentários se possivel! Grande beijo: Josi

    INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
    Porção de 200ml (1 copo)

    Quantidade por porção %VD(*)
    Valor energético 144kcal = 605kJ 7
    Carboidratos 21 g 7
    Proteínas 4,7 g 6
    Gorduras totais 4,2 g 8
    Gorduras saturadas 2,4 g 11
    Gorduras trans 0 **
    Fibra alimentar 3,5 g 14
    Sódio 128mg 5
    Cálcio 152mg 15

    *% Valores diários com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades energéticas.
    **VD não estabelecido.

    ResponderExcluir
  2. Josi, em relação ao sódio, é um pouco alto sim. Todo produto industrializado é um pouco alto no sódio mesmo... por isso é melhor usar produtos naturais... mas se for usar esse tipo de produto, coloque menos sal na salada e use só azeite e limão para temperar. É só fazer as trocas!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  3. Olá, doutora!
    Que bênção encontrar este site e ver que a senhora responde as dúvidas. Parabéns! A minha pergunta é: Tenho uma filha de 8 meses e gostaria de saber se posso substituir o leite materno pelo leite de quinoa e como prepará-lo de maneira correta. Já vi várias receitas, alguns deixam de molho, outros levam pra ferver direto. Ouvi dizer que a resina que tem nos grãos é amarga; é verdade?
    Muito obrigada por sua atenção,
    Luzia Carla

    ResponderExcluir
  4. Luzia, pode dar pra ela sim. Vc pode rodiziar os leites vegetais, de quinua, de gergelim, de castanha, enfim. Já coloquei receitas de leites vegetais aqui, é só procurar na ferramenta de busca do blog, tá?
    É amarga sim, e você pode deixar de melho na água por 8 horas, aí vc joga essa água fora, aí faz com uma nova água, entendeu??
    beijosssss

    ResponderExcluir
  5. Dra boa noite gostaria da sua opiniao sobre a substituiçao do oleo vegetal (canola, girassol) por oleo de coco extra virgem na papinha "salgada" e saber se estas receitas de papinhas ja estao nutricionalmente balanceadas ?
    grata

    ResponderExcluir
  6. Oi Cintia!
    Acho perfeito!!! Eu não coloquei isso na receita para não ficar muito sofisticada! rsrsrsrs
    Mas é ótimo substituir pelo óleo de coco. Aí vc usa bem pouquinho também, tá???
    Essas receitas são balenceadas sim para a introdução alimentar. Se for crinaça maior, tem que aumentar a quantidade!
    beijossss

    ResponderExcluir
  7. Oi dra. fernanda grata pela rapida resposta...
    pois é, minha segunda duvida recai qto a quantidade ja que as medidas usadas estao em colheres e nao em gramas. seria correto a forma que eu calculo, por exemplo
    120g para idade de 4-6 meses
    170g 8-10meses e 220g para qdo ela fizer um ano
    bjs

    ResponderExcluir
  8. oi dr.fernanda minha filha tem 1 e 4 meses,gostaria de saber como eu faço para desmamar,ela alimenta muito bem

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Dr. tenho uma bebe de 9 meses, já come de tudo, mas por conta que trabalho o dia inteiro, não tenho tempo disponivél para fazer as papinhas, acabo optando pelas papinhas da nestle. Gostaria de uma opinião sua, sei que é errado dar muitas vezes essas papinhas ao bebe, mas não estou encontrando uma saida...Desde já agradeço sua atenção..

