quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Alimentação na Gestação - o que pode ou não pode? - Parte 1


Bom dia!!

Hoje eu e a Pâmela Miguel, vamos dar algumas dicas importantes para as “Futuras Mamães”!



Sabemos que a gestação é um período muito especial na vida da mulher e deve ser acompanhado com atenção. Durante a gestação a mulher passa por diversas alterações físicas, hormonais e psíquicas, que interferem na sua saúde.

O aumento da sensibilidade do olfato e as alterações hormonais podem contribuir para o aparecimento do enjoo e prejudicar a ingestão de uma dieta adequada. Além disso as crenças populares e as questões culturais e sociais, também podem tornar a dieta da gestante monótona e pobre em nutriente importantes.

Por isso, futuras mamães, anotem todas as dicas sobre os alimentos que vocês deve incluir na dieta durante esse período!




- Dieta balanceada: a dieta da gestante deve ser balanceada, não é porque você esta grávida que deve comer exageradamente. O ideal é uma dieta que inclua carboidratos (pães, biscoitos, macarrão, arroz, etc.), de preferência integrais (sempre olhar os rótulos - o primeiro ingrediente deve ser farinha de trigo integral); proteínas magras, vindas da carne, frango, peixe, castanhas e sementes; legumes e verduras;

- Água: o consumo de água é muito importante nessa fase, pois é essencial para a produção do leite,  estimula o funcionamento dos rins (evitando as infecções comuns nesse período) e hidrata a pele ajudando na prevenção de estrias. A quantidade ideal de água é o seu Peso X 40ml.

- Ácido Fólico: é uma vitamina que na gestação é muito importante para a formação do tubo neural do feto, evitando má formação neural. Além da suplementação o ácido fólico é encontrado naturalmente em alimentos como: brócolis, repolho, espinafre, aspargo, carnes magras, feijão, pão integral, etc.

- Ômega 3: é importante para o correto desenvolvimento do cérebro do bebe, e sua disponibilidade para o feto depende da ingestão alimentar da mãe. Estudos também indicam que o ômega 3 pode estender o tempo da gestação evitando partos prematuros. Uma ótima opção é o óleo de peixe. Muitas gestantes ainda não tomam e não sabem o erro que estão cometendo. Por amor ao seu filho, tome! rs (procure um nutricionista funcional para te orientar, caso seu médico não o faça)

Vitamina A: importante para o crescimento e desenvolvimento do feto;

- Ferro: Reduz o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso, reduz o risco de morte materna no parto, melhora a resistência às infecções e melhora a capacidade de aprendizagem da criança. Fontes: carne, frango, peixe, ovo, feijão, vegetais verde escuro (associados à vitamina C para melhor absorção);

- Cálcio: garante a formação da estrutura óssea e dentária do feto. Não existe só no leite, olha só: Fontes: gergelim, semente de girassol, salmão e folhas verdes escuras.

- Magnésio - importante para mais de 300 reações bioquímicas e necessário para que todas as outras vitaminas sejam absorvidas. 

Nota importante sobre polivitamínicos: todos os produtos do mercado são vitaminas com qualidade péssima de absorção. Sulfato ferroso além de deixarem as fezes pretas - literalmente - e "estragar" o tratogastrointestinal da mãe, ele ainda não é absorvido. Os minerais tem que vir na forma "quelada"e não na forma de sal (como aspartato, e etc). A indústria farmacêutica  convencem os médicos de que essa é  melhor forma de absorção, mas já é sabido que esses minerais não adiantam quase nada! Então, procure um nutricionista funcional para te ajudar, ok? Nada de ficar se auto-medicando.



Alguns estudos constataram que as primeiras experiências com o sabor são transmitidas pela mãe, através do líquido amniótico, antes mesmos do nascimento. Procure sobre "Épigenética" no google! Você vai ver como é importante a mãe comer bem e passar esse DNA para seu bebê. 

Descobriu-se que não é só genética que a mãe passa para o filho, ela passa também hábitos e esses hábitos no período da gestação vira DNA, ou seja, fica na formação do filho para sempre!

Mães que comem melhor desde o início da gestação, "passam" esse sabor para o filho da mesma maneira que mães que comem muito açúcar, muita gordura e muita comida processada, passam esse sabor para o filho. Logo, na primeira infância, ele vai ter receptor favorável às vitaminas ou às gorduras, ou seja, ele vai ter genética de obeso mesmo se os pais não forem, entendeu? 



Por isso futuras mamães escolham bem os alimentos para garantir um futuro saudável dos seus pequenos!

Beijos!!!

8 comentários:

  1. eu quero deixar algo que toda gestante e mãe deve saber sobre o leite de vaca.

    http://cuidadocomseumedico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí!
      Sempre falei no blog que consumir leite todo dia não é tão bom quanto a mídia fala.
      Mas 1 vez na semana ou em alguma ocasião como é o caso do post, não tem tanto impacto na saúde.
      bjsss

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Ainda não to grávida hehe mas sei que já tenho que mudar minha alimentação. Adorei as dicas.

    Gostaria de tirar uma dúvida que não tem a ver com este post. Fiz algumas vezes no lanche da tarde, enroladinho de peito de peru com mozarela no micro-ondas. Tenho a sensação que comida quentinha mata mais minha fome do que fria.

    É um bom lanche ou melhor evitar? Faz mal? As vezes frutas e o mix de castanha não me satisfaz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou super contra o peito de peru! Acho que é muita química para colocarmos dentro da gente. Uma vez ou outra, claro que não terá problema, mas comer isso frequentente é pésssimo! rs
      A questão de comer coisas quentes tem muito a ver com saciedade mesmo. Tente tomar chá no lanche da tarde, logo após a fruta com as castanhas. Isso ajuda bastante.
      OU faz um bolinho de caneca naquelas forminhas de silicone e leve para o trabalho. Tem receita aqui do Coco Maluco (procure na busca) que é um bolinho super saudável e dá pra levar no lanche da tarde.
      bjssss

      Excluir
    2. Nossa! não sabia disso do peito de peru, nem vou comer hoje heheh. Vou comer a fruta hoje e a barrinha da bio2 cranberry + 7 castanhas, dá pra ver as castanhas inteiras :-)(não trouxe o mix,esqueci de montar o kit nos potinhos rsrs)

      Verdade, vou fazer os bolinhos pra trazer amanhã, eu tinha feito na forma grande e ficou uma delícia, muito boa mesmo.
      Sábado fiz o bolo minuto de maçã da Cá Saudável. Doorei.

      Muito obrigada pela atenção.
      Rumo a vida saudável :-p
      beijão

      Excluir
  3. oi doutora estougravida posso tomar farinha de maracuja de manha com suco? estou com 3 meses...

    ResponderExcluir
  4. oI DOTORA POSSO COMER FARINHA DE MARACUJA COMSUJO PELA MANHA, ESTOUGRAVIDA DE 3 MESES

    ResponderExcluir
  5. Olá dra. Meu nome é Érica ,estou gravida de 1 mês e 9 dias gostaria de saber se posso tomar lugol 5% inorgânico ,e se posso consumir colágeno hidrolisado,em pó.

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!