segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Alimentação na Gestação - o que pode ou não pode - Parte 2

Bom dia pessoal!!

Aqui é a Pâmela Miguel!

Gostaram das dicas para as gestantes? Hoje voltei para falar um pouco mais sobre o assunto!

Que futura mamãe nunca ficou na dúvida sobre “poder” ou não “poder” comer certos alimentos? Existem muitas crenças e mitos sobre alimentos na gestação!
Então anotem ai os alimentos que realmente devem ser evitados nessa fase, para garantir uma gestação saudável e a saúde do bebê!





- Legume, verduras e frutas crus: esses alimentos fornecem vitaminas e minerais importantes para essa fase, porém quando mal higienizados podem ser fontes de transmissão da toxoplasmose. As grávidas não são imunes a toxoplasmose e esta pode prejudicar a saúde do bebe. Por isso fiquem evitem comer esses alimentos fora de casa.

- Queijos de pasta mole e leites não pasteurizados: esse alimentos podem transmitir uma bactéria, a listéria e prejudicar a saúde do bebe. Exemplos desses queijos são: brie, camembert, etc.

- Carnes cruas mal passadas/cozidas: podem transmitir bactérias, como: salmonelas, E.Coli e toxoplasmose. Além de estarem associadas a partos prematuros e abortos! O carpaccio, sushis e sashimis  terão que ser deixado de lado!!

- Ovos crus: podem transmitir a bactéria salmonela, causando diarreia e vômitos, podendo levar ao estresse do bebe e partos prematuros. Cuidado com preparações como maionese, sorvete caseiro e molhos.

- Peixes: alguns peixes podem conter quantidades elevadas de mercúrio ou bifelinas policloradas (toxinas ambientais) que podem causar problemas neurológicos e de desenvolvimento. Peixes criados em cativeiros têm maiores chances de ter essa toxina. Sempre que possível escolha as opções orgânicas!!

- Adoçantes: o uso de adoçantes na gestação deve ser direcionados àquelas gestante que tem alguma restrição ao açúcar! Os mais indicados são sucralose e stévia.

- Cafeína: estudos indicam que o consumo de grande quantidade de cafeína na gravidez pode levar à prejuízos na saúde do bebe. O indicado é não ultrapassar 3 xícaras de café ao dia, porém é importante lembrar que a cafeína esta presente em outros alimentos como: achocolatados, chocolate, chás e refrigerantes.

- Chás: apesar de naturais, alguns chás podem ser prejudiciais, por conter cafeína e/ou por estimularem contrações uterina. Chás que não devem ser consumidos são: chá verde, chá branco, chá vermelho, chá amarelo, chá mate, chá preto, chá de alecrim, chá de canela e chá de cravo da índia.

- Outras substâncias que podem trazer prejuízos à saúde do bebe, são: álcool, cigarros e medicamentos sem orientação médica.



Para as futuras mamães que sofrem com os enjoos as dicas são:
- evite alimentos com muita gordura e cheiros fortes;
- faça pequenos lanches a cada 2 horas, evitando muito tempo em jejum;
- evite líquidos junto com as refeições;
- no momento do enjoo prefira alimentos na temperatura fria;
- mastigue alguns pedacinhos de gengibre;
- suco de maçã ou suco com gengibre são ótimos para aliviar o mal estar.

Espero que vocês tenham gostado!!


Beijos!


10 comentários:

  1. Olá, bom dia.

    Fiz o bolinho de minuto, uma delícia, no serviço todo mundo adorou haha. Alguns amigos foram em casa no final de semana e fiz (sem contar como foi feito rsrs), depois que disseram que estava um delícia eu contei :-).

    Como fiz várias vezes rsrs fiz de modo deferentes para ver como ficava, posso contar, aí me diz se está certo tb?

    - Coloquei um ovo inteiro (não só a clara)
    - Além de 1 colher de farelo de aveia, coloquei uma de de farinha de coco.
    - Coloquei canela na massa também
    - Coloquei amendoas picadinhas
    - Aí o tempo ficou maior (3 minutos)

    Outra dúvida: Comprei aquele Diet Way, posso tomar no lanche da tarde? assim não substituo nenhuma refeição principal. Hoje trouxe num pote o pó dele e mais o leite em pó, e a tarde coloco água (por conta do leite em pó) sacudo e bebo, pode?

    Beijo e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm... anotada sua receita!

      Sobre o shake, pode tomar... o problema que eu vejo é o excesso de leite e derivados. O leite é um alimento inflamatório e em excesso pode prejudicar o organismo.
      Diet Way tem leite na composição, então só toma cuidado com o excesso.
      bjsss

      Excluir
  2. Adorei a matéria!
    Gostaria de dicas de suplementação p/ gestante. Na minha primeira gravidez tomei apenas ácido fólico. Agora estou tentando engravidas e estou tomando DTN fol e ômega 3. E meu marido também! O que acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Omega 3 é obrigatório!
      Outras vitaminas que precisam nesse momento: acido fólico, zinco, magnésio, vitamina D, B12, C, A, enfim, tem que ter um mix de vitaminas.
      bjssss

      Excluir
    2. Grávida pode tomar o shake de limao

      Excluir
  3. oi, estou tomando em jejum todos os dias para emagrecer e para funcionar o itestino, passo naquele aparelho que só sai o suco da fruta sem o bagaço, beringela,laranja,limão,gingibre,e ameixa seca, quero saber se vou conseguir os beneficios desta forma ou tenho que bater tudo no liquidificador.
    obrigada
    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Oi estou gravida de 9 semanas. A minha glicose esta alta o medico mandou eu tomar cuidado p nao virar diabete, estou c 93, a diabete e 99.
    Só que sou muito enjoada p comer, e agora então nao estou conseguindo comer peixe frango ou carne, coloco na boca e começo a quase vomitar. Na verdade só tenho conseguido comer o nao saudável. O que fazer? Vc atende em Sp?
    O que fazer se a única coisa q nao enjôo e a comida tipo mc e pizza ??? Me ajude por favor

    ResponderExcluir
  5. ola doutora; adorei seu blog, te achei vendo um vídeo seu da rede vida; no vida melhor.eu pretendo fazer nutrição este ano de 2014 posso entrar em contato com você?sou gordinha e estou fazendo tratamento com duas nutricionistas há 2 meses. bjos ate.lidia

    ResponderExcluir
  6. Ola dra fernanda, voce atende por algum plano de saude? Obrigada, Patricia

    ResponderExcluir
  7. Olá, queria saber se grávida pode tomar shake?

    ResponderExcluir

Quero saber o que você pensa ou se tem dúvida! Por favor, se você estiver lendo um post antigo, faça a sua pergunta no post do dia, ok? Assim consigo te ajudar mellhor!! Obrigada pela visita e por acompanhar o blog!