sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Tudo sobre Líquidos #4

A semana está acabando e segue o último post sobre líquidos!

No final tem uma questão bem legal sobre tomar isotônicos ou não! Uma amiga minha não sabia e achava que o siotônico era só uma bebida gostosa. Nessa brincadeira, ela engordou 10kg!! Aí um dia ela resolveu me perguntar o que eu achava da dieta dela... eu disse que ela estava engordando por causa do excesso de isotônico. Esse tipo de bebida é só pra quem faz atividade física pesada!! E ela não fazia nada na época, era sedentária!
Ainda bem que ela era bem novinha, e conseguiu emagrecer rápido!
Por isso, tome cuidado!






Sobre sucos (naturais e prontos):

- Qual a quantidade permitida para quem está de dieta?
Dra Fernanda Granja: Sucos prontos têm adição de muito açúcar, nos naturais isto pode ser controlado, sendo então preferências. Como o indivíduo está de dieta o suco só deve ser consumido no máximo 3 vezes ao dia, apenas devido sua contribuição com vitaminas, nas outras vezes ao longo do dia tomar água.

- Quando consumir?
Dra Fernanda Granja: Após as refeições é mais recomendado, e o volume não exceder 1 copo para não dilatar  demais o estômago.

- Quais os benefícios e restrições para uma dieta de emagrecimento?
Dra Fernanda Granja: Os sucos naturais apesar de serem calóricos são ricos em vitaminas, minerais e fibras presentes nas frutas, aceleram o metabolismo, auxiliam no funcionamento do corpo, além de prevenirem o estresse, diminuirem o cansaço, reforçarem o sistema imunológico e emagrecer. 
O consumo de sucos artificiais deve ser restrito e moderado, pois estes são calóricos e quase não contem nutrientes que beneficiam o funcionamento do organismo.

Sobre os energéticos:

- Qual a quantidade permitida para quem está de dieta?
Dra Fernanda Granja: Existem várias composições de energéticos. A maioria tem cafeína, taurina, carboidratos, vitaminas do complexo B e tem 120 kcal por porção (lata) valor encontrado em uma lata de refrigerante normalmente. Existem alguns energéticos na versão livre de açúcar o que diminui bem a quantidade de calorias ficando em torno de 10kcal.
Mais difíceis de encontrar existem alguns a base de cafeína e vitaminas do complexo B que também proporcionam energia, mas de forma diferente.
Os mais indicados são as versões sem açúcar, devido a redução de calorias, porém devem ser consumidos apenas quando muito necessário.

- Quais os benefícios e restrições para uma dieta de emagrecimento?
Dra Fernanda Granja: Se for feito o consumo do energético sem açúcar, não vai afetar diretamente a dieta, mas em excesso pode trazer prejuízos como o aumento da freqüência cardíaca, insônia e aumento da diurese. A cafeína pode causar dependência, pois ela diminui a sensação de dor e cansaço e ainda acelera a perda de cálcio e magnésio pelo organismo, podendo causar câimbras e a longo prazo osteoporose.

 Sobre os isotônicos:

- Qual a quantidade permitida para quem está de dieta?
Dra Fernanda Granja: Os isotônicos só são recomendados para praticantes de atividades físicas (durante a atividade), e em casos de desidratação. A quantidade para o praticante de atividade física é obtida pela seguinte conta:

PESO PÓS -TREINO X 100
 - 100 
PESO PRÉ TREINO 


 Resultado menor ou igual a 2: só a água será suficiente;
Resultado maior que 2: beba um isotônico, além da água; 


Gostaram da matéria?? Legal, né??
beijossssss

Um comentário:

  1. Prezada Dra.Fernanda conheci o seu trabalho na internet e adorei os videos explicativos e queria uma informação; fiz cirurgia plastica e tirei toda a barriga (abdominoplastia), queria utilizar uma farinha ou misturar algumas farinhas para emagrecer já que hj estou com 88 kg e um óleo para talvez complementar, mas sou hipertensa e tenho receio nessas misturas o que me indicaria.Faço hidroginástica ha 2 anos e um ano de academia aeróbico, adoro frutas, verduras e legumes, tenho problemas com horários mas ultimamente me policio para não ficar muito tempo sem comer.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!