sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Olha o Aviãozinho - Alimentação do Bebê

Oi pessoas! A revista Saúde em Casa me pediu para falar sobre alimentação dos bebês! Se você quiser saber sobre introdução alimentar, clique  aqui. E falando nisso, como vocês já sabem, vou estar no Sesc Pinheiros no dia 27 falando sobre isso! As informações estão aí ao lado!





A partir de que idade a criança pode começar a comer papinha? Quando pode começar a comer alimentos sólidos?

Dra Fernanda Granja: A criança passa consumir alimentos sólidos após os 6 meses de idade, caso esteja em aleitamento materno exclusivo, ou aos 5 meses de idade, caso esteja utilizando fórmulas industrializadas ou o leite de vaca.
Os alimentos devem ser introduzidos, um a um, de forma gradativa, de acordo com a aceitação da criança. Os primeiros alimentos que devem ser oferecidos são as frutas, como sucos e papinhas, uma de cada vez, e em seguida, os salgados. Após preparar as papinhas de um sabor, comece a misturar os ingredientes. Sempre indico colocar no máximo 3 tipos de legumes para a criança aprender a saborear os alimentos. Ele precisa conhecer cada alimento e saber o sabor. E nunca bata no liquidificador, apenas cozinhe e amasse com um garfo.

As papinhas industrializadas são ruins para a criança?

Dra Fernanda Granja: As papinhas industrializadas não são ruins para as crianças, pois elas são elaboradas com rigor nutricional e são práticas. Porém, as papinhas caseiras, preparadas com os alimentos frescos são muito melhores, e além disso, podem oferecer uma maior variedade de sabor e apresentam um custo mais baixo.
Deixe as papinhas industrializadas para viagens ou saídas diárias, aonde não há possibilidade de preparar as papas. Hoje existem até papinhas orgânicas que a mamãe pode comprar.

Quais alimentos não podem faltar na papinha?  Quais devem ser evitados?

Dra Fernanda Granja: É essencial que a papinha seja completa e forneça os nutrientes necessários para a alimentação da criança nesta faixa etária. Devem ser oferecidos a criança, de acordo com a idade, frutas, legumes, verduras, tubérculo (como arroz, batata), macarrão, caldo de feijão. Existe uma sequencia e isso deve ser respeitado para que o intestino do bebê não "sofra".

O leite de vaca, castanhas como amendoim, nozes, amêndoas, mel , refrigerantes, açúcar de adição, e alimentos com conservantes, como gelatina e sucos de caixinhas, devem ser evitado no primeiro ano de vida.

 Cite algumas dicas rápidas para preparar e armazenar as papinhas de forma saudável.

Dra Fernanda Granja: O uso do liquidificador não é recomendado. É necessário que o bebe perceba a consistência dos alimentos. Alem disso, amassando os alimentos com um socador ou um garfo, ao invés do liquidificador, é possível obter um maior aproveitamento dos alimentos.
Evite fritar os temperos antes de colocar os legumes ou verduras, esse processo acentua mais o gosto da cebola, alho, e menos do alimento em questão. Coloque todos os ingredientes e deixe cozinhar tudo de uma vez.
O ideal é preparar as papinhas e servi-las logo em seguida, para evitar perdas nutricionais. Caso esta precise ser congelada, o ideal é não cozinhar demais, pois este processo pode comprometer o sabor, aroma e a consistência das papinhas.


Depois coloco algumas receitinhas de papinhas aqui, tá?
beijosssss

5 comentários:

  1. Olá, doutora!
    Que bênção encontrar este site e ver que a senhora responde as dúvidas. Parabéns! A minha pergunta é: Tenho uma filha de 8 meses e gostaria de saber se posso substituir o leite materno pelo leite de quinoa e como prepará-lo de maneira correta. Já vi várias receitas, alguns deixam de molho, outros levam pra ferver direto. Ouvi dizer que a resina que tem nos grãos é amarga; é verdade?
    Muito obrigada por sua atenção,
    Luzia Carla

    ResponderExcluir
  2. Luzia, vc pode dar os leites vegetais para ela sim e em forma de rodízio. Um dia leite materno, um dia leite de quinua, leite de castanhas, leite de arroz e por assim vai. Eu já dei receita aqui, dá uma olhadinha na ferramenta de busca aqui do blog. Procure por leites vegetais que vc vai encontrar.
    Sobre os grão, é o seguinte. Ele pode ficar amargo sim e ter vários fatores antinutricionais que atrapalham a absorção de outros nutrientes. Para isso não acontecer, vc deixa de molho de um dia para o outro e depois descarte a água. Depois coloque de molho de novo e faça o leite conforme a receita.
    beijossss

    ResponderExcluir
  3. Olá Dra!!Parabéns pelo artigo!Eu tenho um filho de 1 ano e 4 meses que nunca gostou muito de comer, apesar de várias tentativas minhas de texturas e sabores variados. Há poucos dias porém, a recusa dele ficou muito pior..Ontem ele só fez uma refeição, e recusa tudo que ofereço. Eu ainda amamento, e acredito que isso possa estar causando tal recusa. A dra pode me dar alguma dica para essa inapetência??Obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. Ameiii as dicas .. Gostei muitíssimo da sua página Não tenho filhos ainda sou casada ..mais cuido do meu sobrinho de um ano e amo o muito Ele é tão magrinho tô tentando cuidar bem dele alimenta-lo bem e com saude A mãe dele e de primeira viagem ela não se preocupa muito com parte de alimentação .. Mais vou mostrar essa página pra ela .. Ela vai com certeza Cuidar melhor da alimentação dele

    ResponderExcluir
  5. Olá doutora, boa tarde!
    Sou mãe de primeira viagem, tenho uma menina de seis meses e meio, há duas semanas atrás comecei a da papinha pra ela.começei com dois legumes ou um legumes e uma a folha, mas tenho dúvidas na quantidade que ela deve comer, e quais legumes. E se deve bebe bastante água? Pq ela teve alergia. Desde já agradeço

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!