sexta-feira, 31 de maio de 2013

Revista Viva Saúde - Estratégias para afinar o sangue

Oi!
Como estão de feriado prolongado?

Se estiver tranquilo vá numa banca e compre as publicacões de saúde porque é sempre bom saber mais! :)
No mês passado contribuí com a Revista Viva Saúde mais uma vez. Como esqueci de colocar para vocês, aí está!




Falei sobre Estratégias para afinar com a sangue com a alimentação! Tudo a ver com circulação, né?


Gostaram? Qualquer coisa estou aqui!
beijosss

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Talchá - Lugares para comer bem

Oi!

Como  falei para vocês fui num lugar incrível para tomar chá! Aqui em São Paulo está tão frio que a vontade é só comer e tomar coisas quentes. Eu nunca tinha estado nessa loja e achei que era só um lugar para sentar e tomar um chazinho. Eu não imaginava a quantidade e a variedade de coisas legais que eles vendem lá! E quem não for de SP dá pra comprar pelo site!

Eu e meu marido adoramos, olha só!





Vários tipos de ervas e misturas interessantes:


Vários acessórios específicos para fazer uma infusão da melhor qualidade:



E você pode comprar online, super fácil! Clique AQUI.








Cada erva tem um tempo de preparo, então às vezes o cronômetro é essencial:














Nós pedimos um sanduíche de queijo de cabra com tomate, pedimos o chá do dia (uma mistura de hibiscus com frutas vermelhas) e um chá de especiarias com leite quente:


E acabei comprando algumas coisinhas: A colher medida para 200ml de água quente, o infusor que você coloca na própria caneca (vem com tampa então não precisa colocar o pratinho, como fiz no último post, e duas misturas - uma para digestão com várias ervas e outra de hibiscus com frutas vermelhas que foi o chá do dia que tomamos. Gostamos tanto que compramos! 


Muito prático! Tirei essa foto para vocês verem como é:


Em casa já usei! 



Como disse, super recomendo esse lugar. E lá aceita cachorro! Adorei! rs

Informações: Talchá - loja de Chás Gourmet
No shopping Higienópolis e no JK


beijosss


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Como preparar um Chá #infusão

Bom dia!

Nesse domingo passado fui numa loja de chás que eu adorei! No próximo post conto para vocês como foi.

Algum tempo atrás, publiquei no Instagram (segue aí) e no Facebook (já está seguindo, né?) algumas dicas de como fazer chá!
As ervas possuem inúmeras propriedades e devem ser vistas como verdadeiros medicamentos naturais. É aquela história que falei na última entrevista para o Portal UOL não é porque é natural que mal não vai fazer. Toda erva tem efeito, inclusive o café (vou fazer um post).

Mas para a erva e a infusão fazer efeito tem que saber fazer. Se você quer algum chá para dormir ou para digestão, é necessário escolher a erva certa e saber como fazer cada tipo de erva.

O preparo é o seguinte:

Folhas - deve ser feito infusão (explicado abaixo) de 2 a 5 minutos.
Cascas e raízes - deve ser feito a cocção, ou seja, deixar ferver de 10 a 20 min para se extrair as propriedades. Lembra o Chá Antibiótico que ensinei aqui? Pois é! Ele é por cocção.

Vamos ao passo a passo:


O chá digestivo do dia é o hortelã! Dica (1): Coloque a erva seca ou fresca nesse acessório que imita o chá de saquinho! Como a erva é mais efetiva que o saquinho, é muito mais prático fazer o chá assim! 



Dica (2): derrame a água quente sobre a erva e NUNCA o contrário! Assim conseguimos extrair todos os princípios ativos da planta.





Dica (3): Abafe a erva por 5 minutos e só! Esse tempo é suficiente para extração dos últimos ativos da planta! Se deixar por mais tempo pode ficar amargo por causa dos taninos e não há necessidade! Eu coloquei um prato porque a pressa para dormir está grande, mas existem canecas que já possuem a tampinha ou canecas com lugar próprio para a erva e água quente! Em lojas especializadas vicê encontra! Mas ATENÇÃO: essas dicas são para ervas em folhas! Se for raízes ou cascas, o modo de preparo é outro! Nesse caso deve-se ferver a erva por 10 a 20 min e servir depois de coado!