    ResponderExcluir
  10. não entendi a sua informação Dr. Iorgute/queijo desde a gestação pode desenvolver diabetes na criança? Até na fase da amamentação deve ser evitado? Tive problemas com o meu bebê. Ele só pegou peito um mês após o nascimento. Saiu da maternidade tomando nan e toma como complemento até hoje porque tenho pouco leite. Mas o pouco que tenho sempre dou pra ele e tomo remédio pra aumentar a quantidade de leite por orientação da pediatra. Me explique um pouco mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  11. Dra Fernanda, boa tarde, td bem?!
    Por favor, preciso de um help...rsrs tenho um bebe de 8 meses e estou em um processo de mudança de casa e reforma, estou cozinhando na minha sogra que mora ao lado, e isso está causando um transtorno para o João Gabriel, porque tem dia que el fica sem comer papinha... ele mama no peito ainda (graças a Deus) se não o problema ia ser maior...rsrs o que eu gostaria de saber é se posso congelar essas receitas que você sugeriu aqui no blog e quanto tempo cada uma pode ficar no congelador... obrigada, Marcela Haack

    ResponderExcluir
  12. Olá Dra. boa noite e parabéns pelo seu blog muito informativo.
    Gostaria de saber se posso dar mamão FORMOSA ao meu bebê que tem 5 meses. Vejo sempre na internet a recomendação de utilizar o papaya por ser mais doce, mas não encontrei nada contraindicando o formosa.

    Obrigada, Luzia Poggiali

    ResponderExcluir
  13. Amei o seu blog *----*

    Parabeéns!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia , minha filha vai completar 7 meses gostaria de um cardápio para o dia a dia. pois trabalho o dia inteiro. Ela passou por porblemas de infecção por conta de alimentação contaminada não sei como ... pois fica a responsabilidade da hiogiene com a babá qd chego a noite vou supervisionar mas não sei se durante o dia ela faz as coisas diereito então preciso urgente de um cardápior pratico e facil de fazer sabendo que contenha todos os micronutrientres necessários diários para esta fase. beijos !!!

    ResponderExcluir
  15. Boa noite!
    Minha bebê fica toda assada sempre que come mamão e com manchas avermelhadas quando come beterraba. Tem 7 meses completos, pode ser alergia?
    Gostei muito do blog!

    ResponderExcluir
  16. tenho um bebe de11 meses e nao gosta de comer nada so que mamar nao sei o que fazer mim passe um cardapio

    ResponderExcluir
  17. Oi, adorei as receitas tenho um bebê de 6 meses, o Vinícius, ele não toma nada derivado de leite, pela manha come frutas, almoça papinha caseira com legumes e verduras, e a tarde come frutas novamente, ele adora a comidinha dele, come tudo e mama bastante também, adora suco de laranja, ele se alimenta tão bem que já ta pesando 10kg e mede 71cm ... Assinado: Luciete

    ResponderExcluir
  18. oi meu nome é eduarda minha filha tem 6 meses que tipo de suco eu devo dar pra ela

    ResponderExcluir
  19. boa noite, mamão hawai nenem de 7 meses pode comer ou so pode ser papaia

    ResponderExcluir
  20. Laranja Bahia pode dar pra bebe de 1 ano

    ResponderExcluir
  21. Oi doutora minha bebe esta com 5 meses eu ja posso dar papinha pra ela. ?
    Se sim o que posso dar. ?

    ResponderExcluir
  22. boa noite doutora, meu filho tem um aninho e ele é muito ruim de come o que eu faço? um grande abraço. Ney;;

    ResponderExcluir
  23. oi tudo bem eu so mae ele emuito rui de come eu quero um vitanina pra ele

    ResponderExcluir
  24. Ola doutora eu ja nao sei mais o que fazer minha filha tem 1 ano e 2 meses nao come direito nunca tem todas as refeicoes completas, nao aceita alimentos novos,novas frutas sempre recusa.
    nao esta comendo quase nada, mama no peito ainda mais pouco,fico preocupada pois agora comecou a andar gasta mais energia era pra ter mais fome.
    Sera que poderia ajudar essa mamae de primeira viagem aflita

    ResponderExcluir
  25. Olá tenho uma filha de 5 meses já posso dar papinha e suco pra ela

    ResponderExcluir
  26. Olá tenho uma filha de 5 meses já posso dar papinha e suco pra ela

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!