terça-feira, 11 de outubro de 2011

Safra do mês - Outubro

Bom dia!!!!

Essa semana vai ser mega corrida pra mim porque tenho mil dietas para entregar para os pacientes e ainda tem o feriado que tem que aproveitar com o maridão e ainda tem os 3 eventos no sesc com as crianças na quinta e na sexta! Ufa!!! Então não vou ter tempo de postar muito essa semana, só na sexta!

Como prometi colocar as frutas e verduras da época, segue a tabelinha de alimentos de outubro!

Frutas:
abacaxi, banana nanica, caju, jabuticaba, laranja-pêra, maçã, nêspera e tangerina.

Verduras:
almeirão, erva-doce, chicória, alho-poró, brócolis, catalonha, cebolinha, espinafre, orégano, couve-flor, coentro, folha de uva, hortelã, mostarda.

Legumes:
abóbora, abobrinha, cogumelo, alcachofra, fava, aspargos, pimentão, batata doce, ervilha, berinjela, beterraba, inhame, rabanete, cenoura, pepino, tomate e tomate caqui.

Peixes:
atum, bonito, cação, castanha, chiova, meca, gordinho, linguado, merluza, pintado, piranha, lambari, robalo, salmão, siri, tilápia, tucunaré e traíra.

A receitinha de hoje é uma vegana e cheia de sabor:

Berinjela Maravilhosa

Ingredientes:
3 berinjelas picadas com casca
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de óleo
Orégano a gosto
Salsinha a gosto
Sal a gosto
1 xícara de shoyu light (sem glutamato monossódico no rótulo)
1⁄2 xícara de água
1 colher de sobremesa de óleo de gergelim torrado
2 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de salsinha

Modo de Preparo:
Deixe as berinjelas de molho por uma hora na água com sal, escorra-as e reserve-as. Refogue no óleo o alho e a cebola, adicione o orégano, a salsinha e o sal a gosto. Junte a berinjela, refogue até que fique macia e depois deixe esfriar. Em seguida acrescente o shoyu, a água os dentes de alho picados, o óleo de gergelim e a salsinha. Mexa bem e guarde na geladeira. Este prato fica mais saboroso a partir do dia seguinte.


Gostaram????
beijosss, bom feriado  e até sexta!  

4 comentários:

  1. BOA NOITE AMEI...POIS ESTOU COM O COLESTEROL HDL ALTO E A RECEITA VAI ME AJUDAR....BJOS DEUS TE ABENÇÕE E OBRIGADA E POR FAVOR ME DE UMA ATENÇÃO NESTE CASO :

    Dra. Fernanda.

    Me ajude pelo amor de Deus ...me chamo Luciana e a minha mae Maria teve um problema de esgotamento devido á um stress muito forte, agora ela esta fazendo o uso da geleia real faz uns 5 dias e eu gostaria de saber após quanto tempo do uso da geleia ela estará se sentindo melhor e curada , já que juntamente com o a geleia real; ela esta tomando o omega 3 de 1.000 mg 3 x ao dia após as refeições e tomando também Streeng (vitamina) , fico no aguardo de sua resposta e muito obrigada.
    Abraços Luciana Camargo

    ResponderExcluir
  2. Luciana, tanto a geléia real quanto o omge 3 são ótimos para melhorar o stress, mas não são definitivos. Ela precisa mudar toda a a alimentação para conseguir melhorar. Talvez seja o caso de ela fazer uma detox (já expliquei sobre isso no blog), mas ela precisa de acompanhamento. Procure uma nutricionista ou venha até o consultório!
    beijossss

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dra.Fernanda.

    Nossa muito obrigada pela ajuda,havia esquecido de informar que a minha mae tem 58 anos e o esgotamento foi devido há um medicamento errado que uma medica passou para ela tomar devido há uma dor no braço , foi o biprofenid 100mg e o decadron 4 mg e eu havia informado para a dra. que minha mae é hipertensa e alergica a tal medicação , mas infelizmente ele não deu bola e o Cardiologista e Clinico Geral Dr. Corazza que a minha mãe ja passa há 25 anos nos informou que foi essa medicação que agiu como um efeito bomba no corpo dela pois após o uso em menos de 30 hs ela teve principio de mal subito.

    Graças a Deus ele está melhorando e ela sempre acompanha o seu trabalho e pode deixar que vamos marcar sim horário.

    Bjos e Deus lhe pague e abençõe imensamente.

    Mto obrigada.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!