Estava esquecendo da ultima dica (4): a minha receita ideal é - 2 colh de chá da erva para cada 500 ml ou 2 colh de sopa para cada litro! O preparado dura 12 horas, podendo ser quente ou gelado! O que não pode é esquentar o chá de novo!



Se for fazer de saquinho, use 2 para cada xícara ou caneca, pois o saquinho atrapalha um pouco o princípio ativo de sair! Dessa maneira conseguimos ter mais propriedades. 






Agora que você sabe como fazer um chá, curta bastante nesse friozinho!
beijosss

domingo, 26 de maio de 2013

Pense Leve - Abril e Maio

Oi gente!

Amanhã respondo as perguntas do post passado, tá?

E pra quem está de boa em casa assistindo nada na TV, vem ver minha coluna na Revista Pense Leve desse mês!
Como esqueci de colocar o mês passado, aí vão as duas!













beijos e bom restinho de final de semana!

terça-feira, 21 de maio de 2013

Mitos e Verdades sobre os Fitoterápicos - Portal UOL

Oi de novo!



Dei uma entrevista para o UOL sobre os Mitos e Verdades sobre os Fitoterápicos e aí vai uma palhinha para vocês:

Os medicamentos fitoterápicos fazem menos mal ao organismo, se comparados com os alopáticos tradicionais.

VERDADE: como são naturais, certamente são menos agressivos ao organismo. "Sua atuação, de modo geral, se dá de forma mais lenta. Porém, quando o indivíduo adota um padrão de vida regrado e saudável, com exercícios, alimentação balanceada e bons hábitos, os itens funcionais e fitoterápicos, sempre sob orientação médica, auxiliarão na prevenção de doenças e serão fortes aliados no tratamento das mesmas", acredita o bioquímico Rafael Martins Xavier. "A vantagem das substâncias naturais é agir de maneira suave, respeitando o funcionamento do corpo. Porém, não se engane: a ideia de que, porque é natural, quanto mais, melhor, é totalmente falsa. Qualquer produto deve ser administrado na dose certa, pois seu excesso prejudica a saúde", defende a nutricionista Fernanda Granja

A matéria completa você confere aqui.

E qualquer dúvida pode perguntar!

beijossss

Novos Ingredientes para as Dietas Detox no verão 2014

Oi

Já fizeram suas inscrições para Wellness Tour?

Eu vou falar sobre "Novos Ingredientes para das Dietas Detox no verão 2014! Está incrível a palestra que preparei!

Para realizar a inscrição, clique AQUI!



Te espero lá!
bjss

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Convite - Wellness Tour Brasil 2013

Oi!
Tenho um convite para você que é nutricionista ou profissional da saúde e gostaria de saber mais sobre a DETOX

Próxima quinta-feira que vem, dia 23 de maio vou falar sobre essa dieta que eu adoro!

Clica no vídeo para saber maiores informações!



Faça sua inscrição AQUI

beijosss

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Pão Integral, Geléia, Azeite - Saiba escolher

Oi gente!

Voltei!! :)

Tem muita coisa legal aqui no blog e percebo que quando cito alguma coisa, muita gente não sabe ou nunca ouviu falar.

Por exemplo, há tempos falei (clique para ler) sobre o verdadeiro pão integral, sobre a melhor geléia, e sobre o azeite.

Mas hoje vou resumir bem para vocês entenderem de forma prática e facilitar a compra de supermercado.

Vamos começar pelo pão.
Não há problema em comer pão, desde algumas orientações sejam seguidas. Há aquelas ainda que fazem restrição de trigo e por isso existe o pão sem glúten (preparado sem farinha de trigo, aveia, cevada, centeio e malte) e a tapioca que é um ótimo substituto no café da manhã.

Você sabe por que é tão importante comer pão integral e não branco (ou o frânces)?


