segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Como fazer a introdução alimentar do bebê - Site Quem Coruja

Oi pessoal!
Como foram de final de semana? O meu foi muito bom! Descansei bastante! :)

Hoje vamos falar de crianças!! Quem está amamentando e já está preocupada com a introdução alimentar do bebê vai gostar desse post.




A repórter Fadua que conheço de outras entrevistas lançou um site incrível sobre o universo infantil, o  "Quem Coruja". E ela me convidou para fazer a estréia da tag "Alimentação".

Dei algumas dicas sobre introdução alimentar que são essenciais para uma boa saúde da criança. Muita mãe tem medo de introduzir ou não tem paciência de insistir algumas vezes, então é essencial você ler o post.

Clique aqui para ler a "Como fazer a transição alimentar do bebê". E para completar clique aqui nesse post que escrevi a algum tempo sobre a introdução alimentar.

Tenho uma amiga que já é mãe de 3 filhos. Olha só como foi a experiência dela com a bebê mais nova:








Sempre bato nessa tecla: na introdução alimentar não desista! Ofereça de 15 a 18 vezes o alimento para que a criança conheça o sabor, a cor e assim aceite melhor. No começo elas aceitam mais as coisas doces, mas você precisa tentar outros sabores também. Não desista!

E para quem já está nas papas salgadas e quiser receitas, clique aqui.





Relembrando conceitos mas lembrando que é sempre bom procurar um nutricionista para te auxiliar a montar um cardápio, ainda mais se você tiver babá ou alguém que cuide do seu filho (como algumas vovós teimosas que ficam dando chocolate ou algum tio que fica dando refrigerante para seu bebê). Ter um cardápio nesse hora com o "permitido"e o "proibido" é super importante!






E lembrando também que seu bebê não precisa de açúcar e nem de adoçante, ok?? Essas besteiras como chocolate, bolachas recheadas, macarrão instantâneo e outros alimentos industrializados, são simplesmente porcarias e seu bebê (ou a criança mais velha) não precisa disso. Ele não sabe o sabor e só vai gostar se você apresentar. Então a responsabilidade é sua e de mais ninguém. Está nas suas mãos um adulto saudável ou um adulto doente.

Compartilhe se você conhece alguma mamãe que está passando por isso, ok? Vamos compartilhar o que é bom! :)

beijossss

11 comentários:

  1. Olá Dra. Fernanda, por favor me deu alguma dica para minha filha de oito meses, ela tem intestino preso, só faz se eu introduzir supositório de glicerina. Posso dar quinua em flocos? Aguardo respostas.
    Obrigada
    Lidiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidiane!
      Já tentou trocar a fórmula? Se é grave desse jeito, tem que tentar outra fórmula. Não é normal prender tanto assim...
      Mas pode colocar alguma fibra sim... tenta usar quinua flocos na banana ou farinha de linhaça e tem que dar água pra ela.... nessa idade é meio difícil, mas tem que insistir. Ofereça suco de mamão batido com ameixa na água, sabe? Mas tente ver outra fórmula.

      Excluir
  2. Oi Dra, gostaria de saber se existe uma quantidade adequada de papinha conforme a idade? Meus bbs tem 8 meses e estou dando em media 150 grs.. Estou no caminho certo? Tks!! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está sim!!
      Com 3 anos a capacidad gástrica já passa para os 250-300g
      Então é isso mesmo!
      beijo grande

      Excluir
  3. Olá, Dra Fernanda! Comprei o suplemento Alpha Lipoic 300mg (tomo 1 por dia) e estou achando estranho, pois sempre q tomo a noite, no outro dia parece que estou mais pesada, inchada... Pode haver um efeito inverso e ele engordar ao invés de emagrecer? Ele só pode ser tomando quando fizer algum tipo de esporte? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar junto com a refeição. No almoço eu acho melhor.
      E não vai engordar não, pq ele é um nutriente que vai te ajudar a metabolizar.
      Talvez a quantidade está alta: 300mg de uma vez.
      Se pudesse dividir a cápsula seria melhor, mas como não tem jeito é melhor tomar no almoço.
      bjsss

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Dra Fernanda eu fiz acompanhamento da gestação com você. O André vai completar 6m nesse mês e ainda está apenas no leite materno. Adorei esse post vai ajudar bastante. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Katia!! Que delícia seu comentário!!
      Que bom que você e o André estão bem!! Ainda bem que você está no caminho certo: amamentando... imagino a dificuldade, mas vc vai colher benefícios eternos! :)
      beijo grande!

      Excluir
  6. Dra Fernanda Td bem? Quero saber q leite posso usar com meu bebe de 11 meses, n quero usar fórmula nem leite de vaca. Estou preocupada c o cálcio. Bj

    ResponderExcluir
  7. Dra. meu bebe tem 8 meses e nao come as sopinhas que eu faço e nenhum tipo de comida ele so come papinha industrializada. Oq e faço?

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!