  1. Com o pão integral conseguimos ter vários nutrientes disponíveis - isso acelera o metabolismo. Nada é pior para o metabolismo do que alimentos que não contenham nada de nutriente e muita química. Temos que comer alimentos de verdade, alimentos frescos, alimentos que nossa avó fazia. Já expliquei isso aqui no blog, de que nosso corpo é feito de células e essas células são feitas de nutrientes: cálcio, mangésio, potássio, vitamina C, etc. E adivinha onde encontramos nutrientes em abundância? Em alimentos integrais, em alimentos naturais como as frutas e  etc!
  2. Com o pão integral diminuímos o índice glicêmico, ou seja, não temos fome logo após comer carboidrato. Quando comemos pão branco, o açúcar no sangue aumenta muito e isso acaba gerando muita produção de insulina no sangue. Resultado? Aumento de gordura corporal na região abdominal (barriga mesmo) e fome, pois na próxima refeição você vai querer comer mais carboidrato.


Pão integral
Dicas na hora de comprar

  • O primeiro ingrediente deve estar escrito "farinha de trigo integral" - como eu disse no post do "verdadeiro pão integral" devemos sempre ler os ingredientes daquilo que estamos comprando. Aquilo que vem em primeiro lugar é o tem em maior quantidade no produto, ou seja, se vier escrito farinha de trigo integral, bingo! Esse é o pão escolhido.
  • O segundo ingrediente também deve ser uma farinha e não gordura vegetal. Muitas bolachas (club social por exemplo, mesmo a versão integral) contém gordura vegetal como primeiro ou segundo ingrediente, ou seja, tem mais gordura que a própria farinha integral. Daí começamos a ganhar gordura no copitcho e não sabemos por quê.
Aí estão mais duas marcas que seguem essas características (sigam no instagram: @drafernandagranja):




Pão sem glúten
Dicas na hora de comprar:
  • Existem várias marcas de produtos sem glúten, mas a grande dificuldade é achar pães integrais nesse mercado. Geralmente o pão é sem glúten, mas ele é feito com muita gordura e geralmente com farinhas "brancas", ou seja, feito com farinha sem fibra (não estou falando da de trigo, mas da farinha de arroz branca, farinha de mandioca branca e por aí vai). 



Geléias
Dicas na hora de comprar:
  • No post de geléias que eu citei acima, explica bem. Procure geléias que não contenham açúcar e/ou adoçante. Compre as com fruta e só! Sim, isso é possível. Geléia sem químicas. Elas são feitas de frutas e suco de fruta. Uma delícia!
Aí mais um exemplo:


Instagram @drafernandagranja

Azeite
Dicas na hora de comprar
  • A acidez é um fator de pureza do azeite. Quanto menor o teor de acidez, melhor e mais puro é o azeite. Não sou nenhuma especialista e posso estar falando alguma coisa errada, mas para mim o azeite com 0,2 ou 0,1 (melhor ainda) é mais gostoso do que os de 0,5, que são mais comuns em supermercados. Portanto, procure acidez 0,1 que é o melhor!
  • Compre sempre em vidros escuros. Se você comprar azeite em vidro claro, você acaba comprando um produto oxidado, sem ômegas... Então sempre o vidro deve ser verde escuro ou âmbar. Isso vale para os óleos de linhaça, coco, e etc.
  • O azeite deve ser exatraído a frio e extra-virgem. Ser extra-virgem quer dizer que é puro óleo de oliva. Se comprar outros tipos, podem estar comprando óleo de soja misturado.
  • Compre sempre azeite produzido e envasado no país de origem. Isso mantém a qualidade do produto. Infelizmente não podemos confiar nos produtos envasados no Brasil... vai saber se há alguma mistura, né? Melhor não arriscar.
Aí está um exemplo:


Instagram @drafernandagranja


Gostaram das dicas?
Agora ficou fácil, né?
beijosss

domingo, 5 de maio de 2013

Semaninha off!

Olá!!

Como foram de final de semana? Espero que bem!

Essa semana vou ficar em off, então vou ficar devendo um post pra vocês!
Nos vemos dia 13 de maio!
bjssss